e que novelo, e que novelo, também por estes lados hoje de madrugada, falei com um amigo meu da FAP, aqui no AT1, e a resposta foi a mesma, ninguém está de acordo quanto ao modelo/versão de heli a adquirir, mas mais, adiantou-me que o numero de helis andará pelos oito a dez, pelos preços que os amigos Américas farão e, que pelo menos, dois dos helis seriam doadores, eu só acredito quando os vir a voar, pois pelo que aconteceu com os 635, mesmo depois de pintados podem ser devolvidos……..
Só o facto do mesmo modelo de heli, noutra versão claro, poder ser utilizado pela Marinha é muito bom, mas vou esperar sentado para ver o fim do novela !!
Exacto tenente, poderá ser um número entre as 7 e as 12 células, sendo que em princípio algumas serão só mesmo para peças, vulgo servirem de "vacas".
Outra questiúncula parece que tem a ver com o facto do Exército considerar com alguma veemência que seria mais consentâneo ser este ramo a operar as aeronaves do que a Força Aérea, algo que terá causado mal-estar entre os chefes dos 3 ramos numa reunião recente e contribuído para este clima de guerra de quintinhas que parece imperar neste momento.
Pessoalmente falando, atendendo às características e requisitos pretendidos, penso que o HH-60G ou MH-60G Pave Hawk seria aquele que melhor se adequaria. Vão começar a ser despachados em breve quando começar a entrar em serviço o HH-60W, e pese embora terem todos muitas horinhas de voo naquelas células, acho que é aquele que melhor se adequa para o que é pretendido. Até porque não parecem ter quaisquer problemas em operar de meios embarcados.
E também estou como tu: só acredito em helis novos, sejam eles Blackhawks, Rescue Hawks, Pave Hawks, Knighthawks, etc, etc, ou mesmo outro modelo, quando o vir a ser apresentado oficialmente. Até lá continuo e continuarei extremamente céptico apesar do que é relatado por várias fontes.