Saudações gurreiras.
El Rafale tiene un pedido de unos 300 para Francia, y eso porque Francia va a usar el Rafale para sustituir absolutamente todo, es un esfuerzo para que el avión no sea un fracaso.
Você quer dizer um fracasso, mas porque até agora ainda não conseguiu vender nenhum, não é?
Caro Sierra, o Rafale pode ter muitos defeitos, assim como o EF-2000 os tem. Haverá sempre um avião, carro, bicicleta, moto, etc. melhore que todos os outros, por comparação, mas no fundo, se estivermos a fazer uma comparação com aviões da mesma geração, em termos tecnológicos, na minha modesta opinião, quer o EF-2000, quer o Rafale são perfeitamente válidos e recomendão-se. Não é pelo Rafale ainda não ser vendido para putro país sem ser a França, que o avião é um fracasso e considerados menos capaz que o EF-2000!!!
Já disse e repito, para mim, quer o Rafale, quer o EF-2000, tendem mais para o equilíbrio do que para uma posição dominante de um em relação ao outro, neste momento e da maneira como estão configurados. Temos que ver ainda, que os aviões encontram-se ainda sem as suas configurações completas e previstas, quer em termos de armamento quer a nível da eletrónica. Ainda há uma margem muito grande de progressão nos dois aviões, alias existe uma margem infinita de progressão - pelo menos no plano teórico. Temos que ver que também tem que haver um limite. E esse limite é o financeiro, tirando os EUA. O prusupuesto é que manda sempre mais alto. Talvez não para nações ricas, mas para as outra menos capazes finaceiramente. Você até pode pôr (poner/tener) um EF-2000 ao nível de um F-22 RAPTOR, agora diga-me se a Espanha iria comprá-lo assim? A Austria ía comprá-lo? Eu até duvido que a própria Alemanha entrasse na corrida para criar um avião tão caro. Repare que a Alemanha esteve para saltar fora do programa A400M.
Só mais uma coisa Sierra002, não valerá de nada, aos países detentores de tecnologia, construírem aviões cada vez mais caros/muito sofisticados. Tornar-se-ão logo inviáveis, ou seja, nados mortos. (Tirando os EUA, lógico) é por isso que o programa MLU e a constante progressão técnologica do F-16 é uma das mais brilhantes jogadas em todos os diminios, fazendo-o num avião ultra-competitivo. É pena só ter um motor, senão seria ouro sobre azul. Mas também é por isso que é um sucesso.
Só para que o EF-2000 seja hoje (hoy) uma realidade, não foi antes uma grande dores de cabeça (dolores de cabeza). A França saiu do programa e conseguiu, antes, fazer voar o Rafale M - versão navalizada - (uma outra grande vantagem em relação ao EF-2000). Pessoalmente, se o Rafale tivesse, neste momento, uns motores mais potentes, não teria problemas nenhuns em dizer que o Rafale já com a versão F2 seja superior ao EF-2000.
Con toda probabilidad, el Rafale es más caro.
Os preços que se ouvem ou lêem são meramente indicativos e não constituiem verdades absolutas. A primeira encomenda correspondente a 59 aviões, tem um valor total de 3.100.000.000 (3.1 mil milhões de euros), ou seja, pouco menos de 53 milhões de euros por cada Rafale adquirido.
Quanto custam os EF-2000 (somente para os quatro países do programa) até agora?
Cumprimentos/Saludos