Olá,
Pelo PRM 2006-2025 (Programa de Reaparelhamento da Marinha) a previsão é de seis novos navios de escolta. Em 2008 a MB estabeleceu os requisitos desses navios, entre outros, estabelecem um deslocamento de + ou - 6.000 tn. e destinados a empregos multiplos de escolta.
Tendo como objetivo a diminuição no tempo de construção, bem como a redução nos custos de obtenção, a MB optou por adquirir um projeto internacional reconhecido, que estivesse em operação, ou mesmo em construção, em suas respectivas marinhas nacionais.
Estabeleceu-se que a plataforma devera ser um projeto internacional reconhecido e capaz de receber sistemas, sensores e armas de escolha da MB. A sua construção devera ser no AMRJ, mediante métodos atuais e modernos e, o vencedor devera financiar a reforma do AMRJ, além de capacitar os engenheiros e técnicos da MB.
Ainda em 2008, a MB começou a receber propostas oficiosas, entre elas a Hyundai ofereceu o KDX-II, a DCNS as suas futuras FREMM, a Navantia suas F-100, a NGSS informou na LAAD que teria dois navios a oferecer um de 6.000 tn. e outro de 8.100 tn. com AEGIS integrado. Os alemães informaram que entrarão com as Sachsen e também com as corvetas K-130 para o projeto NaPaOc.
A DCNS foi além, tendo em vista a compra pela MB de 4 Scorpene, 1 SSN e uma base, apresentou à MB em dezembro, toda a sua gama de projetos.
A MB, tendo em vista o elevado interese, resolveu desenvolver a compra num processo semelhante ao FX-2.
Estaleiros da Rússia, Índia, Holanda, Reino Unido, China e Dinamarca solicitaram informações sobre o programa dos futuros navios de escoltas priorizado pela MB para o período 2006-2025.
A previsão é que se tudo ocorrer conforme previsto, as propostas serão recebidas ainda em 2010.
Espero que não ocorram cancelamentos, retardos e cortes nos orçamentos, para que o planejamento da MB se torne uma realidade palpavel.
Saudações