F-35A Lightning II na FAP

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NVF

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #330 em: Fevereiro 21, 2024, 11:36:51 pm »
Mais importante que isso são as 100 a 200 horas de voo anuais praticadas pelos aviadores ocidentais.
Talent de ne rien faire
 

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #331 em: Fevereiro 22, 2024, 10:11:58 am »
Já para não falar do consumo de combustível, logística e duração do material.  ;)

Saudações

P.S. Os problemas de produção do Su57. Comparativamente ao caça russo o F35 vai de vento em popa.  :-P

https://www.eurasiantimes.com/su-57-stealth-fighter-difficult-to-manufacture-russia-says/

https://bulgarianmilitary.com/2024/01/02/by-the-end-of-the-year-the-50th-produced-su-57-felon-arrives/

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #332 em: Fevereiro 22, 2024, 01:05:25 pm »
Os caças russos/soviéticos são sempre os melhores no papel e em air shows mas, quando empregues em combate, o seu desempenho deixa muito a desejar — muito por culpa da falta de treino e das doutrinas dos seus pilotos.

Parece que temos aqui um colega que consegue ver.

O que o NVF disse está correto, e nem a experiência de combate na Síria de algumas tripulações parece estar a colmatar a gritante falta de treino da grande maioria dos pilotos de combate russos, nem a ajudar a mudar a rígida doutrina herdada ainda dos tempos soviéticos. Agora, a defesa aérea russa não consiste apenas de caças (há-que contar com as dezenas e dezenas de batalhões anti-aéreos), e novamente aí a furtividade e capacidades de 5ª Geração do F-35 Lightning II colocam-no num patamar superior a todos os outros concorrentes.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Pilotasso

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Re: F-35A Lightning II na FAP Novo
« Responder #333 em: Fevereiro 22, 2024, 04:33:23 pm »

Não me parece que a USN tenha intenções de substituir os F-35 pelo NGAD, mas sim os Super Hornet. O custo unitário previsto do NGAD também seria proibitivo para substituir todos os caças da USN (SH + F-35C).

F-35 em segunda-mão não é impossível, mas duvido que a poupança face a F-35A novos compense assim tanto, principalmente se contarmos com um possível upgrade que teriam que receber. De notar que o próprio motor F135 vai receber upgrades, e no futuro poderá surgir uma nova opção de motor (XA100) que se vier a ser integrado no F-35 (ainda não é certo) e vier a ser exportado (idem), poderá ser um game changer, e ainda reduzir custos de operação do F-35.
Também se fala num novo radar (APG-85) para substituir o actual APG-81, nas unidades de produção a partir de 2025.

Ou seja, entre gastar dinheiro num modelo mais antigo, e ter que investir num enorme upgrade, pode ficar quase tão caro como comprar um novo.

Só um parêntesis aqui, os programas NGAD e F/A-XX não partilham 1 avião basicamente comum com versões diferentes para USAF e a USN como aconteceu com o F-35A e C (algo que ambos os ramos, especialmente a USN não quer voltar a ter de todo) se é isso que está a ser implicado no comentário acima. O da USN é um programa de desenvolvimento completamente distinto e tem requisitos diferentes e características diferentes do avião da USAF. Por exemplo se for para substituir o Super-hornet, logo não pode ter preço assim tão proibitivo, i.e. fabricado em maiores quantidades o que o torna logo distinto da USAF (cockpit embutido na fuselagem e focado para missões de longa distancia). A USN não disse que vai substituir o F-35C, no entanto fica em aberto quantas unidades NGAD+F-35C vão partilhar espaço no porta-aviões. Nessa altura a USMC já terão substituídos todos os F/A-18A/C por F-35C há muito. Por isso acho que F-35C usados na FAP vai ser ainda menos difícil que isso.
Desejável? Não. Preferia ter o F-35A com o novo motor adaptativo e fingir que é um Raptor 1/2 mas isso é um pipe dream para mim.  :mrgreen:


Ver o video abaixo aos 16:00

NGAD USAF

N"j"AD USN

« Última modificação: Fevereiro 22, 2024, 06:27:02 pm por Pilotasso »