Novo blindado 4x4

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nelson38899

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #990 em: Agosto 17, 2018, 04:38:08 pm »
Existe por aí alguma comparação entre os HMMWV que temos e os da Urovesa versão St5?

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Eliminada a capacidade antitanque, mantiveram-se inalterados os números das versões referidas - proteção da força, ambulâncias, vigilância do campo de batalha, comando - e que são as que o Exército precisa em missões humanitárias e de paz como as da RCA e do Afeganistão, precisou um oficial.
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"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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perdadetempo

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #991 em: Agosto 17, 2018, 05:50:29 pm »
Existe por aí alguma comparação entre os HMMWV que temos e os da Urovesa versão St5?

Acho que não existe mas segundo um artigo do Operacional as versões que tínhamos era a M105A2 com blindagem da PLASAN e o M1165A1 adquirido em 2009. Esta versão vem no site da AM General com link aqui:

http://www.amgeneral.com/wp-content/uploads/2016/08/M1165-1.pdf

Sempre dá para ter uma ideia das dimensões da viatura e do peso da blindagem  com a ressalva que os americanos são avessos a informar o nível de blindagem STANAG 4569.

O que salta à vista é que é um veiculo substancialmente mais leve que os IVECO LMV2 ou os UROVESA VANTAC ST5, mas usando os restantes links deste tópico deve permitir ter uma ideia "muito" geral.

Cumprimentos,
 

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tenente

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #992 em: Agosto 17, 2018, 07:12:59 pm »
Só não consigo perceber como é que cada viatura extra que ficou de fora do contracto ficava por cerca de 800 mil €....
Quando este Vamtac S5 são carros para andar na ordem dos 150 mil.
 :-\

Então em quanto ficará cada Pandur ACar ? por um milhão e meio ???  :nice: :nice: :nice:

Abraços
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Stalker79

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #993 em: Agosto 17, 2018, 09:12:14 pm »
Só não consigo perceber como é que cada viatura extra que ficou de fora do contracto ficava por cerca de 800 mil €....
Quando este Vamtac S5 são carros para andar na ordem dos 150 mil.
 :-\

Então em quanto ficará cada Pandur ACar ? por um milhão e meio ???  :nice: :nice: :nice:

Abraços

O preço base da Pandur penso que ronda os três milhões, mas é um bicho completamente diferente de um ligeiro 4x4.
O custo acrescido da versão anti-carro não faço ideia.
 

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tenente

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #994 em: Agosto 17, 2018, 09:46:39 pm »
Só não consigo perceber como é que cada viatura extra que ficou de fora do contracto ficava por cerca de 800 mil €....
Quando este Vamtac S5 são carros para andar na ordem dos 150 mil.
 :-\

Então em quanto ficará cada Pandur ACar ? por um milhão e meio ???  :nice: :nice: :nice:

Abraços

O preço base da Pandur penso que ronda os três milhões, mas é um bicho completamente diferente de um ligeiro 4x4.
O custo acrescido da versão anti-carro não faço ideia.

Stalker eu sei que é um bichinho que não tem nada a ver com os 4X4, estava a ser irónico na comparação.

Em 2005 cada Pandur custou-nos 1,4 milhões

https://en.wikipedia.org/wiki/Portuguese_Pandur

Abraços
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diogo13350

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #995 em: Agosto 17, 2018, 10:16:54 pm »
O preço do vamtac st5 de 150 000be o preço base sem blindagem, sistema de armas e comunicações certo?
 

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jpthiran

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #996 em: Agosto 17, 2018, 11:23:48 pm »
porque é que não optámos pelo VBL (versão longa) em vez destes jeeps?...

não tem mais blindagem e formato anti minas?...

para além da questão da uniformização...
 

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #997 em: Agosto 18, 2018, 12:47:28 am »
porque é que não optámos pelo VBL (versão longa) em vez destes jeeps?...

não tem mais blindagem e formato anti minas?...

para além da questão da uniformização...

Provavelmente porque entre outras coisas:

1-A Renault Defence na sua nova reencarnação (passou a chamar-se ARQUUS) já nem fala da Panhard e muito menos do VBL.

https://www.arquus-defense.com/our-offer/our-armored-vehicles

2- É/era um veiculo destinado ao reconhecimento com um capacidade transporte limitada a 2/3 pessoas. Não será aquilo em que  estavam  a pensar quanto efectuaram o concurso.

3- A blindagem será STANAG level 1 enquanto é pedidoLevel 3, e quando foi concebido para o exército francês ninguém pensava em EID ou outras coisas desse género.

http://www.tanks-encyclopedia.com/modern/France/Panhard_VBL.php

Cumprimentos,

nota:Esperemos que os VBL que temos durem muitos e bons anos porque são a melhor opção no caso de ser necessário o transporte de viaturas blindadas com os meios da FAP, embora provavelmente a actual doutrina do exército não tenha grandes planos para eles.
 
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diogo13350

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #998 em: Agosto 18, 2018, 03:36:02 am »
porque é que não optámos pelo VBL (versão longa) em vez destes jeeps?...

não tem mais blindagem e formato anti minas?...

para além da questão da uniformização...

Provavelmente porque entre outras coisas:

1-A Renault Defence na sua nova reencarnação (passou a chamar-se ARQUUS) já nem fala da Panhard e muito menos do VBL.

https://www.arquus-defense.com/our-offer/our-armored-vehicles

2- É/era um veiculo destinado ao reconhecimento com um capacidade transporte limitada a 2/3 pessoas. Não será aquilo em que  estavam  a pensar quanto efectuaram o concurso.

3- A blindagem será STANAG level 1 enquanto é pedidoLevel 3, e quando foi concebido para o exército francês ninguém pensava em EID ou outras coisas desse género.

http://www.tanks-encyclopedia.com/modern/France/Panhard_VBL.php

Cumprimentos,

nota:Esperemos que os VBL que temos durem muitos e bons anos porque são a melhor opção no caso de ser necessário o transporte de viaturas blindadas com os meios da FAP, embora provavelmente a actual doutrina do exército não tenha grandes planos para eles.
O c130/kc390 conseguem levar uma pandur II de cada vez   :P
 

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mafets

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #999 em: Agosto 22, 2018, 10:39:20 pm »
porque é que não optámos pelo VBL (versão longa) em vez destes jeeps?...

não tem mais blindagem e formato anti minas?...

para além da questão da uniformização...

Provavelmente porque entre outras coisas:

1-A Renault Defence na sua nova reencarnação (passou a chamar-se ARQUUS) já nem fala da Panhard e muito menos do VBL.

https://www.arquus-defense.com/our-offer/our-armored-vehicles

2- É/era um veiculo destinado ao reconhecimento com um capacidade transporte limitada a 2/3 pessoas. Não será aquilo em que  estavam  a pensar quanto efectuaram o concurso.

3- A blindagem será STANAG level 1 enquanto é pedidoLevel 3, e quando foi concebido para o exército francês ninguém pensava em EID ou outras coisas desse género.

http://www.tanks-encyclopedia.com/modern/France/Panhard_VBL.php

Cumprimentos,

nota:Esperemos que os VBL que temos durem muitos e bons anos porque são a melhor opção no caso de ser necessário o transporte de viaturas blindadas com os meios da FAP, embora provavelmente a actual doutrina do exército não tenha grandes planos para eles.
O c130/kc390 conseguem levar uma pandur II de cada vez   :P

Bem, os C17 sempre podem levar 4 Stryker. Mas temos o C5 que pode levar 7...  ;D ;)



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Transportation
Stryker can be transported on the ground using trucks or by air on C-17, C-5 and C-130 aircraft. The C-5 and C-17 aircraft can carry seven and four Strykers respectively.

The C-130H can fly safely carrying a maximum 38,000lb load for up to 1,000nm. The Stryker’s weight, 36,240lb and size are within the payload limit of the C-130H. The C-130 can operate from smaller airfields in more remote locations. All configurations of the Stryker can disembark from the C-130 in combat-ready status.

https://www.army-technology.com/projects/stryker/

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1000 em: Agosto 22, 2018, 10:52:36 pm »
porque é que não optámos pelo VBL (versão longa) em vez destes jeeps?...

não tem mais blindagem e formato anti minas?...

para além da questão da uniformização...

Provavelmente porque entre outras coisas:

1-A Renault Defence na sua nova reencarnação (passou a chamar-se ARQUUS) já nem fala da Panhard e muito menos do VBL.

https://www.arquus-defense.com/our-offer/our-armored-vehicles

2- É/era um veiculo destinado ao reconhecimento com um capacidade transporte limitada a 2/3 pessoas. Não será aquilo em que  estavam  a pensar quanto efectuaram o concurso.

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nota:Esperemos que os VBL que temos durem muitos e bons anos porque são a melhor opção no caso de ser necessário o transporte de viaturas blindadas com os meios da FAP, embora provavelmente a actual doutrina do exército não tenha grandes planos para eles.
O c130/kc390 conseguem levar uma pandur II de cada vez   :P

Bem, os C17 sempre podem levar 4 Stryker. Mas temos o C5 que pode levar 7...  ;D ;)



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Transportation
Stryker can be transported on the ground using trucks or by air on C-17, C-5 and C-130 aircraft. The C-5 and C-17 aircraft can carry seven and four Strykers respectively.

The C-130H can fly safely carrying a maximum 38,000lb load for up to 1,000nm. The Stryker’s weight, 36,240lb and size are within the payload limit of the C-130H. The C-130 can operate from smaller airfields in more remote locations. All configurations of the Stryker can disembark from the C-130 in combat-ready status.

https://www.army-technology.com/projects/stryker/

Cumprimentos

Então a ser assim o KC390 também consegue transportar um Striker/Pandur II sem preparação mas excluindo, no caso do Pandur a versão porta canhão 30mm !

Abraços
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1001 em: Agosto 26, 2018, 11:29:25 pm »
Humm...parece-me que ainda faltam uns bons anos e mais meios para que a projecção de veiculos blindados para cenários no estrangeiro se faça com recurso a aeronaves da Força Aérea.

Nem sei para que é que se fala em C-5 em C-17... só se usarmos a nossa quota nos meios da USAFE e mesmo assim não dará para grande coisa.
Um abraço
Raphael
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1002 em: Agosto 27, 2018, 02:04:25 pm »
O transporte de uma força mecanizada será sempre por via maritima ou usando os Antonov.

Mas vejo utilidade em termos autonomia de transportar pelo menos uma viatura dessas por via aérea, é que se por qualquer razão no TO uma viatura ficar inoperacional e for necessário substituir este é o método mais rápido, até para a Força não ficar muito tempo à espera, pois se vier por via maritima ou tivermos que pedir emprestado/alugar um meio aéreo demora mais tempo.
« Última modificação: Agosto 27, 2018, 02:07:08 pm por Lightning »
 
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1003 em: Agosto 27, 2018, 04:37:58 pm »
Humm...parece-me que ainda faltam uns bons anos e mais meios para que a projecção de veiculos blindados para cenários no estrangeiro se faça com recurso a aeronaves da Força Aérea.

Nem sei para que é que se fala em C-5 em C-17... só se usarmos a nossa quota nos meios da USAFE e mesmo assim não dará para grande coisa.
O Lightning percebeu e respondeu. Se até uma bisarma  como o C5 leva 7 Stryker e nós andamos na nossa FAP com 4 C130 que serão substituídos por 5 Kc, ainda falamos de deslocamentos aéreos para que?

https://barcoavista.blogspot.com/2009/12/blindados-anfibios-pandur-ii_22.html


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Perfil do PANDUR II embarcados num Hercules C-130 da FAP
Já agora e por falar em via marítima. Aquele Porta-Contentores confiscado e que é igual a um que os "Nuestros Hermanos", têm e usam, apesar da sua frota de LPD's, não dava jeito para levar um número decente de 8x8 ou 4x4, até ao porto mais próximo da acção ou ainda continuamos com esquisitices porque não têm isto e aquilo e não agrada aos do costume? 



https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/pj-apreende-navio-com-1130-kg-de-cocaina-embarcacao-esta-retida-em-alcantara

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« Última modificação: Agosto 27, 2018, 04:42:53 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1004 em: Agosto 27, 2018, 05:44:43 pm »
O c130 so consegue levar 1 pandur II de cada vez não 2 como na ilustração!