Novo blindado 4x4

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HCardoso

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #795 em: Novembro 15, 2016, 10:40:01 am »
bom dia mais uma vez, faltou um pdf

http://www.telegi.com/public/tele/asp/pdf/1_36_en.pdf

Cumprimentos
 
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #796 em: Novembro 15, 2016, 09:46:31 pm »
Eu sei que este concurso já está nas mãos da agencia de procuramento de material da NATO ,mas gostaria se alguem pudesse que me explicassem uma coisa. Portugal tem alguma obrigatoriedade de comprar material a parceiros da NATO e sempre através de concurso? Se houvesse um tipo especifico de equipamento que o estado quisesse comprar não podia simplesmente chegar a beira do fabricante ou governo a quem iria comprar e efectuar a aquisição do material!?

 :G-beer2:

Não tem obrigatoriedade de comprar dentro da NATO e (simplificando) tem que ser através de concurso salvo autorização pelo Tribunal de Contas para ajuste directo.

Mas então o que eu queria verdadeiramente perguntar era, se o governo quisesse comprar material militar e não quisesse que a "vizinhança" soubesse, poderia ser feito desde que com o aval do tribunal de contas!?
 

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #797 em: Novembro 16, 2016, 09:47:23 am »
Eu sei que este concurso já está nas mãos da agencia de procuramento de material da NATO ,mas gostaria se alguem pudesse que me explicassem uma coisa. Portugal tem alguma obrigatoriedade de comprar material a parceiros da NATO e sempre através de concurso? Se houvesse um tipo especifico de equipamento que o estado quisesse comprar não podia simplesmente chegar a beira do fabricante ou governo a quem iria comprar e efectuar a aquisição do material!?

 :G-beer2:

Não tem obrigatoriedade de comprar dentro da NATO e (simplificando) tem que ser através de concurso salvo autorização pelo Tribunal de Contas para ajuste directo.

Mas então o que eu queria verdadeiramente perguntar era, se o governo quisesse comprar material militar e não quisesse que a "vizinhança" soubesse, poderia ser feito desde que com o aval do tribunal de contas!?

Citar
O ajuste direto é um procedimento pré-contratual através do qual a entidade adjudicante convida diretamente uma ou várias entidades à sua escolha a apresentar uma proposta. O CCP permite que a entidade adjudicante convide apenas uma única entidade e não estabelece qualquer limite máximo de entidades a convidar.

Citar
O ajuste direto pode ser usado para a formação dos seguintes contratos:

a) Empreitadas de obras públicas de valor inferior a 150.000 euros;

b) Aquisições de bens e serviços de valor inferior a 75.000 euros;

c) Outros contratos de valor inferior a 100.000 euros.

Pode também recorrer-se ao ajuste direto, para a formação de contratos de qualquer valor, quando se verificarem determinadas razões materiais expressamente identificadas no CCP, entre as quais se contam: os casos de urgência imperiosa, quando só existe um único fornecedor ou prestador, ou ainda quando um anterior concurso tenha ficado deserto.

Depois as Forças de Segurança e Defesa têm um mecanismo para não publicar especificações das suas compras:

Citar
CCP Artigo 95.º - Inexigibilidade
2 - A redução do contrato a escrito pode ser dispensada pelo órgão competente para a decisão de contratar, mediante decisão fundamentada, quando:
              a) A segurança pública interna ou externa o justifique;
              b) Seja adoptado um concurso público urgente; ou
              c) Por motivos de urgência imperiosa resultante de acontecimentos imprevisíveis pela entidade adjudicante, seja necessário dar imediata execução ao contrato.

http://bdjur.almedina.net/citem.php?field=item_id&value=1466506
http://www.base.gov.pt/Base/pt/CodigoDosContratosPublicos/Procedimentos
http://www.base.gov.pt/mediaRep/inci/files/base_docs/Slides_das_sessoes_de_esclarecimento_2008.pdf
http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/222099

Atenção que não é a minha aérea.
 
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #798 em: Novembro 16, 2016, 03:03:22 pm »
Eu sei que este concurso já está nas mãos da agencia de procuramento de material da NATO ,mas gostaria se alguem pudesse que me explicassem uma coisa. Portugal tem alguma obrigatoriedade de comprar material a parceiros da NATO e sempre através de concurso? Se houvesse um tipo especifico de equipamento que o estado quisesse comprar não podia simplesmente chegar a beira do fabricante ou governo a quem iria comprar e efectuar a aquisição do material!?

 :G-beer2:

Não tem obrigatoriedade de comprar dentro da NATO e (simplificando) tem que ser através de concurso salvo autorização pelo Tribunal de Contas para ajuste directo.

Mas então o que eu queria verdadeiramente perguntar era, se o governo quisesse comprar material militar e não quisesse que a "vizinhança" soubesse, poderia ser feito desde que com o aval do tribunal de contas!?

Citar
O ajuste direto é um procedimento pré-contratual através do qual a entidade adjudicante convida diretamente uma ou várias entidades à sua escolha a apresentar uma proposta. O CCP permite que a entidade adjudicante convide apenas uma única entidade e não estabelece qualquer limite máximo de entidades a convidar.

Citar
O ajuste direto pode ser usado para a formação dos seguintes contratos:

a) Empreitadas de obras públicas de valor inferior a 150.000 euros;

b) Aquisições de bens e serviços de valor inferior a 75.000 euros;

c) Outros contratos de valor inferior a 100.000 euros.

Pode também recorrer-se ao ajuste direto, para a formação de contratos de qualquer valor, quando se verificarem determinadas razões materiais expressamente identificadas no CCP, entre as quais se contam: os casos de urgência imperiosa, quando só existe um único fornecedor ou prestador, ou ainda quando um anterior concurso tenha ficado deserto.

Depois as Forças de Segurança e Defesa têm um mecanismo para não publicar especificações das suas compras:

Citar
CCP Artigo 95.º - Inexigibilidade
2 - A redução do contrato a escrito pode ser dispensada pelo órgão competente para a decisão de contratar, mediante decisão fundamentada, quando:
              a) A segurança pública interna ou externa o justifique;
              b) Seja adoptado um concurso público urgente; ou
              c) Por motivos de urgência imperiosa resultante de acontecimentos imprevisíveis pela entidade adjudicante, seja necessário dar imediata execução ao contrato.

http://bdjur.almedina.net/citem.php?field=item_id&value=1466506
http://www.base.gov.pt/Base/pt/CodigoDosContratosPublicos/Procedimentos
http://www.base.gov.pt/mediaRep/inci/files/base_docs/Slides_das_sessoes_de_esclarecimento_2008.pdf
http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/222099

Atenção que não é a minha aérea.

Obrigado,sei que é muito off topic mas queria saber isto.
 

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #799 em: Novembro 17, 2016, 06:48:45 pm »
Eu a pouco nesta thread só trouxe a questão do GAZ Tigr em vez do Iveco LMV ,devido ao facto de me parecer ser mais capaz em off-road, mais espaçoso e mais robusto para não falar cerca de 4 vezes mais barato do que o LMV.
Deixo aqui so dois exemplos  que me deixaram  essa impressão, mas fica sempre o facto que não é NATO.


 :G-beer2:
 

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #800 em: Novembro 17, 2016, 08:09:53 pm »
Mesmo que sejam melhores nesses aspectos que o senhor mencionou, há outras coisas a ter em conta. Por exemplo custos de manutenção, fiabilidade, custos de operação (nomeadamente consumos), a real capacidade dos veículos (diferente da propaganda russa), se apresentam protecção superior à dos LMV, etc.
 
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #801 em: Novembro 18, 2016, 04:45:18 pm »
Mesmo que sejam melhores nesses aspectos que o senhor mencionou, há outras coisas a ter em conta. Por exemplo custos de manutenção, fiabilidade, custos de operação (nomeadamente consumos), a real capacidade dos veículos (diferente da propaganda russa), se apresentam protecção superior à dos LMV, etc.

O unico consumo que sei é o da versão civil que ronda os 15 litros aos 100km, o veiculo quanto a fibilidade, eu parto do principio que se foi aceite pelo exercito russo não pode ser muito mau, e sendo construido para trabalhar principalmente na tundra russa ,aqui no nosso clima deveria durar para "sempre". Até que possivelmente devido ao custo de cada unidade seria até possivél fazer um negocio de licenciamento, não só para as nossas forças armadas mas até possivelmente para exportação. Visto que se for fabricado em Portugal poderá ser mais caro que o russo mas seria um produto da NATO. Quanto ao nivel de protecção, o que está decrito é aparentemente STANAG nivel 3, o que não difere muito do LMV, a contrução monocoque do Tigr faz com que seja mais simples de construir do que o LMV devido ao uso de varios paineis de materiais compositos. A nivel de especificações pode ter uma idea aqui:
http://www.armyrecognition.com/russia_russian_army_wheeled_armoured_vehicle_uk/tigr_gaz-2330_military-industrial_company_technical_data_sheet_specifications_information_uk.html
 

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #802 em: Novembro 18, 2016, 05:03:03 pm »
O BOPE da PMRJ rejeitou esses veículos à uns anos atrás. Estas viaturas vão ser adquiridas através da OTAN e como tal qualquer coisa vinda da Rússia está automaticamente descartada.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #803 em: Novembro 20, 2016, 09:09:36 pm »
O BOPE da PMRJ rejeitou esses veículos à uns anos atrás. Estas viaturas vão ser adquiridas através da OTAN e como tal qualquer coisa vinda da Rússia está automaticamente descartada.

É normal, pois o BOPE tem requisitos de transporte muito diferentes, eu vi ha algum  tempo que tinham comprado uns blindados da africa do sul,mais adaptados a função policial urbana em que o BOPE opera do que em terreno agreste e com menos capacidade de transporte do que estas viaturas procuradas pelo exercito português.  Para o nosso requisito penso que o fundamental será o preço,durabilidade,facilidade de manutenção e comportamento fora de estrada.
 

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dc

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #804 em: Novembro 28, 2016, 04:38:42 pm »
É normal, pois o BOPE tem requisitos de transporte muito diferentes, eu vi ha algum  tempo que tinham comprado uns blindados da africa do sul,mais adaptados a função policial urbana em que o BOPE opera do que em terreno agreste e com menos capacidade de transporte do que estas viaturas procuradas pelo exercito português.  Para o nosso requisito penso que o fundamental será o preço,durabilidade,facilidade de manutenção e comportamento fora de estrada.

Facilidade de manutenção pode não ser um ponto a favor dos russos, já que não costumam ser reconhecidos pela sua fiabilidade e baixo custo de manutenção.

No nosso caso penso que terá três requisitos básicos como o nível de protecção, um bom preço e capacidade de transporte por C-130. Será material Nato, com toda a certeza.
De resto, opções não faltam. Mais e menos robustas. Mais baratas e mais caras. Com ou sem casco em V.

O Dingo II, o Nexter Aravis e veículos semelhantes, estão excluídos por serem de maiores dimensões, classificados como MRAP.
De veículos que correspondam à dita categoria temos:
Mowag Eagle IV- https://www.gdels.com/products/wheeled_5.asp
Renault Sherpa- http://www.renault-trucks-defense.eu/Defense/SHERPA-LIGHT
Panhard Dagger (antes PVP)- http://www.panhard-defense.eu/Defense/DAGGER/DAGGER
Hawkei PMV- https://www.thalesgroup.com/en/worldwide/defence/what-we-do-land-forces-vehicles-platforms/hawkei
Humvee- já nosso conhecido
Iveco LMV- https://en.wikipedia.org/wiki/Iveco_LMV
International MXT-MVA- https://www.navistardefense.com/NavistarDefense/vehicles/mxt_mv/mxt_mva_armored
Ocelot- http://www.gdls.com/products/specialty-vehicles/ocelot.php
URO Vamtac- http://www.urovesa.com/pdf/VAMTAC_S3_agosto_2011.pdf
Oshkosh L-ATV- https://oshkoshdefense.com/vehicles/l-atv/
KMW AMPV- http://www.kmweg.com/home/wheeled-vehicles/ampv/ampv-patrol/product-information.html

Penso que estão aqui todos os principais candidatos Nato. Como disse, há muito por onde escolher, falta sim saber os requisitos. Muitos destes serão excluídos tendo em conta não terem mais do que a versão base.
 
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #805 em: Novembro 28, 2016, 10:16:15 pm »
É normal, pois o BOPE tem requisitos de transporte muito diferentes, eu vi ha algum  tempo que tinham comprado uns blindados da africa do sul,mais adaptados a função policial urbana em que o BOPE opera do que em terreno agreste e com menos capacidade de transporte do que estas viaturas procuradas pelo exercito português.  Para o nosso requisito penso que o fundamental será o preço,durabilidade,facilidade de manutenção e comportamento fora de estrada.

Facilidade de manutenção pode não ser um ponto a favor dos russos, já que não costumam ser reconhecidos pela sua fiabilidade e baixo custo de manutenção.

No nosso caso penso que terá três requisitos básicos como o nível de protecção, um bom preço e capacidade de transporte por C-130. Será material Nato, com toda a certeza.
De resto, opções não faltam. Mais e menos robustas. Mais baratas e mais caras. Com ou sem casco em V.

O Dingo II, o Nexter Aravis e veículos semelhantes, estão excluídos por serem de maiores dimensões, classificados como MRAP.
De veículos que correspondam à dita categoria temos:
Mowag Eagle IV- https://www.gdels.com/products/wheeled_5.asp
Renault Sherpa- http://www.renault-trucks-defense.eu/Defense/SHERPA-LIGHT
Panhard Dagger (antes PVP)- http://www.panhard-defense.eu/Defense/DAGGER/DAGGER
Hawkei PMV- https://www.thalesgroup.com/en/worldwide/defence/what-we-do-land-forces-vehicles-platforms/hawkei
Humvee- já nosso conhecido
Iveco LMV- https://en.wikipedia.org/wiki/Iveco_LMV
International MXT-MVA- https://www.navistardefense.com/NavistarDefense/vehicles/mxt_mv/mxt_mva_armored
Ocelot- http://www.gdls.com/products/specialty-vehicles/ocelot.php
URO Vamtac- http://www.urovesa.com/pdf/VAMTAC_S3_agosto_2011.pdf
Oshkosh L-ATV- https://oshkoshdefense.com/vehicles/l-atv/
KMW AMPV- http://www.kmweg.com/home/wheeled-vehicles/ampv/ampv-patrol/product-information.html

Penso que estão aqui todos os principais candidatos Nato. Como disse, há muito por onde escolher, falta sim saber os requisitos. Muitos destes serão excluídos tendo em conta não terem mais do que a versão base.

Neste site também se tem a brochura do IVECO LMV ( Lado direito da página documento do Acrobat)
http://www.militarysystems-tech.com/suppliers/military-and-defence-vehicles/iveco-defence-vehicles
 E neste a nova versão o IVECO LMV2 apresentada em 2016
http://www.armyrecognition.com/italian_army_italy_wheeled_and_armoured_vehicle_uk/lmv_2_light_multirole_4x4_tactical_armoured_vehicle_technical_data_sheet_specifications_pictures_video_10707164.html
 
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #806 em: Novembro 29, 2016, 06:31:48 pm »
Só espero é que façam uma boa escolha e que não compliquem muito para não acabarmos com um concurso como foi o das Pandur que ficamos mal servidos...
 :G-bigun:
 

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #807 em: Janeiro 06, 2017, 01:16:45 pm »
Após muito procurar encontrei o 4x4 que em principio será utilizado pelos tugas.

Citar
Italy, the Netherlands, Portugal and Spain and Germany as the lead nation have initiated a new project under the auspices of the European Defence Agency (EDA) the aim of which is to investigate opportunities and challenges of lightweight constructions for Armoured Multi-Purpose Vehicles (the L-AMPV project).


The AMPV (Armoured Multi-Purpose Vehicle), a light armoured vehicle produced by the Germany Company KMW (Krauss-Maffei Wegmann)
        
Governmental experts from participating Member States and ten industrial and research entities involved in the project execution (coordinator KMW, Airborne, Camattini Meccanica, CEIIA, IABG, IVECO, Scania Netherland, Tecnalia, TNO and UROVESA) convened for a kick off meeting held at the European Defence Agency on 16 December 2015.
 
The L-AMPV project is addressing a problem identified by military users referring to Armoured Multi-Purpose Vehicles currently in-service being far too heavy; this reduces off-road mobility and/or leaves insufficient room for additional equipment or protection enhancements.

Consequently, the project aims at (i) delivering detailed information (material, weight, size and price) of vehicle components/parts currently used; (ii) determining the items which contribute most weight and (iii) recommending how to reduce the weight of these parts taking into account the need for the solution to last throughout the life-cycle of the system.

The overall objective of this Research and Technology (R&T) project is firstly to investigate opportunities and challenges of lightweight constructions for Armoured Multi-Purpose Vehicles, including new construction techniques for the vehicle parts, in order to define a proposal for a technology demonstrator, which could be the basis for a follow-on project.
 
http://www.armyrecognition.com/december_2015_global_defense_security_news_uk/european_defence_agency_plans_to_develop_a_new_european_l-ampv_light_multi-purpose_armored_12212153.html
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #808 em: Janeiro 06, 2017, 01:30:33 pm »
Tenho muitas dúvidas que seja isso.
 
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #809 em: Fevereiro 01, 2017, 12:07:54 pm »

já há dois finalista para o programa, e nenhum deles é espanhol. Mais não posso dizer
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva