Rangers, Comandos, Paras, etc

  • 4467 Respostas
  • 1030272 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3885 em: Junho 27, 2020, 03:03:58 pm »
Cabeça de Martelo,
por exemplo, no meu tempo o COIR, era só para oficiais quer fossem do QP ou RC, os sargentos não estavam autorizados a tirar esse curso.
Penso que agora também os sargentos tem acesso a todos os cursos, ou estou enganado?

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3886 em: Junho 27, 2020, 03:17:44 pm »
Algumas histórias:

Citar
Em Outubro de X fui colocado no CTOE, frequentei o COE QP X. Depois de ter realizado o curso fui colocado nas FOE. Nesse mesmo ano frequentei o Curso de Patrulhas Longo Raio de Ação. Após isso foi colocado novamente nas FOE como comandante de Pelotão. Em X+1 fui tirar o curso de Sniper. Depois do curso fui colocado no GOE C como Cmdt de Pelotão. Em Janeiro de X+2 fui tirar o curso de Guerra na Selva com os Legionarios, na Guiana Francesa. Em Setembro de X+2 realizei uma missão no Teatro de Operações do Kosovo. Quando cheguei de missão fui realizar o curso de interrogadores na Força Áerea Portuguesa. Em X+4 fui para Mafra realizar o CPC. Após ter regressado fui colocado no GOE C e desempenho funções de Cmdt de Grupo.”

Citar
Frequentei o curso de QP X. Depois de ter realizado o curso dei um curso de praças e um curso de operações especiais. Passado algum tempo fui tirar o curso de mergulhador de combate. Após o termino desse curso fui colocado no GOE B. Em X+2 fui tirar o curso de operações na selva no Brasil. Quando voltei fui novamente colocado no GOE B.

Como podes ver é uma vida muito preenchida.
« Última modificação: Junho 27, 2020, 03:33:52 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3887 em: Junho 27, 2020, 03:26:32 pm »
Cabeça de Martelo,
por exemplo, no meu tempo o COIR, era só para oficiais quer fossem do QP ou RC, os sargentos não estavam autorizados a tirar esse curso.
Penso que agora também os sargentos tem acesso a todos os cursos, ou estou enganado?

Abraços

Deves estar enganado, o COIR foi feito nos anos 80 para ser frequentado tanto por Sargentos como por Oficiais do QP. Só para teres noção entre 84 a 2001 frequentaram 1214 Oficiais e 1894 Sargentos do Exército. A partir de 2002 passa de um curso obrigatório para voluntário e desde aí os cursos são muito pequenos, não tendo sido formados sequer 100 militares.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3888 em: Junho 28, 2020, 02:28:30 am »
Citar
com exceção ao SOTU A1 que é constituído por três oficias e treze sargentos.

  • Que tem o SOTU A1 em particular que os outros não têm para ser assim?  Qual é a patente dos oficiais que o constituem?
  • Existe alguma diferença prática entre os vários SOTU?  Por exemplo um é especializado em guerra na selva e outro em ambiente marítimo, etc.
  • Os cursos ministrados no estrangeiro são apenas com os EUA, Brasil e Espanha conforme dito pelo Operacional ou há mais cursos? Eu identifiquei até ao momento os seguintes:
    Special Operations Task Group Operations Planning Course - Estados Unidos
    Joint Terminal Attack Controller Course - Estados Unidos
    NATO Special Operations Forces Technical Exploitation Operations Coordinator - Estados Unidos
    Special Forces - Estados Unidos
    Combate a Ameaças Terroristas - Estados Unidos
    Forças especiais transportadas por via aérea - Estados Unidos
    Curso de Sniper - Reino Unido
    Curso Patrol inverno - Alemanha
    Long Range Reconnaissance Patrol School - Alemanha
    Operações Especiais Course - Espanha
    Formação tempo frio - Noruega
    Guerra na Selva - Brasil
  • Porquê FOEsp e não apenas FOE?
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2329 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3889 em: Junho 28, 2020, 02:09:54 pm »
com exceção ao SOTU A1 que é constituído por três oficias e treze sargentos.

  • Que tem o SOTU A1 em particular que os outros não têm para ser assim?  Qual é a patente dos oficiais que o constituem?

Como dizem os americanos, deve ser a equipa tear 1.
Se o comandante é Major, os outros dois oficiais são abaixo desse, capitães, tenentes...

Citar
Forças especiais transportadas por via aérea - Estados Unidos

Aqui será o curso de paraquedismo?
« Última modificação: Junho 28, 2020, 02:12:20 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Camuflage

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3890 em: Junho 29, 2020, 10:10:18 am »
Citar
com exceção ao SOTU A1 que é constituído por três oficias e treze sargentos.

  • Que tem o SOTU A1 em particular que os outros não têm para ser assim?  Qual é a patente dos oficiais que o constituem?
  • Existe alguma diferença prática entre os vários SOTU?  Por exemplo um é especializado em guerra na selva e outro em ambiente marítimo, etc.

Eu não sou nem nunca fui Ranger e por isso o que eu escrevo é com base no que leio. Se tu veres os cursos que eles andam a tirar muito lá fora são os de guerra na selva (Amazónia), no passado iam à Alemanha e até à Noruega, mas penso que isso ficou no passado.

Citação de: Camuflage
  • Os cursos ministrados no estrangeiro são apenas com os EUA, Brasil e Espanha conforme dito pelo Operacional ou há mais cursos? Eu identifiquei até ao momento os seguintes:
    Special Operations Task Group Operations Planning Course - Estados Unidos
    Joint Terminal Attack Controller Course - Estados Unidos
    NATO Special Operations Forces Technical Exploitation Operations Coordinator - Estados Unidos
    Special Forces - Estados Unidos
    Combate a Ameaças Terroristas - Estados Unidos
    Forças especiais transportadas por via aérea - Estados Unidos
    Curso de Sniper - Reino Unido
    Curso Patrol inverno - Alemanha
    Long Range Reconnaissance Patrol School - Alemanha
    Operações Especiais Course - Espanha
    Formação tempo frio - Noruega
    Guerra na Selva - Brasil
  • Porquê FOEsp e não apenas FOE?

Há mais cursos e mais países. O problema destas listas é que por vezes falam-se de coisas que aconteceu à décadas enquanto que outros cursos mais recentes não são mencionados. Por exemplo a nova sub-unidade da FOEsp é a Secção Technical Explotation Operations e o dito curso é feito em Portugal, mas para isso houve alguém que foi ao estrangeiro fazer essa formação.

Formar um Ranger é extremamente caro, sendo o curso mais caro das Tropas Especiais do Exército Português, mesmo havendo um curso mais longo (Precs). O DAE é formado só por pessoal do Quadro e é por isso que não há Curso a e b, é tudo igual. Já no CTOE tens curso para Contratados e curso para pessoal do QP (mais completo e longo).

FOESp é a mesma coisa que FOE, da mesma forma que BrigRR é a mesma coisa que BRR, são preciosismos.
« Última modificação: Junho 29, 2020, 10:38:07 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, Camuflage

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3891 em: Junho 29, 2020, 10:12:49 am »
com exceção ao SOTU A1 que é constituído por três oficias e treze sargentos.

  • Que tem o SOTU A1 em particular que os outros não têm para ser assim?  Qual é a patente dos oficiais que o constituem?

Como dizem os americanos, deve ser a equipa tear 1.
Se o comandante é Major, os outros dois oficiais são abaixo desse, capitães, tenentes...

Citar
Forças especiais transportadas por via aérea - Estados Unidos

Aqui será o curso de paraquedismo?

Não parece-me, cá para mim é uma tradução manhosa e o dito curso não passa do Curso de Forças Especiais Norte-Americanas.
« Última modificação: Junho 29, 2020, 10:38:46 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Camuflage

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3892 em: Junho 29, 2020, 10:36:55 am »
1 Oficial, 3 Sargentos e 1 Praça concluíram a Fase A - "Técnica-Tática Terrestre" dos Cursos de Precursores Aeroterrestre"

Parabéns por terem sido bem sucedidos nos objetivos que se propuseram a atingir!
A cerimónia de encerramento desta fase dos Cursos de Percursores Aeroterrestre decorreu no Salão Nobre do Regimento de Paraquedistas, da Brigada de Reação Rápida.
Os cursos iniciaram-se em janeiro, tendo a Fase A a duração de 12 semanas. Na sequência da pandemia da COVID-19, os cursos estiveram  suspensos durante 2 meses. A formação foi retomada em 01 de junho, tendo terminado em 19 de junho.

"Que nunca por vencidos se conheçam"





















https://www.facebook.com/ExercitoPortuguesPRT/
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, HSMW

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3893 em: Junho 30, 2020, 12:21:15 pm »
Já alguém cá tinha colocado esta noticia?

Citar
Brigadeiro-General Gonçalves Soares tomou posse como Comandante da Brigada de Reação Rápida

No Quartel-General da Brigada de Reação Rápida (BrigRR), em Tancos, teve lugar esta manhã a Cerimónia de Tomada de Posse do Comandante da Brigada de Reação Rápida, Brigadeiro-General (BGen) Pedro Miguel Alves Gonçalves Soares.
O Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, presidiu à cerimónia, que contou com a presença do Presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha, Dr. Fernando Manuel dos Santos Freire, do Presidente da Junta de Freguesia de Praia do Ribatejo, António Luís Fernandes Mendes, do Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Martins Pereira, e dos Comandantes das Unidades na dependência da BrigRR.
Após a leitura do despacho de nomeação “por escolha” e da assinatura do Termo de Posse de Comando, o BGen Gonçalves Soares recebeu das mãos do TGen Martins Pereira o Estandarte Nacional confiado à guarda da BrigRR, ato que simbolizou a sua tomada de posse como Comandante.
O Comandante das Forças terrestres, na sua intervenção, enalteceu as relevantes qualidades pessoais e profissionais, a postura frontal e de verticalidade de princípios e valores que são reconhecidas ao BGen Gonçalves Soares. Destacou, de igual modo, que a experiência e o conhecimento obtidos no excelente desempenho em cargos anteriores induzem as garantias da confiança que o Exército deposita no novo Comandante da BrigRR.
O Chefe do Estado-Maior do Exército felicitou o BGen Gonçalves Soares por tão distinta nomeação, endereçando votos de boa sorte e sucesso profissional para o desempenho do importante cargo que agora inicia, numa Brigada caracterizada pela relação entre a individualidade e a integração, em que o todo é superior à soma das partes e em que a liberdade de ação se conjuga com a coordenação e a supervisão.



7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3894 em: Junho 30, 2020, 06:52:18 pm »
Mama Sumae !!!
A Sorte Protege os Audazes.

https://www.facebook.com/ExercitoPortuguesPRT/videos/897418320788295/

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3895 em: Junho 30, 2020, 08:31:56 pm »
O novo regulamento de uniformes, até ver, limitou-se às boinas :mrgreen:... Não deve haver dinheiro para mais  :-P
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3896 em: Junho 30, 2020, 10:32:25 pm »
As forças em aprontamento têm recebido os novos camuflados. Mas só esses pelo que tenho visto.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3897 em: Junho 30, 2020, 10:33:41 pm »

Somas as nossas três forças e obtemos algo quase igual.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3898 em: Julho 01, 2020, 01:58:40 pm »
Presidente da República condecorou os Comandos com a Ordem da Liberdade

No Dia dos Comandos, o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas condecorou como Membro Honorário da Ordem da Liberdade o Regimento de Comandos, em cerimónia restrita realizada no Palácio de Belém.

Na presença do Antigo Presidente da República, General António Ramalho Eanes, do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, do Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, de três agraciados com a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, General João de Almeida Bruno, Coronel Raúl Socorro Folques, e Tenente-Coronel Manuel Isaías Pires, do Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, do Comandante do Regimento de Comandos, Coronel Eduardo Vieira Pombo, e do Sargento e do Praça do Regimento de Comandos, respetivamente, Sargento-Mor Manuel António Rodrigues e Soldado Aliu Camará, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, após usar da palavra, impôs as insígnias da Ordem da Liberdade no Estandarte Nacional do Regimento de Comandos.













Video - http://www.presidencia.pt/comandantesupremo/?#p178257

http://www.presidencia.pt/comandantesupremo/?idc=305&idi=178256
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3899 em: Julho 01, 2020, 04:51:11 pm »

Somas as nossas três forças e obtemos algo quase igual.

?

Comparando em que aspectos?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.