Bom dia,
Em termos de area do convês necessaria para a operação de helicopetros qual é a diferença nas necessidades do:
Lynx (como operamos agora)
Lynx Wildcat (novo)
NH-90
AW101 - Merlin
Obrigado,
As dimensões tanto das aeronaves como do convés de voo, ou melhor, da área do convés de voo e hangares nas nossas fragatas, vasos de guerra onde os helicópteros operam primordialmente. Super Lynx e AW159 Wildcat é tu cá, tu lá, quase não há diferenças quanto ao comprimento da fuselagem e diâmetro do rotor; o NH90 NFH é já um helicóptero de porte médio, de maiores dimensões, e que como já por aqui falámos iria requerer alterações nos navios para os operarmos, mas possível como se pode ver pelos casos holandês e belga (isto no que respeita às fragatas da classe M, as nossas "Bartolomeu Dias"). Quanto às Meko 200, há decerto colegas por aqui bem mais informados a esse respeito, mas creio que também nestes vasos de guerra seria possível a alteração do convés de voo, e hangar, para operar um NH90 NFH.
O EH-101, ou AW-101 Merlin, já é um capítulo à parte; trata-se de um helicóptero médio/pesado, cujas dimensões só permitiriam a operação a partir de um navio com um convés de voo de dimensões generosas, por exemplo o NavPol, ou construídos de raíz a pensar na sua utilização. Com quase 20 metros de comprimento e 19 de diâmetro de rotor (mesmo com as engenhocas que os nossos Mk.516 CSAR possuem que permitem dobrar as pás e a cauda para ocupar menos espaço quer no convés, quer no hangar), não é em qualquer um que este poderá operar.