Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por raphael em Hoje às 10:45:54 pm »
Desculpem lá de vez em quando mandar uma dica tipo de paraquedas mas...

Neste momento Africa para Portugal é RCA, nesse país não podemos por e dispor, os meios e números autorizados são os que lá estão no momento, é uma força de tipologia QRF que está integrada numa missão das Nações Unidas denominada MINUSCA.

Verifiquem em África nas várias missões Nações Unidas, na vertente Peace Keeping, quantas aeronaves armadas organicamente existem...

Apesar do exposto podem teorizar à vontade sobre ST ou outro meio para a RCA.

Entretanto, Helis seriam uma mais valia, mas integrados na missão UN serviriam não só o contingente português mas toda a missão MINUSCA em todo o território da RCA, correndo o risco de ser destacado para um setor fora da capital onde nem sequer servisse as necessidades da QRF portuguesa.

E não é assim com as Pandur e os Uro que as Forças Armadas Portuguesas têm na RCA ao abrigo da MINUSCA?

Saudações

É mafets mas isso são os meios terrestres da QRF a ser empregues onde necessário, nem sempre com a melhor tomada de decisão.

Porém em todas as forças com aeronaves das UN neste contexto a tipologia é de transporte, ou no máximo com atiradores designados nas portas, como os tugas já fizeram, agora aeronaves armadas organicamente, só os russos mesmo!
Daí eu referir que a opção ST não é adequada.
Nem a porcaria dos drones voam quanto mais!
2
Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por PTWolf em Hoje às 10:44:50 pm »
Gouveia e Melo quatro dias submerso em missão histórica de submarino português no Ártico

NRP 'Arpão', da Marinha portuguesa, navegou pela primeira vez debaixo de gelo, colocando Portugal como primeiro país a fazê-lo com um submarino convencional

https://www.dn.pt/8309525946/gouveia-e-melo-quatro-dias-submerso-em-missao-historica-de-submarino-portugues-no-artico/

É um feito e por isso os meus parabens à tripulação e a todos os envolvidos!  :G-beer2:
Mostra também a qualidade dos 2 submarinos que a Marinha tem ao seu serviço e que apenas pecam por escaços.

No entanto, qual foi a mais valia para Portugal desta missão? Confesso que num país que não tem meios para patrulhar o imenso mar que têm à sua responsabilidade, faz-me alguma confusão ver dos poucos (para não dizer único) meio dissuasor, longe das nossas águas....

Os submarinos costumam fazer missões para a NATO/UE no Mediterrâneo.

E até foi a nivel nacional que foram ao Brasil e África do Sul.

https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/Submarino-Arpao-realiza-a-sua-maior-viagem-no-Atlantico-Sul0404-4879.aspx

Também podemos ver isto (Ártico, Mediterrâneo, Atlântico Sul) como "capacidade" de actuar longe das nossas fronteiras.

Porreiro, mas volto ao mesmo ponto, qual a vantagem de actuar longe das fronteiras, senão garantimos o seu interior?
3
Força Aérea Portuguesa / Re: Programa de substituição do C-130
« Última mensagem por saabGripen em Hoje às 10:25:37 pm »
Não é lógico é manter os C-130 em serviço ao mesmo tempo que os KC-390. Para combate aos fogos, compram-se meios mais adequados para a função (reforço da futura frota de CL-515). Para capacidade de transporte, compra-se um par de aeronaves maiores, idealmente MRTT ou KC-767, que acrescentam capacidade AAR para os F-16.

Por muito que goste dos nossos C-130 (que têm quase a mesma idade que eu), vendê-los futuramente para que a verba pudesse eventualmente reverter na aquisição de 2/3 A400M ou 1 KC-767, ou ainda mais um par de DHC-515, seria sem dúvida um passo lógico após a modernização das 4 aeronaves estar concluída e as entregas do seu sucessor estarem completas. Até pelo número de tripulações disponíveis para operar os dois sistemas de armas.

Completamente de acordo!!

O Atlas deveria ser adquirido ASAP, por exemplo usando a verba da venda dos quatro C', reforçada com os 180 Milhões dos TuTanitos, e os cerca de 100 milhões, Deus queira que não se concretize, do sexto C390.

Com esse valor a FAP, poderia conseguir mais de 50% do necessário para comprar três A400, que com os cinco 390, permitiriam à FAP, possuir uma frota de oito cargueiros com uma capacidade de carga excelente, aproximadamente 220 Tons.

Abraço

Gostava que alguém desse aqui uma ideia de o quê iríamos depois transportar com esses 8 cargueiros.

Mais de 2 anos depois do início da guerra, não vejo NADA a acontecer no EP.
Devem estar á espera de capacidade de transporte.
5
Força Aérea Portuguesa / Re: Notícias da FAP
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 10:09:55 pm »
6
Força Aérea Portuguesa / Re: Programa de substituição do C-130
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 10:04:26 pm »
Parece-me um ótimo exemplo para o que podem servir os C-130H e deixar os C-295M, e Persuader, e o KC-390 para outras andanças mais militarizadas...

https://www.jm-madeira.pt/regiao/doentes-dos-acores-transportados-no-c130-da-forca-aerea-portuguesa-FO15820621
7
Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por Lightning em Hoje às 08:52:29 pm »
Gouveia e Melo quatro dias submerso em missão histórica de submarino português no Ártico

NRP 'Arpão', da Marinha portuguesa, navegou pela primeira vez debaixo de gelo, colocando Portugal como primeiro país a fazê-lo com um submarino convencional

https://www.dn.pt/8309525946/gouveia-e-melo-quatro-dias-submerso-em-missao-historica-de-submarino-portugues-no-artico/

É um feito e por isso os meus parabens à tripulação e a todos os envolvidos!  :G-beer2:
Mostra também a qualidade dos 2 submarinos que a Marinha tem ao seu serviço e que apenas pecam por escaços.

No entanto, qual foi a mais valia para Portugal desta missão? Confesso que num país que não tem meios para patrulhar o imenso mar que têm à sua responsabilidade, faz-me alguma confusão ver dos poucos (para não dizer único) meio dissuasor, longe das nossas águas....

Os submarinos costumam fazer missões para a NATO/UE no Mediterrâneo.

E até foi a nivel nacional que foram ao Brasil e África do Sul.

https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/Submarino-Arpao-realiza-a-sua-maior-viagem-no-Atlantico-Sul0404-4879.aspx

Também podemos ver isto (Ártico, Mediterrâneo, Atlântico Sul) como "capacidade" de actuar longe das nossas fronteiras.
8
Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por saabGripen em Hoje às 08:42:58 pm »
Gouveia e Melo quatro dias submerso em missão histórica de submarino português no Ártico

NRP 'Arpão', da Marinha portuguesa, navegou pela primeira vez debaixo de gelo, colocando Portugal como primeiro país a fazê-lo com um submarino convencional

https://www.dn.pt/8309525946/gouveia-e-melo-quatro-dias-submerso-em-missao-historica-de-submarino-portugues-no-artico/

Se levaram umas caixas de Moscatel para fazer "Torna Viágem", o valor de cada garrafa será de uns EURO10.000,00.
9
Marinha Portuguesa / Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Última mensagem por CruzSilva em Hoje às 08:24:49 pm »
Então pela mesma lógica quando os américas baseam temporariamente aeronaves da USAF ou da USN na Terceira também podemos dizer que as aeronaves foram doadas a Portugal? Cheira-me mais a desinformação e o problema é que muitos acreditam.
Claro que é desinformação eu estava a ser irónico.
10
Força Aérea Portuguesa / Re: KC-390 na FAP
« Última mensagem por saabGripen em Hoje às 08:17:07 pm »
E desde quando comentar um marco é engrandecer o raio que o parta?

É fato comum esse tipo de nota no meio aeronáutico, podia até ir buscar algum enlace para exemplificar mas acho que nem é necessário, não é mesmo?
No fim eu entendo, é a idiossincrasia que predomina neste ambiente: não se comemoram feitos, os lamentam, não se buscam soluções, se procuram culpados. Seria cômico se não fosse de dar pena.

Sds

Ó coisinha alegre, o tópico para os delegados de venda da Embraer publicitarem o KáCê não é aqui, é noutra parte do fórum. Seja fiel a si mesmo e desampare a loja deste tópico que não lhe diz respeito, tal como disse que o faria há uns meses atrás. Nós já comprámos, não precisamos de mais endoutrinação.

Não me vê a mim discorrer sobre qualquer aspeto da FAB, pois não? Então tchau, vá pela sombra...

O Charlie Jaguar trata um fortista por "coisinha alegre".
E gostaria de controlar quem entra num tópico.

Quando há um par de dias estava a dizer aqui:
"muito obrigado meus queridos amigos pelo vosso apoio..."

Há algo na extrema sensibilidade desta coisa que não bate certo.

E, se pela personagem que apresenta aqui de forma consistente, podemos aceitar as tiradas racistas do Pescador - já o Charlie Jaguar é diferente.
Ele cultiva aqui uma imagem de quem nos olha de cima, mas ás vezes resvala para um racismo que deve ser bem mais profundo do de outros. E manifesta-se aqui contra Brasileiros.

Como isto não é suficiente, é o forista que detecta foristas que publicam "desinformação" e agora, uma coisa nova que ele controla - "endoutrinação".

E já que estou a falar, é difícil parar:

Há poucos dias aqui, um Jj-fulano-e-tal_j chamou-me filho da put@ e mandou-me para a put@ que me pariu...
E quem é que colocou um "Like" na mensagem?    O Charlie Jaguar.

Portanto;
Ou temos aqui um lobo com pele de cordeiro ou uma put@ racista com pele de homem.

Do JJ-what's-his-face não me preocupo, mas ao Charlie-coisa-fofa eu presto atenção.
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10