PSP treina intervenção "musculada"

  • 7 Respostas
  • 6317 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20216
  • Recebeu: 2982 vez(es)
  • Enviou: 2230 vez(es)
  • +1326/-3460
PSP treina intervenção "musculada"
« em: Março 28, 2008, 12:47:28 pm »
PSP treina intervenção "musculada"

A PSP já formou cerca de 13 mil elementos do seu efectivo, em técnicas de intervenção policial. A direcção nacional daquela força policial quer dotar os agentes de aptidões para uma intervenção mais "musculada", complementada pelo reforço do treino de tiro.

O Grupo de Operações Especiais (GOE) deu inicialmente formação a 150 formadores que, uma vez certificados, ficaram aptos a formar os agentes de todos os Comandos Distritais de Polícia.Os conhecimentos adquiridos por cada elemento policial passam por técnicas de algemagem, de uso do bastão e outros elementos coercivos, e abordagem a viaturas suspeitas.
'O que se pretende é, a curto prazo, dotar todo o efectivo da PSP de aptidões para uma intervenção mais musculada', disse ao CM fonte policial.
O Ministério da AdministraçãoInterna (MAI), por seu turno, quer ver este treino complementado com o reforço da prática de tiro.
Até final de 2008, estão já prometidas sete novas carreiras de tiro, que irão servir a PSP e a GNR. As primeiras dez mil, do lote de 50 mil novas pistolas Glock, calibre 9mm, que vão equipar a PSP e a GNR, deverão também ser distribuídas, ainda durante o primeiro semestre de 2008. Assim, o MAI quer criar condições para que os elementos das forças de segurança treinem tiro todas as semanas.

Miguel Curado

http://www.correiodamanha.pt/noticia.as ... 0000000010
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

RicP

  • 357
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Março 28, 2008, 06:13:47 pm »
Acho bem.
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Março 28, 2008, 06:36:33 pm »
NO COMMENT. (A não ser : "Finalmente medidas inteligentes")
 yu23x1  yu23x1
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #3 em: Março 28, 2008, 07:21:52 pm »
Citar
Os conhecimentos adquiridos por cada elemento policial passam por técnicas de algemagem, de uso do bastão e outros elementos coercivos, e abordagem a viaturas suspeitas.

Acho básico e nunca percebi bem porque é que estas matérias nao são dadas no CFA (ou dadas com maior profundidade) mesmo que aumentando a sua duração. Nao o entendo ... e talvez o problema seja meu.
::..Trafaria..::
 

*

Garcia

  • Membro
  • *
  • 140
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Março 28, 2008, 09:43:48 pm »
Citação de: "Trafaria"
Citar
Os conhecimentos adquiridos por cada elemento policial passam por técnicas de algemagem, de uso do bastão e outros elementos coercivos, e abordagem a viaturas suspeitas.
Acho básico e nunca percebi bem porque é que estas matérias nao são dadas no CFA (ou dadas com maior profundidade) mesmo que aumentando a sua duração. Nao o entendo ... e talvez o problema seja meu.


Lá isso é. O treino/formação de um agente tem de abranger os conhecimentos básicos. Algemar? utilizar o bastão? será necessário formação á parte? Poderá até, digo eu, causar mais despesas. Mas se calhar esta notícia deverá ser para um aprofundamento destas técnicas.
 

*

Magnifico

  • 48
  • +0/-0
Caros Cidadãos
« Responder #5 em: Março 29, 2008, 02:10:00 am »
Caros cidadãos


Já vos perguntastes o que estará por trás desses cursos?!
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20216
  • Recebeu: 2982 vez(es)
  • Enviou: 2230 vez(es)
  • +1326/-3460
(sem assunto)
« Responder #6 em: Março 29, 2008, 11:51:52 am »
O melhoramento da formação dos agentes da PSP, talvez?!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Março 29, 2008, 11:52:09 am »
Quem não deve não teme.
Eu pessoalmente não temo as forças de segurança e tenho muitos antigos camaradas (muitos deles verdadeiros amigos ) a prestarem serviço tanto na PSP como na GNR.
 E eles próprios reconhecem que de vez em quando uma reciclagem sobre determinados assuntos não faria mal nenhum.
No Exército (uma realidade que eu conheço) a reciclagem é uma coisa corrente, assim como cursos que permitem aprofundar conhecimentos.
Por exemplo as técnicas de transposição de obstáculos que são ensinadas na recruta, muitas vezes nunca mais são aplicadas. Assim foi criado um plano de treino (exercício Medula) para todos os graduados da BLI poderem "refrescar conhecimentos" sobre matérias tão diversas como o slide, rappel, tiro etc...
Resumindo: um agente pode passar longos periodos da sua carreira sem algemar ninguém, sem fazer uso do seu bastão, etc...
Assim sendo penso que umas instruções para relembrar técnicas e procedimentos só podem ser benéficas.
PS: Eu também leio o Correio da Manhã mas é preciso saber ver que este diário tende a ter alguns títulos sencionalistas.
Penso que "intervenção musclada" foi só para chamar a atenção e vender mais.....
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ