Cooperação Portugal - Marrocos

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zocuni

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Re: Cooperação Portugal - Marrocos
« Responder #15 em: Fevereiro 04, 2019, 11:48:16 am »
Os marroquinos ainda fazem sua manutenão naval no Alfeite?
zocuni
 

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HSMW

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Re: Cooperação Portugal - Marrocos
« Responder #16 em: Maio 19, 2020, 02:34:23 am »
É mais uma exportação mas...  ;)




Transformadas em Portugal com destino a Marrocos.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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Re: Cooperação Portugal - Marrocos
« Responder #17 em: Maio 19, 2020, 03:59:56 pm »
Os marroquinos ainda fazem sua manutenão naval no Alfeite?

Hace poco vi una corbeta en el dique seco de Navantia en Cartagena.
 

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dc

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Re: Cooperação Portugal - Marrocos
« Responder #18 em: Maio 19, 2020, 07:19:34 pm »
Também quando eles usam navios mais modernos que os nossos, em especial a FREMM, tenho dúvidas que o Alfeite tenha o conhecimento para a manutenção de navios destes.
 

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Re: Cooperação Portugal - Marrocos
« Responder #19 em: Maio 19, 2020, 07:45:50 pm »
Que tecnologia futurista tem uma FREMM que um estaleiro com 80 anos de experiência não consiga fazer a manutenção programada e exigida pelo fabricante?
Reator nuclear? Motor Quântico? Escudo electromagnético?

http://www.arsenal-alfeite.pt/
http://www.arsenal-alfeite.pt/index.php?id=10
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dc

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Re: Cooperação Portugal - Marrocos
« Responder #20 em: Maio 19, 2020, 08:06:41 pm »
É ver quantos anos foi preciso para ser possível fazer manutenção dos nossos próprios submarinos...

Mas se forem capazes melhor ainda, quando comprarem fragatas novas para a Marinha não deverá haver problemas para realizar manutenção in house.
 

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Lightning

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Re: Cooperação Portugal - Marrocos
« Responder #21 em: Maio 19, 2020, 09:30:53 pm »
A fragata marroquina que esteve no Alfeite foi a Hassan II, classe Floreal, navio dos anos 90, como as VdG.
https://sol.sapo.pt/artigo/83519/fragata-marroquina-e-o-primeiro-navio-combatente-estrangeiro-a-reparar-no-alfeite

Desconheço se o Alfeite tem capacidade tecnológica para trabalhar em navios mais recentes, porque ainda não foi lá nenhum, mas também pode ser uma situação de garantias, eu se comprar um carro para manter a garantia tenho que ir a oficinas reconhecidas pelo construtor, etc, etc, se for ao Zé da esquina, ele até pode ser top a trabalhar, mas a garantia vai ao ar.

Patrulhas Oceanicos de Marrocos também já foram ao Alfeite
https://www.dn.pt/portugal/arsenal-recebe-este-ano-mais-tres-navios-de-marrocos-5685542.html#media-1
« Última modificação: Maio 19, 2020, 09:45:28 pm por Lightning »
 

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Lightning

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Re: Cooperação Portugal - Marrocos
« Responder #22 em: Maio 19, 2020, 09:38:37 pm »
É ver quantos anos foi preciso para ser possível fazer manutenção dos nossos próprios submarinos...

Não tem a ver com tempo, se fosse só por nós podia nunca ser, quem é que sabe mexer em células AIP? Foi pessoal à Alemanha ter formação para tal, de certeza que essa formação foi devido à compra dos submarinos por Portugal.
« Última modificação: Maio 19, 2020, 09:40:34 pm por Lightning »
 

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dc

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Re: Cooperação Portugal - Marrocos
« Responder #23 em: Maio 20, 2020, 12:28:37 am »
É ver quantos anos foi preciso para ser possível fazer manutenção dos nossos próprios submarinos...

Não tem a ver com tempo, se fosse só por nós podia nunca ser, quem é que sabe mexer em células AIP? Foi pessoal à Alemanha ter formação para tal, de certeza que essa formação foi devido à compra dos submarinos por Portugal.

Sim, mas da mesma forma que demora tempo a formar o pessoal para trabalhar com o AIP, também poderá ser o caso para o pessoal trabalhar com diversos equipamentos e sensores de um navio 20 anos mais novo que o habitual.
 

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Lightning

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Re: Cooperação Portugal - Marrocos
« Responder #24 em: Maio 20, 2020, 08:18:31 am »
Sim DC, mas aqui o caso para mim, é que para mexer nos submarinos o pessoal do Alfeite teve formação, para mexer numa FREMM já dizem que a experiência acumulada chega.

Como vemos nestes artigos os trabalhos de manutenção nestes navios sao tarefas muito fisicas, casco, depósitos de combustível, válvulas, veios, etc.

https://sol.sapo.pt/artigo/83519/fragata-marroquina-e-o-primeiro-navio-combatente-estrangeiro-a-reparar-no-alfeite

https://www.dn.pt/portugal/amp/arsenal-recebe-este-ano-mais-tres-navios-de-marrocos-5685542.html

Neste artigo chamo a atenção disto
https://www.publico.pt/2013/10/04/politica/noticia/reparacao-de-navios-marroquinos-abre-caminho-a-internacionalizacao-dos-estaleiros-do-arsenal-do-alfeite-1608112

Citar
Temos competências que fomos adquirindo em várias áreas, armamento, electrónica e outras. Queremos internacionalizar e disponibilizar a outras marinhas, designadamente Africa e Brasil.

Pelos clientes dá para ver o nível tecnológico, não disseram que querem as fragatas norueguesas, anda tudo ao, nível do que existe por cá. Que experiência em armamento o Alfeite adquiriu? É o dos navios portugueses, misseis Sea Sparrow, Phalanx, Artilharia naval... Não sei se os deixavam por a mão num RAM ou VLS.

Eles querem rentabilizar os conhecimentos adquiridos nas fragatas portuguesas, eu concordo, há por ai muitos navios dos anos 90 e pode ser que os estaleiros europeus não estejam tão interessados e isso abra espaço para o arsenal do Alfeite.
« Última modificação: Maio 20, 2020, 08:35:01 am por Lightning »
 
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LM

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Re: Cooperação Portugal - Marrocos
« Responder #25 em: Maio 20, 2020, 09:54:11 am »
Julgo que, para praticamente qualquer equipamento (em especial sistemas de armas / electrónica), terá de haver formação especifica dos técnicos... 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Lightning

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Re: Cooperação Portugal - Marrocos
« Responder #26 em: Maio 20, 2020, 10:34:18 am »
Julgo que, para praticamente qualquer equipamento (em especial sistemas de armas / electrónica), terá de haver formação especifica dos técnicos...

Apesar da FAP já ter o EH101 à mais de 10 anos teve na mesma que enviar pessoal técnico receber formação para o Koala... É um exemplo.
 

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dc

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Re: Cooperação Portugal - Marrocos
« Responder #27 em: Maio 20, 2020, 01:08:57 pm »
Era nesse contexto que me referia, ao material complexo como os radares e outros sensores, certos tipos de armamentos como armas RWS, CIWS, mísseis, etc.

Existem de facto muitos países com navios dos anos 90, o nosso problema é que muitos deverão ter a mínima capacidade de lhes fazer a manutenção. Mas países como a Argentina, a Nigéria e outros que operem navios da família Meko, por exemplo, podiam ser clientes. Outro factor para que se vendam e substituam as VdG o quanto antes, e que fizéssemos a manutenção destes navios para o novo operador.