Légion Portugaise 1808-1812

  • 2 Respostas
  • 2477 Visualizações
*

JoseMFernandes

  • Perito
  • **
  • 394
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Légion Portugaise 1808-1812
« em: Abril 13, 2005, 07:54:37 am »
A revista francesa "Tradition magazine" num seu numero especial referente as diferentes forças estrangeiras ao serviço de Napoleao, aborda com algum destaque, como seria de esperar, a Legiao Portuguesa, com uma historia muito breve das suas origens, comandos, e envolvimentos militares ( o ultimo significativo foi na campanha da Russia), e especialmente gravuras dos uniformes utilizados(uma especialidade da revista). O  primeiro numero  aborda a infantaria e o segundo numero abordara a cavalaria, embora como disse o 'hors-série' em causa abranja de uma maneira geral as diferentes forças nacionais que serviram o Império.Como é sabido embora a Legiao enquanto corpo organizado fosse dissolvido em 1812, forças portuguesas continuaram integradas, de formas diversas nos exércitos franceses até a restauraçao da monarquia.
As aventuras da Legiao Portuguesa por essa Europa fora deram origem, a varias historias de ficçao, que me lembro vagamente ter lido quando muito jovem, mas gostaria de aprofundar a parte historica, e assim  saber se foi publicado, especialmente nos ultimos quinze ou vinte anos, algum livro sobre o tema, se alguém souber de algo, muito agradeço.
O tema da Legiao Portuguesa foi aflorado ja aqui no Forum (salvo erro por Dremanu).
Cumprimentos
 

*

Benny

  • Perito
  • **
  • 365
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 13, 2005, 11:57:56 pm »
Gostava muito de ler esse artigo, sobretudo porque representa o ponto de vista Francês sobre o assunto.

Há uns anos atrás, na feira do livro, comprei um livrinho intitulado "A legião Portuguesa ao serviço de Napoleão", da Editora Plus Ultra, da autoria de Duarte Souza e ilustrado por Nuno Pombo.

Não sei o que é feito desta editora (existe um 2º livro, sobre o exército Português na Grande Guerra), mas é a única coisa que posso recomendar.

No livro do Marechal Caulincourt também existem algumas referências muito positivas à Legião Portuguesa - Creio que foi lá que li como, em certa ocasião, salvaram a vida de Napoleão quando, durante a sua fuga de Moscovo, decidiu deambular pelo acampamento do exército Francês durante a noite, afastando-se meio perdido, até deparar com um grupo de cossacos!

Existe outra frase elogiosa atribuída a Napoleão: qualquer coisa como "poupem-me os bravos Portugueses", mas não me recordo do contexto.

Creio ainda, por fim, que a Legião Portuguesa teve a "honra" de ser a única força recrutada (ainda que forçadamente) no estrangeiro a guardar o palácio do Imperador Napoleão - coisa que era habitualmente reservada apenas à sua Guarda Imperial.
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 14, 2005, 12:24:47 am »
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman