Galegos protestam domingo em defesa da língua

  • 23 Respostas
  • 11367 Visualizações
*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5318
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
(sem assunto)
« Responder #15 em: Maio 19, 2008, 12:04:53 pm »
Por mim mantêm o mesmo território que temos hoje e se os galegos quiserem adicionamo-los ao nosso mapa
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Ataru

  • Perito
  • **
  • 414
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #16 em: Maio 19, 2008, 01:21:35 pm »
Citar
Por mim mantêm o mesmo território que temos hoje e se os galegos quiserem adicionamo-los ao nosso mapa


Exacto nélson38899, mas não são só os galegos da galiza, são também os galegos da Eonavia e os falantes da Fala.
Greater Portugal = Portugal + Olivença + Galiza and the Eonavian Region + border villages that speak galaico-portuguese dialects + Cape Verde + St. Tomé and Principe + Cabinda + Timor
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #17 em: Maio 20, 2008, 06:55:43 pm »
Citação de: "P44"
Isso é uma brincadeira certo?????? :lol:


Não: é a sério... :mrgreen:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4508/-862
(sem assunto)
« Responder #18 em: Maio 20, 2008, 10:34:03 pm »
eh pá....  :shock:
Aqueles territórios a sul do rio D'ouro são da Lusitânia.
Por isso as mãos fora de Gaia ! ! ! ! !

Oh imperialistas
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
(sem assunto)
« Responder #19 em: Maio 21, 2008, 11:03:14 am »
Citação de: "Luso"
Para ilustrar melhor o postal sobre a questão linguística.



Acho que vou vomitar...ou espumar pela boca de tanta raiva! :evil:

Chiça, deixem lá Portugal e a Galiza em paz!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

VICTOR4810

  • Perito
  • **
  • 368
  • +0/-1
NADA NUEVO.¡¡¡¡
« Responder #20 em: Junho 01, 2009, 10:16:05 pm »
Simplemente un brindis al sol, todas las aportaciones de Papatango (por cierto se echa de menos a su congénere el guerreiro Miguel), son variaciones sobre el mismo tema.
    Y es bueno que sea así, ya que en un Foro como este en el que se tratan de hechos históricos y de prolijo desarrollo siempre es bueno que alguien  ponga la nota cómica, que rompa un poco la tensión con sus "deposiciones", mas propias de una mente calenturienta como la que tenía el Ilustre ccaballero Andante D. Alonso Quijano, tambien conocido como Don Quijote.
    Si no fuese por su reiterativo, pesado, machacón alegato antiespañol (cosa que le agradezco profundamentte), ya que consideraría un oprobio para mi país contar con el beneplácito o el apoyo de semejante indivíduo, llegaría a pensar que no es portugués, sinó un descendiente desnaturalizado de nuestro Hidalgo con un ramalazo aldeano y caciquil impropio de una personal minimamente leída.
    Siga usted así que nos hace reir mucho.
    Comprimenttos.¡¡¡¡
1.492, DESCUBRIMOS EL PARAISO.
"SIN MAS ENEMIGOS QUE LOS DE MI PÁTRIA"
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
(sem assunto)
« Responder #21 em: Junho 02, 2009, 11:59:37 am »
Esse mapa é um aborto! :evil:  :roll:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

denosinha

  • Membro
  • *
  • 9
  • +0/-0
Re: Galegos protestam domingo em defesa da língua
« Responder #22 em: Fevereiro 27, 2010, 10:01:53 pm »
Fóra de asuntos políticos, na Galiza o galego está en perigo co goberno autonómico de Frijol, ja que trata por igual ó galego co espanhol, cando socialmente, o galego esta considerado coma uma língua "menor" para falar na aldeia nametras.
Nao é uma questao duma desigualdade legal, senón que na practica diaria, é moi complejo viver en galego na Galiza pero é doado facelo en espanhol.
Para vos por varios ejemplos:

Para escriturar a minha casa tiven que ir a tres notarios para facelo en galego, o cuarto á fin, fixo o documento en galego oficial, a meirande parte (95%) dos meios de comunicaçao estam en espanhol e o lecer cáseque exclusivamente en espanhol -nao hai cine dublado ao galego-, eu, cando quero pór á minha crianza algum film de banda desenhada (o ursinho Pooh) tenho que colher ises filmes en espanhol ja que em galego nao hacho (nao existem)... legalmente son "semelhantes" -segundo a Constituçao espanhola tenho a obriga de conhecer o espanhol e o dereito a conhecer o galego- mais na práctica a soberania do espanhol e total.
Eu nao concordo con monolingüismos, mais si que coido que para que a desigualdade de ambolos dous idiomas impide uma elecçao libre
 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
Re: Galegos protestam domingo em defesa da língua
« Responder #23 em: Março 22, 2010, 06:06:47 pm »
Um gallego vai a conduzir pelas ruas de Londres, quando escuta na rádio:
-“Atenção, atenção, comunicamos aos automobilistas que um louco está a conduzir no sentido contrario do trânsito. Tenham muito cuidado.”
- Como que uno ? miles !