Artilharia de Campanha, o que é?

  • 99 Respostas
  • 39408 Visualizações
*

Novato

  • 3
  • +0/-0
Artilharia de Campanha, o que é?
« em: Fevereiro 27, 2008, 11:46:00 pm »
Caros leitores, decidi vir aqui postar uma duvida minha e de um colega meu que se inscreveu no exercito. Como primeira opção ele escolheu Artilharia de Campanha.

Minha duvida é qual o seu uso? Que equipamentos? Cor da Boina? Que actividades? Dia a dia (sei k ele se inscreveu para a Base de Vendas Novas)?

Escrevam, postem fotos, tudo que tenha haver com Artilharia de Campanha, agradeço muito...

Cumprimentos a todos
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5877
(sem assunto)
« Responder #1 em: Fevereiro 28, 2008, 12:24:04 am »
Potius mori quam foedari
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Fevereiro 28, 2008, 12:27:25 am »
Artilharia de campanha tem a ver com Canhões, são o pessoal ligados aos canhões quer rebocados quer autopropulsados (parecem carros de combate).
a cor da boina é verde, e o dia a dia depende de onde for colocado e a fazer o que.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #3 em: Fevereiro 28, 2008, 12:29:43 am »
:roll:
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5877
(sem assunto)
« Responder #4 em: Fevereiro 28, 2008, 12:30:20 am »
Citação de: "tyr"
a cor da boina é verde, e o dia a dia depende de onde for colocado e a fazer o que.


A boina é verde?????

Não estava na tropa há dez anos........????????????
Potius mori quam foedari
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Fevereiro 28, 2008, 12:42:50 am »
têm razão (é das horas, e o ultimo exercicio de fogo que eu apoiei foi com o pessoal de leiria e os seus Light Guns, que na altura eram quase tudo paras) a boina é castanha, e usei o termo canhão pois o light gun é um canhão (apesar das restantes peças de artilharia serem obuses) e quem pergunta o que é artilharia de campanha, não irá (provavelmente) saber o que é um obus.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #6 em: Fevereiro 28, 2008, 12:47:42 am »
E porque é que é um canhão? É usado para disparar directamente sobre Carros de Combate ou sobre Infantaria a curta/média distância? Ou é usado para disparar indirectamente, "bater zona" a média/longa distância, e, consequentemente é um Obus?
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5877
(sem assunto)
« Responder #7 em: Fevereiro 28, 2008, 12:52:00 am »
Citação de: "PereiraMarques"
E porque é que é um canhão? É usado para disparar directamente sobre Carros de Combate ou sobre Infantaria a curta/média distância? Ou é usado para disparar indirectamente, "bater zona" a média/longa distância, e, consequentemente é um Obus?


É tudo uma questão da hora do post!!!!!!!!!
Potius mori quam foedari
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Fevereiro 28, 2008, 01:08:49 am »
Honestamente não sei o que hoje em dia destingue um canhão de um obus, mas sei que o "L118 Light Gun" e o "Canhão de montanha Oto Melara" são denominados de canhão e as peças de artilharia de 155mm são designadas de obus, possivelmente tem a ver que umas foram desenhadas para efectuar tiro directo e indirecto e as outras são optimizadas para o tiro indirecto e o tiro directo é só para ultimo recurso ultimo recurso.
Pois eu ja vi munições anticarro para o Light gun e o propelente das suas granadas têm involucro, para as 155mm não conheço nada para tiro directo a não ser metralha e o propelente não usa involucro.
 A nivel histórico sei que Canhão tem a ver com o cano mais comprido ligado ao melhor rendimento de polvora (na altura exestiam outras peças de artilharia que cairam no esquecimento, como a Bombarda, a Culverin e outras que agora não me recordo).
« Última modificação: Fevereiro 28, 2008, 01:10:59 am por tyr »
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5331
  • Recebeu: 3966 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8450/-245
(sem assunto)
« Responder #9 em: Fevereiro 28, 2008, 01:09:57 am »
Citação de: "PereiraMarques"
E porque é que é um canhão? É usado para disparar directamente sobre Carros de Combate ou sobre Infantaria a curta/média distância? Ou é usado para disparar indirectamente, "bater zona" a média/longa distância, e, consequentemente é um Obus?


Dizem por ai que e' um obus, mas se for utilizado para disparar contra tanques entao tambem e' capaz de ser um canhao. :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 

*

Novato

  • 3
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Fevereiro 28, 2008, 08:11:18 am »
Boas a todos, agradeço muito aos que escreveram, so tenho mais uma duvida.

Foi referido ali "tudo para disparar directamente sobre Carros de Combate", alem de canhoes, queria saber se tambem Bazucas e Morteiros entram na Artilharia de Campanha.

cumprimentos
 

*

zecouves

  • Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Fevereiro 28, 2008, 09:00:13 am »
Man, Artilharia de Campanha é uma cena com pouco interesse, só faz barulho (as pouquissimas vezes que dispara) e que está a cair em desuso. Vai antes para uma cena que seja mais empolgante, tás a ver? Tipo uma unidade de infantaria, de preferencia, Páras, Comandos ou OE's, ou então, se te pesa o rabo, vai para infantaria mecanizada. LOL

Tásse!
 

*

Benny

  • Perito
  • **
  • 365
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Fevereiro 28, 2008, 10:31:18 am »
Oh yeah!

 :lol:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3449
(sem assunto)
« Responder #13 em: Fevereiro 28, 2008, 10:50:41 am »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #14 em: Fevereiro 28, 2008, 11:30:05 am »
Citação de: "Novato"
Boas a todos, agradeço muito aos que escreveram, so tenho mais uma duvida.

Foi referido ali "tudo para disparar directamente sobre Carros de Combate", alem de canhoes, queria saber se tambem Bazucas e Morteiros entram na Artilharia de Campanha.

cumprimentos


Morteiros e Canhões sem Recuo/Lança-Granadas (vulgo Bazucas) são armas pesadas de apoio da Infantaria e da Cavalaria (apenas no caso dos Morteiros). Em alguns países os Morteiros Pesados (107mm, 120mm) também fazem parte da Artilharia, mas não em Portugal.
« Última modificação: Fevereiro 28, 2008, 12:15:56 pm por PereiraMarques »