6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1425 em: Março 06, 2020, 07:27:02 am »
Li sim Sr.  ;)

O que me deixou preocupado é ele mencionar concurso, ora para 3 missões, 5 aparelhos, com 50m, nem quero imaginar o que possa sair daqui.

Cada vez vejo o meu sonho de ver um Blackhawk por cá mais longe :(

O que vai sair daqui é como o CJ comentou, e eu também assim penso, e que será a única hipótese a comprar helis novos, o AW169M.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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LM

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1426 em: Março 06, 2020, 09:22:32 am »
O orçamento é que não ajuda... os HH-60H deviam permitir "disponibilidade orçamental" para muito mais equipamento, salvo algo que nos esteja a escapar.

Citar
Leonardo Helicopters has delivered the first of an eventual 22 AW169Ms to Italy’s Guardia di Finanza agency.
Part of a contract worth €280 million signed at the end of 2018, the Guardia di Finanza is the launch customer for the M variant of the medium-twin.
Although not a fully military model, Leonardo Helicopters describes the AW169M handed to the agency as the “government variant”.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1427 em: Março 06, 2020, 01:54:39 pm »
O orçamento é que não ajuda... os HH-60H deviam permitir "disponibilidade orçamental" para muito mais equipamento, salvo algo que nos esteja a escapar.

Citar
Leonardo Helicopters has delivered the first of an eventual 22 AW169Ms to Italy’s Guardia di Finanza agency.
Part of a contract worth €280 million signed at the end of 2018, the Guardia di Finanza is the launch customer for the M variant of the medium-twin.
Although not a fully military model, Leonardo Helicopters describes the AW169M handed to the agency as the “government variant”.

Dá aproximadamente 12 milhões a unidade, ou seja, adquirir 5 já ultrapassava o orçamento. Mesmo que este valor já inclua sobressalentes e treino e por aí em diante, não podemos descontar que no nosso caso, também teríamos de inserir no contrato estes termos, e acima disso, sistemas de auto-defesa, blindagem e armamento. Desejavelmente com FLIR. Ou seja, para nós, uma versão puramente militar deste héli, não nos ficaria por menos de 15 milhões a unidade.

Francamente, com aquele orçamento, os Sikorky eram realmente a melhor opção pura e simplesmente porque havia esperança de se adquirir uma quantidade superior de hélis, totalmente equipados por um valor simbólico, e o resto do orçamento seria para os colocar operacionais.

Mas como ficou em águas de bacalhau, sem razão aparente, não adianta estar aqui com "e se". Quando não se compra algo por falta de vontade, não se pode fazer mais nada. Ainda por cima, dependendo do modelo do Hawk adquirido, conseguiam corresponder a requisitos dos 3 ramos, o héli novo proveniente daquele orçamento nunca irá conseguir.
 

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mafets

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1428 em: Março 06, 2020, 03:05:21 pm »
Já agora, o que existe da Airbus (não havia aquele famoso desconto dos Nh90/EC que nunca vieram?. Até porque o sonho comanda a vida  :mrgreen:  ).  ;)

https://www.airbus.com/helicopters.html









Cumprimentos
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1429 em: Março 06, 2020, 03:14:42 pm »
Com um orçamento tão reduzido é difícil fazer milagres.

 A solução Blackhawk era bem vista, mas mesmo assim não sei se, com a necessária modernização, ficava dentro do orçamento. E daqui a 10/15 não teria continuidade, uma vez que hh-60 novos serão sempre proibitivos para as contas portuguesas. Só se nessa altura se voltasse a apostar em usados para renovar a frota.

Esse contrato com a Guardia di finanza não serve de grande exemplo para o preço, decerto terá um grande desconto. E são 22 unidades, o que também faz baixar o valor.

Para 10 unidades, um valor a rondar os 15Meur cada, seria excelente, mas muito optimista.

Qual a vantagem do aw169 em relação ao aw139m no nosso caso? Não acredito que seja mais barato, excepto na manutenção. E o 139 consegue transportar uma secção inteira equipada, mesmo com uma 7,62 e respectivo gunner numa das portas.
Menos espaço de cabine, menor raio de ação, não vejo vantagens..

Cumprimentos

 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1430 em: Março 06, 2020, 03:20:12 pm »
A airbus também vai ter o h160 disponível daqui a poucos anos, mas mesmo esse perde em capacidade comparado com o aw139m.
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1431 em: Março 06, 2020, 04:57:01 pm »
Com um orçamento tão reduzido é difícil fazer milagres.

 A solução Blackhawk era bem vista, mas mesmo assim não sei se, com a necessária modernização, ficava dentro do orçamento. E daqui a 10/15 não teria continuidade, uma vez que hh-60 novos serão sempre proibitivos para as contas portuguesas. Só se nessa altura se voltasse a apostar em usados para renovar a frota.

Esse contrato com a Guardia di finanza não serve de grande exemplo para o preço, decerto terá um grande desconto. E são 22 unidades, o que também faz baixar o valor.

Para 10 unidades, um valor a rondar os 15Meur cada, seria excelente, mas muito optimista.

Qual a vantagem do aw169 em relação ao aw139m no nosso caso? Não acredito que seja mais barato, excepto na manutenção. E o 139 consegue transportar uma secção inteira equipada, mesmo com uma 7,62 e respectivo gunner numa das portas.
Menos espaço de cabine, menor raio de ação, não vejo vantagens..

Cumprimentos

A grande vantagem do H-60, era que abria portas para que, no futuro, quando se fosse a substituir os Lynx e os HH-60 em simultâneo, podiam adquirir 2 modelos do H-60 mais recentes (MH-60R e S por exemplo), que partilham a maioria dos componentes, e tínhamos o problema da salada de helicópteros resolvido. Passavam dos actuais "4" modelos (Koala, Merlin, Lynx e  Hawk), para 3, já tendo assim know-how na operação, manutenção e treino de pilotos para o Hawk.

Um novo héli, consoante o modelo, podia significar que após 2030, ainda precisavam de ir buscar um héli naval diferente para substituir o Lynx. E isto para mim não faz sentido termos 15 hélis de 3 modelos diferentes (5 Koala, 5 AW-xxxM e 5 hélis ASW), mais os 12 Merlin.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1432 em: Março 06, 2020, 05:31:15 pm »
Já me esquecia da cereja no topo do bolo, o famoso "duplo-uso".
O aw139m também leva bambi :
https://theaviationist.com/2015/07/18/we-have-taken-part-in-a-mission-aboard-a-hh-139a-multipurpose-combat-helicopter/

Ainda se pelo menos o facto de serem vários modelos da leonardo, a manutenção fosse facilitada, já não era muito mau.

Então DC, olha lá a novela que são os koalas e estes helis fantasma de evacuação, imagina como não vai ser a substituição dos lynx daqui a uns anitos...

Cumprimentos
 

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LM

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1433 em: Março 06, 2020, 05:54:21 pm »
A airbus também vai ter o h160 disponível daqui a poucos anos, mas mesmo esse perde em capacidade comparado com o aw139m.

5 "equipped commandos" (vs 10 no 169M); o que não entendo é a outra capacidade apresentada pela Airbus ser "2 strechers + 5 troops" - o equipamento dos "commandos" é equivalente a 2 "strechers"...?"

Mas continuo a sonhar com HH-60H, que não convém pensarmos que investimos como um país serio. 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1434 em: Março 06, 2020, 06:27:09 pm »
Já estou a ressacar da bebedeira do HH-60H  :'(
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1435 em: Março 06, 2020, 07:13:18 pm »
A airbus também vai ter o h160 disponível daqui a poucos anos, mas mesmo esse perde em capacidade comparado com o aw139m.

5 "equipped commandos" (vs 10 no 169M); o que não entendo é a outra capacidade apresentada pela Airbus ser "2 strechers + 5 troops" - o equipamento dos "commandos" é equivalente a 2 "strechers"...?"

Mas continuo a sonhar com HH-60H, que não convém pensarmos que investimos como um país serio.

Deve ser das mochilas, as dos comandos levam ração para muitos dias 😂😂

O h160 parece me ser um helicóptero para forças aéreas de luxo, que já possuam no inventário muitos helis de transporte e de csar, mas será uma boa máquina certamente.

 

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Togus

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1436 em: Março 06, 2020, 10:42:13 pm »
Boa noite ao Forum! Esta é a minha primeira intervenção, há bastantes meses que vos sigo mais apenas hoje consegui efetuar o registo (problemas no site).

Sigo em particular este tema e pelo respeito que tenho pelas vossas opiniões, válidas e bastante próximas da realidade, decidi partilhar alguns dados e anular alguma desinformação e que todos tomaram como verdade.

É totalmente falso que o governo americano nos tenha "oferecido" qualquer modelo de helicóptero, esta notícia foi veiculada pelo comentador Nuno Rogeiro com base numa notícia saída num jornal dos Açores. Também não é verdade que "os Ramos não se entendem" muito pelo contrário, o objetivo será concentrar e concertar esforços numa missão comum. Os USA foram de facto consultados numa fase inicial para helicópteros usados e, neste ponto, a solução para já seria apenas UH-60 Ex-US Army. Os HH-60H seriam excelentes mas, conforme alguém aqui já escreveu, esses estão reservados para USCG que tem em curso um programa de modernização dos seus helicópteros, programa esse que inclui a possibilidade de conversão das células do HH-60H (se pesquisarem encontram facilmente artigos sobre este programa).

A respeito do UH-60, este é neste momento o único helicóptero transportável num KC390 (e C130), há um video na net, da própria EMBRAER, onde se vê um UH-60L da FAB a entrar dentro do mockup do KC. Neste filme vê-se as pás do rotor principal folded assim como a cauda incluindo o estabilizador horizontal. Todos os UH-60 têm esta capacidade pelo que todos são igualmente fáceis de transportar num NPL.

É verdade que este programa de helicópteros de apoio começou por pensar num helicóptero mais ligeiro e cuja missão seria apenas de escolta armada (tipo KIOWA) e que para essa missão chegou de facto a ser considerado uma versão M do Koala mas tal caiu por terra já à bastante tempo (A missão de apoio e resgate implica uma aeronave de maiores dimensões). O problema é que o dinheiro manteve-se igual não tendo  crescido em igual proporção.

Nesta fase todas as opções são válidas, aquelas que têm sido aqui comentadas, incluindo os UH-60 usados. Se o dinheiro dá para 5? Provavelmente não, vamos ver o que nos reserva o futuro, sendo que esse futuro será ainda este ano...
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1437 em: Março 06, 2020, 11:24:45 pm »
Boa noite ao Forum! Esta é a minha primeira intervenção, há bastantes meses que vos sigo mais apenas hoje consegui efetuar o registo (problemas no site).

Sigo em particular este tema e pelo respeito que tenho pelas vossas opiniões, válidas e bastante próximas da realidade, decidi partilhar alguns dados e anular alguma desinformação e que todos tomaram como verdade.

É totalmente falso que o governo americano nos tenha "oferecido" qualquer modelo de helicóptero, esta notícia foi veiculada pelo comentador Nuno Rogeiro com base numa notícia saída num jornal dos Açores. Também não é verdade que "os Ramos não se entendem" muito pelo contrário, o objetivo será concentrar e concertar esforços numa missão comum. Os USA foram de facto consultados numa fase inicial para helicópteros usados e, neste ponto, a solução para já seria apenas UH-60 Ex-US Army. Os HH-60H seriam excelentes mas, conforme alguém aqui já escreveu, esses estão reservados para USCG que tem em curso um programa de modernização dos seus helicópteros, programa esse que inclui a possibilidade de conversão das células do HH-60H (se pesquisarem encontram facilmente artigos sobre este programa).

A respeito do UH-60, este é neste momento o único helicóptero transportável num KC390 (e C130), há um video na net, da própria EMBRAER, onde se vê um UH-60L da FAB a entrar dentro do mockup do KC. Neste filme vê-se as pás do rotor principal folded assim como a cauda incluindo o estabilizador horizontal. Todos os UH-60 têm esta capacidade pelo que todos são igualmente fáceis de transportar num NPL.

É verdade que este programa de helicópteros de apoio começou por pensar num helicóptero mais ligeiro e cuja missão seria apenas de escolta armada (tipo KIOWA) e que para essa missão chegou de facto a ser considerado uma versão M do Koala mas tal caiu por terra já à bastante tempo (A missão de apoio e resgate implica uma aeronave de maiores dimensões). O problema é que o dinheiro manteve-se igual não tendo  crescido em igual proporção.

Nesta fase todas as opções são válidas, aquelas que têm sido aqui comentadas, incluindo os UH-60 usados. Se o dinheiro dá para 5? Provavelmente não, vamos ver o que nos reserva o futuro, sendo que esse futuro será ainda este ano...


Bem vindo ao fórum !

Boas notícias.

Espero que o número seja de entre 8 a 10, e com o upgrade para o "V".

Vá dando noticías.

 

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MATRA

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1438 em: Março 06, 2020, 11:57:27 pm »
Boa noite ao Forum! Esta é a minha primeira intervenção, há bastantes meses que vos sigo mais apenas hoje consegui efetuar o registo (problemas no site).

Sigo em particular este tema e pelo respeito que tenho pelas vossas opiniões, válidas e bastante próximas da realidade, decidi partilhar alguns dados e anular alguma desinformação e que todos tomaram como verdade.

É totalmente falso que o governo americano nos tenha "oferecido" qualquer modelo de helicóptero, esta notícia foi veiculada pelo comentador Nuno Rogeiro com base numa notícia saída num jornal dos Açores. Também não é verdade que "os Ramos não se entendem" muito pelo contrário, o objetivo será concentrar e concertar esforços numa missão comum. Os USA foram de facto consultados numa fase inicial para helicópteros usados e, neste ponto, a solução para já seria apenas UH-60 Ex-US Army. Os HH-60H seriam excelentes mas, conforme alguém aqui já escreveu, esses estão reservados para USCG que tem em curso um programa de modernização dos seus helicópteros, programa esse que inclui a possibilidade de conversão das células do HH-60H (se pesquisarem encontram facilmente artigos sobre este programa).

A respeito do UH-60, este é neste momento o único helicóptero transportável num KC390 (e C130), há um video na net, da própria EMBRAER, onde se vê um UH-60L da FAB a entrar dentro do mockup do KC. Neste filme vê-se as pás do rotor principal folded assim como a cauda incluindo o estabilizador horizontal. Todos os UH-60 têm esta capacidade pelo que todos são igualmente fáceis de transportar num NPL.

É verdade que este programa de helicópteros de apoio começou por pensar num helicóptero mais ligeiro e cuja missão seria apenas de escolta armada (tipo KIOWA) e que para essa missão chegou de facto a ser considerado uma versão M do Koala mas tal caiu por terra já à bastante tempo (A missão de apoio e resgate implica uma aeronave de maiores dimensões). O problema é que o dinheiro manteve-se igual não tendo  crescido em igual proporção.

Nesta fase todas as opções são válidas, aquelas que têm sido aqui comentadas, incluindo os UH-60 usados. Se o dinheiro dá para 5? Provavelmente não, vamos ver o que nos reserva o futuro, sendo que esse futuro será ainda este ano...

Bem vindo ao forum!  ;)
Agora as questões  ;D

1º Os EUA estiveram a converter muitas células UH60 de A para L, muitas tiveram como destino o US Army, mas muitas eram para a Força Aerea do Afganistão, programa este que foi parcialmente cancelado, não seria uma boa oportunidade?

2º Numa hipotética aquisição de UH60, seriam adequiridos os modulos de armamento?

3º O Pavehawk foi considerado ou as células estão em muito mau estado?

Devo ter mais algumas mas só me lembro destas agora.

Já voltei a beber uh60  :mrgreen:

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1439 em: Março 07, 2020, 10:35:48 am »
Os UH-60 para o Afeganistão foram vendidos através de um programa designado por BEST (Blackhawk Exchange and Sale Team), aliás, esta é a única forma de obter UH-60, é comprando-os ao US Army. Eles rapidamente chegaram à conclusão que a procura por estes helicópteros usados é grande, tanto para forças armadas como para empresas civis que os usam para o combate aos fogos e com com o dinheiro financiam a aquisição de UH-60M novos e os upgrades de L para V.

Ex. na Austrália (https://australianaviation.com.au/2017/07/ex-us-army-black-hawks-headed-down-under-for-fire-fighting-operations/)

Os Pavehawks ainda não estão disponíveis, aliás é curioso que, por causa do atraso no programa do HH-60W, a USAF decidiu criar um programa paralelo designado por L2G Conversion. Este programa converte Ls adquiridos ao US Army e converte-os em Gs com o objetivo de rapidamente substituir as unidades perdidas em combate ou com limite de vida ultrapassado e enquanto os Ws não chegam. Na lista do AMARG isso é bem visível, alguns Ls que por lá passaram foram para o programa L2G.

https://www.flightglobal.com/usaf-to-begin-converting-l-model-back-hawks-into-hh-60gs/120035.article

Quanto a opções de armamento... são muitas... tudo dependerá dos requisitos...

Quanto ao video que vos falei... a partir do minuto 1.

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