Eu percebo a ideia do Epsilon armado, mas a mim não me satisfaz, tem vantagem sobre o F-16 em custo da hora de voo e poder acompanhar meios lentos mais facilmente, mas também tem desvantagens, que são ter de gastar dinheiro a adquirir esses meios, dispersar recursos humanos que já não são muitos e numa operação real a única verdadeira vantagem sobre o F-16 é conseguir acompanhar sempre o suspeito por mais lento que ele vá, pois tal como o F-16, não o pode abater, e se ele aterrar num zona isolada tem na mesma que Informar as autoridades policiais, que se demorarem, dá tempo ao criminoso de escapar.
Não sei valores, mas para mim, a melhor solução para complementar os F-16 é os EH101, tem capacidade de operações noturnas, autonomia de combustível e capacidade de transporte de uma equipa especial policial a bordo, onde quer que aterrassem, as autoridades a bordo podiam imediatamente proceder à detenção do criminoso, sem ter que esperar por qualquer patrulha, tem é que haver coordenação entre FAP e a entidade policial.
Os F-16 devem sempre ser os primeiros a avançar, pois além de descolarem em menos de 15 min, também demoram na casa dos minutos a chegar a qualquer ponto do país, o EH101 de alerta demora cerca de 30 min a descolar.
Sempre que o meio aéreo suspeito não cumprisse as indicações dos F-16, o EH101 e equipa policial seriam imediatamente activados e enviados para o local, os F-16 acompanhariam o alvo pelo menos até à chegada do EH101.
Penso que a equipa policial deveria ser o GIOE, porque essas aeronaves criminosas tendem a aterrar em pistas ilegais em áreas remotas que normalmente ficam na jurisdição da GNR.