Prospecção de Petróleo em Moçambique

  • 0 Respostas
  • 1966 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Prospecção de Petróleo em Moçambique
« em: Fevereiro 18, 2006, 10:41:03 am »
Citar
Moçambique: Empresa norueguesa inicia prospecção de petróleo na bacia do Rovuma

A empresa petrolífera da Noruega Norks Hydros vai iniciar a pesquisa de petróleo em dois blocos da bacia do Rovuma, a norte de Moçambique, ao abrigo de um acordo que assinou quinta-feira com o Governo moçambicano.


A ministra dos Recursos Minerais de Moçambique, Esperança Bias, disse hoje à Agência Lusa que o acordo dá um prazo de oito anos à Norks Hydros para apurar a existência ou não de petróleo nos dois blocos da bacia do Rovuma.

Bias acrescentou que as pesquisas estão divididas em três fases, nomeadamente, a primeira, de quatro anos, e as duas últimas, de dois anos, cada.

O entendimento alcançado quinta-feira entre o Governo moçambicano e a petrolífera norueguesa surgiu no âmbito de negociações directas que as duas partes mantinham há cerca de dois anos.

A ministra dos Recursos Minerais adiantou ainda que o Governo está a avaliar propostas de sete multinacionais do sector petrolífero, que concorrem para outros cinco blocos da bacia do Rovuma.

O concurso para as pesquisas de petróleo nos cinco blocos foi lançado em finais do ano passado e a entrega das propostas encerrou a 31 de Janeiro último.

A instabilidade no mercado mundial do crude fez renascer o interesse de algumas petrolíferas pela descoberta deste recurso em Moçambique, onde a abundância de hidrocarbonetos, como gás e carvão mineral, acalenta a esperança da existência do «ouro negro».

Diário Digital / Lusa


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_d ... news=63457