Conflito Bolivia-Chile

  • 14 Respostas
  • 12040 Visualizações
*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7441
  • Recebeu: 949 vez(es)
  • +4507/-861
Conflito Bolivia-Chile
« em: Janeiro 25, 2004, 07:50:14 pm »
O líder Boliviano Evo Morales, não descartou a possibilidade de um conflito bélico com o Chile se o governo de Ricardo Lagos não responder por vía diplomática á exigência Boliviana de uma saída para o oceano Pacífico. Acrescentou no entanto que não acredita que se chegue a vias-de-facto, o que sería prejudicial para os dois países.

Este é outro conflito “latente”, dos vários conflitos na América do Sul. A Bolivia é o país mais pobre de todo o continente e soluções violentas podem servir para estravazar o sentimento popular.

No seculo XIX houve uma guerra entre os dois países e a Bolivia perdeu a parte do país que ía desde os andes até ao mar, na zona de Arica - Putre.

A guerra, foi em grande medida subsidiada pelos interesses Britânicos no Chile, especialmente interessados no cobre existente naquela zona.

Mais uma para a colecção.


Saudações
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 26, 2004, 03:27:32 pm »
À atenção do Brasil e do mercosul.

Mas parece que é mais grave a actual situação de conflito latente entre o Equador e o Peru.

Acompanhar calmamente.
 

*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
(sem assunto)
« Responder #2 em: Abril 27, 2004, 01:03:35 am »
Coitadinhos dos Bolivianos se eles fizerem guerra contra os Chilenos, seram destroçados. Os Chilenos tem um excelente exército, e o país deles é coberto montanhas por todos os lados, e tem um enorme deserto.

Eu já visitei o Chile trés vezes, é um país lindo, e os Chilenos são super simpáticos. Aliás em muitas coisas, são muito parecidos com os Portuguêses. E as Chilenas meus amigos, são "mui calientes".

Bom, numa das minhas visitas ao Chile calhei ir a Valparaiso, onde se encontra um dos mais(se não for o mais) importante porto marítimo do Chile. Nesse lugar tem uma base da armada, e um quartel do exército. Justamente naquele dia celebravam uma ocasião nacional qualquer, e tive a oportunidade de ver uma parada militar das forças armadas Chilenas.

Fiquei impressionado, mais pareciam um exército Prussiano, com capacetes ao estilo que usavam os Alemães durante a 2a guerra mundial, bem equipados, disciplinados, excelentes.

Dúvido muito que os Bolivianos, que coitados vivem num dos países mais probres da América Latina, tenham alguma chance que sejá de derrotar os Chilenos numa guerra entre os dois países. Tomara que tal nunca venha a aconteçer, aquela gente já sofre a mais de pobreza e injustiça social, para que lhes caia em cima uma guerra.
"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

*

Guilherme

  • Perito
  • **
  • 379
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Abril 27, 2004, 04:18:20 pm »
Citação de: "dremanu"
Eu já visitei o Chile trés vezes, é um país lindo, e os Chilenos são super simpáticos. Aliás em muitas coisas, são muito parecidos com os Portuguêses. E as Chilenas meus amigos, são "mui calientes".


Minha amiga Cláudia (http://www.terra.com.mx/thegirl/claudia_rocha/) esteve no Chile e segundo ela lá não tinha muita mulher bonita não. :wink:
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #4 em: Abril 27, 2004, 04:22:16 pm »
:D  :wink:

PS
Cá entre nós, eu também prefiro as brasileiras... e muito... eh eh eh
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #5 em: Abril 30, 2004, 01:11:03 pm »
Também me parece que se a Bolívia se meter nessa aventura sairá dela muito mal tratada.

Quanto às chilenas, não conheço, mas não me importava de "conhecer" uma, no sentido biblico.

É que que posso ser idealista, mas não sou de ferro 8)
 

*

fredom

  • 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Junho 19, 2004, 02:58:21 am »
realmente o chile tem uma das melhores forcas armadas, se eu fosse boliviano e quisese de qualquer jeito uma saida para o litoral eu iria tomar do Peru e nao do chile.
"A selva nos une a Amazonia nos pertece, SELVA"
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #7 em: Junho 21, 2004, 04:18:52 pm »
freedom:

A Bolívia pelo que julgo saber, nem para as Forças Armadas portuguesas teria capacidade.

O melhor é resignarem-se e procurarem aproveitar o Paraná para através dele saírem para o Atlântico, sem levantar muitas ondas.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7441
  • Recebeu: 949 vez(es)
  • +4507/-861
(sem assunto)
« Responder #8 em: Agosto 24, 2004, 08:43:41 pm »
Uma curiosidade sobre a questão Chile-Bolivia, é um dos medos que vi num fórum sobre o tema e sobre a relação do Brasil com a questão.

Segundo alguns chilenos, os problemas na Bolívia podem ter origem no Brasil. Segundo eles, o Brasil terá todo o interesse em desestabilizar a Bolivia, e torna-la numa terra ingovernável. Se a situação se tornar muito complicada, então haverá razões para o Brasil intervir na Bolivia, colocando lá um governo que lhe seja especialmente favorável.

Com esta situação, o Brasil passaría a apoiar directamente a Bolívia na sua pretensão de chegar ao mar, porque o Brasil estaría interessado em controlar um porto no oceano pacífico, por onde, com uma ligação ferroviária, tería mais facilidade em exportar os seus produtos agricolas, nomeadamente a soja para a China.

Enfim

Cenários malucos, há-os para todos os gostos.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Dinivan

  • Membro
  • *
  • 194
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Agosto 25, 2004, 07:54:03 am »
Brasil no es una potencia, es un país que bastantes problemas tiene ya en su propio territorio, así que dudo estén preocupándose por desestabilizar un país ajeno, algo que, por otra parte, es bastante díficil de hacer desde el exterior. Además, si se torna un país ingobernable, también lo sería para el gobierno títere de Brasilia. Y lo más importante, todo esto... para exportar soja a China a un precio ¿menor del actual? por que no creo que haya mucha diferencia entre hacer el recorrido en barco hasta el pacífico y desde allí a China que hacer miles y miles de kilómetros en tren cruzando la selva y los andes (supongo que se tendría que construir esta línea ferroviária) y desde allí igualmente cojer un barco.
 

*

J.Ricardo

  • Perito
  • **
  • 307
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Setembro 24, 2004, 10:02:01 pm »
Dremanu, o exército chileno se parece com o alemão pq foi inspirado nele, assim como sua marinha é de clara inspiração inglesa e força-aérea foi inspirada na dos EUA. Agora uma guerra entre Bolívia e Chile em nada interessaria ao Brasil, instabilidade na América so Sul é última coisa que o governo de Brasilia quer, até pq para chegar ao Pacífico esta sendo discutido a construção de duas ferrovias com capital chinês, uma que iria passar pelo Peru e uma outra que iria passar pelo próprio Chile levando investimento para esses países. A influência que o Brasil exerce na AS é diferente daquela praticada pelas potências, nós preferimos integrar os países da AS econômicamente. Se realmente houvesse uma crise entre a Bolívia e o Chile, o Brasil seria com certeza o primeiro a intervir para acabar com ele (o conflito). Até pq a Bolívia não teria capacidade para enfrentar o Chile em uma disputa, teria no máximo para enfrentar o Suriname ou a Guiana e esses estão muito longe para esta empreitada!!!!
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7441
  • Recebeu: 949 vez(es)
  • +4507/-861
(sem assunto)
« Responder #11 em: Setembro 24, 2004, 10:59:43 pm »
Mas a questão Boliviana, implicaria a entrada do Peru num eventual conflito como creio que já ocorreu no passado. A Bolivia só entraria em qualquer loucura se tivesse o apoio do Peru. E acho que os peruanos não estão para aí voltados.

O problema com os portos no pacifico, é que eles sempre vão ficar dependentes dos governos do Peru e do Chile, que quer se queira quer não são mais facilmente influenciáveis que o Brasil.

assim, se em alguma crise em que os E.U.A. quisessem impedir o comércio com a China, íam influenciar (a.k.a. impôr) o fecho desses portos, não havendo nada a fazer...

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

J.Ricardo

  • Perito
  • **
  • 307
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Setembro 27, 2004, 10:01:57 pm »
Papatango, caso os EUA queiram atingir econômicamente o Brasil, nem precisa envolver outros países da AS, é só colocar barreiras tarifárias para o Brasil, devastaria nossa econômia. Quanto ao comércio com a China, ele já é feito via marítima sem envolver portos estrangeiros. Para afetar o comércio Brasil/China, os EUA teriam que impedir o canal do Panamá. Já a Bolivia não tem condições nem militares, nem fianceira para enfrentar o Chile, nem com ajuda do Peru eles conseguiriam, essa empreitada só seria viavel com o apoio de alguma potência extrangeira.
 

*

J.Ricardo

  • Perito
  • **
  • 307
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Outubro 21, 2004, 08:14:03 pm »
Bolívia quer novo tratado com Chile para acessar o mar
 
 
O ministro do Exterior da Bolívia, Juan Ignacio Siles, disse que seu país quer negociar um novo tratado de fronteiras com o Chile “que permita ter acesso ao mar”.
Siles fez a declaração às vésperas do centenário, comemorado nesta quarta-feira, do chamado Tratado de Paz e Amizade, firmado depois de uma guerra entre os dois países.

O ministro disse que o tratado que será buscado agora “desta vez, sim, será de paz e amizade”.

Na guerra travada no final do século 19, a Bolívia, que lutou em aliança com o Peru, perdeu 120 mil km² de seu território, incluindo 400 km de faixa litorânea.

Ânimo construtivo

Siles qualificou o acordo de 1904 de “ignominioso, profundamente injusto e profundamente não-solidário, de um país que venceu a outro”.

Por sua vez, o ministro do Exterior do Chile, Ignacio Walker, disse que seu país está recebendo o centenário do tratado com uma postura “sóbria” e um “ânimo construtivo”.

O presidente boliviano, Carlos Mesa, vai comparecer ao Congresso do país nesta quarta-feira para participar de atos que lembram os cem anos do tratado.

Na terça-feira, Mesa disse que a Bolívia vai levar adiante sua reivindicação de ter acesso ao mar.

Segundo Siles, o país poderia usar a venda de gás natural ao Chile como um elemento de futuras negociações.

O centenário do tratado acontece no momento em que Chile e Bolívia vivem uma polêmica relacionada ao porto chileno de Arica, por onde exportadores bolivianos despacham boa parte de seus produtos.

A Bolívia quer que o Chile revise sua decisão de privatizar o embarque e desembarque de cargas no porto – medida que, segundo os bolivianos, viola os termos do tratado de 1904.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5403 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7060/-9427
(sem assunto)
« Responder #14 em: Outubro 22, 2004, 10:29:32 am »
Citação de: "Guilherme"
Citação de: "dremanu"
Eu já visitei o Chile trés vezes, é um país lindo, e os Chilenos são super simpáticos. Aliás em muitas coisas, são muito parecidos com os Portuguêses. E as Chilenas meus amigos, são "mui calientes".

Minha amiga Cláudia (http://www.terra.com.mx/thegirl/claudia_rocha/) esteve no Chile e segundo ela lá não tinha muita mulher bonita não. :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas