KC-390 na FAP

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oi661114

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #630 em: Abril 03, 2020, 10:55:47 pm »
A melhor opção sem dúvida não é o A-400, que têm menos autonomia que um C-130 (3.300 km, contra 3.800 km), mas pode levar mais 10 ton, mas sim um C-17.

Óbvio que quer o A-400,  C-130 E o KC não são aviões para este tipo de missões.

Agora um MRTT dava um jeito neste momento.

De longe, um par de MRTT safavam e bem nesta e noutras situações semelhantes. Além de que, na perspectiva de transportar pessoas, o faz com muito mais conforto que o C-130.

Pois, o único problema é que já não temos territórios a distâncias que sejam necessários esse tipo de aviões e gastar dinheiro cá no burgo para as FA, é um luxo, não uma necessidade. Além que existe sempre o "dar o jeitinho" a empresas privadas e especialmente aquelas em que se tenham "amigos"...
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #631 em: Abril 04, 2020, 12:19:02 am »
Ainda assim as valências de um MRTT são bastante úteis para nós. Desde o auxílio à protecção da ZEE enquanto aeronave de reabastecimento, quando envias caças para o Báltico já não precisas de enviar um C-130 com a tralha toda que não cabe nos F-16, como o pessoal e equipamento de manutenção das aeronaves, permite transportar cidadãos nacionais de países como a Venezuela, Guiné Bissau, etc, e diria que os dois arquipélagos por si só já estão a uma distância suficiente do continente para justificar estas aeronaves. Para não falar das capacidades ELINT, COMINT e SIGINT.
Mas o que gosto mais é permitir que os nossos F-16 operem sem problemas em qualquer parte da nossa ZEE em que sejam necessários.

Mas concordo que nunca haverá dinheiro ou mais concretamente interesse em investimentos destes.
 

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NVF

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #632 em: Abril 04, 2020, 04:29:02 am »
Pode não haver guito para A330 MRTT, mas certamente que se arranjam uns 50 milhões para 03 ou 04 KC-135R do tio Trampas, ou talvez até nos doassem as aeronaves. E com a perspectiva da USAF retirar os KC-10A, adquirir dois destes monstros a preço de amigo seria uma outra possibilidade. Qualquer uma destas aeronaves seria útil nos tempos que correm e no futuro extremamente volátil que se adivinha no pós Covid-19.
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Barlovento

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #633 em: Abril 04, 2020, 10:32:31 am »
Pode não haver guito para A330 MRTT, mas certamente que se arranjam uns 50 milhões para 03 ou 04 KC-135R do tio Trampas, ou talvez até nos doassem as aeronaves. E com a perspectiva da USAF retirar os KC-10A, adquirir dois destes monstros a preço de amigo seria uma outra possibilidade. Qualquer uma destas aeronaves seria útil nos tempos que correm e no futuro extremamente volátil que se adivinha no pós Covid-19.

Los políticos se acuerdan de las FFAA cuando las papas queman  pero el equipamiento hay que tenerlo todo el año y no solamente cuando sucede una emergencia, en ese momento ya no hay solución y esto vale para los incendios forestales, el coronavirus o cualquier tipo de emergencia. Hay que estar siempre preparados. Esperemos que de esta experiencia salga algo positivo, que aprendan algo.
 
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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #634 em: Abril 04, 2020, 02:01:50 pm »
Pode não haver guito para A330 MRTT, mas certamente que se arranjam uns 50 milhões para 03 ou 04 KC-135R do tio Trampas, ou talvez até nos doassem as aeronaves. E com a perspectiva da USAF retirar os KC-10A, adquirir dois destes monstros a preço de amigo seria uma outra possibilidade. Qualquer uma destas aeronaves seria útil nos tempos que correm e no futuro extremamente volátil que se adivinha no pós Covid-19.

3 ou 4? Até com 2 já ficavamos contentes. Mas material em segunda mão não serve, somos de alto gabarito, ou é novo e da Embraer, ou não presta.
 

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Red Baron

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #635 em: Abril 04, 2020, 02:41:40 pm »
Ainda assim as valências de um MRTT são bastante úteis para nós. Desde o auxílio à protecção da ZEE enquanto aeronave de reabastecimento, quando envias caças para o Báltico já não precisas de enviar um C-130 com a tralha toda que não cabe nos F-16, como o pessoal e equipamento de manutenção das aeronaves, permite transportar cidadãos nacionais de países como a Venezuela, Guiné Bissau, etc, e diria que os dois arquipélagos por si só já estão a uma distância suficiente do continente para justificar estas aeronaves. Para não falar das capacidades ELINT, COMINT e SIGINT.
Mas o que gosto mais é permitir que os nossos F-16 operem sem problemas em qualquer parte da nossa ZEE em que sejam necessários.

Mas concordo que nunca haverá dinheiro ou mais concretamente interesse em investimentos destes.

Citar
The latter workstrand quickly evolved into a shared ambition of several EDA Member States to jointly
acquire and operate a multinational pooled tanker fleet. In November 2012, Defence Ministers of 10
EDA Member States (The Netherlands, Belgium, France, Greece, Spain, Hungary, Luxembourg,
Poland, Portugal and Norway) signed a letter of intent in which they agreed to work towards pooling
national requirements and acquiring new multi-role aircraft together, under the lead of The
Netherlands. The declared aim was always to reach an initial European strategic tanker capability by
2020 which would be available for multinational and national use. The MMF, the Multinational Multi-
Role Tanker Transport Fleet project, was born.

Na verdade é que só vejo dois cenários para termos um MRTT, um é no regate que provavelmente vamos fazer a TAP o governo ficar com uns A330 para reduzir os encargos com os bancos da TAP.

Outra a fazer com a Espanha uma versão da European MRTT Squadron aqui no sul da Europa.
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #636 em: Abril 04, 2020, 04:52:27 pm »
Nós somos os maiores a assinar "letters of intent", e no fim não dá em nada.

O problema é mesmo não haver vontade de ter estes meios, por mais benéficos que fossem para a operacionalidade do ramo. E a partir do momento em que o C-390 tem capacidade AAR, quem manda pensa que faz o mesmo que o MRTT.

Seria bom converter os tais A330 da TAP, mas mais depressa viram jactos privados para os boys do que aeronaves de utilidade militar para a FAP.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #637 em: Abril 04, 2020, 06:11:37 pm »
Ainda assim as valências de um MRTT são bastante úteis para nós. Desde o auxílio à protecção da ZEE enquanto aeronave de reabastecimento, quando envias caças para o Báltico já não precisas de enviar um C-130 com a tralha toda que não cabe nos F-16, como o pessoal e equipamento de manutenção das aeronaves, permite transportar cidadãos nacionais de países como a Venezuela, Guiné Bissau, etc, e diria que os dois arquipélagos por si só já estão a uma distância suficiente do continente para justificar estas aeronaves. Para não falar das capacidades ELINT, COMINT e SIGINT.
Mas o que gosto mais é permitir que os nossos F-16 operem sem problemas em qualquer parte da nossa ZEE em que sejam necessários.

Mas concordo que nunca haverá dinheiro ou mais concretamente interesse em investimentos destes.

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The latter workstrand quickly evolved into a shared ambition of several EDA Member States to jointly
acquire and operate a multinational pooled tanker fleet. In November 2012, Defence Ministers of 10
EDA Member States (The Netherlands, Belgium, France, Greece, Spain, Hungary, Luxembourg,
Poland, Portugal and Norway) signed a letter of intent in which they agreed to work towards pooling
national requirements and acquiring new multi-role aircraft together, under the lead of The
Netherlands. The declared aim was always to reach an initial European strategic tanker capability by
2020 which would be available for multinational and national use. The MMF, the Multinational Multi-
Role Tanker Transport Fleet project, was born.

Na verdade é que só vejo dois cenários para termos um MRTT, um é no regate que provavelmente vamos fazer a TAP o governo ficar com uns A330 para reduzir os encargos com os bancos da TAP.

Outra a fazer com a Espanha uma versão da European MRTT Squadron aqui no sul da Europa.

O Aguiar Branco fez dessa assinatura "letra morta", e depois em 2015 atirou para o ar que a contribuição portuguesa poderia eventualmente vir a ser feita com recurso ao KC-390. E seriamente ninguém está a ver o Governo passar A330 para a esfera do Estado a fim de salvar a TAP. Era bom era, mas depois desta crise do coronavírus as coisas irão continuar na mesma ou piores ainda para as Forças Armadas.


Seria bom converter os tais A330 da TAP, mas mais depressa viram jactos privados para os boys do que aeronaves de utilidade militar para a FAP.

Chamem-me céptico, porém é algo muito pouco provável. Se um A330 MRTT anda na ordem dos 205 a 210M€ por aparelho, converter um civil para militar custa perto de 120M€ de acordo com a própria Airbus. Se há coisa que temos visto nesta crise da pandemia é que as capacidades dos militares têm sido subaproveitadas, logo se a seguir o que nos espera é um mundo em escombros económicos (e não só), alguém acredita de facto que depois das coisas "normalizarem" as Forças Armadas vão merecer mais atenção e cuidado que aquele que têm tido até agora?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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typhonman

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #638 em: Abril 04, 2020, 06:36:07 pm »
Se o contrato dos KC for cancelado, quanto temos de pagar aos zucas ?
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #639 em: Abril 04, 2020, 06:49:06 pm »
Era bom que a FAP pudesse ficar com algum 332 mas a acontecer a FAP teria que o comprar, o que eu não estou a ver a acontecer.
Todas as 105 aeronaves da TAP estão em leasing, a TAP não possui nenhuma aeronave.

O que vai acontecer á TAP é entregar algumas dezenas de aeronaves, pois as despesas com os pagamentos dos leasing são brutais e como a crise está para durar, não haverá dinheiro para manter a actual frota operacional.

Vou gostar de ver onde, até sei de onde virá o dinheiro, a TAP vai buscar o pilim para pagar aos cerca de 6000 tripulantes o lay-off acima do estipulado por lei, os tais € 1905, pois não tem em tesouraria, nada que possa fazer cumprir essa promessa do mister Antonoaldo.

Abraços e protejam-se
« Última modificação: Abril 04, 2020, 06:56:54 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #640 em: Abril 04, 2020, 07:28:41 pm »
Se o contrato dos KC for cancelado, quanto temos de pagar aos zucas ?

Não vai ser cancelado, diria até que de todos os programas da LPM, é o que tem menos chances de ser cancelado, mesmo que a economia rompesse totalmente.
 

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Red Baron

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #641 em: Abril 05, 2020, 01:10:00 pm »
Era bom que a FAP pudesse ficar com algum 332 mas a acontecer a FAP teria que o comprar, o que eu não estou a ver a acontecer.
Todas as 105 aeronaves da TAP estão em leasing, a TAP não possui nenhuma aeronave.

O que vai acontecer á TAP é entregar algumas dezenas de aeronaves, pois as despesas com os pagamentos dos leasing são brutais e como a crise está para durar, não haverá dinheiro para manter a actual frota operacional.

Vou gostar de ver onde, até sei de onde virá o dinheiro, a TAP vai buscar o pilim para pagar aos cerca de 6000 tripulantes o lay-off acima do estipulado por lei, os tais € 1905, pois não tem em tesouraria, nada que possa fazer cumprir essa promessa do mister Antonoaldo.

Abraços e protejam-se

Pois mas não sei que contrato a TAP tem com a empresa que fez o Leasing. Mas não sei se pode entregar assim os aviões sem uma compensação financeira.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #642 em: Abril 05, 2020, 01:32:30 pm »
Vou gostar de ver onde, até sei de onde virá o dinheiro, a TAP vai buscar o pilim para pagar aos cerca de 6000 tripulantes o lay-off acima do estipulado por lei, os tais € 1905, pois não tem em tesouraria, nada que possa fazer cumprir essa promessa do mister Antonoaldo.

Os ursos que pagam os seus impostos estão cá sempre para apoiar o "interesse nacional". É como diz o gajo do tasco e com muita propriedade "eu com o dinheiro dos outros também sou um mecenas do caraças".

Curiosa esta tendência do Tuga para nacionalizar prejuízos e privatizar lucros. Se bem que no caso da TAP é mais uma questão de policia, a operação da TAP no Brasil tem assim um cheirinho...
"Se servistes à pátria, que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis, ela o que costuma."
 

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tenente

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #643 em: Abril 05, 2020, 02:55:32 pm »
Era bom que a FAP pudesse ficar com algum 332 mas a acontecer a FAP teria que o comprar, o que eu não estou a ver a acontecer.
Todas as 105 aeronaves da TAP estão em leasing, a TAP não possui nenhuma aeronave.

O que vai acontecer á TAP é entregar algumas dezenas de aeronaves, pois as despesas com os pagamentos dos leasing são brutais e como a crise está para durar, não haverá dinheiro para manter a actual frota operacional.

Vou gostar de ver onde, até sei de onde virá o dinheiro, a TAP vai buscar o pilim para pagar aos cerca de 6000 tripulantes o lay-off acima do estipulado por lei, os tais € 1905, pois não tem em tesouraria, nada que possa fazer cumprir essa promessa do mister Antonoaldo.

Abraços e protejam-se

Pois mas não sei que contrato a TAP tem com a empresa que fez o Leasing. Mas não sei se pode entregar assim os aviões sem uma compensação financeira.

O que eu posso adiantar é que ou a TAP entrega as aeronaves à empresa de leasing com uma indemnização ou ou prejuizos ainda serão bem superiores ao previsto. Se o leasing fosse passível de ser transmitido para a FAP, seria uma opção a ter em conta nas não me parece que tal aconteça.

abraço
« Última modificação: Abril 05, 2020, 02:57:45 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #644 em: Abril 05, 2020, 03:35:31 pm »
Caro Tenente, sobre o 330 da TAP que foi à China, as 20 toneladas que trouxe é capacidade de porão ou adaptaram também a zona de passageiros?

Obrigado e abraço.
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