KC-390 na FAP

  • 3454 Respostas
  • 438334 Visualizações
*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: KC-390 na FAP
« Responder #465 em: Janeiro 25, 2020, 12:48:18 am »
Podemos sempre converter os C-130H que vão passar para a frota de combate aos fogos em KC-130. Assim nos 8 meses que não tem de ficar em prontidão em ovar, cumpriam uma missão também civil de apoiar as missões de SAR dos EH-101 nos Açores.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 818
  • Recebeu: 56 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +40/-827
Re: KC-390 na FAP
« Responder #466 em: Janeiro 25, 2020, 12:54:32 am »
Podemos sempre converter os C-130H que vão passar para a frota de combate aos fogos em KC-130. Assim nos 8 meses que não tem de ficar em prontidão em ovar, cumpriam uma missão também civil de apoiar as missões de SAR dos EH-101 nos Açores.
Boa noite
esta previsto ja para este ano em Setembro uma Segunda equipa/segundo Heli eh 101 para os Acores para reforcar assim a mesma equipa que ali se encontra tambem complementando se assim em turnos de rotacao….e prontidao….
abraxo
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: KC-390 na FAP
« Responder #467 em: Janeiro 25, 2020, 01:20:54 am »
Na FAB foi feito e será utilizado para reabastecer nossos Caracal, que tem velocidades semelhantes as do EH101. Não creio que será empecilho.

Na FAB foi feito o quê? O teste real com um 390 a abastecer um helicóptero? E não há foto nem vídeo? Estranho tendo em conta que seria uma capacidade possivelmente inédita de entre aeronaves a jacto. Mas chamem-me céptico por querer mais provas do que brochuras e marketing do fabricante.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3447
Re: KC-390 na FAP
« Responder #468 em: Janeiro 25, 2020, 11:02:23 am »
Na FAB foi feito e será utilizado para reabastecer nossos Caracal, que tem velocidades semelhantes as do EH101. Não creio que será empecilho.

Na FAB foi feito o quê? O teste real com um 390 a abastecer um helicóptero? E não há foto nem vídeo? Estranho tendo em conta que seria uma capacidade possivelmente inédita de entre aeronaves a jacto. Mas chamem-me céptico por querer mais provas do que brochuras e marketing do fabricante.

DC:

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3518 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: KC-390 na FAP
« Responder #469 em: Janeiro 25, 2020, 12:05:59 pm »
Isso é um KC-130H...  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3447
Re: KC-390 na FAP
« Responder #470 em: Janeiro 25, 2020, 12:23:40 pm »
Isso é um KC-130H...  ::)

Sim, eu sei. :mrgreen:

O KC390 só reabasteceu até agora caças (pelo menos é só isso que eu estou a lembrar-me), mas também penso que a EMBRAER diz que o dito aparelho pode voar a velocidades que permitem o reabastecimento de helicópteros.
« Última modificação: Janeiro 25, 2020, 12:27:07 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: KC-390 na FAP
« Responder #471 em: Janeiro 25, 2020, 12:51:18 pm »
Isso é um KC-130H...  ::)

Sim, eu sei. :mrgreen:

O KC390 só reabasteceu até agora caças (pelo menos é só isso que eu estou a lembrar-me), mas também penso que a EMBRAER diz que o dito aparelho pode voar a velocidades que permitem o reabastecimento de helicópteros.

Citar
As a tanker, the KC-390 can refuel helicopters at speeds as low as 120 kt. and jets up to 300 kt. at 2,000-32,000 ft. using two wing-mounted Cobham hose-and-drogue pods. These deliver up to 400 gal./min., and the KC-390 can offload a maximum of 12,000 kg (26,500 lb.) from three tanks that can be loaded on pallets into the cargo hold to feed their fuel via the aircraft’s center tank. The center tank alone can carry 10,000 kg of the aircraft’s 23,000-kg internal fuel capacity. Using palleted tanks can extend that range.

Diz que pode, segundo o piloto de teste da Embraer William Souza.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Tikuna

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: KC-390 na FAP
« Responder #472 em: Janeiro 25, 2020, 01:34:42 pm »
O simulador do Gripen NG da Saab também dava o K/D ratio do Gripen vs SU-35 de qualquer coisa como 4 para 1.  ::)
O "diz que disse" aqui não chega, ainda mais do fabricante. Ou dá ou não dá, a última coisa que quero ver é tentarem fazer este procedimento em Portugal "à confiança porque a Embraer disse", e depois cai um 390 e um Merlin com a brincadeira. O KC-130 e o A-400 sabe-se que conseguem porque há fotos e vídeos por aí a comprová-lo, o KC-390 para já zero.
 

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 258
  • Recebeu: 151 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +72/-2405
Re: KC-390 na FAP
« Responder #473 em: Janeiro 25, 2020, 01:41:14 pm »
Na FAB foi feito o quê? O teste real com um 390 a abastecer um helicóptero? E não há foto nem vídeo? Estranho tendo em conta que seria uma capacidade possivelmente inédita de entre aeronaves a jacto. Mas chamem-me céptico por querer mais provas do que brochuras e marketing do fabricante.

Na FAB e na Embraer foram testadas velocidades minimas e máximas de reabastecimento de ambas aeronaves, que são novas na força (KC-390 e Caracal). Também foi feita toda a simulação em túneis de vento e computadorizadas. O KC-390 já tem o pré-requisito de reabastecer helicópteros desde sua concepção, não foi uma capacidade inserida como marketing. Nasceu dos requisitos da FAB que foram seguidos pela Embraer. Os contatos em helicópteros já foram previstos para começar bem em breve (a Embraer disse que já no inicio desse ano), então as imagens sem dúvidas não tardarão a aparecer.

Saudações

 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: KC-390 na FAP
« Responder #474 em: Janeiro 25, 2020, 01:58:12 pm »
Aguardemos então!
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: KC-390 na FAP
« Responder #475 em: Janeiro 25, 2020, 03:27:31 pm »
Na FAB foi feito o quê? O teste real com um 390 a abastecer um helicóptero? E não há foto nem vídeo? Estranho tendo em conta que seria uma capacidade possivelmente inédita de entre aeronaves a jacto. Mas chamem-me céptico por querer mais provas do que brochuras e marketing do fabricante.

Na FAB e na Embraer foram testadas velocidades minimas e máximas de reabastecimento de ambas aeronaves, que são novas na força (KC-390 e Caracal). Também foi feita toda a simulação em túneis de vento e computadorizadas. O KC-390 já tem o pré-requisito de reabastecer helicópteros desde sua concepção, não foi uma capacidade inserida como marketing. Nasceu dos requisitos da FAB que foram seguidos pela Embraer. Os contatos em helicópteros já foram previstos para começar bem em breve (a Embraer disse que já no inicio desse ano), então as imagens sem dúvidas não tardarão a aparecer.

Saudações

Um dos KC-390 teve um grave acidente com danos estruturais devido a um stall, espero que esses relatórios tenham sido entregues a FAP.  Não queremos outro caso EC635. :-X
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: KC-390 na FAP
« Responder #476 em: Janeiro 25, 2020, 04:06:39 pm »
Isso é um KC-130H...  ::)

Nah, estás enganado CJ, olha que é um KC390, extremamente bem camuflado !!!!! ::)

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 258
  • Recebeu: 151 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +72/-2405
Re: KC-390 na FAP
« Responder #477 em: Janeiro 25, 2020, 05:31:58 pm »
Um dos KC-390 teve um grave acidente com danos estruturais devido a um stall, espero que esses relatórios tenham sido entregues a FAP.  Não queremos outro caso EC635. :-X

O incidente devido ao Stall foi com simulação de assimetria no fluxo de ar nas asas, com grande quantidade de objetos colados nas nelas simulando uma enorme formação de gelo acumulado como se o sistema de degelo estivesse inoperante e em uma situação bem critica de voo em velocidade pré-stall. A aeronave se recuperou do stall antes que algo de pior tivesse acontecido. Nessas condições um reabastecimento não ocorreria e a aeronave não manteria esse perfil de voo que foi simulado nos testes. Essa mesma aeronave algum tempo depois se acidentou na pista de Gavião Peixoto devido a uma falha humana em testes de solo, onde a aeronave passou do final da pista e ai sim teve severos danos estruturais, sendo substituída na campanha de testes pela primeira aeronave que seria entregue a FAB, e que lá continua. Hoje são 2 aeronaves voando com a Embraer e 2 aeronaves em operação na FAB, com previsão de entrega de mais 4 ainda esse ano.



Saudações
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: KC-390 na FAP
« Responder #478 em: Janeiro 25, 2020, 06:42:07 pm »
Na FAB foi feito o quê? O teste real com um 390 a abastecer um helicóptero? E não há foto nem vídeo? Estranho tendo em conta que seria uma capacidade possivelmente inédita de entre aeronaves a jacto. Mas chamem-me céptico por querer mais provas do que brochuras e marketing do fabricante.

Na FAB e na Embraer foram testadas velocidades minimas e máximas de reabastecimento de ambas aeronaves, que são novas na força (KC-390 e Caracal). Também foi feita toda a simulação em túneis de vento e computadorizadas. O KC-390 já tem o pré-requisito de reabastecer helicópteros desde sua concepção, não foi uma capacidade inserida como marketing. Nasceu dos requisitos da FAB que foram seguidos pela Embraer. Os contatos em helicópteros já foram previstos para começar bem em breve (a Embraer disse que já no inicio desse ano), então as imagens sem dúvidas não tardarão a aparecer.

Saudações

Tikuna, a questão que deve ser clarificada não é tanto a TAS/MAS ( minimum Air Speed) do Reabastecedor vs a TAS/MAS possivel do acft a ser abastecido, mas sim a turbulência provocada pelo thrust das turbofans do KC390, e o seu efeito nos helis .

No A400 foi necessário colocar mangueiras com maior comprimento para afastar MAIS, os Helis da aeronave abastecedora, devido á turbulência provocada motores do dito.

Provavelmente no KC390 será necessário efectuar uma alteração semelhante, se, e digo se tal aumento de distância  permitirá que a turbulência provocada, deixe de afectar a segurança/estabilidade de voo, dos helis a abastecer, será que me faço entender ??

Abraços
« Última modificação: Janeiro 25, 2020, 06:42:53 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: KC-390 na FAP
« Responder #479 em: Janeiro 25, 2020, 07:10:37 pm »
Um dos KC-390 teve um grave acidente com danos estruturais devido a um stall, espero que esses relatórios tenham sido entregues a FAP.  Não queremos outro caso EC635. :-X

O incidente devido ao Stall foi com simulação de assimetria no fluxo de ar nas asas, com grande quantidade de objetos colados nas nelas simulando uma enorme formação de gelo acumulado como se o sistema de degelo estivesse inoperante e em uma situação bem critica de voo em velocidade pré-stall. A aeronave se recuperou do stall antes que algo de pior tivesse acontecido. Nessas condições um reabastecimento não ocorreria e a aeronave não manteria esse perfil de voo que foi simulado nos testes. Essa mesma aeronave algum tempo depois se acidentou na pista de Gavião Peixoto devido a uma falha humana em testes de solo, onde a aeronave passou do final da pista e ai sim teve severos danos estruturais, sendo substituída na campanha de testes pela primeira aeronave que seria entregue a FAB, e que lá continua. Hoje são 2 aeronaves voando com a Embraer e 2 aeronaves em operação na FAB, com previsão de entrega de mais 4 ainda esse ano.



Saudações

Primeiro obrigado pela participação no fórum,  não é todos os dias que uma grande fabricante de aeronaves tem um representante no fórum "da ma língua" :mrgreen:

Já agora software do kc-360 é compatível com o LINK-16 ou terão de ser feitas alterações.