Mesmo com o melhor helicóptero SAR do mundo, com todos os equipamentos que se podem sonhar para esta função, não vale de nada sem um meio de escolta capaz. Seja um héli de ataque, seja um héli ligeiro ou médio armado, faz sempre falta qualquer um destes para aumentar as chances de sucesso da missão CSAR. E actualmente não temos nada deste género, por isso ou pegamos nos H-60 e adquire-se a versão que melhor se adequa a fazer isto, ou adquire-se os (propostos) Apaches ou uns Vipers para conferir verdadeiro poder de fogo.
Agora, o que vai ser decidido quanto aos helicópteros hawk propostos, não sei, e julgo que ninguém sabe ainda.
Mas planeamento a serio é como os Dinamarqueses fizeram. Construiram primeiro o seu navio de apoio(Absalon) e depois usaram 90% do desenho do casco para fazer as suas fragatas. Com o dinheiro que pouparam conseguiram ter das fragatas mais bem equipadas da Europa e onde ambas operam o mesmo helicóptero base o MH-60R sendo que Absalon opera também o EH101.
O helicóptero para o futuro LPD deve ser escolhido em relação as futuras fragatas e não ser motivo de condicionamento de uma escolha futura no programa de fragatas.
Qualquer fragata que se pense adquirir no futuro terá, à partida, capacidade de operar o Seahawk (ou NH-90). Em termos de navios em segunda-mão que se vislumbre no futuro, as DZP têm hangar para o NH-90, logo também deve dar para o Seahawk, já as Anzac vêm especificamente com o Seahawk. Se comprássemos navios novos, o hangar seria certamente especificado para hélis da dimensão do Seahawk no mínimo, até porque duvido que fosse sequer equacionada a aquisição de Merlin ASW como meio orgânico das fragatas ou limitar as dimensões do hangar para apenas receberem os Lynx. Quanto ao LPD, um requisito básico seria certamente um hangar capaz de acomodar pelo menos 2 Merlin, eventualmente 2 Merlin + 2 hawk ou Viper ou o que fosse.