Vietnã comemora 30º aniversário da vitória em Danang

  • 0 Respostas
  • 1970 Visualizações
*

J.Ricardo

  • Perito
  • **
  • 307
  • +0/-0
Vietnã comemora 30º aniversário da vitória em Danang
« em: Março 29, 2005, 01:37:26 pm »
29/03/2005 - 04h44
Vietnã comemora 30º aniversário da vitória em Danang
 
da Associated Press, no Vietnã

A cidade portuária de Danang, que já foi uma das principais bases militares dos EUA, estava novamente cheia de soldados nesta terça-feira para comemorar o 30º aniversário da vitória das forças comunistas durante a Guerra do Vietnã.

Centenas de tropas vietnamitas marcharam atrás de um gigante retrato do líder revolucionário Ho Chi Minh, que era conduzido em um jipe ao redor do estádio Chi Lang.

No evento, que teve duas horas de duração e foi transmitido pela TV, diversos balões foram soltos ao céu durante a marcha dos cerca de 10.000 soldados fardados.

A celebração reflete a importância da captura estratégica de Danang pelos comunistas durante a Guerra do Vietnã.

A aterrissagem de soldados norte-americanos na cidade marcou, em 1965, a entrada oficial dos EUA no confronto. Danang "hospedou" a maior base militar dos EUA ao norte de Saigon, a capital da região sul do Vietnã --apoiada pelos EUA.

Uma década depois, em 29 de março de 1975, Danang se tornou a terceira cidade a cair por causa do avanço das forças comunistas pela costa do país, que terminou no dia 30 de abril, com a tomada de Saigon.

Essa vitória reunificou o país e terminou o doloroso conflito que matou 58.000 norte-americanos e três milhões de vietnamitas.

Falando diante de um estádio com cerca de 30.000 espectadores --cada um com sua pequena bandeira do Vietnã--, um dos organizadores da festa, Nguyen Ba Thanh, fez referências ao passado militar da cidade, mas preferiu falar do futuro.

"Antes da libertação, Danang era uma gigante base militar (...). A produção industrial era quase inexistente. As áreas rurais estavam bem destruídas pela guerra. Campos de arroz não eram usados", afirmou.

Entretanto, segundo Thanh, nos anos após a guerra, Danang teve um "boom" econômico que fez dela um modelo no país. "Toda a cidade é como uma grande construção, que está mudando a cara da cidade e criando uma nova imagem para todo o país", disse.

A população de cerca de 750.000 habitantes da cidade agora é marcada por um novo horizonte cheio de construções grandiosas, como 200 novas rodovias e quatro modernas pontes sobre o rio Han.

Durante a guerra, a areia branca de China Beach era o local favorito de descanso dos soldados dos EUA. A região está retomando o turismo agora com a construção de resorts milionários.