Caro Mafets
Não havia necessidade
Comparar as funções e grau de risco com as embarcações Brasileiras? Felizmente que nos encontramos na costa atlântica europeia e não na costa Brasileira. Saliente 3 exemplos de ocorrências graves (com factos reais) na nossa costa que justificava meios armados de maior capacidade?
Meu caro pfsbca, eu é que digo que não havia necessidade. Quando até se usam cá no burgo os submarinos em missões de combate ao narcotráfico faz-me essa pergunta? Se acha que não existe justificação para meios mais pesados que patrulhas com calibre .50, então porque a marinha os usa nestas missões? Está a espera de apanhar traficantes em fragatas ? Mas já agora gostava de saber a sua justificação para a MB usar patrulhas costeiros com 40mm. Deve ser por causa da pesca da baleia ou do Maduro
Ao longo deste último ano, o Trident participou em dois exercícios NATO no Mar Mediterrâneo e recolheu "diversa informação operacional, designadamente na área do combate ao narcotráfico",uma "tarefa de acrescida relevância nas actividades dos submarinos".
Duas calibre 7.62mm na Madeira e depois?
Esta uma verdadeira pérola. Alias em zee onde são diversos os navios apanhados com elevadas quantidades de droga deveriam-se usar embarcações "só com canhões de água". Até porque os narcotraficantes devem andar todos desarmados ou armados de arco e flecha. (Dou-lhe alguns exemplos de dezenas e não somente 3, tanto na madeira como costa Portuguesa, bastando para isso ler notícias ou pesquisar num qualquer motor de busca ). E atenção que a sorte não dura para sempre...
A Polícia Judiciária apreendeu uma embarcação no porto do Caniçal, na Madeira, que continha 1.400 quilos de cocaína, tendo sido detidas sete pessoas no âmbito da investigação, anunciou hoje a polícia.
A polícia "apreendeu uma embarcação com cerca de 1.400 kg de cocaína e foram detidas sete pessoas", refere uma nota da PJ enviada à Lusa.
A PJ remete mais esclarecimentos para quinta-feira, altura em que deverá realizar-se uma conferência de imprensa para explicar a investigação e apresentar os resultados da operação.
Esta é a segunda grande apreensão de droga feita pela PJ nas ilhas portuguesas esta semana, depois de uma operação na segunda-feira em que foram encontrados 327 quilogramas de cocaína a bordo de um veleiro intercetado perto dos Açores.
http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/534394-pj-apreende-traineira-com-1400-kg-de-droga-na-madeira
O navio pesqueiro que transportava cerca de 1700 quilos de cocaína foi interceptado em alto mar, ontem, terça-feira, a cerca de 22 milhas marítimas da costa, pela Marinha de Guerra e Força Aérea portuguesas, no âmbito de uma investigação da PJ iniciada há cerca de mês e meio.
Na operação designada "Luar Africano" foram detidos os oito homens da tripulação, com idades entre os 25 e os 45 anos, de nacionalidade indonésia, não tendo sido encontradas armas a bordo.
Droga vale 80 milhões de euros
Segundo o director da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE) da PJ, Joaquim Pereira, "trata-se da maior apreensão de cocaína dos últimos quatro anos, em mar e em pesqueiros".
O produto estupefaciente estava dissimulado "num compartimento na ré do navio", de 38 metros de comprimento, "por debaixo de outro cheio de água, cujos acessos estavam fechados com fibra, o que dificultou a sua localização".
A cocaína apreendida, com um valor presumível de 80 milhões de euros, encontrava-se acondionada e distribuída por diversos fardos.
De acordo com o director da UNCTE, a investigação, que teve a colaboração das entidades norte-americanas e do gabinete em Lisboa da "Drug Enforcement Administration" (DEA), "irá continuar no contexto da cooperação internacional para esclarecer a origem do produto estupefaciente".
http://www.jn.pt/seguranca/interior/navio-com-1700-quilos-de-cocaina-apreendido-na-costa-portuguesa-1920056.html
Quanto ao upgrade no Alfeite se se tratou de um downgrade pois lamento muito. Concordo que muita asneira tem sido feita e também considero o valor do investimento duvidoso. Sem dúvida que lhes foram retiradas capacidades muito importantes e isso é altamente reprovável.
Lamenta você e lamento eu (embora o downgrade tenha começado logo na Dinamarca com a carrada de equipamento retirado para os navios virem a preço de saldo um milhão cada). Sobretudo quando esta perante uma marinha com carência na balizagem, desminagem e combate à poluição, já para não falar de patrulhas, sejam oceânicos ou costeiros, mas também navios de guerra já que existem 5 fragatas e 2 submarinos. Ainda no inicio deste ano diversas marinhas como a alemã usaram navios patrulha lança misseis em vários exercícios. Nós como somos "ricos" quando adquirimos navios deste tipo é só para patrulha costeira. E depois lá vão as fragatas para todas as missões NATO. UE, ONU, etc, depois de terem feito até Sar. Daí, não embandeirar em arco os Sf300 que pode ser pior a "emenda que o soneto".
A recente participação de um aluno ENIDH num dos referidos embarques, a bordo da fragata NRP D. Francisco de Almeida, em missão SAR (Busca e Salvamento) é, pela sua relevância, partilhada através da plataforma Transporte Marítimo Global:
https://transportemaritimoglobal.com/2013/12/01/vontade-de-bem-fazer/
"Chapa" foi o termo utilizado por mim para gozar com a fraca qualidade de material usada para as embarcações americanas (principalmente Brasileira). Estas embarcações estão habituadas ao Mar do Norte que é bastante agressivo, aqui durarão bastante tempo, estou certo disso.
Estava a ser irónico (até porque não estão em causa as capacidades do navio e sim mais umas asneiradas made in portugal). Até diria mais, quando tem Sf300 no Mediterrâneo de alguma forma lá chegaram. Quanto à tal qualidade do material Brasileiro deixo para o forista vitor santos lhe responder...
LPD no coments.
Nesta altura do campeonato, se por exemplo houvesse 80 milhões para um LPD, eu usava uma parte para o Upgrade ás Vg, outra para colocar os Tejo em condições, arranjava mais 2 helis que bem necessários são e ia no final ver se os Indonésios não quereriam vender um makassar em segunda mão por 40 milhões. É que ter LPD "sem marinha" não nos vale de muito, digo eu
4 corvetas fora de prazo fazem falta tendo 4 classe Tejo? e os upgrades nas fragatas não é vantajoso? 2 NPO a construir em Viana não contam? e se se confirmar o LPD também nõ é positivo?
Meu caro, cada um tem a sua opinião e respeito a sua mas não veja mal em eu discordar consigo.
Abraços
Meu caro, não vejo mal e pode discordar à vontade, agora convêm que apresente a sua "discordância" com "principio, meio e fim", bem como apresentando um raciocínio em que seja possível seguir o "fio à meada" a bem do salutar debate, algo que confesso estar a ser "complicado" por um conjunto de razões apresentadas principalmente no ultimo parágrafo, que passo a citar:
1- Se as corvetas em Portugal (que não são 4 mas sim duas) fazem na prática de patrulhas oceânicos, vai substitui-los pelos Classe Tejo, que você afirma: "farão missões costeiras? Vai manda-los para os Açores e Madeira? A Marinha diz que não, pelo que restam os NPO. E quanto tiver de ir à terra nova ou ao mediterrâneo manda o que, fragatas? E as missões NATO e UE e Onu, corvetas ou o balizador? Esta a ver como se calhar os Tejo melhor armados até davam jeito.
2- Em 5 fragatas um upgrade a 2 diria que é pouco e não me deixa nas nuvens (assim como os Lynx, mesmo com Upgrade). Até porque as 3 novas que adquirimos vão ficar para missões de baixa intensidade e ainda acabam qualquer dia a fazer de patrulhas oceânicos e sar (como as Baptista de Andrade que até tinham paióis para misseis e nunca os tiveram)...
3 - Os dois NPO em Viana já começaram a ser construídos? Em 2018 falamos se não existirem atrasos ou contratos anulados e tendo em conta a marinha que existir na altura, ok? É que isto de contar com o "ovo da galinha antes desta o por".
4- O LPD em parte já lhe respondi, mas acrescento: Tem capacidades de reabastecedor? É que se não tiver e tendo em conta os mais de 40 anos do Berrio vai abastece-lo como? E a restante Esquadra (a não ser que o objectivo seja andar pela ZEE e pedinchar à NATO um abastecedor quando tiver de ir além mar)? A não ser que com o LPD venha um AOR ou o Berrio esteja previsto durar até aos 50 ou 60 anos.
Espero que tenha percebido agora que não se trata de concordar ou discordar, mas de lógica, coisa que nem sempre abunda por aqui (e não leve a mal o meu desabafo, que existe sempre um ou outro forista que acusa-me da mesma "falta de estrutura") ...
Saudações