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Força Aérea Portuguesa / Re: Programa de substituição do C-130
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 04:29:30 pm »


Poderá o primeiro Lockheed C-130H-30 Hercules (16806) atualizado estar a ser devolvido à FAP em breve?

Originalmente publicado pelo @IntelPortugal no X em:

https://twitter.com/IntelPortugal/status/1785670513702113368

O seu callsign é, de facto, indicativo que já poderá estar operacional. Há quem diga que sim, que já foi reentregue aos Bisontes, todavia ainda carece de confirmação mais oficial.

Está novamente ativo no Montijo mas sem callsign...

Edit: E penso que o 01 também, mas em Alverca (OGMA).



O que me disseram há pouco foi que "estão prontos, mas não estão prontos". Portanto não tarda nada o forno há-de apitar para dizer que estão prontos. :mrgreen:

Será que vão aparecer, conjuntamente, com o segundo KC-390 no Beja Open Air?  ;D
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por dc em Hoje às 04:20:58 pm »
P.S. A partir da altura que a Fap assumiu o F35 a lógica não seria para o 346, quer para treino avançado quer para complemento ao mesmo? Um caça de quinta geração e um turboprop, não faz muito sentido. Muito menos quando o 346 também dá para dar uns tiros. Penso eu de que.  ;)





Tu falaste do T-7 Red Hawk, certo?! :mrgreen:



Citar
“The distance between the T-38 and an F-35 is night and day,” said Air Force Chief of Staff General David L. Goldfein. “But with the T-7A the distance is much, much smaller, and that’s important because it means the pilots trained on it will be that much better, that much faster at a time when we must be able to train to the speed of the threat.”

Também já falei em posts anteriores. Mas os Italianos e Israelitas, que me recorde, usam os 346 (além de outras nações com a tal Escola Italiana).  ;)

Saudações

P.S. o T7 também dá uns tiros, tipo At38? Assim podemos ir caçar gambozinos para Africa.   



P.S. 2- Mas também não tinham reunido com os Checos?  :P



Eu apostaria no T-50, que pelo que vi, consegue ser mais barato que o M-346. Ao ponto que a versão TA-50, versão de treino e ataque, que até possui radar (importante desde logo para quem quer "caçar drones"), foi vendido em alguns contratos como tendo um preço idêntico à versão base do M-346.

Ainda assim, eu prefiro ignorar o critério de combate por inteiro, visto que foi apenas invenção para dar vitória ao ST, deixava essa função para uns UCAV, e a curto prazo optava por adquirir alguns turboprop capazes de ministrar treino avançado, nem que seja como solução "stop gap".
Sendo uma solução "stop gap", a ideia é serem relativamente baratos (ao contrário de avionetas armadas), e deixar aberto o caminho para um verdadeiro substituto do Alpha Jet (com o stop gap a permitir fazer as coisas sem pressas), possivelmente em conjunto com Espanha.
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Exército Português / Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Última mensagem por Drecas em Hoje às 04:07:00 pm »
Nada como a inexistência de consistência no equipamento individual  :bang:
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Marinha Portuguesa / Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Última mensagem por dc em Hoje às 04:05:47 pm »
Em Portugal, em matéria de Defesa, não há qualquer plano.

Tens um ramo que tem limitações financeiras para manter, operar e armar os seus caças, e quer enveredar por uma avioneta para fazer CAS, e ainda comprar mais um avião de transporte táctico.
Tens outro ramo que tem problemas na manutenção de viaturas, e não consegue ter sequer uma das brigadas completa, mas insiste em ter o modelo de 3 Brigadas, quer os seus próprios hélis e ainda quer ter acesso a um LPD, vá-se lá saber para quê.
E o último ramo, tem problemas de manutenção numa boa parte da frota, tem falta de navios combatentes (e os que tem sofrem de obsolescência), tem falta de pessoal, tem uma força anfíbia reduzida, e mesmo assim, não só se recusa passar algumas das responsabilidades de patrulha para outra entidade (uma GC idealmente), como pretende não 1, não 2, não 3, mas 4 navios com boa capacidade logística.

Alguns destes programas fariam sentido, numas FA que realmente recebem de investimento cerca de 2% (ou até mais) do PIB, e que ambicionam ter boas capacidades em múltiplos domínios. No nosso caso, nem 1% se gasta, nem é garantido que a situação mude tão depressa, por isso não se justifica esta falta de ligação entre os ramos, a falta de um planeamento com pés e cabeça, e este foco desmesurado em determinados tipos de meios, em detrimento de outros.
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Força Aérea Portuguesa / Re: Programa de substituição do C-130
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Hoje às 03:48:07 pm »


Poderá o primeiro Lockheed C-130H-30 Hercules (16806) atualizado estar a ser devolvido à FAP em breve?

Originalmente publicado pelo @IntelPortugal no X em:

https://twitter.com/IntelPortugal/status/1785670513702113368

O seu callsign é, de facto, indicativo que já poderá estar operacional. Há quem diga que sim, que já foi reentregue aos Bisontes, todavia ainda carece de confirmação mais oficial.

Está novamente ativo no Montijo mas sem callsign...

Edit: E penso que o 01 também, mas em Alverca (OGMA).



O que me disseram há pouco foi que "estão prontos, mas não estão prontos". Portanto não tarda nada o forno há-de apitar para dizer que estão prontos. :mrgreen:
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Exército Português / Re: Pandur II
« Última mensagem por dc em Hoje às 03:42:06 pm »
Numero insuficiente ?
Mas, partindo do principio de que a esmagadora maioria das viaturas está na sua versão básica e que nada pode ser feito para alterar a situação ?

Eu diria que não faltam Pandur...
É mais provavel faltarem efetivos para colocar dentro das viaturas ...

Faltam pois. O programa original previa 240, ficámo-nos pelos 188. Desses 188, destaca-se a falta de duas versões cruciais: PM e SHORAD. Sem uma versão SHORAD/C-UAS e sem uma capacidade AA credível no EP, não importa quantos ugprades façam à frota, que não aguentam 2 dias em combate contra um adversário que possua alguma coisa que voe.

Para colmatar estas lacunas, ou se pega em alguns dos APC, e se converte nas versões em falta, o que depressa representa 1/4 da frota de APCs, se contarmos com 10 PM e 15 SHORAD*, só aí seriam 25 veículos por converter, e isto ignorando a versão de Engenharia que nunca veio, ou então compras mais viaturas.

*15 Pandur na versão SHORAD seria o mínimo, e isto é a contar que o modelo escolhido engloba o armamento e sensores na mesma plataforma (tipo Skyranger 30). Caso seja necessária uma viatura adicional para o radar, é preciso modificar mais Pandur.

A falta de pessoal, não pode servir de desculpa para se capacitar uma força como era suposto ser, além de que as soluções para esse problema, são indiferentes a quantos Pandur temos ou não.
Os problemas de manutenção/falta de sobressalentes, é um problema autoinfligido, cuja solução é bastante simples. Pode é faltar vontade, claro!
Mas um EP que mantém interesse num LPD, e quer a sua própria frota de helicópteros, não tem desculpa para que as suas principais frotas de veículos terrestres tenham problemas de manutenção.
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Exército Espanhol / Re: Fotos e Vídeos do Exército Espanhol
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Hoje às 03:33:46 pm »
Metê-los neste "wishlist" do Exército é fácil, difícil fica é comprá-los!

Se formos a ver, entre os dois BIMec a Rodas e o GRec já temos um número bastante razoável. Se acrescentarmos a versão com morteiros de 120mm poderá eventualmente abranger o GAC da BrigRR.
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Portugal / Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Última mensagem por P44 em Hoje às 03:19:23 pm »
Mais de 2.000 militares dos QOP do EMGFA e serviços comuns onde se inclui...22 Oficiais Generais!  :o

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/498-2024-863040629

O General Alcazar ficaria orgulhoso
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Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Desporto
« Última mensagem por P44 em Hoje às 03:18:22 pm »
https://observador.pt/2024/05/01/senna-morreu-ha-30-anos-o-mito-nasceu-ha-30-anos-as-30-melhores-imagens-da-vida-demasiada-curta-de-um-predestinado/

Senna morreu há 30 anos, o mito nasceu há 30 anos: as 30 melhores imagens da vida (demasiada curta) de um predestinado

Piloto brasileiro morreu no dia 1 de maio de 1994, há três décadas, no GP de San Marino. 30 anos depois, recordamos 30 imagens de Ayrton Senna entre as vitórias, os rivais, os amigos e as lágrimas.
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Força Aérea Portuguesa / Re: Programa de substituição do C-130
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 03:10:54 pm »


Poderá o primeiro Lockheed C-130H-30 Hercules (16806) atualizado estar a ser devolvido à FAP em breve?

Originalmente publicado pelo @IntelPortugal no X em:

https://twitter.com/IntelPortugal/status/1785670513702113368

O seu callsign é, de facto, indicativo que já poderá estar operacional. Há quem diga que sim, que já foi reentregue aos Bisontes, todavia ainda carece de confirmação mais oficial.

Está novamente ativo no Montijo mas sem callsign...

Edit: E penso que o 01 também, mas em Alverca (OGMA).

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