Ingresso na Marinha

  • 346 Respostas
  • 200001 Visualizações
*

tuga36

  • Membro
  • *
  • 6
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #330 em: Junho 30, 2023, 02:12:14 pm »
Os oficiais QP por norma são formados nas Academias, na Marinha chama-se Escola Naval, não sei se é exigido algum número mínimo de anos, até porque se pode concorrer directamente à Escola Naval de civil.
Então pelo o que entendi, para um oficial estar inserido nos quadros permanentes tem que ter formação na Escola Naval (curso de fz). O que me faz confusão é como é que um oficial em RC ao fim de x anos não pode, através do interesse da própria Marinha, passar para os quadros. N tenho a certeza mas acho que a idade limite para a admissão na Escola Naval são 21 anos, ou seja, como é que é suposto alguém com um curso civil de por exemplo 4 anos ser dos quadros...

Se não estou em erro, para pertencer aos QP´S dos fuzos tens que ter o curso de ciencias militares navais na especialidade de fuzileiros. Podes sempre pertencer aos QP´s com curso tirado no civil mas acabarias sempre por fazer algo relacionado com a tua especialidade.  Para o DAE, os oficiais são todos dos QP´s mas acho que os praças podem ser RC.
Se queres mesmo ir para o DAE, preocupa-te primeiro a entrar para os fuzos como praça  e quando o concurso abrir podes tentar ir. Como praça podes futuramente ingressar nos quadros permanentes, caso contrário, podes ter azar e ao fim de 6 anos seres "despachado". Também tens a opção de ir para a escola de sargentos para pertenceres aos QP´s.
Como tens licenciatura, também podes ponderar ir para oficial em RC para os fuzos e posteriormente entrar para o pelotão de abordagem, que é uma unidade com um papel muito cinético nos dias atuais.  8)
Abraço :G-beer2:
 

*

Fogueira

  • Membro
  • *
  • 5
  • +0/-0
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #331 em: Julho 03, 2023, 01:47:45 pm »
Obrigado pelo esclarecimento! 
Se entrar para praça em RC nos fuzileiros, é comum estes passaram para os quadros permanentes? Quais são critérios que desempatam os candidatos a este estatuto?

Cumps!
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7281
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #332 em: Julho 03, 2023, 04:35:40 pm »
Sabendo (?) o que se passa na "marinha" ainda quer para lá ir?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Fogueira

  • Membro
  • *
  • 5
  • +0/-0
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #333 em: Julho 03, 2023, 06:33:26 pm »
Sinceramente não estou a par da realidade da Marinha mas sempre tive o desejo de ser fuzileiro e possivelmente do DAE (sei que é muito tramado entrar).
De facto, com licenciatura, podia entrar para oficial em RC mas sei que nunca teria a oportunidade de fazer o COEMAR e posteriormente ingressar no DAE. Assim, provavelmente seria melhor ir como praça em RC. Num cenário hipotético e perfeito e caso tudo corra a 100%, em RC, sei que não poderia estar muitos anos no DAE porque o contrato expirava. Face a isto, teria de apostar na entrada para os QP´s.
De qualquer das formas, caso não atine bem, após 2 anos posso sempre regressar a civil e arranjar algum emprego relacionado com a minha área.

 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #334 em: Julho 15, 2023, 02:44:01 pm »
Se quiser mais esclarecimentos Fogueira recomendo este tópico. A saga é longa mas acentuou-se em 2019...
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7933
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5172/-235
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #335 em: Julho 24, 2023, 12:09:14 pm »
Aviso n.º 13974/2023
Defesa Nacional - Marinha - Superintendência do Pessoal
Concurso de admissão de voluntários para prestação de serviço em regime de contrato (RC) na categoria de Oficiais na classe de Técnico Superior Naval (TSN), Técnico Naval (TN) e Técnicos de Saúde (TS)

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/aviso/13974-2023-216008548
 

*

penas9

  • Membro
  • *
  • 5
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #336 em: Agosto 01, 2023, 11:14:16 pm »
Olá pessoal, antes de mais peço desculpa, sei que este tópico já foi massacrado neste fórum mas leio, leio, leio e ainda não consegui perceber quase nada. Tenho 18 anos e vou fazer uma licenciatura mas tenho o sonho desde miúdo de pertencer a um grupo de operações especiais das forças armadas. A DAE. Já sei sim senhora, que é muito difícil, eu devo achar que isto é o COD, vão se rir de mim e são poucos os que conseguem mas eu sou o tipo de pessoa que não se contenta com pouco e se entrasse na vida militar era para ir para os melhores dos melhores.


Sei que tenho que ser fuzileiro, sendo que terei licenciatura vou para Praça FZ ou Oficial FZ? Tenho de ser quanto tempo fuzileiro para concorrer à DAE? Tens que ser QP ou podes RC? Se tiver que ser QP, como é que se passa de RC para QP? A DEA é só mesmo pessoal com muita experiencia e não há malta jovem? Qual seria o caminho perfeito para entrar na DAE?

 
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2356 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #337 em: Agosto 02, 2023, 07:25:29 am »
sendo que terei licenciatura vou para Praça FZ ou Oficial FZ?

Se cumprires com todos os requisitos (por exemplo idade), acho que podes concorrer aos dois, mas até podem nem existir os dois concursos abertos ao mesmo tempo, podes ter várias incorporações de praças por ano e só ter uma de oficiais, depende do que a Marinha quer, depende de quando concorreres à Marinha o que é que está aberto nessa altura, pode não estar o curso de oficiais, nesse caso podes querer esperar ou não e concorrer logo a praça.

Citar
Tenho de ser quanto tempo fuzileiro para concorrer à DAE?
Tens que ser QP ou podes RC?

Isso é gestão interna e é informação que não costuma sair cá para fora, mas mesmo que alguém diga, na minha altura era assim, agora pode ser diferente e daqui a 5 anos mudar de novo, o mais seguro é, depois de ser fuzileiro, fazer essa pergunta lá.

Citar
Se tiver que ser QP, como é que se passa de RC para QP?

Normalmente na tropa essas coisas são por concurso interno, com vagas definidas, não é "passam todos", é definido um nr de vagas para QP, por exemplo 10 vagas QP para praça fuzileiro, os fuzileiros RC interessados concorrem e os 10 melhores no concurso passam para QP.
 

*

tuga36

  • Membro
  • *
  • 6
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #338 em: Agosto 02, 2023, 11:29:35 am »
Olá pessoal, antes de mais peço desculpa, sei que este tópico já foi massacrado neste fórum mas leio, leio, leio e ainda não consegui perceber quase nada. Tenho 18 anos e vou fazer uma licenciatura mas tenho o sonho desde miúdo de pertencer a um grupo de operações especiais das forças armadas. A DAE. Já sei sim senhora, que é muito difícil, eu devo achar que isto é o COD, vão se rir de mim e são poucos os que conseguem mas eu sou o tipo de pessoa que não se contenta com pouco e se entrasse na vida militar era para ir para os melhores dos melhores.


Sei que tenho que ser fuzileiro, sendo que terei licenciatura vou para Praça FZ ou Oficial FZ? Tenho de ser quanto tempo fuzileiro para concorrer à DAE? Tens que ser QP ou podes RC? Se tiver que ser QP, como é que se passa de RC para QP? A DEA é só mesmo pessoal com muita experiencia e não há malta jovem? Qual seria o caminho perfeito para entrar na DAE?

Para o DAE, acho que só  os oficiais oriundos da Escola Naval (curso de fuzileiros) é que podem concorrer.

Ambos os praças de RC e dos QP podem concorrer. Há uma tese de um aluno da Escola Naval que já foi divulgado aqui no forum e certamente encontras na net que tiras a conclusão que a maior parte dos praças que completam o COEMAR são de RC.

Se o teu objetivo é fazer a carreira na marinha, talvez seja mais vantajoso ir para a Escola Naval, uma vez que os oficiais em RC, para além de não puderem concorrer ao COEMAR, só podem ficar no máximo 6 anos (há especialidades com exceções a esta regra).

Se tirares uma licenciatura podes sempre concorrer como praça e ir para os fuzileiros onde posteriormente podes ir para o DAE. O lado mais negativo desta opção é do ponto vista financeiro. O lado positivo é que podes fazer a carreira na marinha durante x anos e após esse periodo de tempo podes sempre regressar à vida civil com uma licenciatura.

Se aceitam pessoal novo? Quando o concurso abre, se tiveres todos os requesitos acho que podes concorrer independentemente do teu tempo de serviço nos fuzileiros. Por norma, os fuzileiros com mais experiência e maturidade é que conseguem completar o curso na totalidade mas como é óbvio que deve haver malta jovem a completar o curso  com aproveitamento.

link da tese: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/30306
 

*

penas9

  • Membro
  • *
  • 5
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #339 em: Agosto 02, 2023, 01:32:42 pm »
Obrigado Lightning e tuga36. Resumindo e baralhando, para entrar na DAE ou entro nos fuzileiros como praça em RC ou saindo oficial da Escola Naval, certo? O concurso para o COEMAR abre todos os anos? Quanto tempo fica um operacional da DAE em serviço?
 

*

tuga36

  • Membro
  • *
  • 6
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #340 em: Agosto 02, 2023, 02:00:16 pm »
Obrigado Lightning e tuga36. Resumindo e baralhando, para entrar na DAE ou entro nos fuzileiros como praça em RC ou saindo oficial da Escola Naval, certo? O concurso para o COEMAR abre todos os anos? Quanto tempo fica um operacional da DAE em serviço?
Claro que como praça podes sempre pertencer aos QP´s mas sim, a entrada para praça fuzileiro é sempre em RC.
 Se fores ver as datas dos cursos do COEMAR não vês nenhum paradigma, o que leva a acreditar que depende da necessidade de efetivos.
Naquele estudo que já mencionei, acho que refere que um membro do DAE pode fazer duas comissões (cada uma com a duração mínima de 6 anos e máximo de 9 anos), que na totalidade dá 18 anos(máximo).
Tens que ter a noção, e como o Lightning referiu, a logística interna pode ter alterado e estes pormenores podem ter sido alterados.

 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4070
  • Recebeu: 2642 vez(es)
  • Enviou: 2194 vez(es)
  • +5704/-2812
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #341 em: Agosto 25, 2023, 05:50:21 pm »
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7933
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5172/-235
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #342 em: Janeiro 09, 2024, 11:11:21 am »
Aviso n.º 313/2024
Defesa Nacional - Marinha - Superintendência do Pessoal
Concurso de admissão de voluntários para prestação de serviço em regime de contrato (RC) na categoria de Praças na classe de Fuzileiro

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/aviso/313-2024-836277216


Aviso n.º 314/2024
Defesa Nacional - Marinha - Superintendência do Pessoal
Concurso de admissão de voluntários para prestação de serviço em regime de contrato (RC) na categoria de Praças na classe de Mergulhador (U)

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/aviso/314-2024-836277217
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20277
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2249 vez(es)
  • +1344/-3465
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #343 em: Janeiro 10, 2024, 03:27:28 pm »
Aviso n.º 313/2024
Defesa Nacional - Marinha - Superintendência do Pessoal
Concurso de admissão de voluntários para prestação de serviço em regime de contrato (RC) na categoria de Praças na classe de Fuzileiro

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/aviso/313-2024-836277216


Aviso n.º 314/2024
Defesa Nacional - Marinha - Superintendência do Pessoal
Concurso de admissão de voluntários para prestação de serviço em regime de contrato (RC) na categoria de Praças na classe de Mergulhador (U)

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/aviso/314-2024-836277217

Curso de 5 meses? será que a formação partida como o CEMA tinha dito naquele vídeo na Academia já entrou em vigor? É que pelo menos o Curso de Fuzileiros era mais longo que isso.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Evocati

  • Membro
  • *
  • 103
  • Recebeu: 11 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +11/-347
Re: Ingresso na Marinha
« Responder #344 em: Janeiro 15, 2024, 09:34:15 pm »
Aviso n.º 313/2024
Defesa Nacional - Marinha - Superintendência do Pessoal
Concurso de admissão de voluntários para prestação de serviço em regime de contrato (RC) na categoria de Praças na classe de Fuzileiro

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/aviso/313-2024-836277216


Aviso n.º 314/2024
Defesa Nacional - Marinha - Superintendência do Pessoal
Concurso de admissão de voluntários para prestação de serviço em regime de contrato (RC) na categoria de Praças na classe de Mergulhador (U)

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/aviso/314-2024-836277217

Curso de 5 meses? será que a formação partida como o CEMA tinha dito naquele vídeo na Academia já entrou em vigor? É que pelo menos o Curso de Fuzileiros era mais longo que isso.

Boa noite Cabeça de Martelo, sabe se é possível como fuzileiro concorrer à escola naval e se a entrada é muito restrita?
"Se servistes à pátria, que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis, ela o que costuma." - Padre António Vieira