SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)

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Vitor Santos

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #270 em: Março 13, 2024, 11:47:06 am »
 
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MMaria

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #271 em: Março 16, 2024, 04:19:36 pm »
Olás.

FAB4100 em Belém do Pará vindo direto desde GPX, com dois Iris-T e dois tanques sub-alares. Voo de 2500km.

https://www.aereo.jor.br/2024/03/16/caca-gripen-fab-4100-visita-belem-pa/

Sds!
 

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Lusitano89

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #272 em: Março 17, 2024, 10:05:45 pm »
 

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #273 em: Março 18, 2024, 02:50:58 pm »
 

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #274 em: Março 19, 2024, 07:55:54 pm »
 

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #275 em: Março 21, 2024, 05:08:17 pm »
 

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #276 em: Março 23, 2024, 05:28:40 pm »
Saab fala do IRST do caça Gripen E da FAB, que detecta alvos pelo calor


Citar
Em um conteúdo publicado nesta semana sobre o novo jato da Força Aérea Brasileira (FAB), a fabricante sueca Saab discorre sobre o fato de que não é só pelo radar que o Gripen E consegue buscar os seus alvos. O caça de última geração também pode localizar os seus oponentes por meio da emissão de calor.

Isso porque um veículo no solo, um navio em alto mar ou uma aeronave de pequeno ou grande porte possuem uma assinatura infravermelha, ou seja, emitem calor por meio do motor ou pela própria estrutura externa aquecida pelo ambiente. E é por meio dessa assinatura que o sensor passivo IRST (Infrared Search and Track, ou Busca e Rastreamento por Infravermelho) do Gripen consegue detectar esses alvos, a curta ou longa distância.

O IRST é instalado à frente do para-brisas do avião e possibilita ao piloto usar e guiar os seus armamentos para neutralizar qualquer alvo.

Mas qual é a diferença do IRST para o radar?


O radar é um sensor ativo e, dessa forma, precisa emitir as ondas eletromagnéticas para detectar o alvo. Ao fazer isso, pode revelar a sua presença e localização para o oponente, que poderá tentar interferir no funcionamento do seu sistema. E mesmo que o Gripen E possua um moderno sistema de guerra eletrônica para evitar que o inimigo o marque como um alvo ou atue fazendo interferências, evitar essa identificação é sempre uma opção bem-vinda.

Assim, o IRST é um sensor passivo resistente às interferências eletrônicas que, ao invés de fazer emissões, funciona detectando a radiação infravermelha emitida pelo seu adversário, tornando discreta a sua operação no cenário de combate e dificultando a sua localização. Por dispor de uma capacidade de longo alcance, é possível que o Gripen nem seja detectado pelos radares do inimigo.

A Saab afirma que domina o uso do IRST desde a década de 1960, quando introduziu essa tecnologia nos caças J 35F Draken. O IRST do Gripen E foi testado durante a campanha de ensaio em voo em Anápolis (GO) para avaliar o desempenho do sistema, como pode ser visto novamente clicando aqui ou no título logo abaixo.

 :arrow:  https://aeroin.net/saab-fala-do-irst-do-caca-gripen-e-da-fab-que-detecta-alvos-pelo-calor/
 

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MMaria

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #277 em: Março 25, 2024, 08:25:21 pm »
Olás.

Meteor e Iris-T junto ao FAB4100 e mais uns helicópteros no 'Portões Abertos' em BABE.









Fnte e mais imagens em: https://www.aereo.jor.br/2024/03/25/especial-caca-gripen-no-domingo-aereo-na-base-aerea-de-belem-pa/

Sds
« Última modificação: Março 25, 2024, 08:26:13 pm por MMaria »
 

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #278 em: Abril 25, 2024, 08:29:01 pm »
 
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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #279 em: Maio 20, 2024, 07:53:14 pm »
Gripen é testado em alta temperatura e umidade


Citar
Os recentes testes climáticos realizados em Belém e Salinópolis expuseram o Gripen a condições quentes e úmidas, com temperaturas chegando a aproximadamente 35ºC e umidade de 85% ao nível do mar.

Por aproximadamente 20 dias, a aeronave Gripen E 4100, utilizada nas campanhas de desenvolvimento e certificação no Brasil, foi novamente submetida a condições climáticas extremas. Durante as avaliações, a aeronave voou aproximadamente 12 horas em 10 missões em condições quentes e úmidas, típicas da região Norte do Brasil.

“O Gripen ficou sediado na Base Aérea de Belém, onde estava o apoio de solo e as equipes da Saab e da Embraer. Após a decolagem, a aeronave seguia em direção a uma área de ensaios sobre o mar perto de Salinópolis, a cerca de 160 km de Belém. Nós montamos uma estação de telemetria naquele local para coletar todos os dados dos voos”, explicou Dalton Leite, engenheiro da Embraer responsável pela campanha.

Os testes foram realizados para avaliar o desempenho de todos os sistemas em condições extremamente quentes e úmidas, garantindo o resfriamento adequado dos equipamentos, o conforto do piloto e o comportamento geral da aeronave quando inserida naquele ambiente.

“Apesar das condições climáticas desafiadoras e a mudança repentina da meteorologia ao longo do dia, os resultados obtidos demonstram que o Gripen pode operar sem restrições de clima de qualquer local da região norte”, disse Martin Leijonhufvud, chefe do Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC) da Saab.

Durante a campanha, as responsabilidades foram atribuídas à Embraer como parte do programa de transferência de tecnologia, com o objetivo de aprimorar a expertise da empresa brasileira nessa área.

“Os testes envolveram o trabalho de aproximadamente 35 pessoas, divididas entre brasileiros e suecos, e foram fundamentais para fortalecer ainda mais a parceria entre a Saab e a Embraer. Também prepararam nossos técnicos e engenheiros para realizar esse tipo de trabalho sem a mentoria da Saab”, completou Leite.

Voo transônico e radar altímetro


A campanha também incluiu testes de voo em regime transônico* e a avaliação da funcionalidade do radar altímetro.

“Os voos transônicos foram realizados para avaliar o desempenho do caça e do motor em altitudes mais baixas, permitindo que a equipe medisse o aumento do calor e das tensões estruturais na aeronave”, explicou Jakob Högberg, piloto-chefe de testes da Saab.Já o ensaio do radar altímetro tem impacto direto em vários sistemas da aeronave, incluindo o de alerta de proximidade do solo (GPWS), que é um equipamento anticolisão de precisão para voos a baixa altura.

O caça explorou as faixas de 200 metros a 500 metros de altitude sobre a floresta densa e úmida para permitir que a equipe validasse a precisão das medições do radar altímetro naquele ambiente.

Todos os ensaios realizados foram concluídos com sucesso, consolidando mais uma etapa na campanha global de desenvolvimento e certificação do Gripen E. Esses testes incluíram o transporte de uma variedade de configurações de cargas externas, como mísseis IRIS-T e Meteor, assim como tanques de combustível.

* Transônico é a faixa de transição da velocidade subsônica para a supersônica, de aproximadamente Mach 0,8 a Mach 1,2, ou 980 km/h a 1.470 km/h ao nível do mar.

 :arrow: https://www.cavok.com.br/gripen-e-testado-em-alta-temperatura-e-umidade