F-35A Lightning II na FAP

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #270 em: Fevereiro 09, 2024, 08:27:58 am »

Drecas, man;

Tenho que meter aqui uma foto de um F-15EX carregado para perceberes de que estou a falar?

Nos bombardeamentos recentes dos Americanos na Síria e no Iraque, eles usaram B-1s.
Quantos F-35s seriam necessários...

Hello...

Já Gripas bastava meio...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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MATRA

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #271 em: Fevereiro 09, 2024, 09:22:59 am »
Um caça bimotor (F15EX) vs monomotor, mas vá lá.

“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #272 em: Fevereiro 09, 2024, 04:14:16 pm »
Não se faz um concurso quando é evidente que há uma escolha que traz contrapartidas obvias e significativas para o país.
Assim como não se faz um concurso quando nos dão coisas de borla.

"Significativas" não é propriamente verdade, principalmente quando consideramos o aumento do preço da aeronave, face ao originalmente planeado (60/70 milhões unidades, para 100-110 milhões).
Noutros programas em que estivemos envolvidos, com contrapartidas similares, o aumento do custo do programa levou à nossa retirada. No do KC, nem sequer reduzimos a quantidade, e ainda há quem queira comprar o 6º.

Quanto ao F-35, um concurso levado a sério, só terá um vencedor. Qualquer outro resultado terá manchas de corrupção, terá sido feito à medida com critérios favoráveis a um modelo específico ou porque se tomou a decisão estapafúrdia de favorecer pseudo-contrapartidas/relações bilaterais ao invés de um relevante salto tecnológico para um avião que é suposto manter-se relevante para os próximos 40 anos.

Citar
Quais as contrapartidas de comprar F-35 sem a legitimação de um concurso, que não sejam a de satisfazer vaidade Tuga?

Não é vaidade, é ter um salto tecnológico essencial para um avião que terá vantagens óbvias em espaço aéreo contestado ou mesmo inimigo. É também um meio dissuasor.

Citar
...  O que é que se usa para carregar as bombas?
Ainda vamos ver F-35s com bombas penduradas naquelas asinhas cobertas de fita-cola anti-reflexo que tapa os rebites...

Em Portugal? F-16 hoje. Com a possível vinda de F-35, essa função poderá manter-se a cargo dos F-35 + F-16 (idealmente modernizados), seja pelo tempo necessário até ter toda a frota de F-35 operacional, seja no caso de optarmos por uma quantidade inicial mais baixa de F-35, e operarem os 2 em conjunto até 2040-45.

A médio longo prazo, essa função (carregar bombas) provavelmente estará a cargo de UCAVs a jato/loyal wingman, a acompanhar o F-35. Quem sabe até o P-8, se vier a operar na FAP, possa vir a ser certificado e usado como "bomb truck".
 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #273 em: Fevereiro 09, 2024, 07:51:01 pm »
Um caça bimotor (F15EX) vs monomotor, mas vá lá.



Sim,

"Stealth Mode"...

E agora muda-se o nome  "4 1/2 Generation Fighter Mode" para "Beast Mode" e a malta come e gosta.
Só quem acha que 5a geração se resume a furtividade faria um comentário desses… enfim…

Um caça de 5a geração não precisa ser sempre furtivo, mas tem essa possibilidade… o de 4a ou 4.5a não tem, nem que queira… ou seja, o F-35 pode ser furtivo quando necessário, ou não ser quando não é necessário… qualquer caça de 4a ou 4.5a geração só tem a segunda opção… não há comparação possível
« Última modificação: Fevereiro 09, 2024, 07:52:47 pm por JohnM »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #274 em: Fevereiro 09, 2024, 08:11:41 pm »

Dutch F-35 based at Edwards Air Force Base has carried out tests with the Lightning II in “Bomb Truck”/”Beast Mode” configuration
 

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Kalil

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #275 em: Fevereiro 09, 2024, 08:30:25 pm »
Um caça bimotor (F15EX) vs monomotor, mas vá lá.



Sim,

"Stealth Mode"...

E agora muda-se o nome  "4 1/2 Generation Fighter Mode" para "Beast Mode" e a malta come e gosta.
Só quem acha que 5a geração se resume a furtividade faria um comentário desses… enfim…

Um caça de 5a geração não precisa ser sempre furtivo, mas tem essa possibilidade… o de 4a ou 4.5a não tem, nem que queira… ou seja, o F-35 pode ser furtivo quando necessário, ou não ser quando não é necessário… qualquer caça de 4a ou 4.5a geração só tem a segunda opção… não há comparação possível

Esse combat radius de 1400kms, é em que configuração? É um número impressionante.
 

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raphael

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #276 em: Fevereiro 09, 2024, 08:38:03 pm »
e como nos carros...tem de ser no modo menos armado...por causa do peso e do drag do armamento externo que reduz a autonomia consideravelmente.

pelo menos...na minha lógica!
Um abraço
Raphael
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #277 em: Fevereiro 09, 2024, 08:54:37 pm »
Não o ferry range dividido por 2, pois não..?
 

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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #278 em: Fevereiro 09, 2024, 09:00:27 pm »
Eu só fico espantado é como é que vocês todos ainda se dão ao trabalho de estar a dar conversa a este troll, acabando voluntária ou involuntariamente por o ajudar a cumprir na perfeição aquilo que ele pretende, ou seja, desinformar e espalhar a confusão. ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #279 em: Fevereiro 09, 2024, 11:04:56 pm »
Eu só fico espantado é como é que vocês todos ainda se dão ao trabalho de estar a dar conversa a este troll, acabando voluntária ou involuntariamente por o ajudar a cumprir na perfeição aquilo que ele pretende, ou seja, desinformar e espalhar a confusão. ::)

Eu não te chamaria um Troll.
Mas ás vezes mete confusão o que dizes.
Isso é verdade.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #280 em: Fevereiro 10, 2024, 01:52:10 pm »
Eu só fico espantado é como é que vocês todos ainda se dão ao trabalho de estar a dar conversa a este troll, acabando voluntária ou involuntariamente por o ajudar a cumprir na perfeição aquilo que ele pretende, ou seja, desinformar e espalhar a confusão. ::)

Eu não te chamaria um Troll.
Mas ás vezes mete confusão o que dizes.
Isso é verdade.

Tomara tu teres 10% do conhecimento do CG. Artista.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #281 em: Fevereiro 10, 2024, 03:11:16 pm »
Faria a pergunta.
Para que interessa substituir os F16 daqui a uns 15 anos por um avião que não tem mais pernas do que o Brasil e seus interesses em se envolver com a Suécia na sua manutenção e, que mais ninguém na Europa usa. Ficando a mercê de alguém que pouca confiança se pode depositar( não falo de suecos) e, sendo um avião intermédio de gerações 4 e 5, quando já esta década anda a 6ª em linha de vista?
É verdade que o Brasil só agora substituiu o seus F5 por este Saab, mas tendo já os Portugal F16 M que podem, pelo menos parte deles, levar o upgrade "V", vale a pena os Saab?
Só faz  sentido para interesses de negócios, nada mais.
Por mim, uma Esquadra F 16"V" e outra F35, será o plano mais equilibrado, de valores e  de evolução que interessa pensar ter já na próxima década.

Mania de c... de como lá os manos têm, que temos de ter também. Doí-lhes alguma coisa? É por causa da OGMA?
Até terem os Saab estavam atrasados na evolução do meio aéreo e depois vão ficar com a vinda dos F35. Isso incomoda?
Eles tem lá a cenas deles com os Países da América do Sul, onde o Brasil se empertiga em ser a potencia regional, mas nós estamos na Europa. Se temos pouco que esteja a altura do que se pode passar por aqui, não lá.

É como o assunto das fragatinhas ligeiras deles, falados em outro tópico. Opção regional deles, ponto. Não serve cá só porque são mais recentes que as BD

E temos cá mais empresas de aeronáutica.  Não somos os tristes dependentes daqueles que lhes demos a língua, como alguns parecem achar e as vezes gostam de insinuar. O problema é a bilateralidades de trafulhas e interesses pessoais e a corrupção conjunta.   
Vamos virar as costas onde estamos inseridos e enterrar-nos com outros? Já basta o KC, que é uma aparelho interessante dentro da sua classe, não nas fantasias estratégicas, mas calma.
Quanto ao 6º aparelho? Se é para despachar os C130, enfim. Mas só fica a pergunta, que é: se não faz falta dinheiro para mais nada?
 
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Red Baron

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #282 em: Fevereiro 10, 2024, 03:50:56 pm »
O F-15 depois do ultima atualização faz mais sentido que todos ou outros menos o F-35 e Rafale.
 
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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #283 em: Fevereiro 15, 2024, 06:29:09 pm »
Um bocado off topic, mas:
https://www.aereo.jor.br/2024/02/13/comandante-da-aeronautica-diz-que-a-fab-pode-comprar-um-segundo-lote-de-cacas-gripen-e-tambem-uma-outra-aeronave/

Quão engraçado seria ver a FAB a operar F-16 no futuro.  :mrgreen:

De certa forma faz sentido, dado que eles têm que substituir uma carrada de caças nos próximos anos, e ao custo unitário do Gripen, dificilmente conseguirão pagar para ter os 108 que tinham em mente.

De notar, na imagem com o título "Projetos Futuros", que praticamente todas as aeronaves apresentadas são americanas, com destaque para o F-16, UH-60, MQ-9B SkyGuardian e P-8 Poseidon (parece-me). Isto poderá significar que, pelo menos na FAB, existe um interesse de se aproximar dos EUA, e quiçá querem esta aproximação, também para ter mais chances de um dia mais tarde terem acesso aos F-35.
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #284 em: Fevereiro 15, 2024, 09:45:26 pm »


O F-35 consegue operar quando está a chover?