A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !

  • 4841 Respostas
  • 578660 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #30 em: Abril 26, 2019, 12:21:23 pm »
não há AOR com lanchas de desembarque para levar o material pesado ?...
penso que já vi vários por aqui...
penso que os da Damen tinham a capacidade de transportar e colocar lanchas na agua com gruas...
se estiver errado corrijam-me...

Haver há e em varios tamanhos do S ao XXL mas custarão quase tanto quanto um MRV/LPD e não os 150 milhões do novo AOR Norueguês, o MAUD !!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #31 em: Abril 26, 2019, 01:22:02 pm »
O MAUD, segundo a wiki, tem hangar para acomodar 2 NH-90... isto significa que consegue acomodar pelo menos 1 EH-101? E tem capacidade de lançar à água lanchas de desembarque?

Aqui o problema do LPD, é o mesmo de há anos. Sempre foi dito em notícias e entrevistas que, para financiar o LPD, seria adiado o MLU das fragatas, sendo o das VdG um MLU mais leve. Ora, tantos anos depois, nem MLU, nem LPD, nem nada! É como se a Marinha/MdN parassem no tempo à espera da solução do LPD para depois fazer o resto. Querem um LPD? Tudo bem, mas garantam que os restantes programas prossigam, como as Fragatas.
E em quanto é que está orçamentado (na LPM) a substituição do Bérrio?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9806 vez(es)
  • +8449/-245
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #32 em: Abril 26, 2019, 01:58:09 pm »
Atenção que o adiamento, ou cancelamento, do mini-MLU às VdG só foi sugerido aquando da possibilidade de aquisição do Siroco. Nunca antes tal coisa havia sido sugerida, portanto o problema não tem a ver com o LPD em si. O problema é que quando o Siroco não deu nada algum 'esperto' se lembrou: olha já que sugeriram esta medida, vamos avançar com ela à mesma e sempre se poupam uns cobres.

O mais irritante nisto tudo é que se continua a discutir um eventual MLU merdoso a navios com 27/28 anos, que já devia ter acontecido há 10 ou 15 anos atrás. Pior, torpedearam o MLU tardio àquelas que seriam as 'fragatas para ambientes de alta intensidade', que devia ter sido planeado para acontecer 03 ou 04 anos após a sua aquisição.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Charlie Jaguar, Lightning, tenente, Stalker79

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #33 em: Abril 26, 2019, 11:59:36 pm »
Sim, eu tenho noção que o adiamento do MLU das fragatas veio na altura do interesse no Siroco. E também me recordo de nessa altura se falar que, com o Siroco, as VdG receberiam apenas um MLU ligeiro. Mas o MLU das VdG tem vindo a ser adiado constantemente. Fazia parte da LPM de 2003 se não estou em erro, e nada foi feito. Actualmente, o MLU às VdG passaria a ser redundante, especialmente se for levado a cabo um MLU light. É deitar dinheiro fora que podia ser posto num projecto mais ambicioso, como as novas M. Infelizmente não há grande interesse em adquirir navios novos, até na própria Marinha vejo pouca pressão para se comprar algo.

E relativamente ao MLU das BD, ainda estou para ver o que aí vem. Parece-me também um MLU reles, que tirando a inclusão dos ESSM Block 2, não melhoram muito mais, que eu saiba.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5407 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7062/-9428
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #34 em: Abril 28, 2019, 03:17:00 pm »
Sim, eu tenho noção que o adiamento do MLU das fragatas veio na altura do interesse no Siroco. E também me recordo de nessa altura se falar que, com o Siroco, as VdG receberiam apenas um MLU ligeiro. Mas o MLU das VdG tem vindo a ser adiado constantemente. Fazia parte da LPM de 2003 se não estou em erro, e nada foi feito. Actualmente, o MLU às VdG passaria a ser redundante, especialmente se for levado a cabo um MLU light. É deitar dinheiro fora que podia ser posto num projecto mais ambicioso, como as novas M. Infelizmente não há grande interesse em adquirir navios novos, até na própria Marinha vejo pouca pressão para se comprar algo.

E relativamente ao MLU das BD, ainda estou para ver o que aí vem. Parece-me também um MLU reles, que tirando a inclusão dos ESSM Block 2, não melhoram muito mais, que eu saiba.

Ganham um mastro novo, todo bojudo e pelos vistos oco  :mrgreen: , mas impressiona quem não percebe nada da poda (a começar pelos nossos des-governantes)

Se não me falha a memória , aquando da novela mexicana do Sirocco, o que se falou era que ao invés de um MLU às CINCO fragatas, haveria um MLU ás 2 BD + 1 VdG (presumo que a Corte Real visto ser a mais recente...)

Passámos disso para um "MLU" (pelos vistos da treta) às 2 BD e mais népia (sempre a "involuir"), empurrando com a barriga para um "futuro" indefinido a aquisição de um AOR e de um LPD, que devem vir a ser tanto verdade como o  Porta-aviões dos anos 30.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5407 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7062/-9428
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #35 em: Abril 28, 2019, 03:18:28 pm »
O MAUD, segundo a wiki, tem hangar para acomodar 2 NH-90... isto significa que consegue acomodar pelo menos 1 EH-101? E tem capacidade de lançar à água lanchas de desembarque?

Aqui o problema do LPD, é o mesmo de há anos. Sempre foi dito em notícias e entrevistas que, para financiar o LPD, seria adiado o MLU das fragatas, sendo o das VdG um MLU mais leve. Ora, tantos anos depois, nem MLU, nem LPD, nem nada! É como se a Marinha/MdN parassem no tempo à espera da solução do LPD para depois fazer o resto. Querem um LPD? Tudo bem, mas garantam que os restantes programas prossigam, como as Fragatas.
E em quanto é que está orçamentado (na LPM) a substituição do Bérrio?

Não era (por favor não rir!) 20M€?  :mrgreen:
« Última modificação: Abril 28, 2019, 03:18:46 pm por P44 »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #36 em: Abril 28, 2019, 04:18:18 pm »
20 milhões? Isso dá quase para um Queen Elizabeth apetrechado de helicópteros e F-35...

Outro aparte, em quanto é que fica o orçamento das BD? Número oficial do contrato, se houver.

E algo que me esqueci de acrescentar antes. Já que os Tejo foram a solução barata/temporária, e já que se vai espremer a sua utilidade até ao fim da sua vida útil, devíamos aproveitar para melhorar o projecto das LFC o mais rápido e atenciosamente possível. Não sei exactamente as definições e configuração do projecto original, mas de um lado começar por corrigir alguns erros dos NPOs, nomeadamente a ausência de uma "doca" para uma lancha de abordagem.
-Modernizar o design, porque o design do navio, além de influenciar 1- a assinatura no radar e 2- instalação de novos equipamentos, também é um factor de venda.
-Pensar logo desde o início na capacidade de desenvolver uma versão draga-minas, instalado logo desde o início uma arma RWS, seja em que calibre for, de preferência 30mm, sensores ópticos/IR, mastro capaz de acomodar um radar militar caso fosse requisito do cliente sem grande necessidade de mudanças físicas no navio.
-Eventualmente, pensar numa parceria tanto entre 2 estaleiros nacionais, como alguma empresa/estaleiro estrangeiro, e até mesmo com outra Marinha.

Já que não se atingiu o potencial real dos NPOs, pode ser que agora com alguma margem de tempo que os Tejo nos asseguram, devíamos tentar aperfeiçoar as LFC ao máximo, tornando-as o mais apelativas possível para o mercado externo. Mercado para este tipo de navios não falta, talvez até mais que para os NPOs e seria uma bela forma de financiar outras aquisições da Marinha, ajudar a economia e a criação de empregos, e um grande incentivo para a indústria naval nacional.
 

*

Clausewitz

  • Membro
  • *
  • 225
  • Recebeu: 245 vez(es)
  • Enviou: 291 vez(es)
  • +101/-25
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #37 em: Abril 29, 2019, 05:23:17 pm »
E em quanto é que está orçamentado (na LPM) a substituição do Bérrio?

Não era (por favor não rir!) 20M€?  :mrgreen:

A verba na LPM para substituição do reabastecedor é de 150 milhões de euros.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9806 vez(es)
  • +8449/-245
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #38 em: Abril 29, 2019, 07:12:48 pm »
E em quanto é que está orçamentado (na LPM) a substituição do Bérrio?

Não era (por favor não rir!) 20M€?  :mrgreen:


A verba na LPM para substituição do reabastecedor é de 150 milhões de euros.

Isso é agora na nova proposta da LPM. Anteriormente, estavam previstos 20 milhões. Deves encontrar essa informação no tópico do Bérrio.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Clausewitz

  • Membro
  • *
  • 225
  • Recebeu: 245 vez(es)
  • Enviou: 291 vez(es)
  • +101/-25
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #39 em: Abril 29, 2019, 09:16:20 pm »
E em quanto é que está orçamentado (na LPM) a substituição do Bérrio?

Não era (por favor não rir!) 20M€?  :mrgreen:


A verba na LPM para substituição do reabastecedor é de 150 milhões de euros.

Isso é agora na nova proposta da LPM. Anteriormente, estavam previstos 20 milhões. Deves encontrar essa informação no tópico do Bérrio.

Sim, eu sei que estavam 20 milhões, o preço tabela para todas as aquisições. Mas dado que a nova LPM foi aprovada na generalidade e aparentemente há acordo para aprovar na especialidade, o valor já não é esse, mas 150 milhões.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Lightning

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #40 em: Abril 30, 2019, 02:15:20 am »
O AOR norueguês não custou exactamente esse valor? Ou estou a fazer alguma confusão?
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #41 em: Abril 30, 2019, 03:38:14 pm »
O AOR norueguês não custou exactamente esse valor? Ou estou a fazer alguma confusão?

Custou 140 milhões de Libras o que dá á volta de 160 milhões de €. Mas pelo navio que é acho que vale os 10 milhões a mais.
 c56x1
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #42 em: Maio 02, 2019, 03:05:21 pm »
O AOR norueguês não custou exactamente esse valor? Ou estou a fazer alguma confusão?

Custou 140 milhões de Libras o que dá á volta de 160 milhões de €. Mas pelo navio que é acho que vale os 10 milhões a mais.
 c56x1

Assino por baixo. Não entendo porque não é tratado logo esse assunto. E os 10 milhões, talvez alguém os pagasse pelo Bérrio? Assim ficava conta certa, como o povo gosta.
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #43 em: Maio 02, 2019, 03:47:57 pm »
10 milhões pelo Bérrio!? Depende do preço a que estiver o aço de sucata. Há uns tempos atrás eram 0.20 centimos o quilo, não sei se pesa que chegue pra chegar aos 10 milhões...
 ;D
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #44 em: Maio 02, 2019, 04:18:57 pm »
E o cobre dos fios? E os motores? E o radar? E as peças de 20 mm? E o combustível que ainda estiver lá dentro?  :mrgreen:
Tostão a tostão chega-se lá!