LPD- Navio Polivalente Logístico

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tenente

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3465 em: Outubro 04, 2019, 10:32:30 am »
Nem um único Heli foi embarcado, também pudera com um contentor no FlightDeck !
Não teria sido mais indicado enviar um NPO ??? É que estão dois na BNL !!!






https://www.facebook.com/emgfa/photos/pcb.1157037924496948/1157037661163641/?type=3&theater

Abraços
« Última modificação: Outubro 04, 2019, 10:58:09 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Turlu

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3466 em: Outubro 04, 2019, 01:21:16 pm »
Nem um único Heli foi embarcado, também pudera com um contentor no FlightDeck !
Não teria sido mais indicado enviar um NPO ??? É que estão dois na BNL !!!


As guarnições das fragatas treinam assistência às populações em caso de catástrofe. Faz parte até dos exercícios quando colocadas nas esquadras da NATO. Será que as guarnições dos patrulhas também têm estas qualificações?

Cumprimentos,

 

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tenente

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3467 em: Outubro 04, 2019, 03:43:56 pm »
Nem um único Heli foi embarcado, também pudera com um contentor no FlightDeck !
Não teria sido mais indicado enviar um NPO ??? É que estão dois na BNL !!!


As guarnições das fragatas treinam assistência às populações em caso de catástrofe. Faz parte até dos exercícios quando colocadas nas esquadras da NATO. Será que as guarnições dos patrulhas também têm estas qualificações?

Cumprimentos,

Se não tiverem é uma falha que deveria ser colmatada, não serão os patrulhas oceânicos os navios mais indicados para esse tipo de assistência ??
Em termos de capacidade de transporte, pessoal e carga em nada ficam atrás das fragatas.
Para a fragata levar um contentor, com a ajuda humanitária, perdeu a capacidade de operar o heli orgânico e, de certeza que o pessoal extra se for em numero apreciável, irá pernoitar num dos hangares.
Para um NPO a limitação de operar um heli, é permanente, portanto pode colocar um ou mais contentores com AH, no helideck, e como possui alojamentos para mais trinta elementos, além da capacidade do porão multiusos supera em muito o numero de alojamentos disponíveis duma Fragata das nossas.

Fragatas.

Navios de 1.500 a 5.000 toneladas de deslocamento e comprimento entre 75 e 150 metros, possuem armamento anti superfície, antiaéreo e anti-submarino e são, por natureza, escoltas oceânicos, embora sejam navios de grande capacidade e versatilidade.


Patrulhas Oceânicos.

Navios com um deslocamento entre as 750 e as 2.000 toneladas utilizados, prioritariamente, em ações não combatentes. Desempenham, principalmente, missões no âmbito da segurança e autoridade do Estado no mar e missões de interesse público. Possuem uma autonomia considerável, o que lhes permite permanecer no mar, em missão, durante largos períodos sem necessidade de apoio logístico.


https://www.marinha.pt/pt/os_meios/Paginas/default.aspx

PRINCIPAIS TAREFAS A DESEMPENHAR:

• Patrulha, vigilância e fiscalização de longa duração das águas costeiras e oceânicas de jurisdição nacional;
• Apoiar, proteger e controlar actividades económicas, científicas e culturais ligadas ao mar, ao leito do mar e ao subsolo marinho;
• Executar, isoladamente ou integrado em acções coordenadas, operações de assistência a pessoas e embarcações em perigo, no âmbito da SAR no mar;
Executar operações de socorro e assistência, designadamente em colaboração com o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, em situações de catástrofe, calamidade ou acidente;
Colaborar com as autoridades civis na satisfação das necessidades básicas e melhoria da qualidade de vida das populações;
• Colaborar na defesa do ambiente, nomeadamente na prevenção e combate à poluição marítima.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

- Deslocamento: 1.750 toneladas
- Dimensões: 83,1 x 12,9 x 3,6 metros
- Velocidade máxima:
    Motores a diesel 22 nós (41 km);
    Motores eléctricos 5 nós (8 km)
- Propulsão:
    2 motores diesel WÄRTSILÄ W26 12V26 de 7.800 kW;
    2 motores eléctricos MAGNETTI MARELLI de 600 kW;
    2 hélices de passo variável 5C08 LIPS;
- Energia: 4 motores electrogéneos VOLVO PENTA TAMD165A de 362 kW
- Combustível: 250 toneladas
- Autonomia: 5.000 milhas em 14 dias a 15 nós
- Guarnição:
    Oficiais: 5 (Sob o comando de um oficial superior)
    Sargentos: 8
    Praças: 25
    Total: 38
- Alojamento adicional:
    Oficiais: 4
    Sargentos: 3
    Praças: 25
    Total: 32
- Água doce: 55 toneladas, capacidade de produção de 8m³/dia
- Convés na popa para 1 helicóptero

EQUIPAMENTO:
- Sistemas de comando e controlo;
- Sistema de carta electrónica ECDIS da KELVIN HUGHES;
- Sistema integrador de informação (EDISOFT);
- Sistema integrado de gestão de plataforma (EDISOFT);
- Sistema integrado de navegação (KELVIN HUGHES);
- Sistema integrado administrativo-logístico;
- Serviços de rede diversos (Telemedicina);
- Sistema integrado de comunicações (EID): MF/HF/VHF/UHF, ETO, INMARSAT B;
- 2 Radares de navegação MANTA 2000 da KELVIN HUGHES , banda I / F (37 Km de alcance);
- Multisensor electro-óptico SAGEM VIGY 10 Mk3, para detecção, gravação e registo de imagens;
- DGPS MX 420;
- Serviços básicos de rede (correio electrónico, Web, directoria e escritório electrónico);
- Serviços de segurança da informação;
- Sistema de Informação da Configuração e Apoio Logístico aos Navios (SICALN);
- Web Information Services Environment (WISE);
- Radiodifusão da RMP (Recognized Maritime Picture Broadcast);
- Acesso à Intranet da Marinha (WAN_Marinha);
- Equipamentos GMDSS;
- Terminal SIFICAP;
- Grelha de convés de voo da FHS;
- Elevador de munições da TBV Marine Systems;
- Sistema de tratamento de resíduos;
- Sistema de separação de lixos;
- Sistema de separação de águas oleosas;
- Sistema de detecção de incêndio e de alagamento;
- 1 Propulsor transversal de manobra à proa JASTRAM com 250 kW;
- Grua e Turco SCHAT HARDING de 4 toneladas;
- 3 Canhões de água;
- Duas embarcações semi-rígidas DELTA, uma de 8,5m e outro de 6,8m;
- 2 Botes pneumáticos ZEBRO III;
- 6 Balsas salva-vidas

https://barcoavista.blogspot.com/2009/07/navios-de-patrulha-oceanico-classe.html

Abraços
« Última modificação: Outubro 04, 2019, 04:17:19 pm por tenente »
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Turlu

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3468 em: Outubro 04, 2019, 05:34:53 pm »
Caro Tenente,

Concordo consigo. Só coloquei a questão porque poderia eventualmente explicar o porquê de ser uma fragata e não um patrulha.

MC
 

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tenente

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3469 em: Outubro 04, 2019, 06:01:15 pm »
Caro Tenente,

Concordo consigo. Só coloquei a questão porque poderia eventualmente explicar o porquê de ser uma fragata e não um patrulha.

MC

Turlu, essa escolha eu não consigo explicar, mas parece-me que aqui no fórum, há quem saiba porquê.

Abraços
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Lightning

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3470 em: Outubro 04, 2019, 10:44:12 pm »
Em relação aos Lynx é preciso saber se existe algum disponível, é que se estão 3 a ser modernizados só sobram dois e um está na D. Francisco de Almeida que está na SNMG1, o Lynx que sobra pode estar em manutenção, por exemplo.

E penso que se necessário, pode-se coordenar operações de carga suspensa com os EH101 da Força Aérea. Os navios não devem estar muito afastados das ilhas.
« Última modificação: Outubro 04, 2019, 10:44:45 pm por Lightning »
 

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Crypter

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3471 em: Outubro 05, 2019, 05:13:41 pm »
Caro Tenente,

Concordo consigo. Só coloquei a questão porque poderia eventualmente explicar o porquê de ser uma fragata e não um patrulha.

MC

Turlu, essa escolha eu não consigo explicar, mas parece-me que aqui no fórum, há quem saiba porquê.

Abraços

Terá a ver com o grau de prontidão?
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3472 em: Outubro 09, 2019, 04:33:37 pm »
 

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Stalker79

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3473 em: Outubro 09, 2019, 04:47:02 pm »
Pátetico no minimo....  A descarregar uma duzia de garrafas de cada vez de Zebro.
Enfim...
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3474 em: Outubro 09, 2019, 05:23:41 pm »
Tal como foi aqui dito, até a bacamarte faria muito melhor, e lembro-me desta mesma lancha nos Açores a fazer algo parecido nos anos 80.
« Última modificação: Outubro 09, 2019, 05:24:14 pm por MATRA »
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
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Lightning

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3475 em: Outubro 09, 2019, 08:34:12 pm »
Não seria possível ter transportado na Fragata e/ou Reabastecedor, algumas LARC e coloca-las na água por grua para fazer este transporte de material?

É que essas é que são mesmo Lanchas Anfíbias de Reabastecimento e Carga. É mesmo para isto.

PS: os zebro até aguentam mais peso que eu imaginava.
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3476 em: Outubro 09, 2019, 08:58:41 pm »
E imaginava eu isto, devia estar senil :mrgreen:

« Última modificação: Outubro 09, 2019, 09:01:59 pm por Lightning »
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3477 em: Outubro 10, 2019, 02:53:37 am »
Já em duas situações de catástrofe ocorridas nos últimos anos na Madeira foi notória a indigência.

Nas cheias em Moçambique foi a roçar o anedótico. Lá foi aquele C-130, o único que estava disponível, com meia dúzia de Zebros, mais os motores mais 20 fuzileiros.
Teve de vir um A400M espanhol para levar um Land Cruiser com 20 anos e mais algum material simples e básico que não tivemos capacidade de o projectar. A nossa salvação foi o dono da Euro Atlantic que disponibilizou um 767-300 a preço de custo e que conseguiu levar uma série de pessoal e uma carga considerável de equipamento e carga.

Agora com este furacão nos Açores são estas cenas patéticas e ao mesmo tempo humilhantes. Tem graça que quando existe algum problema sério, os donos do regime lembram-se logo de chamar os fuzileiros. E depois são os mesmos que os obrigam a usar espingardas com 60 anos, fardamento gasto e ruço, viaturas sem qualquer protecção com mais de 20 anos. E completamente mal equipados, sem viatura blindadas, sem fardamento e equipamento moderno etc.
 
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Lightning

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3478 em: Outubro 15, 2019, 09:35:11 pm »
 

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goldfinger

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3479 em: Outubro 16, 2019, 12:29:13 pm »
Un buque que podía ser interesante para ustedes, mitad LPD mitad AOR, derivado de los Galicia:



https://www.ejercitos.org/2019/10/15/navantia-australia-presenta-el-nuevo-jss-en-pacific-2019/
A España servir hasta morir
 
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