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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: tenente em Maio 16, 2019, 05:58:19 pm

Título: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: tenente em Maio 16, 2019, 05:58:19 pm
Os Roncos Em formação mas, com intrusos por perto.

https://www.facebook.com/roncos101/videos/438649143370590/UzpfSTY1MjczNDkzODE3Nzc0NzoyMjA5MjM5NjI5MTkzOTI5/

Abraços
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Major Alvega em Setembro 04, 2019, 01:09:29 am
 No final do mês o Epsilon TB-30 será abatido ao efectivo na Armée de l'Air.
 Portugal conjuntamente com as potências Togo e o Senegal serão os únicos utilizadores mundiais desta aeronave rara.
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: tenente em Setembro 04, 2019, 05:07:13 am
E, seguindo as pisadas de variadíssimo equipamento ao Serviço das FFAA Nacionais, no caso da FAP o ALIII, será um dos exemplos mais gritantes com 50 anos de serviço, seguido do C já no activo há 42 anos, o TB-30, agora já com trinta anos de serviço, será mais uma aeronave que estará, no minimo, mais dez anos no ativo, senão mais, o que se traduzirá em pelo menos fazer os quarenta anos ao serviço da FAP.

https://www.emfa.pt/noticia-556-25-anos-de-operacao-do-epsilon-tb30-em-portugal

Abraços
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: NVF em Setembro 04, 2019, 06:01:18 am
Em que tape vai o MLU dos Epsilon?
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: tenente em Setembro 04, 2019, 06:14:25 am
Em que tape vai o MLU dos Epsilon?

Boas NVF, em que Tape não sei, mas que também vai ser um grande filme, á isso vai, são mais uns que também vão " cair " de maduros, com os ELU, lá para 2029, se é que alguma vez terão ELU, que eu acho muito pouco provável.

Abraços
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Red Baron em Setembro 04, 2019, 09:40:40 am
Os Socata vão voar ate virarem sucata.  :mrgreen:

Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 04, 2019, 10:40:50 am
Não são os Epsilon que vão ter financiamento comunitário para a atualização dos aviónicos?
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Stalker79 em Setembro 04, 2019, 02:20:53 pm
Com aeronaves que são tão baratas de substituir é simples e puramente incompreensivél esta m**da.
#Republicadasbananas
 :bang:
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: tenente em Setembro 04, 2019, 06:04:54 pm
Com aeronaves que são tão baratas de substituir é simples e puramente incompreensivél esta m**da.
#Republicadasbananas
 :bang:

Olha o plafond dos vinte milhões . :mrgreen:

Abraços
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Stalker79 em Setembro 04, 2019, 07:05:21 pm
Com aeronaves que são tão baratas de substituir é simples e puramente incompreensivél esta m**da.
#Republicadasbananas
 :bang:

Olha o plafond dos vinte milhões . :mrgreen:

Abraços


Trainers basicos monomotor a pistões deve dar pra comprar uma duzia com 20 milhões!
 :-\
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Lightning em Setembro 04, 2019, 11:08:10 pm
Não são os Epsilon que vão ter financiamento comunitário para a atualização dos aviónicos?

Actualização de Avionicos só sei dos C130 e dos Falcon 50, para poderem voar no céu único europeu.
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Lightning em Setembro 04, 2019, 11:12:54 pm
Se calhar não vão ser já substituídos exactamente por serem simples, isto é, não devem dar muita despesa por hora de voo, e porque para a sua função ainda não devem estar obsoletos. Quando estiverem obsoletos ou forem muito caros de manter a voar, aí sim.

Lembro que só agora se irá substituir os Chipmunk com mais de 60 anos.
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Major Alvega em Setembro 05, 2019, 12:57:59 am
Não são os Epsilon que vão ter financiamento comunitário para a atualização dos aviónicos?

Precisamente.
Título: Re: Os Epsilon TB-30 Na FAP
Enviado por: tenente em Setembro 19, 2019, 06:58:00 am
Epsilon TB-30, 30 anos ao serviço da Força Aérea Portuguesa e 100 000 horas voadas


Parabéns aos Roncos !!! :G-beer2:

Abraços
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Major Alvega em Março 08, 2020, 04:47:23 pm
http://tb30.stratosphere-technologies.com/index.html (http://tb30.stratosphere-technologies.com/index.html)

Isto sem duvida que é um lugar de gente estúpida e imbecil.
Em vez de estarem a programar a substituição imediata desta "caranguejola". Estão ainda com invenções em tentar aumentar a vida útil destes Epsilones. 30 anos de serviço já não chega? Querem prolongá-la para quanto? 40, 50 anos?
Com certeza que isto é um esquema que vai encher os bolsos de alguém (à boa maneita do tuga chico-esperto) e tem apoios comunitários (claro!). Os principais culpados do estado calamitoso das FA's não é só poder político. São as chefias que participam nisto.

Chefias sérias, a aeronave chegava ao 30 anos e falavam com a tutela: "Está aqui esta aeronave que chegou ao fim da sua vida útil. Como é que é? Substitui-se? Ou acaba-se com esta valência?" E tudo ficava mais claro. E não se empurrava o problema com a barriga para a frente. Arranjando mais um expediente inútil para alguém ganhar mais uns milhares.
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Stalker79 em Março 08, 2020, 05:06:00 pm
http://tb30.stratosphere-technologies.com/index.html (http://tb30.stratosphere-technologies.com/index.html)

Isto sem duvida que é um lugar de gente estúpida e imbecil.
Em vez de estarem a programar a substituição imediata desta "caranguejola". Estão ainda com invenções em tentar aumentar a vida útil destes Epsilones. 30 anos de serviço já não chega? Querem prolongá-la para quanto? 40, 50 anos?
Com certeza que isto é um esquema que vai encher os bolsos de alguém (à boa maneita do tuga chico-esperto) e tem apoios comunitários (claro!). Os principais culpados do estado calamitoso das FA's não é só poder político. São as chefias que participam nisto.

Chefias sérias, a aeronave chegava ao 30 anos e falavam com a tutela: "Está aqui esta aeronave que chegou ao fim da sua vida útil. Como é que é? Substitui-se? Ou acaba-se com esta valência?" E tudo ficava mais claro. E não se empurrava o problema com a barriga para a frente. Arranjando mais um expediente inútil para alguém ganhar mais uns milhares.


A quem toca a guita!? É facil, é só ir ver quem anda á volta da "Stratosphere"...
É ridiculo andar a por remendos em aeronaves tão baratas de substituir!
 >:(
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: PereiraMarques em Março 08, 2020, 05:15:24 pm
Ainda na sequência dos tópicos anteriores e da conversa com o Sargento MMA que trabalha atualmente com o Chipmunk e com o Epsilon, ele diz que seja de conhecimento dele não há grandes desenvolvimentos na substituição destes modelos.

Não orientei a conversa para esta questão do Epslion e falamos mais do Chipmunk e de como é que aquilo ainda voa...
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: dc em Março 08, 2020, 09:39:08 pm
Como se não bastassem situações como a do Bérrio, em que se quer levar o equipamentos até ao limite, teimam em repetir as ideias "geniais".
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Março 08, 2020, 09:58:30 pm
Ainda na sequência dos tópicos anteriores e da conversa com o Sargento MMA que trabalha atualmente com o Chipmunk e com o Epsilon, ele diz que seja de conhecimento dele não há grandes desenvolvimentos na substituição destes modelos.

Não orientei a conversa para esta questão do Epslion e falamos mais do Chipmunk e de como é que aquilo ainda voa...

Confesso não estar muito dentro dos preços de aeronaves de treino ab initio, mas 2,5M€ dão para quê exactamente?  ::)
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: PereiraMarques em Março 08, 2020, 10:16:57 pm
Julgo que pensam em algo deste género : https://en.m.wikipedia.org/wiki/Diamond_DA20
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Lightning em Março 08, 2020, 10:20:53 pm
Não orientei a conversa para esta questão do Epslion e falamos mais do Chipmunk e de como é que aquilo ainda voa...

Porque aquilo pouco mais complexo é que uma bicicleta :mrgreen:.
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Stalker79 em Março 08, 2020, 11:25:28 pm
Ainda na sequência dos tópicos anteriores e da conversa com o Sargento MMA que trabalha atualmente com o Chipmunk e com o Epsilon, ele diz que seja de conhecimento dele não há grandes desenvolvimentos na substituição destes modelos.

Não orientei a conversa para esta questão do Epslion e falamos mais do Chipmunk e de como é que aquilo ainda voa...

Confesso não estar muito dentro dos preços de aeronaves de treino ab initio, mas 2,5M€ dão para quê exactamente?  ::)

Um Grob 120A anda na casa de 1 milhão de $. Por isso....
Não é o preço que é desculpa.
 :-P

https://grob-aircraft.com/en/g-120tp.html

https://www.aircraftcompare.com/aircraft/grob-g-120a/
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Junho 16, 2020, 04:40:49 pm
Os Roncos retornam a Beja já a partir de amanhã.

https://www.radiopax.com/base-aerea-de-beja-recebe-esquadra-101-roncos/
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: PereiraMarques em Julho 23, 2020, 10:24:26 am
Despacho n.º 7353/2020 - Diário da República n.º 142/2020, Série II de 2020-07-23 138635933
Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Modernização dos sistemas de armas Epsilon TB-30 da Força Aérea

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/138635932/details/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=138633313
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: PereiraMarques em Julho 23, 2020, 10:24:51 am
Despacho n.º 7353/2020 - Diário da República n.º 142/2020, Série II de 2020-07-23 138635933
Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Modernização dos sistemas de armas Epsilon TB-30 da Força Aérea

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/138635933/details/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=138633313
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: mafets em Julho 23, 2020, 11:38:25 am
Armas? Vão armar os Epsilon?  :mrgreen: :mrgreen:

(https://cdn.jetphotos.com/full/6/72103_1536666156.jpg)

(https://i.pinimg.com/236x/ae/65/16/ae6516223b5ea2e517047c439c2b8622.jpg)

Cumprimentos
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: NVF em Julho 23, 2020, 11:50:52 am
Dos 20 milhões mais IVA do Centeno, já vamos nos 3 milhões com IVA incluído. Espetáculo!
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: dc em Julho 23, 2020, 11:54:52 am
Sistema de armas... Até os Super Tucano tremeram.  :mrgreen:

Armas? Vão armar os Epsilon?  :mrgreen: :mrgreen:

(https://cdn.jetphotos.com/full/6/72103_1536666156.jpg)

(https://i.pinimg.com/236x/ae/65/16/ae6516223b5ea2e517047c439c2b8622.jpg)

Cumprimentos

Com os conflitos em África a surgirem um pouco por todo o lado, devem querer os Epsilon a fazer COIN.  c56x1
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: asalves em Julho 23, 2020, 07:37:39 pm
Citar
Considerando que as aeronaves Epsilon TB-30 contribuem para as missões das Forças Armadas associadas à segurança e defesa do território nacional, exercício da soberania, jurisdição e responsabilidades nacionais, contribuindo ainda para ministrar instrução elementar e básica de pilotagem;

Citar
Considerando que para o desempenho das missões atribuídas é fundamental manter a atualização das capacidades operacionais destas aeronaves através da sua modernização para colmatar a obsolescência de alguns equipamentos e atender aos requisitos da iniciativa Céu Único Europeu;

Depois é assim que os jornalistas ficam perdidos, chamam ao Epsilon um sistema de armas, e referem que serve para defesa do território nacional.
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Lightning em Julho 23, 2020, 09:36:44 pm
Na Força Aérea chama-se às aeronaves, sistemas de armas. Modernices.
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: PereiraMarques em Julho 23, 2020, 10:08:41 pm
(https://1.bp.blogspot.com/-FvqhR7bpmJE/VumELlwnhKI/AAAAAAAAC_M/SQ-N4Tw86sImnOud1Pq7ps6PQRWb6rkVw/s400/The%2BBergmann%2BPistol%2Bin%2Buse%2B-%2Bhow%2Bit%2Ball%2Bgot%2Bstarted.jpg)

(https://media.iwm.org.uk/ciim5/331/948/large_000000.jpg)
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Julho 23, 2020, 11:27:02 pm
Se o Chip é um sistema de armas, o Épsilon ainda mais direito tem de o ser. Ainda me lembro de dizerem na sua apresentação oficial em Sintra que o TB-30 tinha as características de um Spitfire, logo sistema de armas mais sistema de armas não há. :mrgreen:
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Stalker79 em Julho 24, 2020, 12:44:17 am
Se o Chip é um sistema de armas, o Épsilon ainda mais direito tem de o ser. Ainda me lembro de dizerem na sua apresentação oficial em Sintra que o TB-30 tinha as características de um Spitfire, logo sistema de armas mais sistema de armas não há. :mrgreen:


Essa deve ser pra rir! É tão Spitfire como a torre dos clérigos parece o World trade center!
 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: dc em Julho 24, 2020, 01:21:47 am
Faz lembrar a história do NPO ter a complexidade de uma fragata. Afinal esta mania dos exageros já é antiga.
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: mafets em Julho 24, 2020, 11:12:37 am
E eu que já os estava a ver a dar cobertura de fogo aos nossos na RCA...  :mrgreen: :mrgreen:

(https://imgproc.airliners.net/photos/airliners/7/1/6/2498617.jpg?v=v40)

(https://s3.eu-west-2.amazonaws.com/abpic-media-eu-production/pictures/full_size_071/1107701-large.jpg)

Cumprimentos  :-P ;)
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Major Alvega em Novembro 09, 2020, 08:26:56 pm
No plano meramente teórico, um substituto natural dos Socata Epsilon na instrução básica. Este DART 550, considerando igualmente o G120TP.
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: tenente em Novembro 09, 2020, 09:03:03 pm
No plano meramente teórico, um substituto natural dos Socata Epsilon na instrução básica. Este DART 550, considerando igualmente o G120TP.

Foi o que a Força Aérea  Belga fez, mas como eles são burros......

http://www.thefifthcolumn.xyz/Forum/viewthread.php?tid=39&page=7

Abracos
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: PereiraMarques em Novembro 12, 2020, 12:11:15 am
Estes ainda devem ir durar mais 4 ou 5 anos...

Reparação estrutural e pintura de aeronaves Chipmunk   
27.235,70 €   
01-11-2020   
Estado Maior da Força Aérea   
Cenário Completo, Lda.

http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=7243804
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Stalker79 em Novembro 12, 2020, 02:36:29 pm
Isto é ridiculo andar a remendar aeronaves antigas. Nesta categoria de preços bem se renovava a frota mesmo com os famosos "20 milhões mais IVA"....
 >:(
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: mafets em Novembro 12, 2020, 03:06:24 pm
Isto é ridiculo andar a remendar aeronaves antigas. Nesta categoria de preços bem se renovava a frota mesmo com os famosos "20 milhões mais IVA"....
 >:(

A ideia expressa num estudo à uns anos atrás era pegar em alguns Epsilon em stock e substituir os Chip da Academia por estes.

https://www.emfa.pt/esquadra-52-esquadra-802-aguias (https://www.emfa.pt/esquadra-52-esquadra-802-aguias)

Citar
SUSTENTABILIDADE DA FROTA DHC1 CHIPMUNK

LUÍS CARLOS FRUTUOSO DA SILVA
CAPITÃO PILOTO-AVIADOR

Hipótese nº1: Não é exequível a operação sustentada do SA Chipmunk, por mais
dez anos.
Hipótese nº2: O SA Epsilon cumpre os requisitos para efetuar a missão do
CAA/AFA.
Hipótese nº3: A contratualização da missão do CAA/AFA a uma empresa civil é
praticável.

Cumprimentos
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Lightning em Novembro 12, 2020, 11:15:00 pm
A ideia expressa num estudo à uns anos atrás era pegar em alguns Epsilon em stock e substituir os Chip da Academia por estes.

Pois só que os Epsilon já não estão em Sintra, estão em Beja.

E o CEMFA das ultimas vezes que foi à Assembleia disse que os Chipmunks seriam substituidos por aeronaves ultra-ligeiras.
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Get_It em Novembro 13, 2020, 01:17:23 am
Citar
SUSTENTABILIDADE DA FROTA DHC1 CHIPMUNK

LUÍS CARLOS FRUTUOSO DA SILVA
CAPITÃO PILOTO-AVIADOR

Hipótese nº1: Não é exequível a operação sustentada do SA Chipmunk, por mais
dez anos.
Hipótese nº2: O SA Epsilon cumpre os requisitos para efetuar a missão do
CAA/AFA.
Hipótese nº3: A contratualização da missão do CAA/AFA a uma empresa civil é
praticável.
Isso é de 2012! Estamos quase a chegar aos mais dez anos...

Cumprimentos,
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: mafets em Novembro 13, 2020, 10:23:26 am
Citar
SUSTENTABILIDADE DA FROTA DHC1 CHIPMUNK

LUÍS CARLOS FRUTUOSO DA SILVA
CAPITÃO PILOTO-AVIADOR

Hipótese nº1: Não é exequível a operação sustentada do SA Chipmunk, por mais
dez anos.
Hipótese nº2: O SA Epsilon cumpre os requisitos para efetuar a missão do
CAA/AFA.
Hipótese nº3: A contratualização da missão do CAA/AFA a uma empresa civil é
praticável.
Isso é de 2012! Estamos quase a chegar aos mais dez anos...

Cumprimentos,

Daí começarem as pinturas e chaparias no Chip. O homem está coberto de razão.  ;)

A ideia expressa num estudo à uns anos atrás era pegar em alguns Epsilon em stock e substituir os Chip da Academia por estes.

Pois só que os Epsilon já não estão em Sintra, estão em Beja.

E o CEMFA das ultimas vezes que foi à Assembleia disse que os Chipmunks seriam substituidos por aeronaves ultra-ligeiras.

Ultraleves pesados?  :mrgreen: :mrgreen:

https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/o-futuro-dos-ultraleves-pesados_1627.html (https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/o-futuro-dos-ultraleves-pesados_1627.html)

(https://aeromagazine.uol.com.br/media/uploads/aero_242/img_5572_tratada_medium.jpg)
Citar
O RV 10 da Flyer, empresa pioneira na montagem desta linha de aeronaves no Brasil

(https://eriberto.pro.br/ultraleves/fascination.jpg)
Citar
5 CAA

(https://www.goldenmoments.pt/shopimages/newProducts/gallery/3A37A120B89F.jpg)
Citar
Ultraleve Shark
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: RABN em Novembro 14, 2020, 01:08:16 am
A melhor relação custo benefício... talvez seja... mas nunca será escolhido... made in Servia... em termos de paridade 1 por 1 com o TB-20 :

LASTA 95 (USD 700K aprox)
https://en.wikipedia.org/wiki/Utva_Lasta (https://en.wikipedia.org/wiki/Utva_Lasta)
Tem 2 versões:
Basic version of the aircraft is built against the requirements for aerobatic category loads of +6.0 -3.
Armed version of the aircraft is built against the requirements for utility category with loads of +4.4 -1.8.
"
Engine Lycoming AEIO-580-B1A, with 315 hp (332 kW, under H = 0 and 2700 rpm)
Two-blade metal propeller HARTZELL HC-C2YR-4CF/FC 8475-8
New propeller cap
Modified primary flight controls
Modified engine controls with less friction
New instruments for measuring temperatures and oil pressure and temperatures of cylinder block and exhaust gases in both cabins
New radio stations Bendix/King for UHF with antennas
New gun sight AKN-09 Teleoptik Zemun which supports containers with Machine gun, bombs and unguided rocket launcher
Two under-wing hard points for weapons max allowed 120 kg
New glass cockpit with Garmin G500 avionics suites, which includes a primary flight display (PFD) and a multi-function display (MFD). The aircraft also integrates an instrumental flying simulation system.
Introduction of new composites materials in some parts of the plane
"

A função do chipmunk podia ser assegurada por alguns TB-30. Importante era que os TB-30 fossem substituídos por algo como PC-21, SuperTucano ou AT-6 Wolverine (o primeiro é melhor treinador, a vantagem dos dois últimos é poderem fazer missões CAS e COIN.
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: RABN em Novembro 14, 2020, 02:31:38 pm
A melhor relação custo benefício... talvez seja... mas nunca será escolhido... made in Servia... em termos de paridade 1 por 1 com o TB-20 :

LASTA 95 (USD 700K aprox)
https://en.wikipedia.org/wiki/Utva_Lasta (https://en.wikipedia.org/wiki/Utva_Lasta)
Tem 2 versões:
Basic version of the aircraft is built against the requirements for aerobatic category loads of +6.0 -3.
Armed version of the aircraft is built against the requirements for utility category with loads of +4.4 -1.8.
"
Engine Lycoming AEIO-580-B1A, with 315 hp (332 kW, under H = 0 and 2700 rpm)
Two-blade metal propeller HARTZELL HC-C2YR-4CF/FC 8475-8
New propeller cap
Modified primary flight controls
Modified engine controls with less friction
New instruments for measuring temperatures and oil pressure and temperatures of cylinder block and exhaust gases in both cabins
New radio stations Bendix/King for UHF with antennas
New gun sight AKN-09 Teleoptik Zemun which supports containers with Machine gun, bombs and unguided rocket launcher
Two under-wing hard points for weapons max allowed 120 kg
New glass cockpit with Garmin G500 avionics suites, which includes a primary flight display (PFD) and a multi-function display (MFD). The aircraft also integrates an instrumental flying simulation system.
Introduction of new composites materials in some parts of the plane
"

A função do chipmunk podia ser assegurada por alguns TB-30. Importante era que os TB-30 fossem substituídos por algo como PC-21, SuperTucano ou AT-6 Wolverine (o primeiro é melhor treinador, a vantagem dos dois últimos é poderem fazer missões CAS e COIN.

Os "PC-21, SuperTucano ou AT-6 Wolverine" (treino avançado) & turbina  não são da classe do TB-30 (treino básico) & piston, esses seriam para substituir os "alfajets" .... todos os foristas andam falar de aeronaves de piston de 700K-1M custo unitário ...  Sr salta para aeronaves turbina e de 8,5M custo unitário ?!
 
"Spain to Buy 24 Pilatus PC-21 Turboprop Trainers for €205M"
"January 2020 saw the Spanish Air Force confirm an order for 24 PC-21 aircraft, which will replace mainly the CASA C-101 Aviojet, but will also take over advanced training which is currently carried out on the T-35 Pillan"

O melhor "trainer" na minha opinião dentro da classe do TB-30 é o Grob Aerospace 120A trainer aircraft (Grob G-120A
Current Price $ 750,000 - $ 900,000 U.S) , mas não tem pylons para treino de armas ou cas e coin "de recurso", isso já é um requisito raro em aviões modernos de "treino básico" ... por isso é que fui buscar o LASTA porque sabia que tinha pylons.

Outra coisa é dizer, gostava que a FAP tivesse "PC-21, SuperTucano ou AT-6 Wolverine", subscrevo ... mas é uma "ambição um pouco irrealista".  (com 2 x PC-21 = 8,5 M x 2 é o equivalente a aproximadamente 22 de qualquer dos trainers de 750K que se estiveram a referir  ... e 22 é mais do que substituia os 16 x TB-30 da FAP... já nem são 16 ...acho eu)...ou que quiz dizer é substituir a frota de TB-30 por 1 PC-21 ou 1 Super Tucano ou 1 AT-6 ?! E o treino básico era subcontratado fora ... é isso ?!

"A função do chipmunk podia ser assegurada por alguns TB-30" ?! Não, ambos estão em fim de ciclo de vida ?!... e são para substituir por aeronaves que cumpram o mesmo envelope de missão, i.e., treino básico.... porque quer manter o TB-30?

O TB-30 não está totalmente em fim de vida, e está previsto o seu upgrade na LPM, alem de que no estado atual pode perfeitamente fazer a função do chipmunk por varios anos.  Sim, as opções que sugeriu são bons treinadores. Mas o problema da FAP neste momento é conseguir apenas assegurar o treino básico. As  opções que eu falei, permitem assegurar o treino básico e avançado, alem do treino de apoio aéreo. Neste caso. a FAP precisaria apenas de enviar os futuros pilotos de F-16 para fazerem nos Estados Unidos a fase final de  instrução.
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: PereiraMarques em Novembro 14, 2020, 06:35:00 pm
Obrigado pelo esclarecimento, faz sentido .... :G-beer2:... provávelmente ainda vamos alugar horas de PC-21 a espanha... pois não estou ao corrente de nenhum desenvolvimento na substituição dos Alfajet(retirados) para as missões de treino avançado que refere.

A FAP pretende (pretendia?) desenvolver uma espécie de "parceria público-privada" através da implementação de uma escola internacional de treino avançado em Beja.
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Barlovento em Novembro 20, 2020, 06:12:36 pm
Obrigado pelo esclarecimento, faz sentido .... :G-beer2:... provávelmente ainda vamos alugar horas de PC-21 a espanha... pois não estou ao corrente de nenhum desenvolvimento na substituição dos Alfajet(retirados) para as missões de treino avançado que refere.

Espanha va a usar los PC-21 en la escuela básica, y posiblemente más adelante, compre más unidades y sustituya en la escuela elemental al Pillán/Tamiz. El avión  de escuela avanzada está todavía por definir, pero de momento sigue el F-5M.
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: typhonman em Dezembro 19, 2020, 08:58:29 pm
https://www.cavok.com.br/senegal-recebera-mais-treinadores-epsilon-da-franca

Senegal e FAP  :mrgreen:
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 01, 2021, 02:17:52 pm
Dia 31 de Janeiro de 1989, são 09H35 em Tarbes no Sul de França, quando a torre de controlo autoriza o voo AFP0253 a descolar da pista 02. A bordo, o então Major PilAv Carlos Gromicho e o Cap Pil Hungria Teixeira colocam gás a fundo e iniciam a corrida de descolagem com o primeiro Epsilon português, número de cauda 1401, adquirido pela FAP. Destino: Base Aérea Nº1 em Sintra.
Volvidas 4H30 e após uma paragem para reabastecimento na Base Aérea de Valladolid (Espanha), o novo avião da FAP chegava ao espaço aéreo de Sintra onde um C-212 Aviocar da Esq. 401 o esperava para obter as primeiras fotografias em território nacional, prosseguindo depois para a aterragem “escoltado” por dois Cessna T-37C da Esq. 102.
Na realidade este não foi o primeiro voo do 1401 (mais tarde 11401), mas sim o décimo voo. O primeiro foi efectuado em 23JAN89. Entre 23 e 26JAN89 o Major Gromicho e o Capitão H. Teixeira efectuaram 4 voos cada (neste avião), com pilotos franceses, o que os habilitou a efectuarem os voos de aceitação.
Em 30JAN89 teve então lugar o voo de aceitação do 1401, com tripulação portuguesa e devendo assim ser este considerado o primeiro voo, se bem que a contabilização, em termos de horas de voo da frota, começa em 23JAN89.
A cerimónia oficial de apresentação do Epsilon aconteceu no dia 01FEV89, na Base Aérea Nº1 em Sintra, cerimónia esta que contou com a presença do Ministro da Defesa Nacional. Teve então início, a partir desta data, uma nova etapa na instrução elementar e básica em Portugal.
Ao contrário do 1401 (totalmente construído em França), os restantes 17 aviões foram montados em Portugal pelas OGMA, sendo que 14 (do 1402 ao 1415) foram entregues ainda durante o primeiro semestre de 1989, tendo o 18º, e último avião (1418), sido entregue em 08JUN90.

A todos os que voaram o Epsilon TB-30, parabéns!

Em breve teremos mais novidades acerca do evento que irá celebrar os 25 anos desta aeronave ao serviço da FAP.

Fonte: Esquadrão 101.
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: luis simoes em Fevereiro 07, 2021, 02:19:12 pm
Parabens ....
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Lusitano89 em Maio 15, 2023, 01:15:48 pm
Esquadra 101 - "Roncos" celebra 109 anos


Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: luis simoes em Maio 22, 2023, 01:52:55 pm
Nao sei qual a idade exacta dos avioes mas penso que a compra dos St podera empurrar estes para a academia Militar e empurrar de vez os chipmunk para o museu do ar.   
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: dc em Maio 25, 2023, 01:04:57 pm
Ou não, que o mais provável é manterem-se as 3 aeronaves a hélice em uso em simultâneo.
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Fevereiro 01, 2024, 06:41:58 pm
A Esq. 101 "Roncos" celebrou ontem o 35º aniversário da chegada do primeiro SOCATA TB-30 Epsilon para a FAP.

https://www.facebook.com/reel/1102409664540759
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: goncalobmartins em Abril 20, 2024, 06:52:55 pm
(https://i.ibb.co/q7ZRcFq/436515524-839344898228046-8183631267307772703-n.jpg)

Citar
Roncos com bandeira branca 🏳️

A Esquadra 101 – “Roncos”, sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja, alcançou, no dia 16 de abril, a Bandeira Branca, o que significa que todas as aeronaves TB-30 Epsilon disponíveis estão prontas para voar.

Este é um esforço de todos os militares da Esquadra 101 – “Roncos”, que diariamente trabalham para garantir a operacionalidade e prontidão das aeronaves.

Bravo Roncos!

E das 18 unidades iniciais, segundo a foto já só restam 10...
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Abril 20, 2024, 08:08:31 pm
(https://i.ibb.co/q7ZRcFq/436515524-839344898228046-8183631267307772703-n.jpg)

Citar
Roncos com bandeira branca 🏳️

A Esquadra 101 – “Roncos”, sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja, alcançou, no dia 16 de abril, a Bandeira Branca, o que significa que todas as aeronaves TB-30 Epsilon disponíveis estão prontas para voar.

Este é um esforço de todos os militares da Esquadra 101 – “Roncos”, que diariamente trabalham para garantir a operacionalidade e prontidão das aeronaves.

Bravo Roncos!

E das 18 unidades iniciais, segundo a foto já só restam 10...

https://www.facebook.com/Base.Aerea.N11/videos/786529143106228/


Há mais de 30 anos que só contamos com 16 aeronaves. Ter 10 operacionais até nem é muito mau.

Duas foram perdidas em acidentes desnecessários relativamente cedo na sua carreira, uma em 1991 e outra em 1993.

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/queda-de-aviao-militar/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/queda-de-avioneta-2/
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: goncalobmartins em Abril 20, 2024, 08:18:05 pm
(https://i.ibb.co/q7ZRcFq/436515524-839344898228046-8183631267307772703-n.jpg)

Citar
Roncos com bandeira branca 🏳️

A Esquadra 101 – “Roncos”, sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja, alcançou, no dia 16 de abril, a Bandeira Branca, o que significa que todas as aeronaves TB-30 Epsilon disponíveis estão prontas para voar.

Este é um esforço de todos os militares da Esquadra 101 – “Roncos”, que diariamente trabalham para garantir a operacionalidade e prontidão das aeronaves.

Bravo Roncos!

E das 18 unidades iniciais, segundo a foto já só restam 10...

https://www.facebook.com/Base.Aerea.N11/videos/786529143106228/


Há mais de 30 anos que só contamos com 16 aeronaves. Ter 10 operacionais até nem é muito mau.

Duas foram perdidas em acidentes desnecessários relativamente cedo na sua carreira, uma em 1991 e outra em 1993.

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/queda-de-aviao-militar/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/queda-de-avioneta-2/

Exato! No que consegui averiguar cruzando várias fontes, 18 aeronaves iniciais, das quais 2 foram WO e 2 estavam stored. Ou seja, restariam 14... Provavelmente as 4 a mais, foram canalizadas para ficarem 10 operacionais?
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Abril 20, 2024, 09:22:05 pm
Exato! No que consegui averiguar cruzando várias fontes, 18 aeronaves iniciais, das quais 2 foram WO e 2 estavam stored. Ou seja, restariam 14... Provavelmente as 4 a mais, foram canalizadas para ficarem 10 operacionais?

Correto e afirmativo.
Título: Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
Enviado por: goncalobmartins em Abril 20, 2024, 09:28:30 pm
Exato! No que consegui averiguar cruzando várias fontes, 18 aeronaves iniciais, das quais 2 foram WO e 2 estavam stored. Ou seja, restariam 14... Provavelmente as 4 a mais, foram canalizadas para ficarem 10 operacionais?

Correto e afirmativo.

Obrigado! E por acaso sabes quais foram, por favor?