Descobriu agora como é que se fazem os contratos para construções navais.
Os 50 milhões por navio serão forçosamente sem os 2 Phalanx dos desenhos (ainda por cima 2), até porque cada um tem um custo estimado de 8 a 18 milhões de dólares, sendo que um contrato sul coreano de 2022 aponta para 39 milhões para 2 Phalanx, o que portanto representaria quase 80% do custo total de cada navio.
Mesmo sem este tipo de equipamento, persistem dúvidas acerca da exequibilidade dos 50 milhões por embarcação (vai ser esperar para ver), já que um simples NPO, também sem armamento nenhum e com um leque limitadíssimo de sensores (se é que algum) custa igualmente 50 milhões, sendo um navio consideravelmente mais pequeno.
Estando em Portugal, a ideia de equipamento fornecido pelo Estado, não funciona se o Estado não o adquirir. É que uma coisa é quando outro país faz isto, havendo um determinado nível de confiança de que o equipamento fornecido pelo governo vai chegar aos navios. Outra é em Portugal, onde nos arriscamos a ter vários navios à espera do dito equipamento. Será provavelmente assim, com uma boa parte dos NPOs, dos NPCs, dos 2 AORs e do PNM a serem construídos a um custo relativamente baixo, e o equipamento a demorar anos a ser adquirido.