Steyr e Mowag interessados na Bombardier?

  • 0 Respostas
  • 2345 Visualizações
*

Normando

  • Perito
  • **
  • 339
  • +0/-0
Steyr e Mowag interessados na Bombardier?
« em: Abril 05, 2004, 05:43:17 pm »
[Citação]

Público On-line 05-04-2004 - 17h15

Concorrentes aos blindados do Exército prometem reactivar Bombardier
 
A empresa austríaca Steyr e os suíços da Mowag, dois dos três concorrentes ao fornecimento dos novos blindados do Exército e da Marinha, oferecem como contrapartida a reactivação da fábrica da Bombardier na Amadora, ex-Sorefame.

Luís Pinhol, representante em Portugal da Mowag, afirmou hoje à Lusa que o grupo norte-americano General Dynamics, ao qual pertence a empresa suíça, propõe-se deslocar para Portugal o fabrico de material circulante da General Motors.

A concretização da encomenda ficaria dependente da vitória da Mowag no concurso e da compra da fábrica da Amadora pela Siemens, adiantou o mesmo responsável.

Este grupo alemão chegou a propor a compra da antiga Sorefame antes do anúncio do encerramento da actividade, mas a oferta foi rejeitada pela Bombardier.

Também a Steyr propõe a montagem em Portugal das 322 viaturas blindadas, o que permitiria a reactivação de parte da fábrica.

De acordo com o jornal PÚBLICO, os austríacos têm uma parceria com o Grupo de Operações Metalomecânicas (GOM), de Manuel Norton, principal responsável da Bombardier em Portugal.

A fábrica da Amadora deverá encerrar a actividade a partir de Maio, no âmbito da reestruturação da divisão europeia de transportes da Bombardier, e levar para o desemprego os seus 400 trabalhadores.

O primeiro-ministro e o ministro da Economia demonstraram por várias vezes a intenção de manter a empresa a funcionar, prometendo encetar contactos a nível político e diplomático para inverter a situação.

No que se refere ao concurso internacional de fornecimento de blindados para o Exército e para a Marinha, o desfecho do processo deverá seguir os critérios pré-definidos, desconhecendo-se se a condição de fabrico dos equipamentos em Portugal constitui factor de preferência.
"If you don't have losses, you're not doing enough" - Rear Admiral Richard K. Turner