Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa

  • 1861 Respostas
  • 349415 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #825 em: Abril 29, 2020, 05:10:36 pm »
Eu cá fazia como se está a fazer agora os hospitais, é preciso, desculpa mas não podemos, pois o equipamento está avariado, o melhor será alugar lá fora.

Ora bem, é uma excelente ideia !!!!
O que agora é função primária do Exército é fazer desinfeções, muito bom, dá muita estaleca aos atiradores !!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4028 vez(es)
  • Enviou: 10035 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #826 em: Abril 29, 2020, 05:26:52 pm »
tenente — discordo em relação ao MDN. Durante o Estado Novo os MDN foram quase sempre militares (excepto quando o próprio Salazar ocupou temporariamente o cargo) e os ramos tinham a categoria de ministérios, mas nem por isso existiram políticas planeadas e estruturantes. O que havia, tal como agora, era muito lirismo: 30 divisões para a NATO, esquadras e porta-aviões imaginários, mas nada passava do papel... porque não havia "papel".
Talent de ne rien faire
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #827 em: Abril 29, 2020, 05:37:35 pm »
tenente — discordo em relação ao MDN. Durante o Estado Novo os MDN foram quase sempre militares (excepto quando o próprio Salazar ocupou temporariamente o cargo) e os ramos tinham a categoria de ministérios, mas nem por isso existiram políticas planeadas e estruturantes. O que havia, tal como agora, era muito lirismo: 30 divisões para a NATO, esquadras e porta-aviões imaginários, mas nada passava do papel... porque não havia "papel".

Não te esqueças que estávamos em guerra e o sistema politico na altura não permitia que os Militares naquela posição, tivessem a liberdade de escolha de sistemas ou armamentos, tudo passava pelo crivo do Salazar, que hoje, se ocupassem o mesmo cargo, teriam, se fosse provado que aqueles sistemas eram os adequados para determinadas missões.

Isto é a minha opinião, pois tenho quase a certeza, que, se o MDN fosse um militar, as FFAA não estariam em pior estado daquele em que agora estão.

Abraços
« Última modificação: Abril 29, 2020, 05:39:27 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #828 em: Abril 29, 2020, 05:44:21 pm »
Eu cá fazia como se está a fazer agora os hospitais, é preciso, desculpa mas não podemos, pois o equipamento está avariado, o melhor será alugar lá fora.

Ora bem, é uma excelente ideia !!!!
O que agora é função primária do Exército é fazer desinfeções, muito bom, dá muita estaleca aos atiradores !!!

Abraços

As desinfeções são feitas por militares com o curso de defesa NBQ ou equivalente.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #829 em: Abril 29, 2020, 05:57:50 pm »
Não vinha ao Fórum à apenas 20 horas, e de repente é isto.  :amazing:

De ressalvar que, a ideia do navio misto já tinha sido aqui falada, portanto não é nada de novo. O que é novo é ser a primeira vez que se fala neste sentido pela própria Marinha.
Seria uma questão de avaliar vantagens e desvantagens.

O que me salta à vista é, um navio destes fazia sentido quando o LPD original tinha um orçamento de 300 milhões, o que dava 450 somando o valor do AOR.
Neste contexto, haveria um ganho óbvio se um navio misto custasse menos 100/150 milhões que o orçamento destes dois navios.

Actualmente, 150+150 dá 300, e um navio misto custaria tanto ou mais que isto, logo não há ganhos.

Por outro lado, tirando algo como o Makassar ou outro LPD low-cost, não vejo nenhum navio deste género caber nos 150 milhões orçamentados.

Mas a proposta do CEMA não traz grandes vantagens, pois ficaríamos pelo menos 5 anos até o AOR estar pronto.

Para terminar, nota-se um ênfase muito grande na construção de navio novo, e parece-me que está a arranjar pretexto para simplesmente construir alguma coisa cá, nem que sejam canoas. Esta obsessão, ou interesse  ::), parece-me forçada e não beneficia em nada a Marinha. E ignorar o Wave, apenas para justificar a construção do AOR em Portugal no prazo de 10 anos parece-me demasiado arrogante.
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #830 em: Abril 29, 2020, 06:56:43 pm »
Como o DC diz aqui em cima e muito bem, a construção de um navio novo não resolve o problema de imediato que é o facto de a Armada estar sem reabastecedor.
O que neste momento só podia ser resolvido pela aquisição de um Wave, e fazendo a mesma, a constução de um navio multi proposito tornava-se obsoleta.
E podia pegar-se na diferença e usar para algo melhor no campo dos LPD.
 :-P
 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #831 em: Abril 29, 2020, 07:39:58 pm »
Deixem começar a haver mais ataques piratas contra embarcações portuguesas no Golfo da Guiné e eu quero ver como é que mandam navios portugueses para lá sem apoio...

Por falar nisso os 8 portugueses já apareceram?
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #832 em: Abril 29, 2020, 08:11:16 pm »
Ouvi a audição do CEMA na integra, e apenas uma questão lhe preocupa e este esteve sempre a bater na mesma tecla, o prioritário para a Marinha são os 10 NPO+s, ponto final.

E ainda referente a estes meios, um deputado pergunta lhe pelas armas do NPO´s, questão à qual o CEMA não responde, ignorando-a por completo.

Pronto é isto.

QYE CIRCO !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #833 em: Abril 29, 2020, 08:33:56 pm »
Deixem começar a haver mais ataques piratas contra embarcações portuguesas no Golfo da Guiné e eu quero ver como é que mandam navios portugueses para lá sem apoio...

Por falar nisso os 8 portugueses já apareceram?

Nesse caso enviam os NPOs, que claramente é a prioridade numa Marinha de Guerra navios desarmados.
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #834 em: Abril 29, 2020, 09:40:16 pm »
O que interessa é os OPV, porque sabem que o futuro da Marinha é ser uma guarda costeira!

E não me admirava que vendessem 1 SSG.

Só num país de anedota, como o nosso, se anda desde o ano 2001 a falar no LPD e passados 19 anos, não existe, e pensa-se em abortar o projeto e adquirir um "hibrido".

Esta gente brinca conosco, os sucessivos governos, ministros e chefes militares! Se os tivessem no sitio demitiam-se!

Se quizessem apostar na Marinha, na produção nacional etc, já tinham pegado no projeto do LPD dos alemães, que vieram com a compra dos SSG e já o teriamos, assim como o AOR.




(ENGRAÇADO, QUE APESAR DE O LPD E AOR, SEREM PASSÍVEIS DE SER FEITOS CÁ, NÃO VEJO A MESMA VONTADE NEM EMPENHO, COMO NO PROCESSSO DOS KC-390) PORQUE ?
« Última modificação: Abril 29, 2020, 11:30:17 pm por typhonman »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18292
  • Recebeu: 5540 vez(es)
  • Enviou: 5945 vez(es)
  • +7162/-9539
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #835 em: Abril 30, 2020, 08:20:11 am »
Eu cá fazia como se está a fazer agora os hospitais, é preciso, desculpa mas não podemos, pois o equipamento está avariado, o melhor será alugar lá fora.

Ora bem, é uma excelente ideia !!!!
O que agora é função primária do Exército é fazer desinfeções, muito bom, dá muita estaleca aos atiradores !!!

Abraços

Era "avariar" uma fragata ao estilo M-60, em plenas manobras da NATO, podia ser que estes fdp que governam para a fotografia ganhassem vergonha
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, tenente, Stalker79

*

paraquedista

  • Membro
  • *
  • 275
  • Recebeu: 40 vez(es)
  • Enviou: 33 vez(es)
  • +2/-0
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #836 em: Abril 30, 2020, 08:40:38 pm »
Segundo as palavras do CEMA, está em estudo a possibilidade de antecipar a construção do Reabastecedor de modo a entrar ao serviço em 2025, adiando (mais uma vez!) a construção do NPL, que estava previsto entrar ao serviço por volta dessa data.

Disse ainda que, uma vez que o NPL conta agora com apenas 150 milhões previsto na LPM, está a ser estudada a possibilidade de juntar esta verba com a do Reabastecedor (150 + 150 milhões) e construir um "navio híbrido com capacidade de reabastecimento mas também com alguma capacidade de assistência a situações de ajuda humanitária e de catástrofe".  Disse também que estão em contacto com outras Marinhas, nomeadamente a Marinha Holandesa "que tem um projeto deste género que está a desenvolver".

Admito que o navio que o Sr. Almirante se refere seja o HNLMS Den Helder, só que este irá custar cerca de 375 milhões €.

A resposta do CEMA a partir do minuto 30:28
https://canal.parlamento.pt/?cid=4485&title=audicao-do-chefe-do-estado-maior-da-armada-almirante-mendes-calado

Corrijam-me por favor se estiver enganado, mas não foi anteriormente a própria Marinha a descartar um navio híbrido do estilo 2 em 1? ???

Totalmente correcto Charlie Jaguar...Lembro-me bem o Sr. Almirante dizer isso na Comissao de Defesa aquando a apresentacao da LPM 2019...2 Navios era melhor do que 1.

O unico projecto que faz sentido e o LSV 19000, com lanchas de desembarque.
https://products.damen.com/en/ranges/logistic-support-vessel/logistic-support-vessel-supporter-19000
« Última modificação: Abril 30, 2020, 08:41:34 pm por paraquedista »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #837 em: Abril 30, 2020, 10:13:28 pm »
Segundo as palavras do CEMA, está em estudo a possibilidade de antecipar a construção do Reabastecedor de modo a entrar ao serviço em 2025, adiando (mais uma vez!) a construção do NPL, que estava previsto entrar ao serviço por volta dessa data.

Disse ainda que, uma vez que o NPL conta agora com apenas 150 milhões previsto na LPM, está a ser estudada a possibilidade de juntar esta verba com a do Reabastecedor (150 + 150 milhões) e construir um "navio híbrido com capacidade de reabastecimento mas também com alguma capacidade de assistência a situações de ajuda humanitária e de catástrofe".  Disse também que estão em contacto com outras Marinhas, nomeadamente a Marinha Holandesa "que tem um projeto deste género que está a desenvolver".

Admito que o navio que o Sr. Almirante se refere seja o HNLMS Den Helder, só que este irá custar cerca de 375 milhões €.

A resposta do CEMA a partir do minuto 30:28
https://canal.parlamento.pt/?cid=4485&title=audicao-do-chefe-do-estado-maior-da-armada-almirante-mendes-calado

Corrijam-me por favor se estiver enganado, mas não foi anteriormente a própria Marinha a descartar um navio híbrido do estilo 2 em 1? ???

Totalmente correcto Charlie Jaguar...Lembro-me bem o Sr. Almirante dizer isso na Comissao de Defesa aquando a apresentacao da LPM 2019...2 Navios era melhor do que 1.

O unico projecto que faz sentido e o LSV 19000, com lanchas de desembarque.
https://products.damen.com/en/ranges/logistic-support-vessel/logistic-support-vessel-supporter-19000

Meus caros,

Aceitava esse navio como AOR, se viesse um LPD a séria !

Imaginem que precisamos de levar uma força de reacção rápida para qualquer lado, e o LSV está em manutenção, ficamos apeados.

Então a Marinha em menos de um ano mudou de posição para 2 navios para 1 ! ( O Sr CEMA demitia-se na hora) !

Já se devem ter arrependido e bem de não terem ficado com o Scirroco, bem feito !


Já agora:


 :arrow: https://www.canada.ca/en/department-national-defence/services/procurement/joint-support-ship.html
« Última modificação: Abril 30, 2020, 10:39:36 pm por typhonman »
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3262 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6486
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #838 em: Abril 30, 2020, 11:55:17 pm »
O Chile compra quase tudo em segunda mão e tem uma Armada impressionante. Cá quase não temos navios mas os carreirristas sonham com navios novos (apetecia-me lhes chamar muita coisa mas não vale a pena. O SIS em vez de vigiar esta e outras páginas que faça-se à estrada e arrume de uma vez com os cocós da pátria)...  ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::)

https://en.wikipedia.org/wiki/Chilean_Navy



















Saudações  c56x1 c56x1
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #839 em: Maio 01, 2020, 12:37:04 am »
Os nossos amigos do SIS, podem ver a vontade !  ;)


Já devem saber que somos todos, mas por mim não há problema, pois todos aqui querem umas FA modernas e equipadas, eles pensam o mesmo!


Abraços,  :G-beer2: