Actividade Operacional/Exercícios

  • 414 Respostas
  • 72374 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Atividade Operacional/Exercícios
« Responder #60 em: Junho 13, 2016, 09:18:47 pm »
3º Batalhão de Aviação do Exército atua na Operção Planalto



Belo Horizonte (MG) – O 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx) realiza, desde 30 de maio, a segunda fase da Operação Planalto, como preparação de emprego nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, em Belo Horizonte (MG).

Nessa fase, além de operacionalizar o Sistema Olho de Águia e realizar reconhecimentos táticos, o Batalhão está viabilizando um exercício interagências, em que representantes do 1° Batalhão de Ações de Comando, do Pelopes do 12º Batalhão de Infantaria, da Polícia Federal e da Polícia Militar de Minas Gerais capacitam-se no emprego de técnicas aeromóveis.

A Operação contribuirá para a obtenção de capacidades, que permitirão ao Exército e aos órgãos de segurança pública garantirem a tranquilidade e a estabilidade necessárias durante os Jogos na capital mineira.

Fonte: http://exercito-rio2016.eb.mil.br/web/cda/-/segunda-fase-da-operacao-planalto-em-belo-horizon?inheritRedirect=true&redirect=%2F

 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Atividade Operacional/Exercícios
« Responder #61 em: Junho 22, 2016, 01:46:01 pm »
Exército na Operação Ágata 11



















 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Atividade Operacional/Exercícios
« Responder #62 em: Novembro 24, 2018, 02:39:51 pm »
MANOBRA ESCOLAR 2018: Operacionalidade, segurança e muito trabalho em favor da formação de profissionais militares brasileiros


Citar
Resende (RJ) – Teve início, no dia 6 de novembro, as atividades conjuntas da Manobra Escolar 2018 na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), com um painel de ambientação e caracterização do exercício militar.

A manobra escolar reúne 4.300 militares, mais de 500 veículos e 10 aeronaves, no período de 5 a 16 de novembro. Organizada pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), é uma das mais importantes atividades de combate simulado do Exército Brasileiro. Ela emprega os equipamentos e armamentos mais modernos disponíveis, além de contemplar diversos aspectos da guerra moderna, como o combate a forças irregulares e o enfrentamento em ambiente humanizado. Nesse período, os moradores da cidade de Resende e região presenciam uma grande movimentação de militares, aeronaves e viaturas pelos municípios e também pela Rodovia Presidente Dutra.

Paralelo aos exercícios tipicamente militares, também são realizadas ações cívico-sociais, nas quais o Exército tem a oportunidade de prestar diversos serviços à população, como atendimento médico-odontológico e ambulatorial, além de reforçar a integração da Força Terrestre com as comunidades. Serão visitadas as comunidades de Nossa Senhora do Amparo, em Barra Mansa, nos dias 8 e 9 de novembro; Quatis, nos dias 10 e 11 de novembro; Falcão, em Resende, no dia 11 de novembro; e Porto Real no dia 12 de novembro. Os atendimentos serão realizados das 8 h às 12 h e das 13 h às 17 h, nos postos de saúde de cada comunidade. Para serem atendidos, os interessados devem realizar o agendamento, no posto de saúde mais próximo da sua residência.

Para recepcionar os componentes de diferentes equipes e ambientá-los quanto às atividades operacionais, o Subcomandante da AMAN, Coronel Paulo Roberto Coriolano, fez a abertura da atividade no Teatro Acadêmico. Nela, procedeu-se a um pequeno histórico do exercício: “A manobra escolar da AMAN mudou muito dos anos 1980 para a que estamos realizando hoje. De um evento interno da AMAN, envolvendo os cadetes no treinamento e na execução naqueles anos, chegamos a um exercício que envolve diversos estabelecimentos de ensino vinculados ao DECEx, no qual participam cerca de 4.300 militares. Esse conjunto de atividades é impactado por duas equações: a do tempo e a da segurança, no que diz respeito a seu nível de realismo”, explicou o Subcomandante. Ele continuou sua explanação ressaltando aspectos garantidores de sucesso para o evento: “a equação do tempo, porque não é possível um planejamento que supere o período da própria manobra e a equação da segurança, porque não é possível praticar ações militares deixando à parte a gestão dos riscos”, destacou o Subcomandante da AMAN. Encerrou a sua fala com um chamamento a todos quanto às suas responsabilidades do princípio ao fim da exercício. “Há três fatores que proporcionam a segurança em operações: o primeiro é o próprio militar que é responsável pela sua integridade física; o segundo é o militar que o acompanha, uma vez que todas as atividades são realizadas com o mínimo de dois militares; e o terceiro é a responsabilidade do planejamento da operação”, concluiu.

A mais alta autoridade presente no painel de abertura foi o Comandante de Aviação do Exército, General de Brigada Carlos Waldyr Aguiar. Além da AMAN, participam da Manobra Escolar 2018 o DECEx; a Diretoria de Educação Superior Militar; o Comando de Operações Terrestres; o Centro de Comunicação Social do Exército; o Centro de Estudo de Pessoal e Forte Duque de Caxias; a Escola de Inteligência Militar do Exército; o 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear; o Comando de Aviação do Exército; o 1º Batalhão de Operações Psicológicas; o Centro de Adestramento Leste; o Hospital Militar de Resende; o 6º Grupo de Mísseis e Foguetes; o 6º Batalhão de Inteligência Militar; o 1º Batalhão de Guerra Eletrônica; o Centro de Instrução de Guerra Eletrônica; o Instituto Militar de Engenharia; o Hospital de Campanha; a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; a Escola de Formação Complementar do Exército; a Escola de Saúde do Exército; a Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos; a Escola de Sargentos de Logística; a Escola de Instrução Especializada; a Escola de Sargentos das Armas; o Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército; e o Centro de Instrução de Artilharia, Mísseis e Foguetes.

FONTE: http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/manobra-2018-operacionalidade-seguranca-e-integracao











 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Atividade Operacional/Exercícios
« Responder #63 em: Junho 21, 2019, 06:34:07 pm »
Exercício Pelotão de Morteiro Pesado no Centro de Adestramento Sul (CA-SUL)


Citar
Santa Maria (RS) - Nos períodos de 10 a 11 e 12 a 13 de junho, ocorreu no Centro de Adestramento-Sul, respectivamente os Exercícios de Adestramento - Pelotão Morteiro Pesado 120 mm M2 Raiado AR do 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado e do 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

A atividade simula, em um ambiente virtual, o apoio de fogo solicitado pelos Observadores Avançados (OA), às suas respectivas Linhas de Fogo (LF), contribuindo desta forma, com o preparo técnico e tático da tropa usuária, uma vez que este sistema permite acompanhar todas as atividades necessárias à realização do tiro, desde a solicitação do apoio de fogo, até a conclusão da missão de tiro.


 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Atividade Operacional/Exercícios
« Responder #64 em: Julho 23, 2019, 02:15:46 pm »
Jornalistas em áreas de conflito

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil realizou o “Estágio de Jornalismo e Assessoria de Imprensa em Áreas de Conflito”


Citar
Rio de Janeiro (RJ) - Profissionais de diversos meios de comunicação foram preparados, sob a coordenação do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil - Centro Sergio Vieira de Mello (CCOPAB), entre os dias 15 e 19 de julho, para cumprir suas funções em ambientes hostis. O “Estágio de Jornalismo e Assessoria de Imprensa em Áreas de Conflito” contou com cerca de 32 alunos, criteriosamente selecionados pelo Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEX), de diversas empresas de comunicação como: TV Globo, SBT, Record TV, Band, RedeTV!, TV Cultura, Jovem Pan, Rádio Gaúcha, Jornal O Dia, Defesa TV, Agence France-Presse (AFP), O Estado de Mato Grosso do Sul, Correio da Paraíba, dentre outras.

De acordo com o relatório sobre a “Segurança de Jornalistas e o Perigo da Impunidade”, da UNESCO, cerca de 182 jornalistas foram assassinados em todo mundo apenas nos anos de 2016 e 2017. Até outubro de 2018, já era possível registrar a morte de cerca de 80 profissionais. Os dados são alarmantes e impressiona ainda mais quando percebemos a participação do Brasil nas estatísticas. Em 2016, dos 102 jornalistas assassinados 5 estavam no Brasil. Esses dados colocaram o país atrás, apenas, do Afeganistão, México, Iêmen, Iraque, Síria e Guatemala. O relatório também mostra o aumento de mulheres jornalistas mortas no mundo entre 2006 e 2017 e que a maioria das vítimas são jornalistas locais.

É neste cenário que o “Estágio de Jornalismo e Assessoria de Imprensa em Áreas de Conflito”, oferecido pelo CCOPAB, comandado pelo Coronel Machado, vem ganhando, cada vez mais relevância na preparação desses profissionais que já incluíram coletes e capacetes balísticos no exercício de suas profissões. Ao longo de uma semana profissionais de várias regiões do país e de diversos meios de comunicação assistiram aulas teóricas e participaram de treinamentos intensivos que foram ministrados por militares de diversas guarnições da Vila Militar e do Centro de Instrução Especializada de Bombeiros (CIEB). Durante a jornada os estagiários puderam participar de treinamentos como: progressão em área de alto risco, minas e procedimentos em áreas suspeitas, noções de orientação, negociação, driving skills, efeitos das armas em diferentes superfícies, uso de máscaras contra gases, primeiros socorros e combate a incêndio.

Em sala de aula, o Coronel Guerra, do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEX), o Coronel Grandis, do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), e o Contra-Almirante Lampert, do Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM), discorreram sobre as ferramentas de comunicação social que estão sendo utilizadas pelas Forças Armadas. Marcelo Rech e Betinho Casas Novas trouxeram suas experiências na cobertura jornalística em ambientes hostis e o Tenente Aihara, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, falou sobre os desafios encontrados em seu trabalho como porta-voz durante a tragédia de Brumadinho.

Temas como Direitos Humanos e Direito Internacional dos Conflitos Armados foram abordados pela Promotora de Justiça Militar, Najla Palma, e pelo Chefe da Comunicação Social do Comando Militar do Leste, Coronel Cinelli. Por fim, o Tenente-coronel Mouezy, do Exército da França, e o Capitão Elissalde, do Exército do Chile, expuseram os procedimentos adotados em países em guerra.

O aluno Carlos Ambioris Fabal Almonte, da Agence France-Presse (AFP), nascido na República Dominicana, país vizinho ao Haiti, contou que após o terremoto de 2010, pegou a sua câmera e foi realizar a cobertura. O dominicano declarou que desaconselha qualquer jornalista, sem nenhum preparo, a tomar essa atitude.

Sobre o “Estágio de Jornalismo e Assessoria de Imprensa em Áreas de Conflito”

O “Estágio de Jornalismo e Assessoria de Imprensa em Áreas de Conflito” destina-se a preparação de profissionais dos meios de comunicação para o cumprimento de suas funções em ambientes hostis. Dentre os objetivos propostos, destacam-se:

- Capacitar profissionalmente os concludentes a exercer coberturas jornalísticas em zonas de conflito, com ênfase nos procedimentos de segurança pessoal e relacionamento com as forças militares e demais organizações atuantes no terreno;

- Evidenciar os seguintes atributos da área afetiva: prudência, autoconfiança, coerência, cooperação, meticulosidade e responsabilidade;

- Promover nacional e internacionalmente a divulgação do trabalho das Forças Armadas Nacionais nas Operações de Paz sob a égide da ONU.

Texto: Ten Anderson Valim / Fotos: Sd R. Menezes / Informações adicionais: Com Soc CCOPAB

FONTE: http://www.cml.eb.mil.br/ultimas-noticias/1778-jornalistas-em-%C3%A1reas-de-conflito.html















 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20605
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Atividade Operacional/Exercícios
« Responder #65 em: Agosto 11, 2019, 06:48:10 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Atividade Operacional/Exercícios
« Responder #66 em: Outubro 02, 2019, 01:37:46 pm »
Preparo dos militares que irão participar do exercício Culminating nos Estados Unidos


Foi realizado, no Centro de Adestramento Leste (CA-Leste), a capacitação de Observadores e Controladores do Adestramento (OCA), visando ao emprego de tropas do Exército Brasileiro (EB) no Exercício de Adestramento Operação Culminating, a ser realizado junto ao Exército dos Estados Unidos da América (EUA), no ano de 2020.

A Operação Culminating faz parte de um acordo bilateral entre o Exército Brasileiro e o dos Estados Unidos, iniciado em 2015, no qual, dentre outros objetivos, visa ao envio de uma Subunidade da Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqdt) e uma equipe de 16 OCA do EB para participarem de um exercício de rotação no Joint Readiness Training Center (JRTC), em Fort Polk, Lousiana, enquadrados num Batalhão da 82ª Aiborne Division, tropa de elite do Exército Americano, no segundo semestre de 2020.


Para a capacitação de OCA do EB, o CA-Leste recebeu em suas instalações uma delegação composta por um representante do Exército Sul dos EUA e quatro militares do JRTC, os quais proporcionaram conhecimentos necessários para que os OCA do EB e da Subunidade paraquedista estejam em plenas condições de participarem de um exercício de rotação junto às tropas americanas, utilizando a metodologia de preparo de tropas daquele país.

Participaram, também, dessa atividade uma equipe de 27 OCA do CA-Leste, cinco OCA do CA-Sul, além de oficiais e sargentos da Subunidade do 25º Batalhão de Infantaria Paraquedista (25º BI Pqdt) que será empregada na Operação Culminating.


A comitiva americana recebeu apresentações sobre as missões, possibilidades e capacidades do Centro de Adestramento Leste, bem como teve a oportunidade de conhecer a sua metodologia e os meios tecnológicos empregados nos Exercícios de Adestramento da Força Terrestre Brasileira.

Como contrapartida, a equipe do JRTC prestou relevante contribuição para os representantes do EB, compartilhando conhecimentos inerentes aos seguintes assuntos:

– possibilidades do JRTC e metodologia aplicada nos exercícios de Rotação do Exército Americano; e

– orientações sobre procedimentos dos OCA e sobre o preparo da SU 25º BI Pqdt para participarem de um Exercício de Rotação junto às tropas do Exército dos EUA.


A atividade de Capacitação de OCA, com a participação da delegação americana, ocorreu com um ciclo de intercâmbio de conhecimentos realizado na primeira semana e um exercício no terreno com um Pelotão paraquedista na segunda semana, dentro um quadro tático das operações no amplo espectro. Nesse contexto, o Pelotão paraquedista executou as seguintes tarefas: operações aeroterrestre noturna, investimento em localidade, tiro real noturno e diurno.

Espera-se, como produto dessa atividade, a aquisição de conhecimentos que serão utilizados para a capacitação da tropa do Exército Brasileiro que participará do Exercício Combinado Operação Culminating 2020, os quais proporcionarão subsídios que possam contribuir para a evolução do preparo da Força Terrestre brasileira em operações multinacionais.


Fonte: CA-Leste / http://tecnodefesa.com.br/preparo-dos-militares-que-irao-participar-do-exercicio-culminating-nos-estados-unidos/
Vídeo: FT Notícias Ser paraquedista
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Atividade Operacional/Exercícios
« Responder #67 em: Outubro 17, 2019, 02:19:44 pm »
Operação Poço Preto adestra militares do 6º Batalhão de Infantaria Leve


Citar
Caçapava (SP) – No período de 7 a 11 de outubro, o 6º Batalhão de Infantaria Leve (6º BIL), Regimento Ipiranga, realizou o adestramento da tropa na cidade de Mogi das Cruzes. O Exercício Poço Preto VII é voltado para manter a tropa apta a cumprir operações de menor intensidade, como as do treinamento realizado, que se deu contra forças irregulares e no qual os militares atuaram em ambiente rural. As operações dessa natureza implicam, também, colocar em prática as capacidades já adquiridas em ambientes de garantia da lei e da ordem (GLO) e de cooperação e coordenação com agências.

Nesse treinamento militar, foram desencadeadas missões de patrulha com diversos objetivos voltados ao combate contra forças irregulares, apoiadas por outras ações, como proteção de estruturas estratégicas, interdição de área, ações em vias de circulação terrestre e aquática e operações de busca e apreensão. Por fim, ocorreu uma ação cívico-social.

O exercício demonstrou, na prática, a validação dos objetivos de adestramento impostos a forças de emprego estratégico do Exército Brasileiro e sua interação com a sociedade, garantindo o pronto emprego da tropa em qualquer localidade do território nacional.






FONTE: http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/10608540
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Atividade Operacional/Exercícios
« Responder #68 em: Outubro 21, 2019, 07:31:40 pm »
Equipe do Exército Brasileiro é premiada com Medalha de Bronze no Exercício Patrulha Cambriana 2019


Citar
Sennybridge (País de Gales) – Mais de 350 militares estrangeiros participaram do Exercício Patrulha Cambriana, evento anual organizado pela 160ª Brigada de Infantaria Britânica e realizado em Brecon, no País de Gales, Reino Unido. Trata-se de um exercício extremamente exigente, tanto física quanto mentalmente, e testa todas as habilidades militares básicas, destacando a liderança, resistência e determinação.

A equipe do Exército Brasileiro foi premiada com Medalha de Bronze e a patrulha Brasileira foi composta pelos seguintes integrantes do 1º Batalhão de Ações de Comandos: 1º Ten Wisley Helvecio Albano Ferreira, 3º Sgt Selismar Dias Soares, Cb Ícaro Zambiank Chaves dos Santos, Cb Lucas da Silva Lima, Cb Alex Rodrigues da Silva, Cb Mateus Oliveira Marinho, Cb Vitor Gabriel Meneses Dias e Cb Gabriel Mendanha Cabral. O Maj Fernando Guimarães de Siqueira, do 1º Batalhão de Ações de Comandos, participou da atividade, na condição de coordenador da Equipe Brasileira.

Dependendo da forma como enfrentam os desafios, as patrulhas recebem uma pontuação, que indicará sua premiação: medalha de ouro, prata ou bronze. Uma patrulha pode terminar com até cinco integrantes, levando-se em consideração lesões ou outros problemas que causem baixas na equipe. Nesse caso, a equipe recebe apenas o certificado de conclusão. Na média, somente 5% das patrulhas ganham a premiação máxima (a medalha de ouro), enquanto que 1/3 não consegue concluir o exercício.

O Exercício Patrulha Cambriana teve sua primeira edição no ano de 1959, quando um grupo de soldados do Exército Galês projetou um evento de treinamento para um fim de semana, incluindo uma longa marcha pelas Montanhas Cambrianas, culminando com uma atividade de tiro, na área de treinamento de Sennybridge.

Esse é um exercício único, internacional e o maior de sua categoria, com participantes estrangeiros, os quais são selecionados em seus países de origem para que possam participar da Patrulha Cambriana no Reino Unido.

Neste ano, 120 patrulhas participaram do Exercício, sendo 34 internacionais e 86 do Exército Britânico. O exercício é dividido em fases, em que cada patrulha tem 48 horas para percorrer cerca de 65 km em terreno acidentado e cumprir 14 tarefas que incluem evacuação de feridos, procedimentos com explosivos improvisados, reunião de informações de inteligência, medidas de proteção contra ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares, transposição de cursos d’água, reconhecimento de alvos, dentre outros.

Fonte: Aditância do Exército Brasileiro no Reino Unido


 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Atividade Operacional/Exercícios
« Responder #69 em: Outubro 31, 2019, 01:24:15 pm »
Centro de Instrução de Operações Urbanas aplica estágio em Campinas


Citar
Entre os dias 21 e 25 de outubro, o Centro de Instrução de Operações Urbanas (CIOU) do 28º Batalhão de Infantaria Leve, em Campinas (SP), aplicou o Estágio de Operações Urbanas a dois grupamentos distintos.

O primeiro, composto por alunos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP) e do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) de Campinas, recebeu instruções sobre o combate urbano, visando complementar o adestramento dos futuros combatentes.

A participação conjunta das duas instituições de ensino no estágio permitiu a troca de conhecimentos e experiências entre os alunos, além de desenvolver atributos como a cooperação, espírito de corpo e camaradagem.

Concomitantemente, o segundo grupamento, integrado pelo Pelotão de Transporte Aéreo e Serviços Especiais de Aviação (Pelotão TASA), um agente penitenciário e um policial militar do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) do Rio de Janeiro, conheceu as técnicas, táticas e procedimentos nas operações urbanas.

FONTES:  http://www.cmse.eb.mil.br/index.php/component/content/article?id=387



 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Atividade Operacional/Exercícios
« Responder #70 em: Outubro 31, 2019, 01:26:27 pm »
12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado realiza o tiro das armas coletivas em Boa Vista, Roraima


Citar
Boa Vista (RR) – Nos dias 22 e 23 de outubro, o 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (12º Esqd C Mec),  organização militar orgânica da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), realizou um exercício no terreno com os seus pelotões mecanizados, na Região da Serra do Tucano, no município de Bonfim (RR).

O exercício teve por objetivo verificar o desempenho das armas coletivas, assim como, adestrar as guarnições componentes das frações dos Pelotões de Cavalaria Mecanizado, que foram capacitadas durante a fase de Instrução Individual de Qualificação do corrente ano.

Ao final do exercício, o 12º Esqd C Mec realizou uma demonstração de tiro real com o canhão 90 mm da Viatura Blindada de Reconhecimento (VBR EE-9 Cascavel), com a metralhadora .50 da Viatura Blindada para Transporte de Pessoal (VBTP EE-11 Urutu)  e da metralhadora MAG 7,62 mm, embarcada na Viatura Tática Leve de Reconhecimento (Marruá AM11-VTL REC).

Fonte: 12º Esqd C Mec



 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Atividade Operacional/Exercícios
« Responder #71 em: Novembro 02, 2019, 03:12:32 pm »
Manobra Escolar 2019: uma das maiores simulações de combate do Exército


Citar
Concebida para que haja o emprego conjunto dos diversos Estabelecimentos de Ensino e das Organizações Militares especializadas, a Manobra Escolar, realizada pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), ocorrerá, em 2019, no período de 4 a 15 de novembro. Serão mais de 4 mil militares, num dos maiores Exercícios de combate simulado, que ocuparão o Campo de Instrução da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e regiões adjacentes ao município de Resende, no estado do Rio de Janeiro.

Na simulação de combate, no contexto do emprego de uma Força Terrestre Componente em operações no amplo espectro, exploram-se tanto as operações básicas Ofensiva, Defensiva, Cooperação e Coordenação com agências quanto as complementares, tais como Abertura de Brechas, Junção, Busca, Combate e Salvamento.   Também são empregadas capacidades modernas como Operações de Informação, Defesa Cibernética, Evacuação de Não Combatentes e Assistência Humanitária.

Além dos alunos das Escolas Militares, voluntários integrantes de universidades e de agências civis também participam da Manobra Escolar. E entre as 80 Organizações Militares do Exercício, estão: Academia Militar das Agulhas Negras (RJ), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (RJ), Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (RJ), Escola de Sargentos das Armas (RJ), Escola de Saúde do Exército (RJ), Escola de Sargentos de Logística (RJ), Escola de Instrução Especializada (RJ), Escola de Artilharia de Costa Antiaérea (RJ), Comando de Aviação do Exército (SP), Centro de Adestramento Leste (RJ), Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes (GO), Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (DF), 1º Batalhão de Operações Psicológicas (GO), 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (RJ), Hospital Militar de Resende (RJ), Hospital de Campanha e Centro de Comunicação Social do Exército (DF).


Doutrina Militar

A Manobra Escolar é o coroamento do ano letivo dos diversos Estabelecimentos de Ensino do Departamento de Educação e Cultura do Exército. Visa consolidar nos discentes os conceitos relativos ao princípio do emprego integrado das Armas, Quadros e Serviços do Exército Brasileiro.

O Exercício destaca ainda a importância das diferentes Escolas Militares na formação de homens e mulheres que desempenharão funções específicas e fundamentais para a guerra.

Ao explorar os atuais conceitos doutrinários da área militar, nas dimensões física, humana e informacional, empregando modernos materiais de emprego militar, a Manobra Escolar contribui para a evolução da Doutrina Militar Terrestre e com o preparo da Força para a Defesa da Pátria, a missão constitucional precípua do Exército.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx / https://www.forte.jor.br/2019/11/01/manobra-escolar-2019-uma-das-maiores-simulacoes-de-combate-do-exercito/
« Última modificação: Novembro 02, 2019, 03:19:56 pm por Vitor Santos »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Atividade Operacional/Exercícios
« Responder #72 em: Novembro 10, 2019, 02:52:43 pm »
Apronto operacional reúne efetivos e meios na AMAN, marcando o início das operações do exercício militar


Citar
Resende (RJ) – Mais de quatro mil participantes, oriundos de cerca de 80 organizações militares de várias partes do país, em 11 dias de atividades no terreno. Números grandiosos de um dos maiores exercícios de adestramento da América Latina, a Manobra Escolar 2019, que acontece entre 4 e 15 de novembro, no campo de instrução da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), bem como em outras cidades da região. Promovido pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), o exercício é o coroamento do ano letivo dos estabelecimentos de ensino da Força, consolidando os conhecimentos adquiridos acerca do emprego conjunto das Armas, Quadros e Serviços, para contribuir com a evolução da doutrina militar terrestre.

Nessa quarta-feira, 6 de novembro, foi realizado o apronto operacional, atividade que praticamente desencadeou as operações da Manobra Escolar. As frações constituídas dispuseram seus efetivos no amplo gramado do Campo de Marte, localizado  na Avenida do Exército, via de acesso ao Portão Monumental da AMAN. O dispositivo também contou com a maior parte das viaturas operacionais, blindados e helicópteros que serão empregados na Manobra. “Poucos exércitos do mundo possuem a capacidade de mobilizar e concentrar  efetivos e meios de rincões tão afastados desse país continental. Trata-se de um exercício de grande magnitude, que coroa o período de instrução das nossas escolas”, destacou o General de Brigada Gustavo Henrique Dutra de Menezes, Comandante da AMAN.

O Coronel Héracles Zillo, da Assessoria de Doutrina do DECEx, ressalta a importância da integração entre os estabelecimentos de ensino, conjugando esforços das diferentes capacidades da Força.  “Na Manobra, os militares colocam em prática aquilo que aprenderam em suas respectivas escolas, cada um em sua especialidade e dentro do seu nível, integrado em uma fração. É um evento marcante de conclusão do ano de instrução”, acrescentou.

Cadetes da AMAN e alunos dos estabelecimentos de ensino subordinados ao DECEx participam da Manobra Escolar. Além deles, também estão na atividade alunos de outras três escolas com subordinações distintas: o Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE), a Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx) e o Instituto Militar de Engenharia (IME). O Tenente-Coronel Carlos Eduardo Pereira Porto Alegre Rosa, Comandante da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe), um dos estabelecimentos de ensino envolvidos, ressalta “a satisfação dos alunos em praticar os conhecimentos e, principalmente,  em se integrar com militares de outras áreas".

A Manobra Escolar simula uma situação de combate, com uma Força Terrestre Componente atuando em operações no amplo espectro. São exploradas ações básicas, como ofensiva, defensiva, cooperação e coordenação com agências, além de ações complementares, a exemplo de abertura de brecha, transposição de curso d'água e operação de assistência humanitária. Novas capacidades, como a Defesa Cibernética e as Operações de Informação também são contempladas no exercício.

FONTE: http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/10724485









 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Atividade Operacional/Exercícios
« Responder #73 em: Novembro 13, 2019, 05:30:52 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Atividade Operacional/Exercícios
« Responder #74 em: Novembro 14, 2019, 07:05:32 pm »
Centro Adestramento - Sul: Exercício com Simulação Tática


Citar
Santa Maria (RS) – De 28 de outubro a 08 de novembro, no CA-Sul e no Campo de Instrução de Santa Maria, foi realizado o Exercício de Adestramento com Simulação Tática para uma FT SU da 6ª Brigada de Infantaria Blindada. Com foco no trabalho de comando, nas técnicas, táticas e procedimentos (TTPs) e na aplicação de módulos táticos, utilizando meios de simulação, o exercício foi realizado em três fases: a primeira por Treinamento Militar à Distância (TMAD), para a revisão de TTPs necessárias ao exercício e conhecimento do Virtual Battle Space 3 (VBS3); a segunda fase, presencial, empregando o VBS3 nas instalações do Centro de Instrução de Blindados, sob a condução da Seção de Simulação Tática, com a finalidade de realizar a prática dos planejamentos em ambiente virtual; e uma terceira fase, coroando o ciclo de adestramento, com o exercício no Campo de Instrução de Santa Maria utilizando os Dispositivos de Simulação de Engajamento Tático (DSET).

FONTE: http://www.casul.eb.mil.br/index.php/ultimas-noticias/226-estagio-de-observador-e-controlador-do-adestramento-oca








« Última modificação: Novembro 14, 2019, 07:08:19 pm por Vitor Santos »