Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (Cmdo Com GE Ex)

  • 2 Respostas
  • 2086 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218

A Arma do Comando, ao longo dos seus 60 anos de história, vem experimentando profundas transformações. O vertiginoso avanço da tecnologia da informação revolucionou o combate moderno, promovendo a evolução das técnicas, dos equipamentos e, principalmente, dos sistemas utilizados pelos Exércitos para Comandar e Controlar as operações militares.

Acompanhando essas tendências e a fim de aumentar a capacidade operacional do Exército Brasileiro, nas áreas de Comunicações e Guerra Eletrônica, foi ativado, em 20 de fevereiro de 2009, o Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX), fruto da fusão da antiga Diretoria de Material de Comunicações Eletrônica e Informática (DMCEI) e do Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE).

Possuía como Organizações Diretamente Subordinadas (OMDS): a Companhia de Comando e Controle (Portaria Cmt Ex nº 155, de 23 de março de 2009), o Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (Portaria Cmt Ex nº 156, de 23 de março de 2009) e a Base Administrativa  (Portaria Cmt Ex nº 157, de 23 de março de 2009). Logo em seguida, a Escola de Comunicações (EsCom), saiu de sua sede do Rio de Janeiro, passando a integrar o CCOMGEX, conforme portaria nº 125, de 10 de março de 2010.

Atualmente, o Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército mantém agrupado em seu aquartelamento: os procedimentos de logística da classe VII (Centro Logístico), o Ensino de Comunicações e Guerra Eletrônica (Escola de Comunicações e Centro de Instrução de Guerra Eletrônica) e o Emprego (1º Batalhão de Guerra Eletrônica e Companhia de Comando e Controle); além das atividades de coordenação e planejamento do Projeto do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON).

Missão e Visão de Futuro


Objetivo Estratégico


FONTE: http://www.ccomgex.eb.mil.br/index.php/historicos-das-om-de-com

 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica comemora seu 10º aniversário de criação


Citar
Brasília, DF - O Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (Cmdo Com GE Ex) - "Comando Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon" realizou, no dia 21 de fevereiro, solenidade militar em comemoração ao 10º aniversário de criação desta Organização Militar.

 A solenidade foi presidida pelo Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Divisão Gláucio Lucas Alves e contou com as presenças do Diretor de Serviço Militar, General de Divisão Gen Div Angelo Kawakami Okamura, do Comandante de Defesa Cibernética, General de Divisão Guido Amin Naves além de demais Oficiais Generais da guarnição de Brasília, das aditâncias e autoridades civis.

O Comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, General de Brigada Carlos Alberto Dahmer destacou a evolução do Cmdo Com GE Ex ao longo dos anos frente aos diversos desafios do combate moderno e enfatizou "as mudanças ocorridas e as transformações que estão por vir têm como base os ideais herdados do Marechal Rondon, Patrono da Arma de Comunicações, e do coronel Humberto Corrêa, pioneiro da Guerra Eletrônica no Exército Brasileiro. De fato, o Cmdo Com GE Ex de hoje é o legado daqueles que nos precederam com seus referenciais de missão, trabalho e pátria, cujas inspirações nos motivam até os dias de hoje".

Durante a solenidade, foram homenageadas e agraciadas com o Diploma de Amigo do Cmdo Com GE Ex as personalidades que contribuem de forma ímpar para o bom andamento das diversas atividades inerentes à missão desta Organização Militar. Abrilhantou ainda a formatura, a apresentação da Banda Marcial do Exército Brasileiro.

FONTE:  http://www.ccomgex.eb.mil.br/index.php/component/content/article?id=297



 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Solenidade militar marca o início das atividades de Defesa Cibernética no Forte Marechal Rondon


Citar
Brasília (DF) – Uma cerimônia realizada no dia 1º de dezembro marcou o início das atividades de Defesa Cibernética no Forte Marechal Rondon, localizado no Setor Taquari, em Brasília. A ocasião registrou a mudança do Comando de Defesa Cibernética (COMDCIBER) e do Centro de Defesa Cibernética (CDCIBER) do Forte Caxias - Quartel-General do Exército para as novas instalações, onde estão concentradas Organizações Militares que têm como vocação atividades típicas da Arma de Comunicações.

A solenidade foi presidida pelo Comandante de Defesa Cibernética, General de Divisão Angelo Kawakami Okamura. Na ocasião, foi relembrada a trajetória do setor de Defesa Cibernética no âmbito do Exército, iniciada em 2008. "Recebemos a missão de implantar a Defesa Cibernética em um contexto no qual o Brasil começou a receber grandes eventos, culminando com os Jogos Olímpicos. Iniciamos com a prova de fogo de cumprir missões operacionais e tivemos êxito. Por tudo isso, é uma grande emoção valorizar e relembrar o trabalho dos abnegados pioneiros e chegar hoje a este complexo, unindo esforços com os setores de Comunicações e Guerra Eletrônica", destacou.

Também presente no evento, o Comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica, General de Brigada Luiz Cláudio Gomes Gonçalves, celebrou a chegada do setor de Defesa Cibernética ao Forte Marechal Rondon como um marco importante para a Força. "Trata-se de mais um passo na gradual evolução doutrinária do Exército no campo das Comunicações, com mudanças significativas praticamente de dois em dois anos. Vale registrar, ainda, que a chegada do COMDCIBER e CDCIBER a esse Forte vai ao encontro dos projetos de racionalização do Exército, no sentido de que não foi necessária a construção de um novo quartel, mas, sim, a adequação de áreas já existentes", ressaltou.

FONTE: http://www.ccomgex.eb.mil.br/index.php/sisfron-2/276-solenidade-militar-marca-o-inicio-das-atividades-de-defesa-cibernetica-no-forte-marechal-rondon