Imperial War Museum (Reino Unido)

  • 0 Respostas
  • 2005 Visualizações
*

jopeg

  • Membro
  • *
  • 53
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • +1/-0
Imperial War Museum (Reino Unido)
« em: Abril 11, 2010, 11:25:43 pm »
Caros,

Mais um tópico ! :wink:

Trago aqui parte da minha visita ao Imperial War Museum em Londres ( http://london.iwm.org.uk/ ). Foi em Março (ndr: 2009) que visitei este museu, um sábado cinzento bem típico da capital do reino Unido, numa visita que demorou mais de 7 horas. Cheguei ao museu através da linha Bakerloo do metro e logo desde a estação de Lambeth North, há indicações sobre qual o caminho para o museu, é só seguir as setas.

Tive o azar de existirem obras na fachada do edifício que até 1936 abrigou o hospital Real de Bethlem. A entrada é marcada pela imponência de duas enormes peças de artilharia que estiveram presentes no Dia-D. Temos também um fragmento do Muro de Berlim, que marca o pós-guerra e a Guerra Fria.

A fachada:


Parte do Muro de Berlim


A entrada é gratuita, o que considerei uma excelente medida para trazer até ao maior número de pessoas um pouco da história militar do UK e homenagear os seus heróis. O museu sobrevive de dotações governamentais, donativos e das vendas nas suas lojas e cafetaria.

Eu acabei por, em vez de dar um donativo, fazer umas compras na loja. Assim ajudei o museu e fiquei com algumas recordações.

A loja




Os prémios ganhos pelo museu


O ambiente não podia ser melhor, coisa de povo superior, muito “país desenvolvido de 1º Mundo”. Bastantes visitantes, muito respeito, gente muito interessada em aprender e muitas famílias, sim, que os pais britânicos têm muito gosto em mostrar aquele museu aos seus descendentes. Saímos de lá com uma certa inveja de não sermos, em muitos aspectos, como aquele povo …  

Havia, para alem da exposição permanente, uma exposição sobre o Holocausto (Unspeakable: The Artist as Witness to the Holocaust) e uma outra sobre os 90 anos passados sobre o dia 11 de Novembro de 1918, o armistício da Primeira Guerra Mundial (In Memoriam: Remembering the Great War).

Cartaz da exposição temporária


Duas exposições muito bem cuidadas, muito bem organizadas e com muito interesse. Ambas possuem objectos que são verdadeiras preciosidades, só possíveis de reunir num país com a grandeza do Reino Unido, pena a proibição de tirar fotos nestas exposições.

Um mapa com os Campos de Concentração:


Uma impressionante maqueta de Auschwitz-Birkenau. Estarei lá no mês que vem …

Esta foto era proibida, mas não resisti :shock:.

No passado sábado morreu Harry Patch ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Harry_Patch ), com 111 anos de idade era o último combatente vivo que tinha lutado nas trincheiras da 1ª Guerra Mundial. Quando olhei a sua foto, e sabendo a sua história, pensei no que seria mais difícil:
se atingir os 111 anos de idade ? … se sair vivo da Batalha de Passchendaele ? Agora quando se consegue juntar isto tudo, torna Harry Patch uma figura muito querida pelos britânicos.  

Foto de Harry Patch de volta à Flandres. Esta foto está na exposição em tamanho gigante e tem um grande impacto, obviamente não resisti e tirei esta foto mesmo sendo proibido :cry:

A livraria do museu:






O museu acaba por ser uma peça importante para entendermos o Século XX, “o Século do Povo”, mas que também foi marcado por duas horríveis guerras.



Mais um motivo para visitar Londres, aliás … este tipo de museu só podia estar mesmo numa cidade carregada de história como é o caso da capital do Reino Unido. É que cidades assim, com esta carga histórica e capaz de assumir um papel de liderança mundial … contam-se pelos dedos de uma mão.  

O restante relatório sobre esta visita fica para uma outra oportunidade :wink:

Cmps,

Jopeg