TAP: Notícias

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Re: TAP: Notícias
« Responder #540 em: Dezembro 07, 2020, 11:06:53 am »
Orientações de resgate inadequadas vão levar "à extinção" da TAP
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) alertou hoje que as orientações de resgate, que estruturaram o auxílio concedido à TAP, são inadequadas e vão levar à extinção da transportadora.

"As dificuldades da TAP não resultam da sua situação própria. Resultam da drástica alteração do mercado resultante da pandemia [de covid-19], à semelhança de todas as outras empresas do setor", lê-se num memorando do SPAC, enviado aos grupos parlamentares, a que a Lusa teve acesso.

Em junho, a Comissão Europeia aprovou um auxílio de emergência à TAP, em conformidade com as orientações de resgate e reestruturação (R&R), partindo da classificação da companhia como empresa em dificuldade.

No documento, o SPAC lembrou que, quando foi declarada a pandemia, a TAP funcionava normalmente, não permitindo supor que a companhia, "sem a intervenção do Estado", estaria condenada "a desaparecer a curto ou médio prazo", conforme conta nas orientações R&R, que existem para evitar que uma empresa não competitiva seja ajudada pelo Estado, prejudicando o mercado.

Estas orientações, conforme explicou a estrutura sindical, só permitem que o Estado conceda auxílios se as empresas tomarem medidas para resolver "as causas das suas necessidades".

Assim, tendo em conta que a condição da transportadora resulta da situação do mercado, o plano de reestruturação não está a ser elaborado "em função de causas estruturais da empresa que a teriam posto em dificuldade e teriam justificado o auxílio", considerou o sindicato, vincando que o "cenário do mercado" apenas foi escolhido porque não havia mais tempo para entregar o plano.

Para a estrutura sindical, a aplicação das orientações vai levar "à extinção" da empresa, tornando-a menos competitiva, perante a redução da escala e à descaracterização do seu modelo de negócio, deixando-a ainda sem financiamento, uma vez que as regras de 'burden sharing', que impõe perdas a acionistas e credores, bem como restrições às injeções do Estado, "irão tornar quase impossível encontrar fontes de financiamento".

No memorando entregue aos grupos parlamentares, o sindicato defendeu que a solução passa agora por desenhar e conceder um auxílio à TAP para "remediar danos causados por acontecimentos extraordinários", tendo em conta que a pandemia de covid-19 "é indiscutivelmente um acontecimento extraordinário".

O SPAC assegurou ainda que este "pode ser um plano de reestruturação com pressupostos de mercado razoáveis, minimamente estabilizados" e estruturado pelo Governo, obedecendo "aos interesses nacionais e às exigências do mercado".

Segundo a estrutura, o plano deverá também ser capaz de apontar fontes de financiamento de longo prazo, sem prazos de equilíbrio "irrealistas", que não são aplicados a outras empresas.

"Para não violar as obrigações assumidos pelo Estado português, deverá ser desenhada uma medida de apoio [...] que permita dotar a empresa de meios financeiros para reembolsar o auxílio já concedido. Esse reembolso encerraria, definitivamente, a aplicação de orientações R&R e permitiria dispor de um prazo adicional para ter uma ideia mais estável da evolução futura dos mercados e ajustar o plano a essas necessidades", concluiu.

O plano de reestruturação da TAP tem que ser apresentado à Comissão Europeia até 10 de dezembro, sendo uma exigência da Comissão Europeia pela concessão de um empréstimo do Estado de até 1.200 milhões de euros, para fazer face às dificuldades da companhia, decorrentes do impacto da pandemia de covid-19 no setor da aviação.

https://www.noticiasaominuto.com/economia/1641800/orientacoes-de-resgate-inadequadas-vao-levar-a-extincao-da-tap

Abraços
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Re: TAP: Notícias
« Responder #541 em: Dezembro 07, 2020, 01:13:09 pm »
Pois lamento discordar da SPAC, mas a TAP já estava falida antes da Pandemia, para tal basta verificar qual era o capital próprio da companhia a 31 de Dezembro de 2019 e verificarem os prejuízos acumulados nos anos recentes.

Lucro só deu um ano.

É verdade que a pandemia provocou imensos rombos na TAP, mas só amplificou o que vinha de trás!!!!!
Pior vai ser quando o estado for obrigado a integrar as injecções de capital no déficite.
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #542 em: Dezembro 07, 2020, 01:32:19 pm »
Viajante a TAP não deu lucro no ano que referes, apenas os resultados operacionais foram positivos, nesse ano.
A TAP, está falida vai para uns bons anos. :-[
Lá vamos ter de pagar um segundo Novo banco ! :-\

Abraços
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Re: TAP: Notícias
« Responder #543 em: Dezembro 07, 2020, 01:36:15 pm »
Como estava a TAP, AC (Antes Covid), sem o "famoso" investimento no Brasil?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #544 em: Dezembro 07, 2020, 04:25:22 pm »
Viajante a TAP não deu lucro no ano que referes, apenas os resultados operacionais foram positivos, nesse ano.
A TAP, está falida vai para uns bons anos. :-[
Lá vamos ter de pagar um segundo Novo banco ! :-\

Abraços

Permita-me discordar Tenente. Confirme o exercício de 2017, Prestação de Contas do Grupo TAP, o lucro líquido foi positivo em mais de 21 milhões de euros (não tenho dúvidas de que foram "fabricados", mas teve efectivamente lucro). Apesar dos crónicos prejuízos da manutenção no Brasil!!!!!

Confirme o exercício de 2017: https://www.tapairportugal.com/pt/sobre-nos/relatorios-anuais
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #545 em: Dezembro 07, 2020, 04:27:00 pm »
Como estava a TAP, AC (Antes Covid), sem o "famoso" investimento no Brasil?

Não safava a TAP, mas eram muitas centenas de milhões de euros a menos (desde a compra dos activos da Ex-Varig até aos prejuízos anuais consecutivos).
Quando tiver tempo, eu faço um apanhado dos resultados anuais e custo de aquisição.
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #546 em: Dezembro 07, 2020, 05:18:20 pm »
Viajante a TAP não deu lucro no ano que referes, apenas os resultados operacionais foram positivos, nesse ano.
A TAP, está falida vai para uns bons anos. :-[
Lá vamos ter de pagar um segundo Novo banco ! :-\

Abraços

Permita-me discordar Tenente. Confirme o exercício de 2017, Prestação de Contas do Grupo TAP, o lucro líquido foi positivo em mais de 21 milhões de euros (não tenho dúvidas de que foram "fabricados", mas teve efectivamente lucro). Apesar dos crónicos prejuízos da manutenção no Brasil!!!!!

Confirme o exercício de 2017: https://www.tapairportugal.com/pt/sobre-nos/relatorios-anuais

Viajante o lucro que referes, que eu chamo resultados operacionais anuais, deveu-se a dois fatores principais, primeiro ao elevado numero de pax transportados e segundo custo dos combustiveis, pois devido a uma grande quebra no seu preço na fonte,  relativamente ao orçamentado pela TAP, ajudou a que os resultados positivos/lucro, apenas nesse ano, fossem uma realidade.

A empresa de MNT no Brasil, foi mais uma jogatana do anterior DDT da TAP, continua a revelar-se, uma despesa anual muito grande, sem justificação, para os benefícios que trás para empresa TAP.

Abraços
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Re: TAP: Notícias
« Responder #547 em: Dezembro 08, 2020, 09:35:56 am »
Mas porque raio só agora, a dois dias do terminus para entrega do plano de reestruturação da TAP, é que o SPAC acordou ????
Esta gentinha a tentar ganhar tempo, o que vai receber de volta é uma carrada de despedimentos, é só espertezas saloias !!!!


Pilotos apelam ao Governo para negoceie em Bruxelas um novo enquadramento de apoio à TAP

Os pilotos querem que o Governo negoceie com a Comissão Europeia um reenquadramento da ajuda à TAP, por forma à companhia poder saltar fora do agressivo plano de reestruturação a que está obrigada. Defendem um empréstimo garantido do Estado para pagar os mais de mil milhões já injetados e um prazo de três meses adicional para fazer um novo plano mais adaptado à realidade do mercado

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) apela a que a companhia abandone o atual modelo de ajuda ao abrigo do artigo 107 (3)(c) - um auxílio de emergência formulado e aprovado em conformidade com as orientações apontadas num enquadramento de resgate e reestruturação - e passe a ser auxiliada de acordo com o artigo 107, nº 2, alínea b), um enquadramento que permite auxílios destinados a remediar danos causados por acontecimentos extraordinários.

Desde 10 de julho que é público que a TAP iria ser apoiada ao abrigo do artigo de resgaste e reestruturação, destinado a empresas em dificuldades financeiras, e com medidas agressivas de encolhimento.

"Nunca houve um acontecimento como a pandemia COVID 19 - este é indiscutivelmente um acontecimento extraordinário", lê-se num documento enviado pelo SPAC aos pilotos da TAP, a que o Expresso teve acesso. Os pilotos reuniram esta segunda-feira em assembleia geral, uma reunião onde foi discutido este documento. Na prática, os pilotos querem que a TAP seja apoiada nas condições dadas às outras companhias aéreas, o quadro temporário de ajuda para danos provocados pela Covid-19.

O SPAC sugere um modelo de atuação. "Para não violar as obrigações assumidas pelo Estado português, deverá ser desenhada uma medida de apoio (empréstimo avalizado?), ao abrigo do artigo 107, nº2, alínea b), que permita dotar a empresa de meios financeiros para reembolsar o auxílio já concedido", diz o documento. A TAP já recebeu mil milhões de euros do auxílio de Estado autorizado por Bruxelas e que poderá chegar aos 1,2 mil milhões euros.

O que o SPAC sugere é então um empréstimo garantido pelo Estado para poder pagar o auxílio já autorizado por Bruxelas e recomeçar o processo, com um prazo adicional de três meses. "Esse reembolso encerraria, definitivamente, a aplicação das orientações do resgate e reestruturação; e permitiria dispor de um prazo adicional (3 meses?) para ter uma ideia mais estável da evolução futura dos mercados e ajustar o plano a essas necessidades", defende o sindicato. O SPAC considera, é isso que diz aos seus associados, que esta seria uma ajuda com "pressupostos de mercado razoáveis, minimamente estabilizados e não totalmente arbitrários e forçados pela necessidade".

O artigo artigo 107, nº 2, alínea b) permitiria, defende o SPAC, um plano "estruturado pelo Governo português, obedecendo de forma equilibrada aos interesses nacionais e às exigências de mercado" e não seria "ditado pela DG COMP em função dos interesses de todos os concorrentes da TAP". Além disso, ao abrigo deste artigo, admite o sindicato, a companhia poderia "encontrar fontes de financiamento de longo prazo, sem a imposição de prazos de equilíbrio irrealistas a que mais nenhuma empresa está sujeita".

Resgate e reestruturação um enquadramento errado
O sindicato lembra que em março, a Comissão Europeia aprovou um quadro temporário de medidas de auxílio estatal para apoiar as empresas europeias no contexto do surto de COVID-19. Um mecanismo que exclui que estas medidas de apoio possam beneficiar empresas em dificuldade, como foi na altura classificada a TAP SGPS, por ter capitais próprios negativos.

O sindicato diz que em seu "entender este enquadramento é errado", por que se aplica a empresas que não são competitivas e que devem sair do mercado. E "existe uma alternativa para evitar a sua aplicação e as graves consequências que dele resultam", o já referido artigo 107, nº2, alínea b).

"Porque é que nos parece que este é o enquadramento errado para a ajuda à TAP?", pergunta o SPAC. Porque diz : "As dificuldades da TAP não resultam da sua situação própria. Resultam da drástica alteração do mercado resultante da pandemia, à semelhança de todas as outras empresas do sector". Até à declara a pandemia, defendem os pilotos, "a TAP funcionava em termos de completa normalidade e nada permitiria supor que a empresa “sem intervenção do Estado, será quase certamente condenada a desaparecer a curto ou a médio prazo”.

"Cada vez menos competitiva: com a redução imediata da escala da operação da TAP, abre-se espaço para os seus competidores crescerem", alerta o SPAC. E salienta: "num negócio em que as economias de escala são determinantes, a TAP será cada vez menos competitiva, ainda por cima porque o seu modelo de negócio fica totalmente descaracterizado".

O plano de reestruturação da TAP, cujos termos base já são conhecidos, prevê o despedimentos de 500 pilotos.

https://amp.expresso.pt/economia/2020-12-07-Pilotos-apelam-ao-Governo-para-negoceie-em-Bruxelas-um-novo-enquadramento-de-apoio-a-TAP


Abraços
« Última modificação: Dezembro 08, 2020, 10:36:39 am por tenente »
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Re: TAP: Notícias
« Responder #548 em: Dezembro 08, 2020, 03:41:03 pm »
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Re: TAP: Notícias
« Responder #550 em: Dezembro 09, 2020, 09:30:52 am »
Viajante a TAP não deu lucro no ano que referes, apenas os resultados operacionais foram positivos, nesse ano.
A TAP, está falida vai para uns bons anos. :-[
Lá vamos ter de pagar um segundo Novo banco ! :-\

Abraços

Permita-me discordar Tenente. Confirme o exercício de 2017, Prestação de Contas do Grupo TAP, o lucro líquido foi positivo em mais de 21 milhões de euros (não tenho dúvidas de que foram "fabricados", mas teve efectivamente lucro). Apesar dos crónicos prejuízos da manutenção no Brasil!!!!!

Confirme o exercício de 2017: https://www.tapairportugal.com/pt/sobre-nos/relatorios-anuais

Viajante o lucro que referes, que eu chamo resultados operacionais anuais, deveu-se a dois fatores principais, primeiro ao elevado numero de pax transportados e segundo custo dos combustiveis, pois devido a uma grande quebra no seu preço na fonte,  relativamente ao orçamentado pela TAP, ajudou a que os resultados positivos/lucro, apenas nesse ano, fossem uma realidade.

A empresa de MNT no Brasil, foi mais uma jogatana do anterior DDT da TAP, continua a revelar-se, uma despesa anual muito grande, sem justificação, para os benefícios que trás para empresa TAP.

Abraços

Nesse aspecto estamos totalmente de acordo!
Uma empresa que facturou 3 mil milhões de euros apresentar 21 milhões de lucro...... + 20 ou -20 milhões (de onde é que me lembro deste número.....) não é nada, é menos de 1% de rentabilidade o que significa (e por isso eu referi: "fabricados") que a cúpula financeira da TAP esmerou-se para pintar as contas com um lucro nesse ano!!!!!
Ao contrário do que as pessoas possam imaginar, as empresas portuguesas fazem tudo por tudo para darem lucro, pouco, mas com lucro, caso contrário temem muito mais o pontapé que levam no crédito pelos bancos do que o IRC que pagam por esse lucro.....
Já para não falar nas tributações autónomas que passam a ser a dobrar se uma empresa der prejuízo (caso das viaturas), entre outras penalizações!!!!!!!!

Continuo a não perceber como é que este governo comprou este cancro chamado TAP!!!!! O Costa queria queimar o seu anunciado sucessor e com isso lixar o país!!!!! Ou era para safar os políticos que estão lá dentro?
Não aprendemos nada com os erros!!!!! Em vez de passarmos agora por mais uma reestruturação da TAP (até ela engordar novamente), ficava muito mais barato para o contribuinte: ou começar do zero ou comprar ao Governo Regional dos Açores a SATA.
Faz lembrar os MLU da Marinha, preferem gastar dinheiro a remendar o que já está gasto e mais que gasto e cheio de buracos do que comprar novo!!!! Faz lembrar os tugas que compram o Mercedes da década passada com meio milhão de km importado!!!!!!! Ideias!!!!!!
« Última modificação: Dezembro 09, 2020, 09:32:34 am por Viajante »
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #552 em: Dezembro 10, 2020, 02:27:46 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: TAP: Notícias
« Responder #553 em: Dezembro 11, 2020, 09:31:09 am »
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #554 em: Dezembro 11, 2020, 04:22:39 pm »
Redução da frota, despedimentos e corte até 25% nos salários. O plano e os números da reestruturação da TAP

.......

O plano

    O Governo quer reduzir a dimensão da empresa, a começar pela frota: 108 aviões para 88. Para além da redução para um número de aeronaves optimize as operações, será também alterado o tipo. Alguns dos aviões maiores, os A330, serão substituídos pelos A321 Long Range, "mais eficientes a nível energético". O ministro diz ainda que as características destes aviões permitirão à TAP ganhar uma vantagem competitiva face aos concorrentes;

    "O negócio que é verdadeiramente lucrativo para a TAP é o do Hub". Governo quer trazer passageiros do Brasil, Estados Unidos, África Ocidental "e depois distribuí-los para a Europa";

    O Governo prevê despedir "o limite máximo de saídas são 2.000 trabalhadores", mas prometeu "trabalhar com os sindicatos para conseguir reduzir este número de saídas". "Identificámos um número de trabalhadores que não são estritamente necessários para a operação. Estamos a falar de pessoas, com famílias, que são as primeiras atingidas (...) mas o que estamos a fazer é fundamental para que a companhia continue a existir e volte a recuperar algum do emprego que não consegue, infelizmente, neste de momento";

    Para além da redução do número de efetivos da companhia, o plano passa também por um corte salarial progressivo "até 25%", aplicado aos trabalhadores que ganham mais de 900 euros mensais, e "que permite poupar entre 600 a 1.000 postos de trabalho".
        "Até 900 euros não se aplicam cortes e, a partir daí, é aplicada uma taxa de 25% à parte acima dos 900 euros. Isto é, um trabalhador que ganhe 1.000 euros tem um corte de 25% sobre 100 euros, a que corresponde uma redução de 2,5%. Depois progressivamente à medida que o nível salarial vai aumentando, o corte salarial vai-se aproximando dos 25%";
        "Estas medidas vão permitir uma poupança até 2025 de 1.4 mil milhões de euros. Se não fizéssemos este ajustamento, teríamos de acrescentar pelo menos 1.4 mil milhões de euros", diz Pedro Nuno Santos.

    Suspensão dos acordos de empresa.

O Governo estima que a TAP tenha condições para começar a devolver os apoios do Estado em 2025, mas até lá poderá ter de receber um valor superior a 3,7 mil milhões de euros, segundo o ministro das Infraestruturas.

Pedro Nuno Santos referiu que até 2024 a companhia poderá precisar de um valor entre 3,4 mil milhões de euros e de mais de 3,7 mil milhões de euros, estimando ainda que, nesse ano, poderá já gerar resultados operacionais positivos.

“O pior que podia acontecer era chegarmos a 2025 e voltarmos a ter problemas na TAP”, salientou, referindo que este plano tem como objetivo fazer uma reestruturação tendo já em vista a operação a médio prazo.
Os esclarecimentos

Na primeira parte da sua intervenção, o ministro das Infra-estruturas Pedro Nuno Santos aproveitou a ocasião para esclarecer alguns "mal-entendidos" em resposta a notícias e artigos de opinião que disse serem "errados". O ministro garantiu que, se não existisse a primeira injeção de capital do Estado a companhia de bandeira teria falido.

"A crise pandémica acentuou a degradação das contas, colocou a TAP em risco de sobrevivência (...) Nós não poupamos o privado de injetar dinheiro na TAP. O privado não tinha dinheiro nem vontade de injetar na TAP. Se o Estado não fizesse o que fez, a TAP falia", esclareceu.

David Neeleman “tinha direito a prestações acessórias de 224 milhões de euros” ou seja, “no momento em que o Estado se tornasse maioritário, o privado ia pedir 224 milhões de euros”, disse num outro ponto.

“O Estado não ia aceitar, ia disputar”, indicou, salientando que a solução mais aceitável foi pagar 55 milhões de euros ao acionista. Ou seja, acrescentou, "David Neeleman aceitou perder 169 milhões de euros".

O Governo entregou na quinta-feira o plano de reestruturação da TAP à Comissão Europeia.

https://24.sapo.pt/economia/artigos/governo-apresenta-plano-de-reestruturacao-para-a-tap-acompanhe-aqui

Agora que o Ministro entregou o Plano a Bruxelas, os portugueses já podem saber o que foi proposto..... portanto paguem!
Mas o comunicado contém uma anedota, refere o senhor Ministro que a TAP começa a desembolsar os quase 4 mil milhões de euros ao Estado a partir de 2025!!!!!!!
Já podemos dar-nos por contentes se nesse ano a TAP não nos bater novamente à porta para mais uma injecção de capital!!!!!!!!