6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1920 em: Maio 25, 2020, 08:34:28 pm »
Tudo indica que sim e que será o helicóptero que a FAP sempre andou a "namorar" desde o início, isto é, o AW169M, e mais por razões de custo do que ambição.
Quando foi o início desse início? :mrgreen: É que se o início tiver sido há umas décadas talvez sejam os A109 e não os AW169M. c56x1 :-P ;D

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Camuflage

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1921 em: Maio 25, 2020, 09:07:28 pm »
Mas afinal querem helis ligeiros ou médios? Tanta variedade que fica-se sem perceber que helis querem.
 

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typhonman

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1922 em: Maio 25, 2020, 10:30:42 pm »
Mas afinal querem helis ligeiros ou médios? Tanta variedade que fica-se sem perceber que helis querem.

Isto calha no heli semi-médio, entre o ligeiro pesado e o médio ligeiro, ou seja, continuamos quase na mesma.

Para isto mais valia reabilitar e preparar os 4 AW-101 CSAR e usa-los. Tanto é que o 169M carrega supostamente 10 militares armados e o A-119 7...

A FAP precisava de um héli-médio (AW-149, NH-90, EC-225,UH-60M) e ponto final.

A confirmar-se, a CEiiA terá mais peso nas decisões que o EMFA, o que é vergonhoso.
« Última modificação: Maio 25, 2020, 11:29:41 pm por typhonman »
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1923 em: Maio 25, 2020, 11:01:42 pm »
A FAP, para sermos francos, precisava tanto de um heli médio, com de um heli ligeiro militar. O primeiro para fazer aquilo que era suposto os 4 Merlin CSAR fazer, e o segundo para scout, escolta, reconhecimento, etc.

Vamos então ficar com um heli mais ligeiro, armado presume-se, agora o melhor dos piores cenários, era os Merlin passarem a ser usados quando e onde necessários além SAR.
 
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Lightning

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1925 em: Maio 26, 2020, 12:20:46 am »
Então vai ser o AW169 porque a CEIIA manda?  :mrgreen:

Então mandavam comprar o modelo mais caro.

Quem tem mais peso é o Centeno que vai dizer quantas moedas se pode gastar a comprar o cavalo voador, se realmente for mais barato que qualquer outro modelo Leonardo e até Airbus, talvez nem seja preciso escrever mais nada nas características  :mrgreen:.
« Última modificação: Maio 26, 2020, 12:21:38 am por Lightning »
 

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perdadetempo

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1926 em: Maio 26, 2020, 12:26:46 am »
Mas afinal querem helis ligeiros ou médios? Tanta variedade que fica-se sem perceber que helis querem.

Isto calha no heli semi-médio, entre o ligeiro pesado e o médio ligeiro, ou seja, continuamos quase na mesma.

Para isto mais valia reabilitar e preparar os 4 AW-101 CSAR e usa-los. Tanto é que o 169M carrega supostamente 10 militares armados e o A-119 7...

A FAP precisava de um héli-médio (AW-149, NH-90, EC-225,UH-60M) e ponto final.

A confirmar-se, a CEiiA terá mais peso nas decisões que o EMFA, o que é vergonhoso.

Desculpem a ignorância, mas quem (ou o quê) é a CEiiA?

Cumprimentos,
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1927 em: Maio 26, 2020, 12:30:39 am »
A FAP, para sermos francos, precisava tanto de um heli médio, com de um heli ligeiro militar. O primeiro para fazer aquilo que era suposto os 4 Merlin CSAR fazer, e o segundo para scout, escolta, reconhecimento, etc.

Vamos então ficar com um heli mais ligeiro, armado presume-se, agora o melhor dos piores cenários, era os Merlin passarem a ser usados quando e onde necessários além SAR.
Ora DC nem mais dai eu ter dito que ideal ideal era optar sei la dois a tres AW139M mesmo assim muito curto e mais dois a tres AW169M seria perfeito ….mas Estas Mentes nao passam daqui….
abraxo
« Última modificação: Maio 26, 2020, 12:43:19 am por luis simoes »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1928 em: Maio 26, 2020, 12:31:38 am »
A FAP, para sermos francos, precisava tanto de um heli médio, com de um heli ligeiro militar. O primeiro para fazer aquilo que era suposto os 4 Merlin CSAR fazer, e o segundo para scout, escolta, reconhecimento, etc.

Vamos então ficar com um heli mais ligeiro, armado presume-se, agora o melhor dos piores cenários, era os Merlin passarem a ser usados quando e onde necessários além SAR.
Ora NVF nem mais dai eu ter dito que ideal ideal era optar sei la dois a tres AW139M mesmo assim muito curto e mais dois a tres AW169M seria perfeito ….mas Estas Mentes nao passam daqui….
abraxo

EHEHE, em 5 helis, meter 2+3 ou 3+2. excelente.

És um visionário, o próximo ministro!
 

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luis simoes

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1929 em: Maio 26, 2020, 12:39:34 am »
O Numero avancado e de seis e nao 5 ?????correcto????? .....nisso concordamos dai dixer  53 milhoes daria para  3 aw139 e 3 AW169M?????ou na pior das hipoteses sendo ate  minimo 5 helis  e Mediante as necessiades optar se digo eu 2 AW139M e 3 AW169M ou vice versa ,,,,,atencao sou eu a divagar e acredita se eu fosse o ministro da defesa terias umas FA nivel top dentro das nossas possibilidades…..nem puxes por mim....que eu faria uma revolucao kkkkkkkk
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Lightning

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1930 em: Maio 26, 2020, 02:15:40 am »
Desculpem a ignorância, mas quem (ou o quê) é a CEiiA?

Cumprimentos,

É uma empresa de Matosinhos que recebeu investimentos da Leonardo das contrapartidas da compra dos EH101 para a FAP, agora parece que são subcontratados para fazer trabalhos de engenharia e desenvolvimento para a Leonardo. Mas não é em exclusivo, eles também estão metidos no projecto do KC390, em drones, etc, além de terem outras divisões além da aviação, por exemplo o ramo automóvel.

https://www.ceiia.com/
« Última modificação: Maio 26, 2020, 02:18:42 am por Lightning »
 
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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1931 em: Maio 26, 2020, 02:40:52 am »
https://www.aereo.jor.br/2015/01/12/portugal-gastou-mais-de-120-milhoes-com-helicopteros-que-nunca-vai-receber/


Vergonhoso !

Já não é novidade. A crise de então foi a machadada final para este golpe de mestre de cancelar um contrato e ainda assim pagar por isso, sem receber qualquer meio.

É o que dá ganhar mestrados nas embalagens de cereais, dá para estes golpes de inteligência.

O Numero avancado e de seis e nao 5 ?????correcto????? .....nisso concordamos dai dixer  53 milhoes daria para  3 aw139 e 3 AW169M?????ou na pior das hipoteses sendo ate  minimo 5 helis  e Mediante as necessiades optar se digo eu 2 AW139M e 3 AW169M ou vice versa ,,,,,atencao sou eu a divagar e acredita se eu fosse o ministro da defesa terias umas FA nivel top dentro das nossas possibilidades…..nem puxes por mim....que eu faria uma revolucao kkkkkkkk

Não faz sentido aumentar a quantidade de tipologia de helis para se ter 2 ou 3 da cada. Além de que 53 milhões não davam para esses 5 helis bem equipados, se derem para 5 AW-169 já é uma sorte. Em vez da multiplicação de meios, era optar por um faz-tudo, como o UH-60, que mesmo 6 aeronaves com o devido upgrade, já eram excelentes.

Mas nesta perspectiva dos 53 milhões, o 169 é melhor do que não ter nada, e é melhor do que o 119M que ia sendo apregoado ao tuga. Resta a esperança que o substituto do Lynx daqui a 15 anos, seja esse sim médio e em maior quantidade, permitindo colmatar a lacuna que fica em aberto. Até porque até lá não vejo ser adquirido mais nada de asa rotativa sem ser para combater incêndios, e mesmo assim...
 

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miguelbud

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1932 em: Maio 26, 2020, 08:45:46 am »
Quando o Aguiar-Branco cancelou o contracto relativo aos NH90, fiquei com a ideia de que os 80 milhoes que ja tinham sido pagos poderiam ser usados para a compra de helicopteros. Porque é que nao se junta os 53M as esses 80 e se compram 5 NH90?
 

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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1933 em: Maio 26, 2020, 11:36:00 am »
Tudo indica que sim e que será o helicóptero que a FAP sempre andou a "namorar" desde o início, isto é, o AW169M, e mais por razões de custo do que ambição.
Quando foi o início desse início? :mrgreen: É que se o início tiver sido há umas décadas talvez sejam os A109 e não os AW169M. c56x1 :-P ;D

Cumprimentos,

O início do namoro da FAP com o 109 "Hirundo" começou em 1978 tendo terminado abruptamente em 1981 quando tudo estava praticamente acertado, desde o armamento anti-carro a operar a 2 pilotos já formados na Agusta ao que parece. Tenho de ter tempo para acabar de ler o livro da história das esquadras de helicópteros para perceber o que se passou, sendo que coincidiu também com o abandono da compra de alguns EMB-110 Bandeirante, provavelmente devido à crise económica que nos assola com frequência.

A FAP anda a "namorar" o 169M desde que olhou para o orçamento reservado para a compra dos aparelhos e após ter dado a entender à tutela que empregar o Koala a esteróides num cenário de conflito era um desastre à espera de acontecer. Desta vez o rumor parece ter mais consistência que o anteriormente relacionado com os Blackhawk/Rescue Hawk apesar de, segundo o próprio MDN, estarem a ser finalizados os termos do concurso para a aquisição destas aeronaves o que pressupõe obviamente ofertas de outros concorrentes. A ver vamos, novidades ainda este ano de modo a que nos inícios de 2021 seja possível a assinatura do contrato de acordo com estes mesmos rumores que, recordo, poderão não passar disso mesmo, rumores e/ou tentativas de desinformação visto muitos não gostarem daquilo que aqui falamos.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1934 em: Maio 26, 2020, 11:39:10 pm »
Tudo indica que sim e que será o helicóptero que a FAP sempre andou a "namorar" desde o início, isto é, o AW169M, e mais por razões de custo do que ambição.
Quando foi o início desse início? :mrgreen: É que se o início tiver sido há umas décadas talvez sejam os A109 e não os AW169M. c56x1 :-P ;D

Cumprimentos,

O início do namoro da FAP com o 109 "Hirundo" começou em 1978 tendo terminado abruptamente em 1981 quando tudo estava praticamente acertado, desde o armamento anti-carro a operar a 2 pilotos já formados na Agusta ao que parece. Tenho de ter tempo para acabar de ler o livro da história das esquadras de helicópteros para perceber o que se passou, sendo que coincidiu também com o abandono da compra de alguns EMB-110 Bandeirante, provavelmente devido à crise económica que nos assola com frequência.

A FAP anda a "namorar" o 169M desde que olhou para o orçamento reservado para a compra dos aparelhos e após ter dado a entender à tutela que empregar o Koala a esteróides num cenário de conflito era um desastre à espera de acontecer. Desta vez o rumor parece ter mais consistência que o anteriormente relacionado com os Blackhawk/Rescue Hawk apesar de, segundo o próprio MDN, estarem a ser finalizados os termos do concurso para a aquisição destas aeronaves o que pressupõe obviamente ofertas de outros concorrentes. A ver vamos, novidades ainda este ano de modo a que nos inícios de 2021 seja possível a assinatura do contrato de acordo com estes mesmos rumores que, recordo, poderão não passar disso mesmo, rumores e/ou tentativas de desinformação visto muitos não gostarem daquilo que aqui falamos.

Meu amigo, mas quem definiu a verba dos 53 não foi a FAP, ou foi obrigada a transferir dinheiro desse para outro programa, tipo KC ?