É verdade, para a extensão territorial brasileira ganhou o caça mais barato, ligeiro e monomotor, e de facto vão precisar dos Boeing 767 que estão a transformar em reabastecedores, pese embora o Gripen NG consiga levar mais combustível que a corrente versão C/D e tenha provisões para o uso de CFT's.
Falava-se muito na possibilidade de caso vencesse o Rafale a Marinha Brasileira também adquirir alguns exemplares... será que agora com a escolha do Gripen isto dará um novo impulso ao desenvolvimento do Sea Gripen? Creio eu que seria ligeiro o suficiente para operar a partir do "São Paulo".
Quando a marinha brasileira deu prioridade à conversão dos Trader adquiridos nos EUA(
http://www.cavok.com.br/blog/?p=16960) em cargueiros e abastecedores (em detrimento do AEW) para o S. Paulo também fiquei com essa ideia. Embora uma das razões para a desactivação dos anteriores porta-aviões franceses fosse a impossibilidade do RAFALE com o peso máximo usar as catapultas do Foch e Clemenceu, os aparelhos chegaram a ser testados do primeiro (a extremidade da catapulta recebeu um skyjump) .
Tanto o Rafale mas também o F-18 poderiam descolar com menos combustível e depois ser reabastecidos em voo pelos Trader (obviamente com os subsequentes problemas operacionais daí recorrentes).
De qualquer forma as catapultas do S. Paulo não podem exceder as 20 toneladas (actualmente as duas CTP e não apenas uma tem essa capacidade em termos de tonelagem) pelo que o Sea Gripen (o Gripen NG tem um peso máximo de descolagem na ordem dos 16 000 Kg
http://2.bp.blogspot.com/_IEJ3-_kC6JI/TGB-FLtDs1I/AAAAAAAArSQ/Sy9KftVB5DI/s1600/Gripen_NG_jas39.jpg) terá sempre de ter um peso máximo de descolagem inferior a essa capacidade (a escolha dos Skyhawk deveu-se a essas mesmas limitações).
Relativamente ao Gripen caberá à FAB e ao poder politico entenderem-se no sentido de debelar as fraquezas do avião (a principal é o alcance) e potenciarem as suas potencialidades (é dos caças que aterra em pistas mais curtas), pelo que ou adquirem aviões tanque (Kc-390 ou Boeing) ou terão que re-localizar os aparelhos em pelo menos 3 áreas distintas se quiserem que a totalidade do território brasileiro seja abrangido pelo novo caça. (em que a versão NG ressalve-se está ainda em desenvolvimento).
Saudações