Notícias da Força Aérea Brasileira

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SantaCatarinaBR

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #225 em: Dezembro 17, 2011, 02:38:49 am »
SantaCatarinaBR - Presidente da Helibras fala sobre o programa de transferência de tecnologia do EC-725, a modernização dos helicópteros do exército e o futuro helicóptero 100% nacional desenvolvido na Helibras.
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HSMW

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #226 em: Dezembro 29, 2011, 06:59:53 pm »
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A opção por outro “tampax” (caça tampão) anda rondando os bastidores da aquisição de caças para a FAB novamente.

Segundo fontes, existe um estudo alternativo para a compra de 60 jatos Mirage 2000-9 dos Emirados Árabes Unidos, ao mesmo tempo em que a FAB avalia a possibilidade de adquirir caças F-16 usados dos estoques da USAF ou F-18 da US Navy. Pilotos da FAB foram enviados recentemente aos EUA, onde voaram o F-16.

Uma outra opção seria o leasing de jatos Saab Gripen A/B ou C/D, que aparentemente tornaria a transição para o Gripen NG mais suave, caso esse fosse o caça finalmente comprado no F-X2.

A ideia do “tampax” é fazer uma compra racional e ponderada, em meio à crise financeira internacional, que permita à FAB substituir os atuais Mirage 2000 e F-5M e que dê tranquilidade à Presidência para decidir pelo futuro caça da FAB, que poderá ser até um caça de 5ª geração desenvolvido em conjunto com outros países.

O governo ainda prefere comprar um avião novo, seguindo os parâmetros da END (Estratégia Nacional de Defesa), mas se a opção for por um avião usado, o critério principal será o estado das células e dos suprimentos.

Segundo alguns analistas, o tempo passou para o F-X e para o F-X2, nada foi decidido e a crise financeira internacional atingiu também o Brasil.

Os caças finalistas do F-X2 são caças de quarta geração, enquanto os outros BRIC já estão desenvolvendo seus caças de quinta geração. O Brasil quando se decidir por um novo caça, fará uma compra com “timming” comparável à da aquisição do Gloster Meteor na década de 1950, o primeiro jato da FAB, que foi adquirido quando já era obsoleto.

Os Mirage 2000C/D da FAB só vão voar até 2013 e os primeiros F-5M começam a ser desativados em 2017. A janela de oportunidade para o F-X2 está praticamente fechada. E agora?

http://www.aereo.jor.br/2011/12/29/fx-2 ... o-em-2012/

Não passam disto...  :?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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nelson38899

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #227 em: Dezembro 31, 2011, 01:03:34 pm »
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Super Tucano vence contrato de defesa LAS nos EUA

A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou hoje que selecionou o avião de combate Super Tucano, fabricado pela Embraer Defesa e Segurança, para o programa LAS (Light Air Support), ou Apoio Aéreo Leve. A aeronave, que será fornecida por meio de parceria com a Sierra Nevada Corporation, será utilizada para treinamento avançado em vôo, reconhecimento e operações de apoio aéreo.


“Estamos honrados com a oportunidade de oferecer ao governo norte-americano o melhor produto para a missão LAS, nesta parceria liderada pela Sierra Nevada Corporation”, disse Luiz Carlos Aguiar, CEO da Embraer Defesa e Segurança. “Nosso compromisso é avançar com nossa estratégia de investimentos nos Estados Unidos e entregar o Super Tucano no prazo e conforme o orçamento contratados.”

http://cavok.com.br/blog/?p=44521#more-44521
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
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HSMW

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #228 em: Fevereiro 28, 2012, 09:54:24 pm »
Citação de: "nelson38899"
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Super Tucano vence contrato de defesa LAS nos EUA

A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou hoje que selecionou o avião de combate Super Tucano, fabricado pela Embraer Defesa e Segurança, para o programa LAS (Light Air Support), ou Apoio Aéreo Leve. A aeronave, que será fornecida por meio de parceria com a Sierra Nevada Corporation, será utilizada para treinamento avançado em vôo, reconhecimento e operações de apoio aéreo.


“Estamos honrados com a oportunidade de oferecer ao governo norte-americano o melhor produto para a missão LAS, nesta parceria liderada pela Sierra Nevada Corporation”, disse Luiz Carlos Aguiar, CEO da Embraer Defesa e Segurança. “Nosso compromisso é avançar com nossa estratégia de investimentos nos Estados Unidos e entregar o Super Tucano no prazo e conforme o orçamento contratados.”

http://cavok.com.br/blog/?p=44521#more-44521
Cancelado...  :roll:
http://defensetech.org/2012/02/28/air-f ... -contract/
http://www.aereo.jor.br/2012/02/28/eua- ... er-tucano/
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Cabeça de Martelo

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #229 em: Março 30, 2012, 04:41:40 pm »
Citação de: "Helton2042"


 :wink:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Cabeça de Martelo

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #230 em: Maio 08, 2012, 12:45:00 pm »
Os MI-35M que aparecem no video, são da FAB:

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Cabeça de Martelo

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #231 em: Julho 05, 2012, 04:55:17 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Lusitano89

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #232 em: Julho 08, 2012, 12:48:43 pm »
Caça da FAB despenha-se e piloto morre





Um avião caça modelo A-29 Super Tucano da Força Aérea do Brasil (FAB) despenhou-se hoje a cerca de 10 km do aeroporto de Campo Grande, no centro-oeste do país, provocando a morte do piloto.«A Aeronáutica já começou as investigações para determinar os factores que levaram ao acidente», lê-se num comunicado oficial da FAB.

Bruno de Oliveira Rodrigues, de 32 anos, conseguiu activar o mecanismo para se ejectar a tempo, mas viria a perder a vida na queda.

O aparelho viajava de de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, para a base aérea de Cachimbo, no Pará, para realizar um treino no uso de armas.

A acompanhar a aeronave seguia outro avião do mesmo modelo, que terá regressado à base após o acidente, segundo a FAB.

Lusa
 

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Cabeça de Martelo

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #233 em: Julho 28, 2012, 02:50:06 pm »
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Esquadrão Poti (2º/8º GAV) comemora 39 anos 27/07/2012



Durante a cerimônia, um helicóptero AH-2 Sabre foi exposto com a gama de armamentos disponíveis. (Foto: Agência Força Aérea)

A Base Aérea de Porto Velho (BAPV) realizou nesta sexta-feira (27/07) cerimônia militar alusiva ao 39º aniversário de criação do Esquadrão Poti (2°/8° GAV). O evento contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, dentre outras autoridades civis e militares.

Na ocasião, foram homenageados o piloto mais eficiente do esquadrão, o Capitão-Aviador Andre Luis Vidal Agostini, o Graduado Padrão, Suboficial Luis Antonio Martins, e a Praça Padrão, Soldado de 1ª Classe Rodrigo Rodrigues Cavalcante. No evento, foram entregues ainda os Prêmios de Segurança de Voo ao Tenente-Aviador Carlos Siqueira Besch e o 2° Sargento QSS BMA Laercio Antonio Farias Souza.

Logo após a solenidade, foi realizada a cerimônia de inauguração do hangar, na qual o Comandante da Aeronáutica, acompanhado pelos Comandantes do I COMAR e Presidente da COMARA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos, da Segunda Força Aérea, Brigadeiro do Ar José Alberto de Mattos, da Base Aérea de Porto Velho (BAPV), Coronel-Aviador Augusto Cesar Abreu dos Santos , e do 2°/8° GAV, Tenente-Coronel-Aviador Cláudio Wilson Saturnino Alves, realizaram o descerramento da placa.

Histórico do Esquadrão Poti

O Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito passou em frente as tropas e ao fundo um helicóptero AH-2 realizou um passagem sobre a base. (Foto: Agência Força Aérea)

O Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8º GAV), Esquadrão Poti, tem suas origens no Centro de Formação de Pilotos Militares (CFPM) no Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAv), na Base Aérea de Natal. A unidade operava os bimotores Douglas B-26 Invader e foi transferido no início de 1971 para a Base Aérea do Recife. Por meio da Portaria nº R-004/GM3, de 17 de abril de 1973, foi determinada a desativação do 1º/5º GAV e a ativação do Segundo Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (2º EMRA), subordinado ao Comando Aerotático, adotando como símbolo a figura do índio Poti.

Inicialmente o 2º EMRA foi equipado com aeronaves North American T-6D/G Texan, Neiva L-42 Regente e helicópteros Bell OH-4 Jet Ranger, estes depois substituídos ao final de 1974 pelos Bell UH-1H Iroquois. Contou também em sua dotação com aeronaves Neiva T-25 Universal e Embraer U-7 Seneca.

A denominação Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8º GAV) foi adotada a partir da Portaria nº R-239/GM3, de 9 de setembro de 1980. A sua principal missão era formar e treinar pilotos e tripulantes de helicópteros em diversas missões, mantendo o preparo técnico-profissional de suas equipagens, permitindo o cumprimento de missões na Tarefa Operacional de Superioridade Aérea: Interceptação, Ataque, Escolta, PAC (Patrulha Aérea de Combate) e demais missões da Tarefa Operacional de Apoio ao Combate, além de executar as chamadas operações especiais: infiltração e exfiltração de tropas (utilizando as técnicas de rapel, pouso de assalto e McGuire), busca e salvamento (SAR) e busca e salvamento em combate (C-SAR) tanto na selva como no mar.

Em meados dos anos 80 o Esquadrão Poti foi equipado com helicópteros Helibrás H-50 Esquilo, montados no Brasil sob licença da Aerospatiale, atual Eurocopter. Essas aeronaves eram armadas com para lançadores de foguetes SBAT 70/7 de 70 mm e metralhadoras MAG calibre 7,62 mm ou FN Herstal calibre 12,7 mm.

No final de 2009, o Esquadrão Poti foi transferido da Base Aérea de Recife para a Base Aérea de Porto Velho, em Rondônia, passando a operar os helicópteros russos de ataque Mil Mi-35M Hind, denominados AH-2 Sabre na FAB. As três primeiras aeronaves chegaram em dezembro de 2009, chegando mais três em outubro do mesmo ano.

Atualmente, com os Sabres, o Esquadrão Poti cumpre missões de interceptação, combate aéreo, ataque, escolta e apoio aéreo aproximado a partir da Amazônia Ocidental.

Fonte: 2º/8º GAV/Cecomsaer

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... 039%20anos
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Nukualofa77

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #234 em: Agosto 28, 2012, 05:31:37 am »
Buenas, Cabeça de Martelo!  :mrgreen:....


[].
 

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Cabeça de Martelo

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #235 em: Agosto 28, 2012, 05:58:30 pm »
Olha o bermelho...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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nelson38899

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #236 em: Setembro 17, 2012, 05:37:18 pm »
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La Fuerza Aérea de Brasil ofrece 4 aviones C-130E Hércules a Sudáfrica

La Fuerza Aérea Brasilera (FAB) ha realizado una oferta no solicitada de 4 aviones de transporte táctico militar Hércules, retirados del servicio activo con la FAB. La oferta comprende tres aviones C-130E y un SC-130E. De acuerdo a reportes de la prensa internacional, la oferta fue realizada el mes de julio pasado.

La Fuerza Aérea de Sudáfrica tiene 6 aviones Hércules en servicio, dos de los cuales están fuera de serivicio en espera de recibir trabajos de mantenimiento.

El C-130E del Hércules es una variante de rango extendido del C-130B y el SC-130E es una variante de búsqueda y rescate del C-130E. La FAB adquirió 8 C-130E entre los años 1964 y 1968, a los que se unieron otros 3 aviones SC-130E ordenados en 1969.

Dos de los aviones C-130E ofrecidos por la FAB están aptos para su integración al servicio operacional, al tercero se le han desmontado los motores, hélices y otros varios componentes. El SC-130E está en similar condición al tercer C-130E inoperativo. Los aviones brasileros han supuestamente ya sido sometidos al programa de refuerzo estructural de la caja central del fuselaje.

http://maquina-de-combate.com/blog/?p=27463
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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #237 em: Dezembro 12, 2012, 11:21:29 am »
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Para Dilma, compra de caças depende de 'retomada do crescimento'

Daniela Fernandes

De Paris para a BBC Brasil

Atualizado em  11 de dezembro, 2012 - 23:21 (Brasília) 01:21 GMT

A presidente Dilma Rousseff declarou nesta terça-feira em Paris que a compra de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) foi adiada e depende da retomada do crescimento da economia "a taxas maiores".

"Adiamos de fato a decisão sobre os caças. Isso pode levar ainda algum tempo e depende da recuperação do país", declarou Dilma em uma coletiva com o presidente francês, François Hollande, no palácio do Eliseu.

"Nós esperamos que o Brasil cresça nos próximos meses a uma taxa que permita que esse assunto volte à nossa pauta como sendo uma prioridade", afirmou a presidente brasileira.

Em outubro do ano passado, o ministro da Defesa, Celso Amorim, já havia dito que a compra das aeronaves dependeria da "evolução da crise externa".

O mesmo argumento também havia sido usado pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, para explicar o atraso na decisão sobre a compra dos caças.

A França está na disputa com os aviões Rafale, fabricados pela Dassault e que detêm a preferência do ex-presidente Lula.

As outras duas opções do governo brasileiro são o Super Hornet, da americana Boeing, e o Gripen, da sueca Saab.

Dilma lembrou que as discussões sobre a compra de 36 caças para a FAB foi iniciada em 2009 e 2010, mas ressaltou que "diante do aguçamento da crise, o governo brasileiro recuou de uma decisão imediata".

A presidente afirmou que a situação atual da economia leva o governo "a tomar extrema cautela ao decidir gastos que sejam além daqueles que nós necessitamos para fazer os estímulos fiscais que o país precisa para sair da crise", como desonerações e investimentos em infra-estrutura.

Já Hollande reiterou o desejo do governo francês de transferir tecnologia, caso o Rafale seja escolhido.

"A França possui uma alta cooperação com o Brasil no setor da indústria da defesa. Nós já temos contratos em relação a submarinos e helicópteros. Sempre desejamos que houvesse, nesses contratos, uma transferência de tecnologia", disse Hollande.

O presidente francês ressaltou "as qualidades excepcionais do Rafale", mas disse que o Brasil "tem liberdade" para escolher o momento (da compra) e o avião desejado.

Apesar de declarar logicamente sua preferência pela escolha do modelo francês, Hollande disse que não faria "proclamações" a respeito.

Sem expectativa

Serge Dassault, proprietário do conglomerado que fabrica os Rafale, disse à BBC Brasil durante um jantar de gala oferecido à Dilma no palácio do Eliseu, sede da presidência francesa, "que o Rafale é mais caro do que os concorrentes por causa do euro, mais valorizado do que dólar".

O empresário afirmou, no entanto, que não tem expectativas sobre quando se dará o anúncio da escolha do governo brasileiro.

Ele também disse acreditar que Lula era mais "simpático" do que Dilma.

Estima-se que o contrato de compra dos 36 caças Rafale possa alcançar 4 bilhões de euros (R$ 11 bilhões).

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... a_df.shtml
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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mafets

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #238 em: Janeiro 28, 2013, 11:16:09 am »
http://www.aereo.jor.br/2013/01/28/gte-quinze-anos-depois/#comments

Não deixa de ser curioso que á medida que o programa fx-2, à decadas, vai marcando passo e a Embraer vai reformando os F-5 aquiridos à Jordania para o padrão M (os quais junto com E-99 AEW cada vez mais assumem a "espinha dorsal" da aviação de caça brasileira), o GTE responsavel pelo transporte VIP tenha crescido significativamente em 15 anos...

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Paisano

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #239 em: Abril 11, 2013, 04:28:53 pm »
As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração. (Dom Hélder Câmara)
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