Substituição dos Alpha-jet

  • 1876 Respostas
  • 329945 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5399
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3517 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #420 em: Outubro 23, 2019, 01:50:31 pm »
Epá será que eu sei mais que tú CJ ?????
O que é muito estranho é nem os vendedores da Embraer dizerem nada por estas bandas.
Eles que venham eles que venham que são bem vindos.
Pelo que me disseram andaram pilotos tugas nos tucanos.

Abraços

És uma FBI (Fonte Bem Informada), logo saberás sempre mais e melhor do que eu, tenente. ;)

Além disso no estaleiro a coisa anda mais devagar. Vá, conta-me tudo! ;D


Parece que já estou a ver. Vai ser uma semana de telejornais que Portugal faz parte integrante no desenvolvimento do ST. Depois mostram na Maia um tipo qualquer a segurar numa peça de fibra de carbono a dizer que houve 4727 horas de trabalho naquilo. E que vai também ser usado no combate aos incêndios. E o tuga papalvo a inchar, a inchar. E pronto! Vem o filho do Cravinho anunciar a compra de 5 unidades para começarem a ser entregues o 1º em 2029, à média de uma unidade de 2 em 2 anos, sendo último em 2039.

E ainda fará SAR pois o recuperador-salvador poderá ir no assento traseiro e ser ejectado sobre o local do salvamento.  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5399
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3517 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #421 em: Outubro 23, 2019, 03:38:00 pm »
Segundo me disseram esta tarde, o Super Tucano está em Beja para ser avaliado pela FAP. Como bem disse o tenente, tem levado a bordo pilotos da Esquadra 103 aquando das suas várias saídas. Como diz no próprio site da Força Aérea:

Citar
A Esquadra 103 não foi desativada, aguardando atualmente a atribuição de uma nova aeronave.

https://www.emfa.pt/esquadra-50-esquadra-103-caracois

Novidades para breve? Quando a esmola é muita... ::)


Mais fotos de ontem, 22/10, crédito João Calado.





« Última modificação: Outubro 23, 2019, 03:40:18 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, tenente, MATRA

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #422 em: Outubro 23, 2019, 03:44:41 pm »
E, estava eu todo contente a começar a escrever qq coisita sobre os tucanos em Beja quando cai o teu post, és um acelera do caraças !!! ;)
Nem registos há dos voos efectuados apenas os voos civis e dos Kualas, mai nada, tudo no segredo dos Deuses !!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Stalker79, MATRA

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5399
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3517 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #423 em: Outubro 23, 2019, 03:46:41 pm »
E, estava eu todo contente a começar a escrever qq coisita sobre os tucanos em Beja quando cai o teu post, és um acelera do caraças !!! ;)
Nem registos há dos voos efectuados apenas os voos civis e dos Kualas, mai nada, tudo no segredo dos Deuses !!!

Vá, vá, conta tudo o que sabes. ;D
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #424 em: Outubro 23, 2019, 03:50:45 pm »
olha o que sei é que nem registo há destes voos como podes ver, nem aterragens nem descolagens:

https://flightaware.com/live/airport/LPBJ/arrivals

Mas.........também sei que, se calhar, pois aguardo uma segunda informação, receberemos alguns A29 e bem antes da totalidade dos 390 !!!!!
E esta hein ??
Deus queira que sim, mais vale uns A29 nas nossas Mãos que nada para substituir os A-jets.
Relembro, que há cerca de quatro anos se não estou enganado, a FAP teve alguns pilotos no Brasil a pilotar os A29.
Penso, digo penso, que nessa data já se teria equacionado a aquisição de duas a quatro unidades para se irem substituindo os A-Jets, comprando posteriormente mais unidades, mas como bem sabemos ficou tudo em águas de bacalhau, era bom que o negócio se realizasse agora !

https://www.facebook.com/PortugueseAirForce/posts/576391465834015/

Força Aérea Portuguesa
2 de maio de 2015 ·
Pilotos da Força Aérea fazem voo solo no A-29 Super Tucano.
Foi no dia 30 de Abril que os 2 Pilotos Portugueses, que se encontram no Brasil no âmbito de relações bilaterais, realizaram o seu primeiro voo solo aos comandos do A-29 Super Tucano.
Este intercâmbio entre a Força Aérea Portuguesa (FAP) e a Força Aérea Brasileira (FAB), possibilitam à FAP ter 2 Pilotos na Base Aérea de Natal, a frequentar dois cursos. O primeiro, denominado "Programa de Qualificação Operacional e de Instrutor em A-29" e o outro o "Curso de Especialização Operacional em Aviões de Caça".
O A-29 é uma aeronave Turbo-hélice, concebida para Ataque Ligeiro e Instrução Avançada, sendo especialmente vocacionada para operações de combate à droga e contrainsurgência. Esta aeronave está equipada com uma sofisticada panóplia de equipamentos, que permitem a simulação de ameaças aéreas e terrestres.






PS se fosse eu a mandar, reduzia os 390 para três unidades e usava a restante verba para comprar uns A29, mas isto sou eu a sonhar.

Abraços
« Última modificação: Outubro 23, 2019, 04:10:43 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, MATRA

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #425 em: Outubro 23, 2019, 04:21:45 pm »
Pelo que parece, o A-29 está a ser avaliado mais ao pormenor em Beja, levando-me a crer que poderemos ser o primeiro cliente europeu deste modelo, e mais não digo que pode dar azar!!!!

https://www.aereo.jor.br/2018/06/08/embraer-lanca-o-a-29-super-tucano-na-europa/




Abraços
« Última modificação: Outubro 23, 2019, 04:24:55 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #426 em: Outubro 23, 2019, 04:28:48 pm »
Se desse para trocar... os ST, ao menos, são bons no que fazem e têm provas dadas, ao contrário do... já nem consigo referir-me àquela aberração.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega, Charlie Jaguar, tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #427 em: Outubro 23, 2019, 04:34:37 pm »
Com um erro aqui e ali, porém um artigo interessante publicado agora há dias mas que no entanto se reporta a 2017.

http://tecnodefesa.com.br/esquadra-103-a-escola-de-aviacao-de-caca-da-forca-aerea-portuguesa/

Só agora li o artigo que referiste, interessante esta referência.

A despedida de um guerreiro e o futuro da Esquadra 103

Ao completar 25 anos em operação na Força Aérea Portuguesa, o Alpha-Jet também encerra um ciclo. No início de 2018, as seis últimas aeronaves da Esquadra 103 serão desativadas. A FAP vem realizando estudos sobre qual aeronave deverá preparar seus futuros caçadores nas próximas décadas. Diversas opções estão sendo analisadas em Lisboa, entre elas, adquirir o A-29 Super Tucano, que por suas características de baixo custo de aquisição e operação, aviônica avançada e amigável e modernos recursos de simulação, facilitaria a formação dos pilotos de F-16 e ainda traria novamente a capacidade de ataque leve e contrainsurgência à FAP.
 
Outra possibilidade é o envio dos alunos para cursos de caça no exterior, e mais uma vez o Brasil poderia ser contemplado, haja vista o baixo custo e a possibilidade de realizar a formação de pilotos de caça no 2º/5º GAv em Natal. Uma escola privada ou a criação de uma Escola Internacional de Caça, destinada à formação de pilotos portugueses, de países aliados e da sua zona de influência, como às ex-colônias são outras possibilidades que vêm sendo avaliadas com interesse. A realidade é que a decisão por uma solução permanente ou transitória precisa ser tomada nos próximos meses. Com as novas gerações de aeronaves de combate, e a evolução tecnológica associada, é necessário uma plataforma de treino – simulador e aeronave – que contemple os novos sistemas e recursos e que permita o desenvolvimento do processo de tomada de decisão com múltiplas fontes de informação, tendo em consideração o voo de alta performance em ambientes adversos e cada vez mais complexos.

http://tecnodefesa.com.br/esquadra-103-a-escola-de-aviacao-de-caca-da-forca-aerea-portuguesa/

Abraços
« Última modificação: Outubro 23, 2019, 04:45:32 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Stalker79

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 893 vez(es)
  • Enviou: 3092 vez(es)
  • +533/-73
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #428 em: Outubro 23, 2019, 04:38:01 pm »
Mesmo com ST iremos continuar sem a valência de treino "a jacto" (F16), certo?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #429 em: Outubro 23, 2019, 04:38:24 pm »
Se desse para trocar... os ST, ao menos, são bons no que fazem e têm provas dadas, ao contrário do... já nem consigo referir-me àquela aberração.

NVF, esta notícia/info vale o que vale mas se este negócio for avante, resta saber os valores envolvidos, já é uma boa prenda de Natal, só falta é uma dúzia de M346, mas vindo o A-29 bem podemos esquecer os 346!!
Quanto ao 390 vamos apanhar com um belo de um desmame, uma praxadela do caraças, é o que é !!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #430 em: Outubro 23, 2019, 04:41:03 pm »
Mesmo com ST iremos continuar sem a valência de treino "a jacto" (F16), certo?

Pois, cá no burgo, os pilotos em instrução, destinados aos F's, passarão,  :G-beer2: correcção, passariam, dos A-29 para os F16, sem apelo nem agravo, valha-nos o S. Simulador, dezenas d'horas dele !!

Abraços
« Última modificação: Outubro 23, 2019, 05:56:08 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF, Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5399
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3517 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #431 em: Outubro 23, 2019, 05:57:17 pm »
Se desse para trocar... os ST, ao menos, são bons no que fazem e têm provas dadas, ao contrário do... já nem consigo referir-me àquela aberração.

Olha ele! ;D


Pelo que parece, o A-29 está a ser avaliado mais ao pormenor em Beja, levando-me a crer que poderemos ser o primeiro cliente europeu deste modelo, e mais não digo que pode dar azar!!!!

Consegui falar com pessoal da 103 e confirma-se que a avaliação oficial da aeronave está em curso, não colocando contudo de parte a hipótese de outras também poderem vir a ser testadas em Beja como o PC-21, por exemplo. No entanto, como o Super Tucano já é um velho conhecido de boa parte dos Caracóis, avaliam positivamente o aparelho e encaram com bons olhos (e naturalidade) a sua hipotética/possível aquisição (digo assim para não enguiçar também, ao que já chegámos).

Seguindo com o Super Tucano não haverá M-345 ou 346 para ninguém, e parece que aquela história da escola internacional de pilotagem a jacto a instalar em Beja já deu com os burros na água. Além disso o Titterington já foi informado das dificuldades criadas pelos EUA na abertura de slots para a formação de pilotos estrangeiros, e por muito poucos que sejam anualmente fazem cada vez mais falta. E o Emb-314 ainda tem o acréscimo de poder servir como aeronave de ataque ligeiro.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente, Stalker79

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #432 em: Outubro 23, 2019, 06:20:41 pm »
Se desse para trocar... os ST, ao menos, são bons no que fazem e têm provas dadas, ao contrário do... já nem consigo referir-me àquela aberração.

Olha ele! ;D


Pelo que parece, o A-29 está a ser avaliado mais ao pormenor em Beja, levando-me a crer que poderemos ser o primeiro cliente europeu deste modelo, e mais não digo que pode dar azar!!!!

Consegui falar com pessoal da 103 e confirma-se que a avaliação oficial da aeronave está em curso, não colocando contudo de parte a hipótese de outras também poderem vir a ser testadas em Beja como o PC-21, por exemplo. No entanto, como o Super Tucano já é um velho conhecido de boa parte dos Caracóis, avaliam positivamente o aparelho e encaram com bons olhos (e naturalidade) a sua hipotética/possível aquisição (digo assim para não enguiçar também, ao que já chegámos).

Seguindo com o Super Tucano não haverá M-345 ou 346 para ninguém, e parece que aquela história da escola internacional de pilotagem a jacto a instalar em Beja já deu com os burros na água. Além disso o Titterington já foi informado das dificuldades criadas pelos EUA na abertura de slots para a formação de pilotos estrangeiros, e por muito poucos que sejam anualmente fazem cada vez mais falta. E o Emb-314 ainda tem o acréscimo de poder servir como aeronave de ataque ligeiro.

CJ, tanto o PC-21 como o ST seriam boas aquisições, mas o facto de virmos a possuir, qq uma delas não permitirá a aquisição de uma aeronave a reação.
A segunda info que eu estava á espera confirma o que disseste, e mais, que existe alguma pressão, leia-se OGMA/Évora, para que este, o A-29, seja o modelo escolhido, vá-se lá saber porquê.

O que espero sinceramente, é não sejam apenas comprados cinco unidades, como está a ser hábito agora para os lados da FAP, caso dos aw119, KC390 e futuro heli EvaKualhão, mas que, pelo menos, sejam três Vezes cinco aeronaves a ser adquiridas ::)
Até reduzo para duas vezes cinco, depois de saber o preço de 18 milhões/unidade.

Abraços
« Última modificação: Outubro 23, 2019, 06:44:54 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #433 em: Outubro 23, 2019, 06:34:56 pm »
Tambem não sei em que numero o Sr. Ministro estará a pensar, mas a 18 milhões cada...
Não me parece que sejam muitos.
 :-P
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #434 em: Outubro 23, 2019, 06:40:40 pm »
Porra, Porra, Merda, como dizem os Alentejanos, lá vamos levar com apenas, cinco Tucanos, mas por 80 milhões, será ???
Dava para vinte Kualas,  :nice:
O mínimo aceitável deveria ser uns oito A-29, menos que isso é Kualizar os Tucanos.


Abraços
« Última modificação: Outubro 23, 2019, 06:43:03 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF