Fuzileiros da Armada Portuguesa

  • 2098 Respostas
  • 597211 Visualizações
*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7936
  • Recebeu: 1272 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5176/-235
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2085 em: Abril 26, 2024, 09:33:18 pm »
O curso está em reformulação/acreditação na A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1571
  • Recebeu: 504 vez(es)
  • Enviou: 178 vez(es)
  • +313/-191
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2086 em: Abril 28, 2024, 09:11:57 pm »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Lightning

*

saabGripen

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Recebeu: 106 vez(es)
  • Enviou: 39 vez(es)
  • +294/-324
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2087 em: Abril 28, 2024, 11:52:07 pm »


Uma viatura transportável por Helicóptero Ligeiro deve ser um ATV.
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2388
  • Recebeu: 185 vez(es)
  • Enviou: 502 vez(es)
  • +653/-328
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2088 em: Abril 29, 2024, 12:37:49 am »


Uma viatura transportável por Helicóptero Ligeiro deve ser um ATV.

Vai ser 100% "light and fast"?  Ou um misto de viaturas?  O ideal seria haver viaturas ligeiras (tipo ATV), médias (tipo VAMTAC) e talvez algumas"pesadas"  (tipo Pandur) para todas as missões, o suficiente para uma companhia de cada tipo? Ou será muita variedade para uma unidade escalão batalhão?  :-\
« Última modificação: Abril 29, 2024, 12:53:33 am por Duarte »
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1571
  • Recebeu: 504 vez(es)
  • Enviou: 178 vez(es)
  • +313/-191
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2089 em: Abril 29, 2024, 12:42:35 am »


Uma viatura transportável por Helicóptero Ligeiro deve ser um ATV.

tenho ideia de que o orçamento não passava os 10M, só que esqueci-me de tirar screenshot  :bang:

portanto suspeito que será inteiramente ATV e coisas do estilo

Vai ser 100% "light and fast"?  Ou um misto de viaturas?
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2388
  • Recebeu: 185 vez(es)
  • Enviou: 502 vez(es)
  • +653/-328
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2090 em: Abril 29, 2024, 01:44:33 am »


tenho ideia de que o orçamento não passava os 10M, só que esqueci-me de tirar screenshot  :bang:

portanto suspeito que será inteiramente ATV e coisas do estilo



10M? isto é 160 mil Euro por unidade?  :-[
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11107
  • Recebeu: 2364 vez(es)
  • Enviou: 3278 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2091 em: Abril 29, 2024, 01:24:38 pm »
Se o helicóptero considerado for o Lynx não dá para grandes pesos, o Lynx carrega uns 1300kg.

Temos os Polaris TP4 de 950kg.
 

*

saabGripen

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Recebeu: 106 vez(es)
  • Enviou: 39 vez(es)
  • +294/-324
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2092 em: Abril 30, 2024, 11:14:45 pm »
Se o helicóptero considerado for o Lynx não dá para grandes pesos, o Lynx carrega uns 1300kg.

Temos os Polaris TP4 de 950kg.


Tenho a ideia que os LYNX modernizados recebem os motores do WILDCAT.

Se for assim, temos qualquer coisa como

Empty weight: 3,300 kg (7,275 lb)
Max takeoff weight: 6,000 kg (13,228 lb)

O que dará uma capacidade de carga bem maior que 950kg.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11107
  • Recebeu: 2364 vez(es)
  • Enviou: 3278 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2093 em: Maio 01, 2024, 07:52:50 am »
Eu não disse que a capacidade de carga era de 950kg, disse 1300kg, que é a capacidade do Lynx "normal".

Dei o exemplo do Polaris TP4 como exemplo de veículo possível de transportar por pesar menos que 1300kg.

Se o MK95A tiver realmente essa capacidade 2700kg. Já podemos falar noutros veículos como por exemplo o ISV de 2200kg que pode transportar 9 elementos.



Mas de certo haverá outras propostas, dependendo das características que os Fuzileiros indicarem.
 

*

goldfinger

  • Investigador
  • *****
  • 3432
  • Recebeu: 2340 vez(es)
  • Enviou: 708 vez(es)
  • +1394/-496
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2094 em: Maio 01, 2024, 09:21:40 am »
Se o helicóptero considerado for o Lynx não dá para grandes pesos, o Lynx carrega uns 1300kg.

Temos os Polaris TP4 de 950kg.


Tenho a ideia que os LYNX modernizados recebem os motores do WILDCAT.

Se for assim, temos qualquer coisa como

Empty weight: 3,300 kg (7,275 lb)
Max takeoff weight: 6,000 kg (13,228 lb)

O que dará uma capacidade de carga bem maior que 950kg.

No toda la carga util puede ir suspendida, también depende de la capacidad del gancho, estructura, factor de vuelo etc.

Además de la diferencia entre peso máximo y vacío, hay que descontar pilotos, combustible, etc
A España servir hasta morir
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1690
  • Recebeu: 400 vez(es)
  • Enviou: 350 vez(es)
  • +100/-45
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2095 em: Maio 01, 2024, 03:46:04 pm »
goldfinger tem toda a razão...essas capacidades de carga suspensa, além da capacidade da aeronave é algo para transportar do ponto A ao ponto B, não é como um CH-47 que leva as moto4 ou quads que saem da rampa em conjunto com a tropa para uma operação...

Nessa onda quase mais valia uma projeção de veículos em lançamento de carga aérea, do que propriamente ir suspenso num heli.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8603
  • Recebeu: 3945 vez(es)
  • Enviou: 726 vez(es)
  • +4995/-794
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2096 em: Maio 01, 2024, 03:59:49 pm »
Se se substituir os Lynx por MH-60, as limitações relativas à carga suspensa ficariam parcialmente resolvidas. Havendo navios na Marinha com convés de voo preparados para operar Merlin, mais fácil fica este processo. É claro que, neste momento, nem uma coisa nem outra se aplicam.

E ter Fuzileiros como força "ligeira e aerotransportável", numa Marinha que não possui helicópteros em quantidade e capacidade suficientes, nem navios para operar helicópteros maiores da FAP, nem navios que permitam potenciar esta mobilidade aérea, nem capacidade de combate que permita mitigar ou negar a capacidade de resposta de um potencial adversário a este tipo de operação de desembarque por via aérea, é começar a casa pelo telhado.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8698
  • Recebeu: 3270 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6494
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2097 em: Maio 02, 2024, 11:52:17 am »
Mais outra coisa que não faz sentido. O Cema quer carradas de navios a transportar tropas e material, mas não tem o suficiente de ambos nem para encher um LPD. A não ser que vão comprar polaris e veículos ligeiros às carradas. Já para não falar dos helis, que eu espero bem que sejam reforçados e que se for necessário o Merlin seja capaz de vir aos tais navios. Enfim o pensar pequenino e limitado.  ::)





Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8603
  • Recebeu: 3945 vez(es)
  • Enviou: 726 vez(es)
  • +4995/-794
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2098 em: Maio 02, 2024, 04:05:47 pm »
Em Portugal, em matéria de Defesa, não há qualquer plano.

Tens um ramo que tem limitações financeiras para manter, operar e armar os seus caças, e quer enveredar por uma avioneta para fazer CAS, e ainda comprar mais um avião de transporte táctico.
Tens outro ramo que tem problemas na manutenção de viaturas, e não consegue ter sequer uma das brigadas completa, mas insiste em ter o modelo de 3 Brigadas, quer os seus próprios hélis e ainda quer ter acesso a um LPD, vá-se lá saber para quê.
E o último ramo, tem problemas de manutenção numa boa parte da frota, tem falta de navios combatentes (e os que tem sofrem de obsolescência), tem falta de pessoal, tem uma força anfíbia reduzida, e mesmo assim, não só se recusa passar algumas das responsabilidades de patrulha para outra entidade (uma GC idealmente), como pretende não 1, não 2, não 3, mas 4 navios com boa capacidade logística.

Alguns destes programas fariam sentido, numas FA que realmente recebem de investimento cerca de 2% (ou até mais) do PIB, e que ambicionam ter boas capacidades em múltiplos domínios. No nosso caso, nem 1% se gasta, nem é garantido que a situação mude tão depressa, por isso não se justifica esta falta de ligação entre os ramos, a falta de um planeamento com pés e cabeça, e este foco desmesurado em determinados tipos de meios, em detrimento de outros.