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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por dc em Hoje às 11:23:45 pm »
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A compra de STs é um negócio.
Até pode haver corrupção envolvida - mas nenhum de vocês, nem eu, viram essa corrupção até agora.

Haver ou não corrupção, ou favorecimento de um concorrente, ou uma forma de chantagem, é bastante relevante. Adquirir primeiro, e fazer perguntas depois, é do mais absurdo que se pode fazer.
A isto acresce que, enquanto que nos submarinos, houve corrupção, pagámos mais dinheiro do que era suposto, pelo menos podemos dizer que é um meio militarmente relevante.
No caso dos ST, será algo parecido, excepto que no fim, saímos dali com um meio que é inferior aos concorrentes para treino, inferior em CAS a praticamente todas as opções, e completamente inútil noutros TOs de média/alta intensidade, ou onde não haja infraestrutura para os operar.

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A EMBRAER quer vender STs na Europa.
Tal como a compra de Portugal dinamizou as vendas de KCs na Europa, a nossa compra de STs pode ter o mesmo efeito.

A compra dos KC por Portugal pouca diferença fez. Em matéria de Defesa, Portugal dificilmente será um exemplo do rumo a seguir para os restantes países europeus. A compra de STs terá exactamente o mesmo efeito, os restantes países europeus, abrirão concurso, e se o ST calhar ser o vencedor, vencerá, se não, não vence. Ao contrário de cá, onde somos reféns da empresa, nos outros países existem critérios para a aquisição de certos meios.

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Portugal recebeu contrapartidas pelos KCs:
 - desenvolvimento e produção de componentes cá
 - a instalação de equipamento NATO cá
 - manutenção cá (?  não tenho bem a certeza ?)
 - treino para outros utilizadores cá (não vem mais um simulador?)

Fantástico, fenomenal, impressionante! Isso tudo para concluirmos que o MLU dos F-16 nos deu bem mais contrapartidas? E que só não foram devidamente aproveitadas, porque não houve grande visão? Os programas A-400 e NH-90 também teriam benefícios idênticos, mas esses foram cancelados assim que os custos aumentaram (os custos do KC aumentaram, e ninguém piou nem reduziu a encomenda).

E o simulador extra, quem paga? É a Embraer que oferece (duvidoso), é Portugal que paga, ou são os países que até agora encomendaram aeronaves que pagam a meias? Ninguém sabe, e ninguém sabe quem é que paga a quem para o treino.

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Para o ST foi feito um negócio para montagem/produção e modernização/upgrade cá.
E a missão principal será de treino.

Isto não tem nada a ver com helicópteros.
E já disse aqui que a "boca" do CEMGFA de que era um "Avião a hélice para África" é treta.
O governo mandou meter o ST na LPM e disse ao CEMGFA "dá a desculpa que quiseres - a decisão está tomada".

Para o ST fala-se num negócio, que ainda não se sabe muito bem que negócio é. Eram para ser em segunda-mão, para depois virem aqui ser modernizados, depois já eram novos, e vinham aqui para serem convertidos para a versão N, e também já se falou de serem parcialmente ou completamente fabricados cá.
Podem só dizer que estão a tentar toda a m*rda a ver se cola.

Benefícios reais do dito programa? Nada, já que a quantidade de aeronaves a adquirir é minúscula, e o início de uma linha de produção em Portugal, seja para fabrico completo ou upgrades, terá custos adicionais. Isto tudo deve dar empregos qualificados por uns 2 anos, talvez 3. Ainda vamos ser obrigados a encomendar uma quantidade excedentária de STs à pala da chantagem de manter postos de trabalho.
Desenvolver drones nacionais, mais capazes, e que podem ser fabricados em maiores quantidades e durante muito maior duração (e que tenham muito mais potencial de mercado que o ST) é que está quieto.

A FAP pode recusar, por não corresponder às necessidades do país. Falta é coragem para isso.

E não, as aeronaves são para CAS, e é isso que torna o programa desnecessariamente mais caro. Se fosse para treino, nem tinham que ter trabalho nenhum para tentar justificar um concurso para este tipo de aeronave. O problema aí, é que sabem que o ST não conseguia ganhar um concurso justo, e tiveram que arranjar forma de excluir os candidatos.

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Agora, se a FAP não sabe comprar helicópteros, o problema (e a culpa) é da FAP e não da EMBRAER nem de nenhum Brasileiro.

A FAP tem bastantes culpas. Mas agora não podes estar aqui feito pacóvio a dizer que "o Governo decidiu e pronto", e logo a seguir dizer que a FAP só não tem X, porque não quis.

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Entreguem um ST e uns Milhões do PRR á TEKEVER e eles devolvem um ST "optionally manned". E essa empresa dá mais um passo no sentido de se tornar "grande".
Será empresas assim de que Portugal precisa para ficar rico, e só depois é que pode ter  material de guerra de país rico.

Como é que mais nenhuma empresa pensou nisso? Pegar numa avioneta cara, e converter num UAV? E ainda por cima uma avioneta que não apresentaria grande vantagem face a UCAVs já no mercado.
As conversões de uma aeronave tripulada para não tripulada, envolvem sempre aeronaves baratas. Mas há pacóvios que acham que Portugal, este país riquíssimo, pode ir comprar avionetas que custam quase metade do preço de um NPO, para desmanchar tudo e improvisar um drone.

E sim, Portugal vai ficar grande a vender aviões que não têm mercado. É o mesmo que tentar vender areia no deserto.  ::)

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A LPM favorece projectos que tenham retorno.

Ui, então nós não sabemos o imenso retorno que teve para Portugal gastar 827 milhões por KCs, e o que teria uma dúzia de STs? Quanto será em percentagem? 10%? 5%? 0% tendo em conta que pagaste a mais pelos KCs, o que terá anulado qualquer ganho financeiro? Seria interessante saber o retorno exacto.
A manutenção da maioria das aeronaves da FAP e dos navios da Marinha, têm tanto ou mais retorno para o país do que qualquer uma desses negócios, no entanto não é por isso que deixam de sofrer cortes.  ::)
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Força Aérea Portuguesa / Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 11:03:18 pm »
https://www.lusa.pt/image-gallery?storyId=42598353&p=5

Não é novo mas ficam aqui mais algumas imagens do P3-C Cup+ Orion em missão de fiscalização na Zona Económica Exclusiva de Cabo Verde
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Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Última mensagem por Viajante em Hoje às 10:40:55 pm »
Aprendam com quem sabe.

https://twitter.com/i/status/1786272981058220187

Jared Bernstein (born December 26, 1955)[1] is an American economist who is the chair of the United States Council of Economic Advisers. He is a senior fellow at the Center on Budget and Policy Priorities.[2] From 2009 to 2011, Bernstein was the chief economist and economic adviser to Vice President Joe Biden in the Obama Administration.[3] In 2008, Michael D. Shear described Bernstein as a progressive and "a strong advocate for workers".[4]

In February 2023, President Joe Biden nominated Bernstein to serve as Chair of the Council of Economic Advisers.[5] He was confirmed to be chair on June 13, 2023.[6] He was ceremonially sworn in by Vice President Kamala Harris on July 10, 2023.[7]

https://en.wikipedia.org/wiki/Jared_Bernstein

Já escrevi aqui à alguns anos o porquê é que os EUA são o país mais poderoso do mundo e como é que conseguiu esse poder. E só se percebe esse aspecto, não apenas pela via militar, mas o poderio militar é consequência desse poder económico que os EUA conseguiram sobre todos os restantes países, é muito fácil de perceber!!!!

Os EUA dominam o mundo porque quase todas as comodities (bens transacionáveis, como o petróleo, ouro, cobre, lítio, etc) são vendidos como moeda de referência o dólar!!!!! A única moeda que faz sombra ao dólar é o Euro! Não há mais nada!!!!!!

E porque é que esse simples facto dá todo o poder aos americanos e como é que eles conseguem mantê-lo? Aqui confesso que entra o poderio militar que impôem o verdadeiro poder americano que é o económico e mais especificamente o monetário!!!!!!
Se eu tiver a moeda do meu país a ser usada em todo o mundo para comprar todos os bens à face da terra, sou eu quem tem o poder!!!!! Porque sou o único que posso imprimir essa moeda!!!!!!! Todos os restantes países têem de se matar para conseguirem a minha moeda (neste caso o dólar). E sou eu quem controla a quantidade de camiões de dólares que posso imprimir!!!! É simples!!!!!

Obviamente que existem também outros braços armados, o militar, audiovisual, etc, que faz com que qualquer pessoa americana com 2 olhos é rico ou milionário!!!!!! Por cá os blocos de esquerda e comunistas tratariam de liquidar as grandes empresas, mas os americanos incentivam a que estas cresçam!!!!

Tenho também colocado aqui as multas milionárias aplicadas a empresas americanas (Microsoft, Google, Apple, Amazon.........) e europeias, principalmente Alemãs, como a VW, BMW, Deutsch Bank...... etc..... acham que é ao acaso?
É a chamada guerra económica!!!!! Os 2 maiores blocos económicos são os EUA e a UE. Militarmente são aliados, mas em termos económicos já estão em guerra desde o nascimento do Euro. Porque o euro que tantos europeus ignorantes criticam, nasceu para combater a hegemonia do dólar!!!!! Quem não percebe isto acha que perdemos soberania e é verdade, mas o que ganhamos em contrapartida é uma moeda fortíssima, muito acima do que o português comum imagina!

E acabar com a hegemonia do dólar não é fácil, porque os estrangeiros estão carregadinhos de dólares!!!!!!!
Uma pequena amostra deu-se com a crise do subprime. Os americanos enriqueciam a vender trampa (risco de pessoas sem possibilidade de pagarem empréstimos). E todo o mundo levou uma valente sova com esta crise. Nós tivemos de pedir ajuda ao BCE e FMI (por imposição da Merkl).

O mundo inteiro tem nas mãos a dívida americana, mas os americanos têem os principais activos do mundo inteiro (basta ver onde investe a Black Rock e companhia).

É por estes motivos todos que sou 100% a favor da UE. Nós éramos um país diferente em 1986 e eu tenho idade para saber como éramos........ se repararem as nossas conservas vinham com uma chave para abrir!!!!!!!!
Agora evoluímos! Não somos perfeitos, mas estamos imensamente melhor agora do que em 1986!!!!!!!

Já agora uma curiosidade. Porque é que acham que os livros americanos, especialmente os de economia vêem cheios de bonecos, esquemas e desenhos? Muitos simples, porque o sistema de educação americano, ao contrário do que imaginam, é fraquinho. Para um estudante de economia perceber que estão a falar de uma empresa, o livro tem de ter uma imagem de uma!!!!!! Vejam a velhinha bíblia de economia o Samuelson (durante 5 anos nos anos 90 tive de levar com o Samuelson. Coitado já morreu). É um livro que qualquer pessoa que saiba ler percebe o que diz, tal os desenhos animados que tem impressos, apesar das mais de 1000 páginas que ele tem!!!!!!!
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Subsea7 em Hoje às 10:05:21 pm »
Como já disse há 3 anos... O UALE vai renascer, ou com UH-60L vindos do US Army ou NH-90TTH...
Cps
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Força Aérea Portuguesa / Re: KC-390 na FAP
« Última mensagem por CruzSilva em Hoje às 10:02:01 pm »
O único KC-390 até ao momento ao serviço da FAP já ultrapassou as 500HV.

https://emfa.pt/noticia-4595-rinocerontes-atingem-506-horas-de-voo
Então e foram 500 HV enquantos dias?  :diabo:

Em termos de HV, serão 02H40/dia.

Só para termos uma ideia um A320 faz uma média de 08HV/dia.

Ps: o C390 possui turbinas, IAE V2500, as mesmas que equipam alguns modelos A319/20/21.

Abraço
Um bem haja!
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por saabGripen em Hoje às 09:53:04 pm »
É claro que UH-60 serve.

Mas é se forem 40.
Porque se forem 4 é melhor usarem o dinheiro para outra coisa.

É melhor terem uma quantidade grande de Koalas que uma quantidade simbólica de UH-60.

E é melhor ter um único modelo a desempenhar todas as funções de que se tem falado, na FAP e no EP.
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 09:46:25 pm »
Este tópico nasce de uma premissa que não acredito que hoje em dia (e em diante) seja possivel, que é uma areonave de apoio num espaço aereo não contestado.

Qualquer tipo de envolvimento que tenhamos ou venhamos a ter, seja em que cenário for, dificilmente não será contestado. Em especial se analisarmos o contexto na Europa.
As hipoteses apresentadas inicialmente foram:

- AH-1Z
- A-29N
- UH-60 DAP
- AC-295
- A-10C ex-USAF
- MH-6 Little Bird
- OH58D ex-US Army
- H-145 H-Force

Em função disto poderemos debater qual a melhor aeronave que em função do custo vs beneficio desempenha melhor a função.
Atendendo à versatilidade de missões que pode desempenhar, a poder utilizar o terreno a seu favor, ao facto de existir muito stock para peças e sobretudo por já existir know-how interno criado relativamente ao UH-60 este é o meu favorito comparativamente aos restantes candidatos.

E para não dizerem que sou racista ( :mrgreen: ) deixo aqui umas imagens para "pegarem a visão!"






Os renders são teus? Estão ótimos mas pessoalmente prefiro o Black Hawk, preto  :-P
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Força Aérea Portuguesa / Re: KC-390 na FAP
« Última mensagem por tenente em Hoje às 09:27:14 pm »
O único KC-390 até ao momento ao serviço da FAP já ultrapassou as 500HV.

https://emfa.pt/noticia-4595-rinocerontes-atingem-506-horas-de-voo
Então e foram 500 HV enquantos dias?  :diabo:

Em termos de HV, serão 02H40/dia.

Só para termos uma ideia um A320 faz uma média de 08HV/dia.

Ps: o C390 possui turbinas, IAE V2500, as mesmas que equipam alguns modelos A319/20/21.

Abraço

 
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por PTWolf em Hoje às 09:11:48 pm »
Este tópico nasce de uma premissa que não acredito que hoje em dia (e em diante) seja possivel, que é uma areonave de apoio num espaço aereo não contestado.

Qualquer tipo de envolvimento que tenhamos ou venhamos a ter, seja em que cenário for, dificilmente não será contestado. Em especial se analisarmos o contexto na Europa.
As hipoteses apresentadas inicialmente foram:

- AH-1Z
- A-29N
- UH-60 DAP
- AC-295
- A-10C ex-USAF
- MH-6 Little Bird
- OH58D ex-US Army
- H-145 H-Force

Em função disto poderemos debater qual a melhor aeronave que em função do custo vs beneficio desempenha melhor a função.
Atendendo à versatilidade de missões que pode desempenhar, a poder utilizar o terreno a seu favor, ao facto de existir muito stock para peças e sobretudo por já existir know-how interno criado relativamente ao UH-60 este é o meu favorito comparativamente aos restantes candidatos.

E para não dizerem que sou racista ( :mrgreen: ) deixo aqui umas imagens para "pegarem a visão!"




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Força Aérea Portuguesa / Re: KC-390 na FAP
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Hoje às 09:02:10 pm »
O único KC-390 até ao momento ao serviço da FAP já ultrapassou as 500HV.

https://emfa.pt/noticia-4595-rinocerontes-atingem-506-horas-de-voo
Então e foram 500 HV enquantos dias?  :diabo:

É fazer as contas, como diria o Guterres. :mrgreen:
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