Obrigado a todos pelos vossos Inputs.
Agora faço um espécie de resumo do que foi dito:
Umm Navio na ordem das 17000 Ton de deslocamento, capacidade para operar uma esquadra aérea de pelo menos 8-10 NH90, 4/6 EH101 e 6 Helis de ataque.
Capacidade de transporte de, pelo menos, um Batalhão de Fuzileiros, Viaturas blindadas anfibias, 20 Tanques M-60, viaturas tácticas, peças de artilharia, sistemas de defesa antiaérea etc.
Capacidade de suportar operações de combate durante pelo menos 30 dias.
E ainda....
Apoio de um AOE/AOR de esquadra, uma fragata, possívelmente duas para fazer a escolta AAW e ASW.
Agora, mais perguntas:
1º Esqueci-me de algo neste "resumo"?
2º Que tipo de viaturas anfibias recomendam? De Lagartas, de Rodas? m que número?
3º Tantos helis de transporte Pq? Ou não terei percebido as sugestões dadas?
4º Qual a sua capacidade de transporte em situações de emergência?
5º Seria possível construí-lo nos ENVC?
Independentemente da sua configuração, este navio seria uma forte aposta numa politica externa de nosso país, e possívelmente um excelente "embaixador" em situações de maior crise em volta de interesses estratégicos!
Daí a grande pena que tenho em que não se aposte nestas bases flutuantes!
Novamente obrigado pelas vossas opiniões!
Caro E-migas
Vou tentar responder às suas questões.
Um porta-helicópteros de assalto com cerca de 17.000 t vazio, cerca de 21.000 t carregado, não pode ter a capacidade que indicou. Vou dar-lhe como exemplo os novos BPC (Batiment de projection et commandement) franceses que são aquilo que temos vindo a chamar de LPH/LHD). É um porta-helicópteros com desenvolvidos meios de comando e comunicações.
D : 21.3 00 tpc
V : 18,8
Dim : 199 x 32 x
A : SAM : 2/sist. Simbad com 2 mísseis Mistral cada – 2/30 AA (I x 2)– 4/met. 12,7 (I x 4) – 16 helicópteros (NH 90, Cougar ou Tiger).
Instalações aeronáuticas : convés de vôo com 5.200 m2 permitindo lançar ou receber 6 helicópteros simultâneamente, permitindo que 140 tropas sejam lançadas ou extraídas numa única onda, servido por dois elevadores laterais.
EE : Radares : 1/navegação – 1/ajuda às aterragens – 1/ 3-D.
M : propulsão electrica (2 Azipod), 2 geradores diesel de 5,2 MW – propulsor de proa.
DT : 19.800/15
Autonomia : 45 dias
Trip : 160 h + 450 tropas (700 em trajectos curtos).
Observações: Construídos segundo normas comerciais. O estaleiro contratado é a DCN, Brest, sendo as secções avante e os módulos das acomodações construídas nos Chantiers de l’Atlantique, em St Nazaire. Capacidade de carga de 1.600 m2. Podem embarcar 60 veículos blindados ou um esquadrão de tanques Leclerc numa garagem com 2.650 m2 e 450 militares. A doca à retaguarda pode comportar 2 LCAC ou 4 LCM. Cada BPC tem instalações hospitalares desenvolvidas ocupando 750 m2 compreendendo 69 camas, 1 bloco operatório com 2 salas e 1 sala de radiologia. Silhueta de porta-aviões com ponte de voo contínua, com seis spots para helicópteros, ligada ao hangar de 1.800 m2 por dois elevadores a estibordo, entre a ilha e a ré. O sistema de combate compreende um sistema de navegação integrado com o novo sistema de cartografia SENIN, um sistema de direcção de combate, um sistema de comunicação, um sistema de protecção de dados e de televigilância e sitemas de informação e de comando. Sistema numérico de informações tácticas SENIT 8. Sistemas Inmarsat e Syracuse?. Podem ser usados como navios-almirante para operações conjuntas, possuindo um desenvolvido sistema de comunicações, mais datalinks nacionais e da OTAN (ligação 11) permitindo uma grande interoperacionalidade com as forças anfíbias da GB, Holanda, Itália e Espanha.
No nosso caso, as viaturas blindadas a transportar serão as que forem encomendadas (Mowag, Piranha, Pandur?) e viaturas ligeiras tipo Land-Rover ou Unimog. Não podemos exagerar nas viaturas porque o parque de viaturas do navio não é muito grande. Para se transportar tudo o que indicou, seria necessário outro navio, um LST que poderia ser semelhante ao nosso previsto NPL mas com maior capacidade de transporte de viaturas em detrimento dos passageiros.
O AOR é sempre preciso, por exemplo, os novos porta-aviões britânicos precisam de ser reabastecidos todos os sete dias. Portanto um AOR é sempre preciso, assim como fragatas para escolta, AAW ou ASW. No entanto se a zona de intervenção do navio for África, não há necessidade de escolta ASW porque, tirando Argélia no norte e Africa do Sul na zona Austral, mais nenhum país africano possui submarinos.
Quanto ao número de helis de transporte, como já acima referi, a quantidade indicada (6) permite lançar ou extrair, de uma única vez, uma companhia. Em 2 levas (12 helicópteros) podemos lançar 2 companhias, sobrando ainda 4 helicópteros que podem ser Tiger's de ataque.
Em situações de emergencia pode transportar até 700 passageiros.
Julgo que um navio com estas dimensões podia ser construído nos ENVC.
Espero ter respondido a todas as suas questões.
Um abraço
JLRC