Substituição dos Alpha-jet

  • 1876 Respostas
  • 329780 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11012
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3204 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #180 em: Junho 27, 2017, 11:15:01 am »
Acho que a esquadra já só possui 6 aparelhos, o apogeu recente do Alpha Jet foi quando vi 4 a voar no dia de Portugal.

Segundo o relatório de actividades de 2016 da FAP estão seis operacionais e aparentemente muito bem tratadas porque foi sempre o esquadrão que apresentou o melhor índice de disponibilidade e prontidão das aeronaves.

Cumprimentos,
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11012
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3204 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #181 em: Junho 27, 2017, 11:16:57 am »
Acho que a esquadra já só possui 6 aparelhos, o apogeu recente do Alpha Jet foi quando vi 4 a voar no dia de Portugal.

Acredito, só gostava se saber o que aconteceu aos restantes 44. Será que os cadetes voam assim tão mal que deram cabo deles todos!?
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11012
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3204 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #182 em: Junho 27, 2017, 11:18:39 am »
Acho que a esquadra já só possui 6 aparelhos, o apogeu recente do Alpha Jet foi quando vi 4 a voar no dia de Portugal.

Acredito, só gostava se saber o que aconteceu aos restantes 44. Será que os cadetes voam assim tão mal que deram cabo deles todos!?
Armazenados.

Cumprimentos
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11012
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3204 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #183 em: Junho 27, 2017, 11:21:26 am »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: perdadetempo, Stalker79

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #184 em: Junho 28, 2017, 02:41:28 pm »
De certeza que iremos passar a formação para um pais terceiro? Não haverá hipotese de operar 6/8 unidades dos mais baratinhos como o M345 HET ou o Aero L39 NG?
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11012
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3204 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #185 em: Junho 28, 2017, 09:47:42 pm »
De certeza que iremos passar a formação para um pais terceiro? Não haverá hipotese de operar 6/8 unidades dos mais baratinhos como o M345 HET ou o Aero L39 NG?

Acho que tudo aponta para isso mas nunca digas nunca, pode surgir um bom negócio, pode alguém nos dar os aviões como os Alemães fizeram ;D.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #186 em: Junho 28, 2017, 09:50:29 pm »
De certeza que iremos passar a formação para um pais terceiro? Não haverá hipotese de operar 6/8 unidades dos mais baratinhos como o M345 HET ou o Aero L39 NG?

Acho que tudo aponta para isso mas nunca digas nunca, pode surgir um bom negócio, pode alguém nos dar os aviões como os Alemães fizeram ;D.

Sinceramente não me acredito nisso, só se fossem mais Alpha Jets que os Franceses vão substituir agora tambem, acho que disso já chega.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5332 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #187 em: Junho 28, 2017, 10:42:21 pm »
De certeza que iremos passar a formação para um pais terceiro? Não haverá hipotese de operar 6/8 unidades dos mais baratinhos como o M345 HET ou o Aero L39 NG?

Acho que tudo aponta para isso mas nunca digas nunca, pode surgir um bom negócio, pode alguém nos dar os aviões como os Alemães fizeram ;D.

E o mais curioso é que, pelo que sei, neste momento na ENJJPT só temos um piloto instructor e nenhum instruendo.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #188 em: Setembro 29, 2017, 03:41:01 pm »
Noutro topico estavam a falar da substituição dos Alpha jet e lembrei-me do Alca L-159, por um preço de cerca de 10 milhões a unidade não seria uma possivel escolha para trainer? É que ja se falam em tantas hipoteses é so mais uma a juntar á lista, e este até não tem um preço extraordinariamente louco (pra nós pelo menos).
 

*

kikotur

  • Membro
  • *
  • 4
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #189 em: Setembro 29, 2017, 06:25:28 pm »
Noutro topico estavam a falar da substituição dos Alpha jet e lembrei-me do Alca L-159, por um preço de cerca de 10 milhões a unidade não seria uma possivel escolha para trainer? É que ja se falam em tantas hipoteses é so mais uma a juntar á lista, e este até não tem um preço extraordinariamente louco (pra nós pelo menos).

Boa tarde a todos os membros deste forum!

Mas a minha primeira "aparição" é para uma ironia com o post do acima!
Era uma loucura comprar 2.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5332 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #190 em: Setembro 29, 2017, 06:31:25 pm »
Noutro topico estavam a falar da substituição dos Alpha jet e lembrei-me do Alca L-159, por um preço de cerca de 10 milhões a unidade não seria uma possivel escolha para trainer? É que ja se falam em tantas hipoteses é so mais uma a juntar á lista, e este até não tem um preço extraordinariamente louco (pra nós pelo menos).

Boa tarde a todos os membros deste forum!

Mas a minha primeira "aparição" é para uma ironia com o post do acima!
Era uma loucura comprar 2.

Bem-vindo ao FD, kikotur.  :G-Ok:

A novela da substituição dos Alpha-Jet é outra que, muito provavelmente, culminará no outsourcing do treino de pilotagem avançada, como de certa forma já acontece.

E enquanto o poder político encarar as Forças Armadas como uma chatice, um desperdício de dinheiros públicos, um "lombo" onde malhar com um pau quando as coisas correm mal como sucedeu em Tancos, poucas surpresas deveremos ter.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 845
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • Enviou: 607 vez(es)
  • +10721/-198
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #191 em: Setembro 29, 2017, 07:31:05 pm »
 Eu acho uma piada aqui a algum pessoal quando começa a conjunturar substituições, modernizações e aquisições de aeronaves.

 Ou já estão esquecidos (neste governo) que nem tinham dinheiro para modernizar o sistema de comunicações dos teco-tecos Epsilon. E foram pedir um subsidio a Bruxelas (risos) para adquirir esse material. Andaram a tentar mais de uma década para modernizar o cockpit dos C-130 e não conseguiram. Coisa que as Filipinas, Uruguai, Bangladesh já o fizeram. Quanto mais agora para adquirir uma aeronave nova? Nem um painel da fuselagem do L159.
Os alpha jets só ca estão porque vieram de borla. 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mayo

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5332 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #192 em: Novembro 14, 2017, 12:05:44 pm »
Com o abate da frota Alouette III no próximo ano e Alpha-Jet no ano seguinte (embora corram rumores que o A-Jet possa também seguir as pisadas do Alouette e ser retirado já no ano que vem), a Base Aérea de Beja, já de si enorme, vai ficar literalmente às moscas, pelo menos até à chegada dos AW119 ou 109. E como não há planos para tão cedo a Esq. 103 voltar a ser dotada de aparelhos próprios, lá vai ficar a FAP de novo mais pequena e mais pobre.  ::)

Apesar de a solução após o abate do Alpha-Jet passe por continuar a enviar os pilotos instruendos para formação no exterior, e na Lei de Programação Militar continue a não estar nada inscrito quanto a isso, a Força Aérea Portuguesa deseja voltar a ter meios próprios de treino avançado de pilotagem num futuro próximo, ressuscitando assim a EICPAC. Sei, de fonte própria, que a FAP tem observado com bastante interesse o que se passa nesse aspecto na sua congénere italiana.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #193 em: Novembro 14, 2017, 12:25:57 pm »
Com o abate da frota Alouette III no próximo ano e Alpha-Jet no ano seguinte (embora corram rumores que o A-Jet possa também seguir as pisadas do Alouette e ser retirado já no ano que vem), a Base Aérea de Beja, já de si enorme, vai ficar literalmente às moscas, pelo menos até à chegada dos AW119 ou 109. E como não há planos para tão cedo a Esq. 103 voltar a ser dotada de aparelhos próprios, lá vai ficar a FAP de novo mais pequena e mais pobre.  ::)

Apesar de a solução após o abate do Alpha-Jet passe por continuar a enviar os pilotos instruendos para formação no exterior, e na Lei de Programação Militar continue a não estar nada inscrito quanto a isso, a Força Aérea Portuguesa deseja voltar a ter meios próprios de treino avançado de pilotagem num futuro próximo, ressuscitando assim a EICPAC. Sei, de fonte própria, que a FAP tem observado com bastante interesse o que se passa nesse aspecto na sua congénere italiana.

Charlie Jaguar,

Quando mencionas a FA Italiana, em termos de acft's estás a falar de algum destes dois modelos, correcto ??

https://en.wikipedia.org/wiki/Aermacchi_M-345

http://www.leonardocompany.com/en/-/m-345





https://en.wikipedia.org/wiki/Alenia_Aermacchi_M-346_Master

http://www.leonardocompany.com/en/-/m-346





Abraços

« Última modificação: Novembro 14, 2017, 12:37:07 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #194 em: Novembro 14, 2017, 02:20:12 pm »
Desculpem a ignorância mas aproveito o Forum para apreender.

Pelo que sei neste momento para instrução de Pilotos é usado o Chipmunk, Epsilon, A-jet e o F-16.

O chipmink e Epsilon percebo que seja para instrução básica de voo e o A-jet para iniciação de voo avançado e instrumentos.

A pergunta é, porque que existe o A-jet? não seria possível ter uns F-16 a fazer a função do A-jet?

É por o F-16 ser um nível a cima mais complicado que o A-jet ao nível instrumentos e afins?
« Última modificação: Novembro 14, 2017, 04:33:57 pm por asalves »