Fragatas Classe Bartolomeu Dias

  • 1205 Respostas
  • 331304 Visualizações
*

pn84

  • Membro
  • *
  • 122
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #30 em: Maio 27, 2008, 02:52:29 am »
Citar
que vem, a nossa "menina" deixa a doca seca, já 100% pintada no magnifico "verde-vómito"


Não concordo com as opiniões emitidas aqui no forum relativamente à cor dos nossos navios. Na minha opinião é uma cor bastante interessante, sendo que diverge das demais Marinhas mundiais, funciona como uma espécie de imagem de marca, da nossa Armada.
Mas gostos não se discutem, agora não acho muito correcto passar-se a vida a falar do mesmo de uma forma pouco própria e infundada.

Cumprimentos
« Última modificação: Maio 28, 2008, 01:48:48 am por pn84 »
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
(sem assunto)
« Responder #31 em: Maio 27, 2008, 12:24:51 pm »
afff :oops:  :oops:

Pois, eu tamb'em sinceramente nao faco ideia do porque desta cor, acho que o Canada tem um cinza semelhante
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #32 em: Maio 27, 2008, 01:30:45 pm »
Citar
Pois, eu tamb'em sinceramente nao faco ideia do porque desta cor, acho que o Canada tem um cinza semelhante

A do Canadá é que é estranha.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

pn84

  • Membro
  • *
  • 122
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #33 em: Maio 27, 2008, 02:29:34 pm »
Site do fabricante de tintas Hempel, fornecedor oficial da Marinha de Guerra Portuguesa.
http://www.hempel.pt/internet/ineptc.nsf/vDOC/C7565C7DC9A52629C1256D1100526023?OpenDocument
Para mim continuo a afirmar que as cores dos nossos navios são as cores mais bonitas do mundo, é uma cor diferente.
Adoro, num dia de verão e calor,ver atracado no cais de um qualquer porto nacional, um qualquer navio da nossa Armada, com aquele cinzento em tons esverdeados, é lindo. c34x
« Última modificação: Maio 28, 2008, 01:48:26 am por pn84 »
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #34 em: Maio 27, 2008, 11:22:15 pm »
Citação de: "pn84"

Para mim continuo a afirmar que as cores dos nossos navios são as cores mais bonitas do mundo, é uma côr diferente.
Adoro, num dia de verão e calor,ver atracado no cais de um qualquer porto nacional, um qualquer navio da nossa Armada, com aquele cinzento em tons esverdeados, é lindo. c34x


Por acaso também gosto da cor, não vejo qual é o problema. Será que temos sempre de imitar os outros? Esta questão faz-me lembrar o ditado popular "preso por ter cão e preso por não ter". Dizem mal da cor por ser original mas se fosse igual ao cinza dos gringos (por exemplo) lá vinham dizer que não éramos originais. Eu gosto da cor mas aceito que haja quem não goste.
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-44
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #35 em: Maio 28, 2008, 03:39:35 am »
Citação de: "JLRC"
Citação de: "pn84"

Para mim continuo a afirmar que as cores dos nossos navios são as cores mais bonitas do mundo, é uma côr diferente.
Adoro, num dia de verão e calor,ver atracado no cais de um qualquer porto nacional, um qualquer navio da nossa Armada, com aquele cinzento em tons esverdeados, é lindo. c34x

Por acaso também gosto da cor, não vejo qual é o problema. Será que temos sempre de imitar os outros? Esta questão faz-me lembrar o ditado popular "preso por ter cão e preso por não ter". Dizem mal da cor por ser original mas se fosse igual ao cinza dos gringos (por exemplo) lá vinham dizer que não éramos originais. Eu gosto da cor mas aceito que haja quem não goste.


Tenho exactamente a mesma opinião.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

PedroM

  • 167
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #36 em: Maio 28, 2008, 04:29:00 pm »
Os sistemas das Bartolomeu Dias serão o standard para o MLU das Vasco da Gama?
Ou quais poderão ser as diferenças?
 

*

Sintra

  • Perito
  • **
  • 485
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +13/-0
(sem assunto)
« Responder #37 em: Maio 28, 2008, 05:31:58 pm »
Citação de: "PedroM"
Os sistemas das Bartolomeu Dias serão o standard para o MLU das Vasco da Gama?
Ou quais poderão ser as diferenças?


 Os "sistemas" (calculo que estamos a falar de radares, sonares, comunicações, etc) das "M" são (mais ou menos) equivalentes às das VDG, tanto em idade como em capacidade, nalguns casos são mesmo iguais, calculo que ninguém na armada se lembrasse de fazer um MLU com "sistemas" que já nem se fabricam.
 De qualquer forma o MLU das VDG ainda não passa da fase dos "sonhos" (infelizmente, porque já estão a precisar).
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #38 em: Maio 28, 2008, 08:46:13 pm »
Com o passar dos anos e coma crise que cada vez mais se aprofunda, O MLU não deve passar da substituição de motores/turbinas, da actualização dos computadores de bordo, e talvez o VLS. Para mais, não deverá haver dinheiro. Esse irá para a alimentação e combustíveis.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
(sem assunto)
« Responder #39 em: Maio 28, 2008, 08:48:31 pm »
Citação de: "Sintra"
Citação de: "PedroM"
Os sistemas das Bartolomeu Dias serão o standard para o MLU das Vasco da Gama?
Ou quais poderão ser as diferenças?

 Os "sistemas" (calculo que estamos a falar de radares, sonares, comunicações, etc) das "M" são (mais ou menos) equivalentes às das VDG, tanto em idade como em capacidade, nalguns casos são mesmo iguais, calculo que ninguém na armada se lembrasse de fazer um MLU com "sistemas" que já nem se fabricam.
 De qualquer forma o MLU das VDG ainda não passa da fase dos "sonhos" (infelizmente, porque já estão a precisar).


SE...se ....substituirem o Sea Sparrow por um VLS já é muito.

tirando isso, deve ser o upgrade do CIWS Phalanx para o Block 1B (que a Corte Real já tem)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7444
  • Recebeu: 950 vez(es)
  • +4508/-862
(sem assunto)
« Responder #40 em: Maio 28, 2008, 09:02:33 pm »
Bom, quando responsáveis da marinha afirmam que os dois tipos de navio vão ficar iguais, refere-se provavelmente às comunicações.

Troca de turbinas, não estou a ver. São das coisas menos utilizadas. Já os motores a Diesel...
A troca dos sistemas de lançamento, implicaria modificações consideráveis nos navios.

Trocar os lançadores mk.29 só fará sentido se o objectivo for utilizar outro tipo de mísseis e neste caso a outra possibilidade são os lançadores que permitiriam a uma das novas fragatas transportar 32* mísseis.
Mas como já disse noutro tópico, isto adianta de pouco sem sistemas de controlo de tiro diferentes dos actuais. Alem disso, provavelmente nem está previsto dinheiro para que compremos mísseis suficientes para uma fragata  ... :oops:


* corrigido
« Última modificação: Maio 28, 2008, 11:54:16 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
(sem assunto)
« Responder #41 em: Maio 28, 2008, 09:04:56 pm »
por falar nisso, alguém sabe se as Bartolomeu Dias trazem misseis, pelo menos 1 por lançador???? :oops:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

PedroM

  • 167
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #42 em: Maio 28, 2008, 10:19:41 pm »
Obrigado por terem esclarecido algumas dúvidas que tinha relativamente ao que se pode esperar do MLU das VdG.

Mas quero dizer uma coisa àqueles que deram as suas opiniões sobre a questão que coloquei:

- Vocês são uns desmancha-prazeres!! :wink:
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #43 em: Maio 28, 2008, 11:28:32 pm »
Citação de: "papatango"
 

Trocar os lançadores mk.29 só fará sentido se o objectivo for utilizar outro tipo de mísseis e neste caso a outra possibilidade são os lançadores «quad» que permitiriam a uma das novas fragatas transportar 64 mísseis.


O lançador Mk 29 das VdG pode lançar mísseis ESS (Evolved Sea Sparrow). Quanto ao Mk 48 das BD pode lançar não 4 mas 2 mísseis por célula, como têm 16 células poderão lançar 32 mísseis ESS. Para lançarem 64 mísseis teriam que substituir os 2/VLS Mk 48 por 2/VLS Mk 41 o que na minha opinião seria um disparate. As fragatas não precisam de 64 mísseis ESS. Penso que o mais racional e barato seria manter os lançadores e substituir os mísseis Sea Sparrow pelos ESSM. Isto quanto aos lançadores e mísseis, é claro que depois teríamos que substituir outros sistemas electrónicos, como o Controlo de Tiro. No entanto, o ideal seria a instalação de 1/VLS Mk 41 nas VdG o que permitiria também o lançamento de 32 mísseis. Mas isto já é sonhar demais :oops:
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7444
  • Recebeu: 950 vez(es)
  • +4508/-862
(sem assunto)
« Responder #44 em: Maio 29, 2008, 12:01:21 am »
Bom, JLRC, provavelmente o mais normal seria colocar Mk.48 Mod.2 nas Vasco da Gama, conforme as fragatas Hydra.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...