Conheça os participantes do exercício CRUZEX 2018
O Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) é um Exercício Operacional multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, que visa ao treinamento conjunto de cenários de conflito, promovendo trocas de experiências entre os países participantes.
A edição de 2018, que acontece entre os dias 18 a 30 de novembro, na Ala 10, em Natal (RN), vai reunir 13 países, além do Brasil, em torno de cem aeronaves militares brasileiras e estrangeiras.
Trata-se do maior treinamento conjunto e multinacional promovido pela FAB – pois também reúne Marinha e Exército. O total previsto é entre 1.200 a 1.300 horas voadas.
A principal novidade da CRUZEX 2018 é o cenário de guerra não convencional, em que o combate é contra forças insurgentes ou paramilitares e não entre dois Estados constituídos. É o perfil encontrado em missões de paz da ONU.
Nesta edição, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Peru e Uruguai vão participar com militares e aviões; Alemanha, Bolívia, Índia, Portugal, Suécia, Reino Unido e Venezuela, com militares.
FONTE: https://www.aereo.jor.br/2018/10/18/conheca-os-participantes-do-exercicio-cruzex-2018/
(https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2018/10/Cruzex-Flight-2018-2.jpg)
Veja como é o trabalho do pessoal de manutenção no exercício operacional
Aeronaves e equipamentos de voo precisam estar sempre em condições de cumprir as missões
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Para que as mais de 1200 horas de voo previstas para a CRUZEX 2018 aconteçam, as aeronaves e equipamentos de voo precisam estar sempre em condições de cumprir as missões determinadas. Nesse aspecto, o papel dos mecânicos é fundamental: são eles que garantem a disponibilidade dos meios aéreos.
Na seção de Equipamento de Voo, por exemplo, os militares são responsáveis pela manutenção de itens como capacetes, coletes, máscaras e traje antigravidade, além dos kits de sobrevivência e paraquedas do assento ejetável. Já os mecânicos de aeronave precisam verificar diversos aspectos antes de cada decolagem e depois de cada pouso.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.fab.mil.br%2Fsis%2Fenoticias%2Fimagens%2Fpub%2F37627%2Fi18112622144858116jpeg&hash=629c379be5b339b13b92240b0c29cd14)
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(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.fab.mil.br%2Fsis%2Fenoticias%2Fimagens%2Fpub%2F37627%2Fi181126221431149209jpeg&hash=50773a1431be7fba8d4b83cedd3cc1d2)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.fab.mil.br%2Fsis%2Fenoticias%2Fimagens%2Fpub%2F37627%2Fi181126221431175218jpeg&hash=7ff7eea15fdb4e9ec96cf44e10be5522)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.fab.mil.br%2Fsis%2Fenoticias%2Fimagens%2Fpub%2F37627%2Fi18112622144858116jpeg&hash=629c379be5b339b13b92240b0c29cd14)
FONTE: http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/33205/CRUZEX
Contratempos no exercício CRUZEX 2018
(https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2018/12/F-16C-Cruzex-2018-Foto-Valter-Andrade.jpg)
O Exercício Cruzex 2018 transcorreu sem acidentes, mas teve alguns incidentes, com algumas ocorrências acontecendo no mesmo dia.
Um caça F-5M da FAB perdeu as sapatas de trilhos lançadores de mísseis de ponta de asa durante o pouso (assista ao vídeo abaixo).
Dois outros caças F-5M da FAB foram parar no hangar de manutenção por pane seca, devido a instrumentos que não apresentaram a leitura correta.
Um Mirage 2000P do Peru trincou o canopy e um F-16C da USAF teve uma pane por ingestão de FOD (Foreign Object Debris). O problema causou a perda de uma turbina e sérios danos em outra, motivo pelo qual a USAF apresentou nota de protesto junto à FAB.
Um piloto de KC-135 falou informalmente que o comandante disse o seguinte: “só retornamos aqui quando resolverem os problemas de sujeira e detritos da pista e pátio de estacionamento”.
O Chile também teve problemas similares, e na quinta feira (29) pela tarde chilenos e americanos não voaram em protesto.
Para completar, um cachorro deu um baile nas pistas de taxiway, correndo de um lado para o outro na hora das decolagens.
FONTE: https://www.aereo.jor.br/2018/12/01/contratempos-no-exercicio-cruzex-2018/