Mesmo com o 109M, precisaríamos ainda de outro helicóptero diferente para substituir os Lynx, daí mencionar o Seahawk como a solução mais acertada a longo prazo, a não ser que nos armássemos em Royal Navy e adquiríssemos EH-101 na versão naval (não somos ricos o suficiente para isso, e teríamos de ter fragatas adequadas a os operar).
E ter apenas como helicópteros militares o pequeno 109M e o enorme 101, fica a faltar algo no meio para as missões em que se quer um helicóptero mais capaz que o 109M e mais barato de operar que o Merlin.
Na minha opinião, seria AW109M para instrução, escolta e apoio, Seahawk para o "faz tudo" incluindo o seu uso pela Marinha nas fragatas, e o Merlin como heli pesado. Não esquecer que dos 12 Merlin, apenas 4 são de uma versão mais militarizada, o resto julgo que teriam de ser modificados para atingirem o padrão dos 4 CSAR, e mesmo estes teriam de receber um upgrade para atingir o padrão militar dos restantes Merlin usados por aliados em missões de combate. A aquisição de mais Merlin está fora de questão, além de caros, de adquirir, manter e operar, não têm as valências de helicópteros médios como o NH-90 e a família Blackhawk.
Uma pesquisa rápida mostra que o INEM possui pelo menos 3 modelos de helicóptero, AW-109, AW-139 e Bell 212, o que torna impossível qualquer tentativa de uniformização.
O INEM não tem helicópteros nenhuns, a empresa que ganha o concurso é que tem, por isso qualquer tentativa de uniformização com qualquer modelo também não teria lógica pois no próximo concurso podia ganhar outra empresa com aparelhos diferentes.
Alem de que no concurso do INEM as empresas têm que fornecer o aparelho, pilotos e manutenção dos aparelhos.
https://www.google.com/amp/s/www.publico.pt/2018/01/25/sociedade/noticia/propostas-para-concurso-de-helicopteros-foram-15-milhoes-acima-do-pedido-1800665/amp
Cena de país rico só pode.