6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Red Baron

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #420 em: Maio 21, 2019, 07:47:07 pm »
Peço desculpa pela pergunta parva, mas porque que não se envia 1 ou 2 EH-101 CSAR para a RCA? É que pelo que percebi é para isso que eles foram comprados.

Ou são demasiado grandes? É que são demasiado grandes para a RCA então onde os vamos usar?

Mas nós possuímos CSAR operacionais??
Quer dizer, temos os helis com os respectivos/devidos sensores e armamento O/B, para desempenhar a Missão CSAR  ???

Abraços

Isso dos CSAR é um mito.

São 10 helicópteros iguais e 2 de SIFICAP.
 

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #421 em: Maio 21, 2019, 07:53:47 pm »
O problema é que o AW101 é demasiado caro de operar para os nossos magros orçamentos. Basicamente, vai ficar relegado para SAR marítimo devido às suas características únicas e o novo heli de evakuação vai apoiar as operações do Exército e Marinha.

Então que alguém responsável os tenha no sitio e diga, temos os 04 CSAR que não nos fazem falta pois são muito dispendiosos de operar, e, para resolver a situação proponho a venda dos quatro helis e em sua substituição a compra de oito helis de 06 a 10 tons, três para empenhar em SAR, quando não se justifique o emprego dos 101 e os restantes cinco para serem utilizados nas tais missões de " EvaKuação " e ficarem colocados na 551.













Penso e digo penso que os 04 CSAR poderiam ser vendidos e o valor rondar os 70/80% dos custos dos outros oito helis, e se adicionássemos os tais 53 milhões que estão alocados á dita compra dos " EvaKuometros Aéreos " penso que nem se gastava um tusto na troca !

Mais helis de brincar destes é que não !!



Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Red Baron

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #422 em: Maio 21, 2019, 08:21:24 pm »
O problema é que o AW101 é demasiado caro de operar para os nossos magros orçamentos. Basicamente, vai ficar relegado para SAR marítimo devido às suas características únicas e o novo heli de evakuação vai apoiar as operações do Exército e Marinha.

Então que alguém responsável os tenha no sitio e diga, temos os 04 CSAR que não nos fazem falta pois são muito dispendiosos de operar, e, para resolver a situação proponho a venda dos quatro helis e em sua substituição a compra de oito helis de 06 a 10 tons, três para empenhar em SAR, quando não se justifique o emprego dos 101 e os restantes cinco para serem utilizados nas tais missões de " EvaKuação " e ficarem colocados na 551.













Penso e digo penso que os 04 CSAR poderiam ser vendidos e o valor rondar os 70/80% dos custos dos outros oito helis, e se adicionássemos os tais 53 milhões que estão alocados á dita compra dos " EvaKuometros Aéreos " penso que nem se gastava um tusto na troca !

Mais helis de brincar destes é que não !!



Abraços
Ou então comprar os kits que faltam para tornar os 516 em verdadeiros CSAR.
É bom lembrar que os 516 não são apenas os nossos únicos CSAR(se fossem realmente CSAR), neste momento mas também são os únicos medium-transport helicopter que temos.
No EH-101 é onde Portugal tem do melhor que existe no mundo.
É for para ficarem só com medium-transport helicopter ja esta muito bom.
 

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PereiraMarques

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #423 em: Maio 21, 2019, 09:47:39 pm »
Mais quais vender EH-101... Eles foram pensados para fazer essencialmente SAR e, excepcionalmente, outras missões. Já para não falar que se é uma frota com problemas de disponibilidade, ao ser reduzida, haverá ainda menor disponibilidade de aeronaves.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #424 em: Maio 21, 2019, 10:18:23 pm »

Isso dos CSAR é um mito.

São 10 helicópteros iguais e 2 de SIFICAP.

Os 514 também fazem transporte. E quanto aos 516, para além da cauda e pás retrácteis há isto:

Citar
A variante CSAR está equipada com “Defensive Aids Suite” (DAS), que consiste num sistema integrado de autoproteção eletrónica, formado pelos seguintes subsistemas: um “Radar Warning Receiver” (RWR), um “Missile Warning System” (MWS) e um “Counter Measures Dispensing System” (CMDS). Tem a capacidade para reabastecimento “Hovering In Flight Refueling” (HIRF) e “Air to Air Refueling” (AAR).

Fonte: EMFA
« Última modificação: Maio 21, 2019, 10:33:32 pm por NVF »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #425 em: Maio 21, 2019, 10:31:05 pm »
Mais quais vender EH-101... Eles foram pensados para fazer essencialmente SAR e, excepcionalmente, outras missões. Já para não falar que se é uma frota com problemas de disponibilidade, ao ser reduzida, haverá ainda menor disponibilidade de aeronaves.

Exacto, se já temos tão poucas aeronaves disponíveis, reduzir um terço da frota só iria criar mais problemas. O facto dos 516 estarem mais bem equipadas para missões de combate é uma mais valia, mas a sua principal missão continua a ser SAR.

O problema foi que se escolheu o melhor equipamento baseado nos requisitos técnicos, mas não se teve em conta os custos operacionais. Como é típico do tuga, chutou-se para a frente e quem vem a seguir que se lixe. E depois há a, relativamente recente (últimos 30 anos), aversão nacional a tudo o que é helicópteros. É a única explicação que encontro para a relutância do Estado em adquirir helicópteros para as FFAA e FS e possuirmos menos aeronaves de asa rotativa que outros países mais pequenos e com orçamentos menores. Ah, e já agora os Canadair/CL-415/CL-515...
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Red Baron

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #426 em: Maio 22, 2019, 07:58:19 pm »

Isso dos CSAR é um mito.

São 10 helicópteros iguais e 2 de SIFICAP.

Os 514 também fazem transporte. E quanto aos 516, para além da cauda e pás retrácteis há isto:

Citar
A variante CSAR está equipada com “Defensive Aids Suite” (DAS), que consiste num sistema integrado de autoproteção eletrónica, formado pelos seguintes subsistemas: um “Radar Warning Receiver” (RWR), um “Missile Warning System” (MWS) e um “Counter Measures Dispensing System” (CMDS). Tem a capacidade para reabastecimento “Hovering In Flight Refueling” (HIRF) e “Air to Air Refueling” (AAR).

Fonte: EMFA
Isso é o equipamento do HH-101A Ceasar. Nos até se calhar compramos os kits, mas eles não estão instalados. Mas acredito que nunca foram comprados.

HH-101A



Mk516



Neste momento um 516 é um 514 com lança flares.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #427 em: Maio 22, 2019, 08:52:50 pm »
Até um olho destreinado consegue ver as diferenças (e não estou a falar da cauda retráctil). Curiosamente as fotos que colocaste são ambas do Mk.516.

514



516

« Última modificação: Maio 22, 2019, 08:58:56 pm por NVF »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #428 em: Maio 23, 2019, 09:47:39 am »
O Mk.516 tem os equipamentos citados, excepção feita às metralhadoras e lança de reabastecimento. Já aqui se abordou esta questão anteriormente. Acontece que, segundo sei, os sistemas estarão desligados e poucas vezes terão sido utilizados, só mesmo num ou noutro Real Thaw provavelmente. Salvo erro em 2006 um CSAR fez uma largada de flares em no Montijo frente a uma plateia de altas patentes da FAP e praticamente foi isso.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #429 em: Maio 23, 2019, 10:41:08 am »
Tenho uma questão para quem possa saber. Sabendo que um dos problemas que afecta os nossos EH-101 são os motores e a falta de peças, será que é possível substituir os ditos pelos PT6 já usados nos nossos AW119 (noutra versão mais potente)?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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asalves

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #430 em: Maio 23, 2019, 10:59:32 am »
Tenho uma questão para quem possa saber. Sabendo que um dos problemas que afecta os nossos EH-101 são os motores e a falta de peças, será que é possível substituir os ditos pelos PT6 já usados nos nossos AW119 (noutra versão mais potente)?

Nós não temos problemas de motores e falta de peças, temos é problemas de falta de competência, basta fazerem um contrato de manutenção com pés e cabeça e que inclua uma manutenção preventiva.

 

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raphael

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #431 em: Maio 23, 2019, 11:04:23 am »
Tenho uma questão para quem possa saber. Sabendo que um dos problemas que afecta os nossos EH-101 são os motores e a falta de peças, será que é possível substituir os ditos pelos PT6 já usados nos nossos AW119 (noutra versão mais potente)?

Nós não temos problemas de motores e falta de peças, temos é problemas de falta de competência, basta fazerem um contrato de manutenção com pés e cabeça e que inclua uma manutenção preventiva.

À pála dessas inconsistências estamos atualmente um bocadinho pior...tipo mesmo com as calças na mão sem o cinto...mas a coisa está a encarreirar.
OGMA a serem OGMA enquanto empresa privada...whatelse?
Um abraço
Raphael
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Cabeça de Martelo

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #432 em: Maio 23, 2019, 11:11:50 am »
Tenho uma questão para quem possa saber. Sabendo que um dos problemas que afecta os nossos EH-101 são os motores e a falta de peças, será que é possível substituir os ditos pelos PT6 já usados nos nossos AW119 (noutra versão mais potente)?

Nós não temos problemas de motores e falta de peças, temos é problemas de falta de competência, basta fazerem um contrato de manutenção com pés e cabeça e que inclua uma manutenção preventiva.

 :conf:

São conhecidos variadíssimos problemas nos vários países que adquiriram este helicóptero. Eu tenho noção que este e outros programas de reequipamento foram mal feitos de raiz, mas poderá não ser isso.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #433 em: Maio 23, 2019, 11:23:17 am »
O Mk-514 pode ser modificado para se tornar um Mk-516 se necessário? E a versão SIFICAP, que diferenças tem?
 

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Lightning

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #434 em: Maio 23, 2019, 12:21:46 pm »
O Mk-514 pode ser modificado para se tornar um Mk-516 se necessário?

Sim, excepto a parte de dobrar as pas e cauda.

Se vires as fotos do nariz do 514 dá para ver o local de instalações do RWR, se vires os aparelhos canadiano ou norueguês, por exemplo, nao tem essa possibilidade.

« Última modificação: Maio 23, 2019, 12:22:23 pm por Lightning »
 
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