6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #210 em: Abril 15, 2019, 09:14:28 pm »
Requisitos?...Por enquanto é apenas uma proposta no âmbito da proposta de revisão da LPM...Que aliás nem consigo descortinar nos mapas onde isso pode aparecer...

http://debates.parlamento.pt/catalogo/r3/dar/s2a/13/04/037/2018-12-20/303?pgs=297-305&org=PLC&plcdf=true

Para quem tiver paciência para a lenga-lenga toda...https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?BID=43218

Dei-me ao trabalho de fazer o somatório das parcelas totais p/ RAMO e serviços e cheguei a € 3 010milhões, o somatório que aparece no quadro final, pág 305 é de € 4.740 milhões.
Onde estão escondidos os quase € 1.750 milhões ???

Abraços

Nos serviços centrais/capacidades conjuntas aparecem ~1.850 milhões de €... é isso?

Se na LPM o valor total para a Força Aérea de 2019 a 2030 na rubrica "Transporte Aéreo (TPT) Estratégico, Tático e Especial" é de 187 milhões de euros e para a novela KC-390 os valores discutidos nunca ficam abaixo dos 800/900Milhões a verba de que estão aqui a falar (1850) será para cobrir este programa/outros(*) ou estou a ver mal as contas?

Cumprimentos,

(*) O NAVPOL por exemplo.

Afirmativo, o valor para os 390 está incluido no item capacidades conjuntas !

Abraços
« Última modificação: Abril 15, 2019, 09:15:34 pm por tenente »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #211 em: Abril 16, 2019, 12:06:26 am »

Simpatizo particularmente com esta versão sul coreana do H155.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #212 em: Abril 16, 2019, 10:32:57 am »
Contas.
Façam muitas contas.
Verão que no fim vai dar tudo certo…

Essa programação é apenas um papel que é feito apenas por que tem que existir.
Valor real, mais que demonstrado pela História?
ZERO.
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #213 em: Abril 16, 2019, 12:34:31 pm »
As diferenças entre concursos semelhantes em Portugal e aquele lançado recentemente na Austrália... ::)

Citar
Light helos target Australian special forces opportunity
12 APRIL, 2019 SOURCE: FLIGHTGLOBAL.COM BY: GREG WALDRON SINGAPORE

Bell, Airbus Helicopters, and Leonardo are gearing up to address Canberra’s requirement for 20 special forces rotorcraft.

The requirement first emerged in a 2016 defence whitepaper, with a request for information (RFI) issued in September 2018. David Sale, managing director for Bell Asia-Pacific, says his company is proposing two aircraft: the single-engine Bell 407 the twin-engine Bell 429. One requirement is that four helicopters can be accommodated in a Boeing C-17 for air transport. Bell is in the process of confirming whether the C-17 can accommodate four 429s. Sale notes that Bell’s helicopters do not require a test flight after being transported by air. Hawker Pacific, given its knowledge of the Australian market, will be the prime contractor for the Bell offering.

In March, Airbus Helicopters confirmed that it would bid for the requirement with the H145M.“The Airbus H145M helicopter is the military version of the H145 – the most advanced member of Airbus’ multi-purpose twin-engine category,” said Airbus. “It is based on a commercial off-the-shelf platform with military-specific modifications and is an operationally proven, affordable and low-risk option for Australia.”

Another confirmed contender is Leonardo, which replied with three types: the AW109 Trekker, AW169M, and AW159. The eventual request for proposals will inform the company’s final offering.“Leonardo’s proposed product range all meet the latest safety and certification standards, are fully commercial off-the-shelf (COTS) or military off-the-shelf (MOTS) solutions able to accommodate up to six troops and readily deployable by C-17 transport aircraft,” it says.“All can be equipped with cargo hook, external rescue hoist, rappelling and searchlight capabilities, as well as FLIR cameras, video downlinks, landing-zone threat suppression, high ballistic tolerance and a modular interior layout for operational flexibility.”

One industry source understands that initial operating capability (IOC) is slated for 2022, with light weapons potentially added two years after this. The RFI, however, suggested deliveries would only start in 2023. In addition to two pilots, the rotorcraft must carry an unspecified number of personnel inside the cabin with fast rope deployment capability. It appears Canberra prefers personnel to ride inside the cabin, as opposed to on external benches.

“The helicopter should be capable of being fitted with simple, proven, intelligence, surveillance and reconnaissance (ISR) equipment and weapons systems,” said the Department of Defence RFI statement.“These light helicopters can be rapidly deployed in C-17s, and can insert, extract and provide fire support for small teams of special forces undertaking tasks ranging from tactical observation through to counter-terrorism missions, or hostage recovery.”

https://www.flightglobal.com/news/articles/light-helos-target-australian-special-forces-opport-457429/


A propósito: já se sabe que obviamente o EH-101 não cabe no "Ká-cê", mas quantos Koalas [com ou sem esteróides] caberão caso surja essa necessidade? Arriscaria dois no máximo dada a capacidade para transportar internamente 1 UH-60 Blackhawk de acordo com a Embraer.
« Última modificação: Abril 16, 2019, 12:36:48 pm por Charlie Jaguar »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #214 em: Abril 16, 2019, 05:16:34 pm »
Não comprámos um LPD por 80 milhões porque os EH101 não cabiam lá, apesar de o dito LPD poder transportar vários Black Hawk. Agora vamos gastar 827 milhões em 05 aviões que também não podem transportar os EH-101, mas podem transportar Black Hawk. Será que o que nos faz falta são Black Hawks e os EH101 devem ser relegados somente para missões SAR oceânicas? Just saying...
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #215 em: Abril 16, 2019, 06:38:36 pm »
Não comprámos um LPD por 80 milhões porque os EH101 não cabiam lá, apesar de o dito LPD poder transportar vários Black Hawk. Agora vamos gastar 827 milhões em 05 aviões que também não podem transportar os EH-101, mas podem transportar Black Hawk. Será que o que nos faz falta são Black Hawks e os EH101 devem ser relegados somente para missões SAR oceânicas? Just saying...

Eu não sei se são os Black hawk que nos fazem falta, o que sei, é que deveríamos possuir além dos 119 e dos 101, um heli que se encaixasse em termos de capacidades entre os 119 e os 101, um heli entre as 5 e as 8 tons de modo que possa ser utilizado em todo o espectro de missões que são grandes de mais para os 119 e pequenas de mais para empenhar um 101.

Em minha opinião o 101 é o heli indicado para a FAP executar as missões SAR longinquas, não há melhor heli para tais missões que o 101.
Mas também sou de opinião que se vamos gastar 53 milhões em helis de evacuação que sim senhor farão falta :
Primeiro, se compre um heli intermédio, mesmo que sejam só quatro ou cinco unidades, ficando para segundas núpcias a compra de mais uma ou duas unidades;
Segundo, se aparelhem, equipem, e armem, os quatro 101 CSAR que temos para que a sua utilização possa ser plena em caso de necessidade e não só pois as tripulações e a variável terrestre, FOE's, precisam de treinar com os ditos equipamentos para as missões que possam efectuar sejam desempenhadas eficazmente.



Se temos quatro belíssimos helis CSAR porque raio não os equipamos ??

Abraços
« Última modificação: Abril 16, 2019, 07:44:23 pm por tenente »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #216 em: Abril 16, 2019, 06:54:44 pm »
Não comprámos um LPD por 80 milhões porque os EH101 não cabiam lá, apesar de o dito LPD poder transportar vários Black Hawk. Agora vamos gastar 827 milhões em 05 aviões que também não podem transportar os EH-101, mas podem transportar Black Hawk. Será que o que nos faz falta são Black Hawks e os EH101 devem ser relegados somente para missões SAR oceânicas? Just saying...

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #217 em: Abril 16, 2019, 06:54:48 pm »
Não comprámos um LPD por 80 milhões porque os EH101 não cabiam lá, apesar de o dito LPD poder transportar vários Black Hawk. Agora vamos gastar 827 milhões em 05 aviões que também não podem transportar os EH-101, mas podem transportar Black Hawk. Será que o que nos faz falta são Black Hawks e os EH101 devem ser relegados somente para missões SAR oceânicas? Just saying...

Eu não sei se são os Black hawk que nos fazem o que sei é que deveríamos possuir além dos 119 e dos 101, um heli que se encaixasse em termos de capacidades entre os 119 e os 101, um heli entre as 5 e as 8 tons de modo que possa ser utilizado em todo o espectro de missões que são grandes de mais para os 119 e pequenas de mais para empenhar um 101.

Em minha opinião o 101 é o heli indicado para a FAP executar as missões SAR longinquas, não há melhor heli para tais missões que o 101.
Mas também sou de opinião que se vamos gastar 53 milhões em helis de evacuação que sim senhor farão falta que :
Primeiro, se compre um heli intermédio, mesmo que sejam só quatro ou cinco unidades, ficando para segundas núpcias a compra de mais uma ou duas unidades;
Segundo, se aparelhem, equipem, e armem, os quatro 101 CSAR que temos para que a sua utilização possa ser plena em caso de necessidade e não só pois as tripulações e a variável terrestre, FOE's, precisam de treinar com os ditos equipamentos para as missões que possam efectuar sejam desempenhadas eficazmente.



Se temos quatro belíssimos helis CSAR porque raio não os equipamos ??

Abraços


Se for da Leonardo só vejo duas hipoteses que se adequam mais ou menos ao que se procura.
O AW149 e o AW139.
Tudo o resto será puramente economicista e não cumprirá a missão que lhe é pedida.
 :(
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #218 em: Abril 16, 2019, 07:36:28 pm »
Se for da Leonardo só vejo duas hipoteses que se adequam mais ou menos ao que se procura.
O AW149 e o AW139.
Tudo o resto será puramente economicista e não cumprirá a missão que lhe é pedida.
 :(

E o AW169M. ;)

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #219 em: Abril 16, 2019, 07:45:01 pm »
Se é para vir um AgustaWestland que venha o AW139M. Não só tem as melhores caraterísticas para a missão como é operado pela Itália e da Irlanda e também vai ser o substituto do UH-1N na USAF.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #220 em: Abril 16, 2019, 07:54:45 pm »
Se for da Leonardo só vejo duas hipoteses que se adequam mais ou menos ao que se procura.
O AW149 e o AW139.
Tudo o resto será puramente economicista e não cumprirá a missão que lhe é pedida.
 :(

E o AW169M. ;)



Vejamos:

AW139m = PMD 6,8 Tons
AW149M = PMD 8,6 Tons
AW169M = PMD 4,8 Tons

No mínimo dos mínimos os 169M seriam uma boa aquisição !
O que seria optimo seria termos 139M, com capacidade de transporte já muito interessante !
Mas teremos os 119Koala pois nem os 119Trekker, conseguimos comprar !!

Abraços
« Última modificação: Abril 16, 2019, 08:01:02 pm por tenente »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #221 em: Abril 16, 2019, 07:58:29 pm »
Não comprámos um LPD por 80 milhões porque os EH101 não cabiam lá, apesar de o dito LPD poder transportar vários Black Hawk. Agora vamos gastar 827 milhões em 05 aviões que também não podem transportar os EH-101, mas podem transportar Black Hawk. Será que o que nos faz falta são Black Hawks e os EH101 devem ser relegados somente para missões SAR oceânicas? Just saying...

Eu não sei se são os Black hawk que nos fazem o que sei é que deveríamos possuir além dos 119 e dos 101, um heli que se encaixasse em termos de capacidades entre os 119 e os 101, um heli entre as 5 e as 8 tons de modo que possa ser utilizado em todo o espectro de missões que são grandes de mais para os 119 e pequenas de mais para empenhar um 101.

Em minha opinião o 101 é o heli indicado para a FAP executar as missões SAR longinquas, não há melhor heli para tais missões que o 101.
Mas também sou de opinião que se vamos gastar 53 milhões em helis de evacuação que sim senhor farão falta que :
Primeiro, se compre um heli intermédio, mesmo que sejam só quatro ou cinco unidades, ficando para segundas núpcias a compra de mais uma ou duas unidades;
Segundo, se aparelhem, equipem, e armem, os quatro 101 CSAR que temos para que a sua utilização possa ser plena em caso de necessidade e não só pois as tripulações e a variável terrestre, FOE's, precisam de treinar com os ditos equipamentos para as missões que possam efectuar sejam desempenhadas eficazmente.



Se temos quatro belíssimos helis CSAR porque raio não os equipamos ??

Abraços


Se for da Leonardo só vejo duas hipoteses que se adequam mais ou menos ao que se procura.
O AW149 e o AW139.
Tudo o resto será puramente economicista e não cumprirá a missão que lhe é pedida.
 :(

Se chegassem os 169M era uma festa, pois é muito superior ao 119 mono !

Eu também penso com tú, o AW139M era uma excelente escolha !

Abraços
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #222 em: Abril 16, 2019, 09:23:28 pm »
Já é tanto helicoptro que me enganei, sim era o AW169 que me queria referir.
Sim o AW139 quem nos dera, capacidade para 15 soldados já era bem bom! Mas no minimo o AW169, porque algo com menos de 10 soldados de capacidade não vai fazer grande coisa de evacuação.
 :P
« Última modificação: Abril 16, 2019, 09:26:55 pm por Stalker79 »
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #223 em: Abril 16, 2019, 09:57:13 pm »
Citar

Albania is to receive three Sikorsky UH-60 Black Hawk medium-lift utility helicopters from the United States, the country's defence minister, Olta Xhacka, announced on 8 April during an interview with the Tirana-based TV station Vizion+.

Xhacka said the acquisition will be part of a US military aid package for Albania that will be signed off during her visit to the US.

The helicopters will be second hand but in very good condition, Xhacka noted, adding that they will enhance Albania's military capabilities and modernise the country's air force.

 ::)
 

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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #224 em: Abril 16, 2019, 10:05:53 pm »
Já é tanto helicoptro que me enganei, sim era o AW169 que me queria referir.
Sim o AW139 quem nos dera, capacidade para 15 soldados já era bem bom! Mas no minimo o AW169, porque algo com menos de 10 soldados de capacidade não vai fazer grande coisa de evacuação.
 :P

Eu só continuo a falar no 169M porque sei que a FAP pediu informações acerca do aparelho, o que não é de estranhar: sendo o membro mais ligeiro - e consequentemente mais barato - da família AW139/149/169/189, por 53M€ conseguiam comprar-se sensivelmente 5 aparelhos (flyaway cost de 9M€ por unidade), e seria decerto mais capaz que o AW109M e, obviamente, que um Super Koala inventado à pressão.

Com 5 AW119Kx civis por 22/23M€ (já com o IVA incluído), caso o escolhido venha a ser o AW119M como é que o seu preço unitário poderá vir a rondar aquele do 169M, helicóptero bimotor e mais pesado? São contas de merceeiro que obviamente não incluem outras variáveis (por exemplo, a aquisição de armamento), mas contudo não deixa de ser estranho como para 5/6 aeronaves um "Super Koala" poderá ficar a custar o dobro do seu irmão civil.



« Última modificação: Abril 16, 2019, 10:06:43 pm por Charlie Jaguar »
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